24/01/2014

7.426.(24jan2014.13.44') "Burinhosa aldeia do futsal"

via região de cister de 23jan2014 e sapinho gelásio

Burinhosense investe na sua terra natal

A notícia na edição 1066 de 23 de janeiro de 2014 do Região de Cister

Burinhosa parque de esculturas nasce na Quinta da Valinha
Benemérito sonha com aldeia de futsal


O sonho, ou os sonhos, neste caso, comandam a vida de Joaquim Coutinho Duarte, empresário natural de Burinhosa e radicado em Angola. Um está a ser construído na Quinta da Valinha; o outro apenas poderá ser realizado em campo. “O meu sonho para o futsal da Burinhosa era esta época poder aparecer na 1.ª Divisão Nacional”, confessa o empresário, que não esconde o seu desejo em ver a Burinhosa com o título de “aldeia de futsal”. “Este povo merece essa distinção. Basta irmos aos encontros desportivos de futsal e é ímpar a a forma apaixonada como este povo acompanha a sua equipa fora, faz-se presente nos jogos em casa e vibra em cada lance e cada golo”, sublinha Joaquim Coutinho Duarte.
O outro sonho está a erguer-se na Quinta da Valinha. Num terreno com cerca de 5 mil metros quadrados, numa das entradas da localidade, vão nascer as Portas da Burinhosa, “com estátuas, que oscilam entre 1,80 metros e 6 ou 7 metros de altura e que representem as várias fases da história da aldeia”, explicou o promotor.
Ali vai nascer ainda um anfiteatro, um restaurante e um circuito de manutenção. Se o objetivo era “embelezar e criar condições de atração à aldeia, homenageando as gentes da terra”, nas palavras do empresário, o investimento de 300 mil euros fica justificado pelo “sentimento e amor à terra“ de Joaquim Coutinho Duarte que ousou um dia sonhar.