27/11/2013

7.200.(27nov2013.17.17') 28nov.16h.Castelo de Leiria é explicado o Projeto HISTÓRIAS DO CENTRO...

via diário de leiria de 29nov

Projecto ‘Histórias do Centro’ pode ajudar a aumentar estadia de turistas

Turismo: Protocolo entre as câmaras de Alcobaça, Batalha e Leiria no âmbito do projecto ‘Histórias do Centro’ foi assinado ontem no Castelo da Cidade do Lis. Objectivo é atrair mais turistas à região e aumentar o número de pernoitas
Jornalista: 
Mário Pinto
Edição de: 
Autor da Imagem: 
Luís Filipe Coito
O presidente da Entidade Regional do Turismo do Centro, Pedro Machado, afirmou ontem, em Leiria, que o projecto ‘Histórias do Centro’ pode “dar um forte contributo” para atrair mais turistas e aumentar o tempo de estadias” na Região Centro, que actualmente é de 1,8 noites por pessoa.
Com a iniciativa ‘Histórias do Centro’, cujos protocolos entre as entidades envolvidas (câmaras de Alcobaça, Batalha, Leiria, Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota e Parque dos Monges) foram assinados ontem no Castelo de Leiria, o responsável pela Entidade Regional do Turismo do Centro diz acreditar que as sinergias entre aquelas entidades “podem aumentar o número de turistas”, bem como “os dias de estadia na região.
“A ideia é interessante e vem demonstrar, uma vez mais, que a promoção do turismo tem de ter um forte contributo do sector privado”, afirmou Pedro Machado.
**
via acsia
Projeto “Histórias do Centro” pretende fidelizar turistas na região

É apresentado no próximo dia 28 de Novembro, às 16h00, no Castelo de Leiria o projeto turístico “Histórias do Centro”, que integra os Municípios de Alcobaça, Batalha e Leiria, o Parque dos Monges, Alcobaça e o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, em São Jorge.

O projeto “Histórias do Centro”, que merece o patrocínio do Turismo do Centro, pretende, através da criação de um voucher, promover a cultura local e nacional, por forma a potenciar aos visitantes desta região o acesso a vários equipamentos de referência, alguns deles premiados internacionalmente, potenciando o incremento de visitas por parte de turistas e visitantes e, através desta estratégia, contribuir para o aumento do número de dias de permanência na região.

A operacionalização do conceito Histórias do Centro é fácil e na prática reside na possibilidade dos interessados adquirirem um conjunto de seis vouchers, em qualquer dos equipamentos aderentes do projeto, pelo valor de 12€, o que significa um ganho de poupança considerável se adquiridos os ingressos de forma individual.

Integram este projeto o Parque Monges e o Museu do Vinho e o Museu Raul da Bernarda, localizados em Alcobaça, o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, em São Jorge, Porto de Mós, o Museu Comunidade Concelhia da Batalha e o Castelo de Leiria.

A apresentação formal de “Histórias do Centro” vai decorrer no Castelo de Leiria a hoteleiros, agências de viagens, operadores turísticos e a agentes do sector do turismo, contando com a presença dos autarcas e do Presidente do Turismo do Centro, Dr. Pedro Machado.

Esta parceria, que envolve autarquias e agentes privados, pretende contribuir para a redução da sazonalidade, assume-se como uma mais-valia e pretende concretizar valor à região, no que toca à sua valia turística.

Registe-se ainda que para além de equipamentos e espaços culturais/ turísticos, o projeto pretende associar unidades hoteleiras e restaurantes da região.

A iniciativa “Histórias do Centro”, após a sua apresentação formal, será promovida em diversos certames e realizações regionais, estando também prevista a participação na próxima BTL, a realizar em Março, em Lisboa.






Tel: 262 598 449 * Fax: 262 598 403 * Tlm: 913006921
Gabinete de Formação e Projectos

cid:image003.jpg@01CC423D.B2FB3E70          
Associação Comercial, de Serviços e Industrial de Alcobaça e Região de Leiria
Pessoa Colectiva de Utilidade Pública - Despacho DR. 2ª Serie, n.º51, 29/02/1996
Entidade autorizada para o Serviço de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho - Despacho de 20/04/2009