20/01/2014

7.393.(20jan2014.13.35') Comunicado da Associação 25 D'abril...sobre os 40 anos d'ABRIL


No âmbito das comemorações nacionais do 40.º Aniversário do 25 de Abril e da campanha Vencer o Medo, Reafirmar Abril, Construir o Futuro (que anexamos)a Associação 25 de Abril está a dinamizar um processo, o mais alargado possível, de celebração do 25 de Abril e de reflexão colectiva sobre a actualidade, o futuro de Portugal e dos portugueses, tendo como referência os valores de Liberdade, Democracia Participativa, Justiça Social, Paz e Soberania Nacional.

Com a colaboração e o entusiasmo dos associados da A25A, amigos e muitos outros cidadãos de boa vontade, pretendemos que se desenvolvam, a partir da base municipal e regional, em todo o País, debates e encontros onde sejam discutidos os problemas e questões de interesse no âmbito local ou regional.

Pretendemos que as comemorações do 40.º aniversário do 25 de Abril sejam de âmbito nacional, indo muito além de eventos/sessões institucionais, que constituam uma afirmação de cidadania, do valor e da capacidade realizadora dos cidadãos portugueses; que sejam um momento de reflexão da comunidade nacional sobre o nosso futuro; que sejam um momento de convergência de ideias e de unidade na luta por um País livre e solidário, por um Portugal digno; que sejam um momento inspirador da criatividade e impulsionador de um processo de afirmação cidadã e de construção da democracia participativa.

A A25A assume sem hesitação o seu papel simbólico na afirmação da Liberdade, Democracia e Cidadania plena, apela e estimula a congregação dos esforços e forças, encoraja a mobilização de todos para a unidade, reflexão e defesa dos valores de Abril e pelo retorno de Portugal ao lugar de parceiro de igual direito e dignidade na União Europeia.

A participação cívica terá de ser a mola fundamental na acção de luta pela reconquista dos valores de Abril.

Por isso nos dirigimos a vós, organizações cívicas e políticas – partidos, sindicatos, associações, movimentos – a quem solicitamos uma intervenção directa nesta campanha do 40.º aniversário do 25 de Abril.

É neste sentido que vos dirigimos esta carta para que, dentro das vossas possibilidades, promovam actividades de natureza cultural, social, cívica e política convergente ou conjunta com as da A25A.

Queremos tornar o ano do 40.º aniversário do 25 de Abril num ano de libertação de Portugal e dos portugueses da situação de subalternidade, menoridade e graves dificuldades económicas e sociais para que fomos conduzidos por interesses externos e seus aliados internos.

Estamos convictos que durante o ano 2014, com o vosso empenho e a enorme capacidade realizadora dos portugueses nas mais diferentes actividades: culturais, sindicais, sociais, cívicas, comemorativas e políticas, a liberdade será reforçada e a dignidade do nosso País e dos seus cidadãos ganhará outra dimensão.

A afirmação dos valores de Abril abrirá o caminho para uma sociedade mais justa e solidária.

Contamos convosco para a construção dessa sociedade seguindo o caminho da Liberdade, Responsabilidade, Dignidade e Trabalho ao serviço de todos os cidadãos portugueses em especial dos mais desfavorecidos, como afirmámos e nos comprometemos no Programa do Movimento das Forças Armadas.


O Presidente da Direcção

 Vasco Correia Lourenço