via rádiobenedita
Benedita: Presidente de Junta perde mandato
Jul 10th, 2013 | By admin | Category: Destaque
O Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria retirou o mandato à Presidente da Junta de Freguesia da Benedita, Maria José Filipe. Em causa está o crime de “desobediência qualificada, e consequente dissolução da Junta” por não ter sido dada “resposta a diversas notificações enviadas pelo Tribunal desde 2011”, explicou Jorge Boita, membro da Junta.
A autarca não enviou o relatório e contas da Junta de Freguesia, entre 2006 e 2009 ao Tribunal de Contas, tendo o envio sido feito apenas este ano. A falta de entrega destes documentos levou à abertura de um processo por parte do Tribunal de Contas, que a edil contestou e ganhou e outro do Ministério Público, tendo este ultimo remetido o caso para o Tribunal Administrativo.
A autarca perdeu o mandato em Março, mas só na última semana, é que Maria José Filipe informou o Presidente da Assembleia de Freguesia da Benedita, Pedro Guerra, através de uma carta onde dava conta da perda de mandato.
“Até há cerca de uma semana ninguém” tinha conhecimento da perda de mandato da presidente da Junta, revelou Pedro Guerra. O presidente da Assembleia considera que “a presidente não deverá ter tido consciência ou não soube interpretar os documentos” o que terá levado a este desfecho.
“Até há cerca de uma semana ninguém” tinha conhecimento da perda de mandato da presidente da Junta, revelou Pedro Guerra. O presidente da Assembleia considera que “a presidente não deverá ter tido consciência ou não soube interpretar os documentos” o que terá levado a este desfecho.
A Junta de Freguesia indigitou, esta terça-feira, dia 9 de Julho, a nova presidente, Maria de Lurdes Pedro, nº 3 da lista do PSD, dado que o nº2, o empresário João Boita, renunciou ao mandato alegando motivos pessoais e profissionais.
A Assembleia de Freguesia também teve de ser eleita novamente, voltando a ser presidida por Pedro Guerra.
SF
via tintafresca.net
Maria de Lurdes Pedro é a nova presidente da Junta |
Presidente da Junta de Freguesia da Benedita perde mandato mas não avisa ninguém |
![]() Assembleia de Freguesia da Benedita Na sessão da Assembleia de Freguesia da Benedita, Jorge Boita informou que só em janeiro deste ano a Junta de Freguesia tomou conhecimento da falta de entrega dos relatórios e contas de 2006 a 2009. No dia 13 de janeiro, o presidente da Assembleia de Freguesia, Carlos Quitério, apresentou a sua demissão. Entre fevereiro e março, os documentos em falta foram enviados ao Tribunal de Contas e, aparentemente, não existe qualquer irregularidade nas contas apresentadas. ![]() Pedro Guerra Pedro Guerra garantiu, na sessão da Assembleia de Freguesia da Benedita de 9 de julho, que até há uma semana, nenhum elemento da Junta ou da Assembleia de Freguesia tinha conhecimento da notificação do Tribunal Administrativo de sancionar a presidente da Junta de Freguesia com a perda de mandato. O alerta surgiu recentemente quando o Tribunal encetou diligências para saber porque razão havia um vazio legal e não fora eleita nova Junta de Freguesia. ![]() Sede da Junta de Freguesia Assembleia de Freguesia da Benedita elege nova Junta de Freguesia ![]()
Maria de Lurdes Pedro
A Assembleia de Freguesia da Benedita elegeu, na noite de 9 de Julho, uma nova Junta de Freguesia, que será presidida por Maria de Lurdes Pedro, nº 3 da lista do PSD. O nº2 da lista, o empresário João Boita, renunciou ao mandato para não ter de assumir a presidência da Junta, devido a compromissos profissionais. Os restantes elementos eleitos para a Junta de Freguesia da Benedita são Luís Lopes, Jorge Boita, Lino Ferreira e Clara Pedras.A Assembleia de freguesia elegeu também uma nova mesa para a Assembleia de Freguesia, que volta a ser presidida por Pedro Guerra, após ter recebido 7 votos a favor e 2 contra. O presidente da Assembleia de Freguesia da Benedita, Pedro Guerra, desejou as maiores felicidades à nova Junta de Freguesia pois “a Junta não pode parar e a Benedita não pode parar.” Por sua vez, a nova presidente da Junta de Freguesia, Maria de Lurdes Pedro, admitiu ter sido surpreendida com estas alterações já no final do mandato e justificou a escolha dos restantes 4 elementos da nova Junta com o conhecimento que já têm dos assuntos, o que poderá contribuir para um melhor desempenho. Mónica Alexandre |
10-07-201 |