28/12/2013

7.283.(28dez2013.11.34') Museu Etnográfico MANEL 70...

Museu na Martingança...
***
23ouTU2015
via região de cister e sapinho gelásio

Inauguradas novas instalações do Museu Manel 70

A notícia no Região de Cister 1157 de 22 de outubro de 2015

Martingança-Gare - Inauguração teve lugar no passado domingo
Museu Manel 70 abre portas das novas instalações

A única coleção de telhas em cerâmica da Europa encontra-se em exposição, desde o passado domingo, nas novas instalações do Museu Manel 70, na Martingança-Gare, tendo sido das peças mais elogiadas no decorrer da cerimónia inaugural, que contou com a presença de mais de uma centena de pessoas.
O espaço acolhe milhares de objetos que Manuel Rino Cerejo, proprietário do Museu, juntou ao longo de mais de cinco décadas. Relógios, rádios, grafonolas, televisores, balanças, candeeiros, alfaias agrícolas, máquinas industriais e diversos artigos em vidro, cristal e porcelana – tudo com algumas décadas - não dão tréguas aos olhos de quem visita o espaço. Um piano de cauda, uma extensa coleção de pedras e fósseis - com mil exemplares expostos e mais quatro mil à espera de arrumação - fazem as delícias de quem visita o espaço, onde é ainda possível ver uma cozinha equipada com mobiliário com mais de 100 anos. No entanto, “ficaram muitas peças armazenadas por falta de área”, refere o colecionador, que pretende agora fazer uma seleção de mais algumas peças para expor no Museu.
As novas instalações do Museu Manel 70 encontram-se localizadas na antiga mercearia do falecido José Vitorino, no âmbito de um protocolo de cedência entre Fernando Vitorino, herdeiro do espaço, a União de Freguesias de Pataias e Martingança e o dono do museu. “Era muito importante a manutenção do Museu, motivo pelo qual a autarquia decidiu não ficar de fora do processo”, assumiu Valter Ribeiro, presidente da União de Freguesias, considerando que “o espólio é agora mais atrativo pela forma como está exposto”.
O Museu foi inaugurado em outubro de 2008 e iniciou atividade numa antiga fábrica de moldes, tendo já recebido a visita de mais de seis mil pessoas, entre crianças de escolas e infantários, idosos e excursões diversas.