21/03/2013

6.364.(21mar2013.8.8') Turismo...Cós...Animação de Rua...Claustro do Rachadouro

em final de mandato
finalmente anunciam algumas medidas...mesmo assim tão poucas...
ver programa CDU...Terra d'Arte de d'Artistas...Património...Cultura...Turismo...
via tintafresca.net
Com visitas regulares ao Mosteiro de Cós e artistas de rua no centro histórico da cidade
    Câmara de Alcobaça promove iniciativas
    para criar nova dinâmica cultural no concelho
           

    Mónica Batista e Paulo Inácio
    A Câmara Municipal de Alcobaça quer criar um bilhete único para a visita conjunta dos Mosteiros de Santa Maria de Alcobaça e Santa Maria de Cós. Paulo Inácio anunciou, no dia 13 de março, que está a negociar com a Direção Geral do Património Cultural a criação de visitas conjuntas aos dois monumentos cistercienses, disponibilizando para tal um autocarro para o transporte dos turistas, com acréscimo de apenas um ou dois euros relativamente ao custo atual da visita ao monumento Património Mundial da Unesco. O edil pretende também iniciar conversações com a Igreja sobre a hipótese de instalar uma loja de produtos locais no Mosteiro de Cós, espaço ocupado durante vários séculos pelo ramo feminino da Ordem de Cister e classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1946.

       Esta é apenas uma das iniciativas da autarquia para criar uma nova dinâmica cultural no concelho, que passa também pelo licenciamento de artistas de rua no centro histórico da cidade de Alcobaça. A proposta deste pacote de iniciativas culturais surge na sequência da conclusão das obras de regeneração urbana do espaço entre os Paços do Concelho, o Tribunal e o Mercado Municipal da cidade de Alcobaça, prevista para o mês de maio.

       Paulo Inácio propõe um licenciamento, pioneiro a nível nacional, de espaços públicos de performance para artistas de rua. A ideia é que estas autorizações possam ser concedidas muito rapidamente, de forma a que, por exemplo, um artista possa chegar num dia à cidade, solicitar a autorização na Câmara Municipal, e começar a atuar logo no dia seguinte, promovendo assim a itinerância de artistas de rua, nacionais e internacionais.

       Para já, a autarquia irá começar por convidar artistas locais a ocupar os espaços, nomeadamente, artistas plásticos, músicos da Banda e da Academia de Música de Alcobaça, o grupo SA Marionetas, etc., de forma a que a cidade ganhe nova vida já este verão e que os artistas consigam garantir mais uma fonte de rendimento, com os donativos do público.

       Paulo Inácio pretende também trazer esta nova dinâmica cultural ao Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça, um espaço atualmente desaproveitado, mas que o autarca quer ver aberto ao público, pelo que irá diligenciar no sentido de conseguir a limpeza do espaço e granjear o apoio dos agentes locais.

       Uma outra iniciativa, já noticiada pelo Tinta Fresca, é a realização regular de espetáculos de teatro de marionetas no Cine-Teatro de Alcobaça e na Escola Adães Bermudes, que ficará a cargo da companhia S. A. Marionetas – Teatro & Bonecos.

       Mónica Alexandre
    20-03-2013