Sofia Vinagre no facebook postou:

Foto do arquitecto Gil Moreira
que escreveu no facebook, hoje (22out2013):
"Também me preocupa a sua preservação, e até por isso voltei a fotografá-la recentemente. O seu desenho não tem paralelo noutro qualquer edifício alcobacense.
***
23.out2013
COMENTÁRIO DE JAlves:
"Dado o estado de degradação que a janela atingiu, situação infelizmente vulgar, quando se trata de cantaria em calcário macio, em regra provocada pela poluição rodoviária a que já ouvi técnicos de cantaria chamarem cancro da pedra.
Pelo que me é dado ver e não sendo eu técnico, penso que o melhor a fazer neste momento, seria tirar fotografias de pormenor desta janela, para que a memória futura a não esqueça e mais tarde quando se puder reconstruir, já que segundo o Sr. Dr. Jorge Pereira de Sampaio ela é representativa de uma arquitectura de qualidade.
Julgo pois, que a solução passa por um trabalho de reconstrução da área mais degradada da cantaria, pelo método de substituição.
Quando se não pode preservar o original na sua pureza, ao menos que se preserve a parte possível, sendo que as peças de substituição fiquem semelhantes ao original.
Eis pois, um trabalho para ser efectuado por um bom canteiro.
E porque não lembrarem-se da Cristina Maria?
Aquele abraço"

