02/01/2014

7.304.(2jan2014.22.12') Maria Iva Delgado...Viúva de Humberto Delgado...faleceu hoje com 105 anos...Sentidos pêsames para toda a família...Vem para jazigo na Cela

Extraordinária Mulher...Simpatia de senhora...
1 vivaaaaaaaaa a Maria IVA Delgado!!! O que ela resistiu...A força que deu ao marido e a toda a família...
Nas comemorações do 25 de abril de 2009...dei-lhe o meu cravo vermelho...
Tintafresca.net apanhou-me nessa conversa:

Maria Iva Delgado nas comemorações
do 25 de abril de 2009 na Cela Velha

*
Naturalmente:
 Voto de Pêsames na próxima reunião de câmara!
***
4jan2014
O Jazigo d' Abreu de Sousa e espoza...
Eduarda estava na Quinta...Alugou 1 quarto ao ao Engº Abreu de Sousa que veio implantar a Linha do Oeste...Doou o terreno para a estação da Cela (era para ser na Mouchinha. Famalicão)
Carlos Andrade pai da Maria Iva Delgado herdou a quinta...
No jazigo estão os ossos de Carlos Andrade e os restos mortais da esposa de Carlos Ardrade.
***
via tintafresca.net de 4jan2014


Viúva do general Humberto Delgado recordada pela sua energia, serenidade e bom humor
    Emoção no último adeus a Maria Iva Delgado
       
                   Maria Iva Delgado
    Cerca de uma centena de pessoas marcaram presença, no dia 4 de janeiro, no funeral de Maria Iva de Andrade Delgado, viúva do general Humberto Delgado, opositor de Salazar e candidato à presidência da República em 1958, tragicamente assassinado pela PIDE em 1965. A cerimónia ficou marcada pelo discurso inspirado de Frederico Delgado Rosa, neto de Maria Iva Delgado, que recordou a energia, bom senso e bom humor da avó e a sua paixão pela Quinta da Cela Velha, propriedade da família.

       Estiveram presentes no último adeus à viúva do General Sem Medo, a família, nomeadamente, a filha Iva Delgado, presidente da Fundação Humberto Delgado, e os netos Humberto Rosa, ex-secretário de Estado do Ambiente, Alexandre Delgado, músico e diretor artístico do Cistermúsica, Frederico Delgado Rosa, antropólogo, o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, o presidente da Junta de Freguesia da Cela, Paulo Mateus, os vereadores Inês Silva, José António Canha e Rogério Raimundo, o padre Vasco Manuel Oliveira, o presidente da Concelhia do PS de Alcobaça, César Santos, e Maximino Serra, “homem de mão” do general, entre outros.

       Frederico Delgado Rosa leu um texto manuscrito, de grande sensibilidade poética, em que retratou a vida da matriarca da família. Com uma energia desconcertante para a sua provecta idade, Maria Iva Delgado levantava-se de madrugada e ela própria arrancava ervas daninhas, subia e descia dos escadotes e cuidava das plantas, reveladora da devoção que nutria pela quinta da família, para onde se retirava sempre que podia.

       
       Maria Iva Delgado foi homenageada
        pela Câmara de Alcobaça em 2009
    Uma das histórias mais antigas da família foi também recordada no momento do último adeus a Maria Iva Delgado. Humberto Delgado, então jovem aviador, cumpriu um desejo da noiva de ver Fátima de avião e, em 13 de maio de 1939, ambos sobrevoaram o Santuário mariano. Contudo, a dada altura, a frágil aeronave da época começou a falhar e Maria Iva Delgado desesperada, tanto bateu com o pé no avião que fez um buraco na fuselagem e, assim, passou a ver também o solo debaixo dos seus pés.

       Emocionado, Frederico Delgado Rosa considerou um privilégio ter podido conviver com a avó durante tantos anos e congratulou-se por esta ter tido uma morte serena, não causada por qualquer doença, mas pelo cansaço do corpo já centenário.

       A finalizar, a filha, Iva Delgado, revelou que algumas pessoas pensaram que teria sido ela a falecer, em virtude do nome comum com a mãe, pelo que fez questão de anunciar, com algum humor, “quero aqui anunciar que estou viva!”

       Maria Iva Delgado ficou sepultada no jazigo da família no Cemitério da Cela, no concelho de Alcobaça.

       Mário Lopes
    04-01-201
    ***
    via facebook
    trabalhos de Joaquim Marques:
    "Morreu esta quinta feira, aos 105 anos, Maria Iva Delgado, viúva do general Humberto Delgado. Nasceu em Leiria a 13 de Maio de 1908 e era proprietária da Quinta da Cela-Velha, na freguesia da Cela, no concelho de Alcobaça.
    O corpo de Maria Iva Delgado encontra-se a partir de hoje à tarde em câmara ardente na Igreja de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa, onde será celebrada missa no sábado, dia 4, às 10h00, seguindo o funeral para o jazigo da família no cemitério da Cela, concelho de Alcobaça.
    Aqui a recordamos, numa fotografia da festa do seu Centenário.
    À família as nossas condolências.
    A Cela Velha vê hoje virada mais uma página da sua história. As gentes da Cela Velha perderam hoje uma ilustre figura que aqui deixou uma marca indelével."




    2ª partilha de Joaquim Marques:
    Gostaria de partilhar hoje um pedacinho de uma história da D. Maria Iva Delgado. A sua primeira viagem de avião. O então namorado prometeu-lhe leva-la um dia num passeio de avião. Ela própria lhe pediu, e a viagem lá se concretizou em Maio de 1929. Numa conversa de D. Maria Iva, que o neto transcreveu, ela dizia que essa primeira viagem no avião pilotado por Humberto Delgado e por um tenente aviador se saldou-se num tremendo susto. E contava:

    “O problema do avião é que não prestava para nada. Tinha falhas, parecia que parava tudo de repente. Eles trabalhavam num perigo de vida, não tinham condições nenhumas. Havia uma distância entre os dois, eu não ouvia uma palavra do que ele dizia. Baixei-me de cócoras e deixei-me ali quietinha, só à espera que aquilo acabasse. Fiz tanta força com os pés, que o salto do sapato furou o avião. Ficou uma madeira aberta e o sapato todo estragado. E então fiquei a ver o chão pelo buraco, ainda foi o pior. Aquele bocado, nem sei como o passei. Só queria era ver-me cá em baixo. Nunca mais lhe pedi para me levar”.

    (excerto do livro “Humberto Delgado – Biografia do General Sem Medo”, da autoria do neto Frederico Delgado Rosa, editado pela Esfera dos Livros, ano 2008, pag. 111)


    **
    via diario de leiria

    Morreu Maria Iva Delgado, viúva do general Humberto Delgado

    Edição de: 
    Morreu hoje aos 105 anos Maria Iva Delgado, viúva do general Humberto Delgado.
    De acordo com uma nota biográfica fornecida à Lusa pela família, Maria Iva de Andrade Delgado faleceu esta quinta-feira em Lisboa, aos 105 anos de idade.
    Filha do compositor modernista Carlos de Andrade, nasceu em Leiria a 13 de maio de 1908 e era herdeira do antigo morgadio da Quinta da Cela-Velha, no concelho de Alcobaça.
    O corpo de Maria Iva Delgado encontra-se a partir de hoje à tarde em câmara ardente na Igreja de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa, onde será celebrada missa no sábado, dia 4, às 10h00, seguindo o funeral para o jazigo da família Andrade no cemitério da Cela Nova, concelho de Alcobaça, adiantou Humberto Rosa, ex-secretário de Estado do Ambiente e neto de Maria Iva Delgado.
    **
    via tvi

    Morreu a viúva do general Humberto Delgado

    Corpo de Maria Iva Delgado encontra-se a partir desta tarde em câmara ardente na Igreja de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa

    Por: Redacção / CP    |   2014-01-02 15:42
    Morreu esta quinta-feira aos 105 anos Maria Iva Delgado, viúva do general Humberto Delgado, confirmou à Lusa fonte familiar
    A notícia da morte de Maria Iva Delgado foi avançada pelo Expresso online.

    De acordo com uma nota biográfica fornecida à Lusa pela família, Maria Iva de Andrade Delgado faleceu esta quinta-feira em Lisboa, aos 105 anos.

    Filha do compositor modernista Carlos de Andrade, nasceu em Leiria a 13 de maio de 1908 e era herdeira do antigo morgadio da Quinta da Cela-Velha, no concelho de Alcobaça.

    Casou-se a 26 de fevereiro de 1930 com o então tenente piloto-aviador Humberto Delgado, de quem teve três filhos: Humberto Iva, Maria Humberta e Iva Humberta.

    Segundo a nota fornecida pela família, em 1958, «temendo embora que a candidatura de seu marido à Presidência da República tivesse graves consequências para o próprio e para a família, [Maria Iva Delgado] apoiou-o com inteira abnegação, tendo participado ativamente na mítica campanha eleitoral».

    «A sua influência foi depois determinante no sentido de Humberto Delgado pedir asilo político ao Brasil, país onde estiveram juntos pela última vez em 1960. Apesar da sua sensibilidade tradicional de mãe de família, Maria Iva Delgado acabou por ter um papel indiscutivelmente político enquanto mulher e depois viúva do General Sem Medo, só tendo autorizado a trasladação dos restos mortais de seu marido para Portugal após a restauração da democracia», refere o texto.

    O corpo de Maria Iva Delgado encontra-se a partir desta tarde em câmara ardente na Igreja de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa, onde será celebrada missa no sábado, dia 4, às 10:00, seguindo o funeral para o jazigo da família Andrade no cemitério da Cela Nova, concelho de Alcobaça, adiantou Humberto Rosa, ex-secretário de Estado do Ambiente e neto de Maria Iva Delgado.
    **
    http://expresso.sapo.pt/morreu-maria-iva-delgado=f848553







    Morreu Maria Iva Delgado

    Morreu a víuva do general Humberto Delgado, assassinado pela PIDE em 1965. Maria Iva tinha 105 anos.
    Carla Tomás e Manuela Goucha Soares











    Maria Iva Delgado morreu aos 105 anosLusa Maria Iva Delgado morreu aos 105 anos
    Maria Iva Delgado morreu hoje com 105 anos, soube o Expresso. Viúva do general Humberto Delgado e mãe de Iva Delgado, Maria Iva de Andrade Delgado encontrava-se bastante doente há já algum tempo.
    Era uma "mulher discreta, como muitas outras da sua geração, mas que mesmo assim teve uma presença pública nos momentos centrais da campanha eleitoral de 1958, em que o seu marido, desafiando o poder estabelecido, se candidatou à presidência da República", disse a historiadora Maria Inácia Rezola ao Expresso.
    Depois do marido desafiar Salazar na apresentação da sua candidatura à Presidência da República, em 1958, com a frase " 'obviamente, demito-o',  (que levou muitos a temer pela sua vida), Maria Iva acompanha o marido com coragem. Numa das imagens mais célebres dessa campanha - relativa à chegada de Delgado à estação de Santa Apolónia, em Lisboa - Maria Iva enfrenta de pé a força da GNR que procura intimidar a comitiva", acrescenta Maria Inácia Rezola.

    A luta pela Democracia 



    "Num momento em que se aproxima a celebração dos 40 anos do 25 de Abril de 1974, cumpre recordar estes actos de coragem e exemplos de resistência contra a ditadura", lembra Inácia Rezola. 
    Maria Iva nasceu em Leiria a 13 de maio de 1908 e era filha do compositor modernista Carlos de Andrade. A 26 de fevereiro de 1930, casou com o tenente piloto-aviador Humberto Delgado, e tiveram três filhos: Humberto Iva, Maria Humberta e Iva Humberta.
    De acordo com uma nota biográfica fornecida pela família à Lusa, a influência de Maria Iva foi "determinante no sentido de Humberto Delgado pedir asilo político ao Brasil, país onde estiveram juntos pela última vez em 1960". Humberto Delgado viria a ser assassinado pela PIDE em fevereiro de 1965, em Espanha.
    "Apesar da sua sensibilidade tradicional de mãe de família, Maria Iva Delgado acabou por ter um papel indiscutivelmente político enquanto mulher e depois viúva do 'General Sem Medo', só tendo autorizado a trasladação dos restos mortais de seu marido para Portugal após a restauração da democracia", refere a nota divulgada pela Lusa.

    Funeral no sábado de manhã


    Maria Iva era avó do músico Alexandre Delgado, do ex-secretário de Estado do Ambiente do Governo Sócrates, Humberto Rosa, e de Frederico Delgado Rosa autor de "Humberto Delgado - biografia do General Sem Medo", publicada pela Esfera dos Livros.
    O corpo está em câmara ardente ao final da tarde de hoje, na igreja de São Sebastião da Pedreira. No sábado, dia 4, será celebrada missa às 10h e o funeral segue para o jazigo da família em Cela Velha, próximo da Nazaré.


    Ler mais: http://expresso.sapo.pt/morreu-maria-iva-delgado=f848553#ixzz2pHl7owoI

    ***
    http://sicnoticias.sapo.pt/Lusa/2014/01/02/morreu-maria-iva-delgado-viuva-do-general-humberto-delgado
    ***