Triste por mais uma proposta da CDU
que foi colocada no caixote de lixo da maioria PSD...
Depois de Alcobaça ter perdido a oportunidade...
A Nazaré esteve com acordo mas falhou...
Nessa fase voltei a insistir com Presidente Paulo Inácio...Nada de nada!!!
Agora é Porto de Mós que vai ter a resposta!!!
**
Postagem 5.539.
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2012/03/55438marco20122112-ordem-do-dia.html
**
Postagem 3.067. A Câmara da Nazaré aceitou e acabou de concretizar O CLA da Universidade Aberta...O que Sapinho e Inácio não quiseram para Alcobaça!!!
Paulo Inácio e a Vereadora Mónica Batista foram informados por mim do que se tinha passado em relação à minha proposta concreta de Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta...
Os alunos da Universidade Aberta passariam a ser apoiados em Alcobaça e a fazer os exames em Alcobaça!!!
......
Sapinho enrolou, enrolou e nada concretizou
alguns mails que relembram factos:
.......
5.5.2009 perante mail da assesssora do Sr. Pró-reitor pressionei por mail e na reunião seguinte...
Presidente Sapinho disse que ia ver...
Boa tarde,
quando respondemos à proposta de criação do CLA em Alcobaça, recebida em directo, em reunião na Universidade Aberta com o Sr. Pró-reitor Domingos Caeiro?
Ainda não me deu a cópia do protocolo. O conteúdo é difícil de concordar?
Já reuniu com a Universidade de Coimbra?
Cordiais saudações
Rogério Raimundo
----- Original Message -----
From: Telma Viegas
To: 'rogerio raimundo'
Cc: galvassessora@univ-ab.pt
Caro Senhor Vereador,
Retomo o contacto para saber se já houve algum desenvolvimento sobre a eventual criação de um Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta em Alcobaça. Ao que me pareceu pela sua última mensagem, o assunto estava a aguardar a decisão do Senhor Presidente da Câmara.
Espero as vossas boas notícias e envio os meus melhores cumprimentos,
Telma Viegas
(Assessora do Pró-Reitor Domingos Caeiro)
......
Presidente Sapinho acabou por ir à Reunião com o Sr. Pró-Reitor...
à última hora.... mas logo ali disse que não alinhava sem 1º ouvir a Universidade de Coimbra...
............
antes da reunião de 5.3.2009
Caros Presidente e Vice-presidente,
Cara Vereadora,
Bons dias,
fiz a proposta de criar um Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta, em Alcobaça.
Existem 9 no País.
Para estabelecer uma primeira conversa sobre o assunto está marcada uma 1ª reunião com o Sr. Pró reitor Domingos Caeiro, no dia 5.3.2009, 15h, na Universidade Aberta, na sua sede na R. da escola politécnica em Lisboa.
(...)
Para perceberem melhor o que é um CLA, podem ver a documentação que se segue.
Cordiais saudações
Rogério Raimundo
...........................
> De: rogeriommr [mailto:rogeriommr@gmail.com]
Enviada: quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2009 12:35
Para: Núcleo de Informações
Assunto: Proposta de criação CLAprendizagem da Universidade Aberta em Alcobaça
Sou ...vereador na Câmara Municipal e sou dirigente do Centro Cénico da Cela...
Estamos interessados em criar um CLA no concelho de Alcobaça.
Quais são as etapas que temos de percorrer?
(Já estive no site a apreciar quais e as funções dos CENTROS LOCAIS DE APRENDIZAGEM)
Agradeço que quem me possa ajudar a desenvolver este projecto, me responda a este mail ou me telefone para 966 938 402
Grato pela Atenção
Rogério Raimundo
Os Centros Locais de Aprendizagem são núcleos vocacionados para a promoção de actividades orientadas pelos princípios da Aprendizagem ao Longo da Vida.
Resultam da criação de parcerias entre a Universidade Aberta e a sociedade civil, procurando desenvolver uma intervenção, em termos culturais e educativos, enquadrada nas dinâmicas locais e de acordo com as especificidades da respectiva área de influência.
Pretendendo favorecer o acesso de amplos sectores populacionais à
Sociedade da Informação e do Conhecimento, a sua acção privilegia a aquisição de competências no uso das Tecnologias Digitais, bem como o desenvolvimento de outras competências – académicas, profissionais, culturais e cívicas – em diferentes áreas.
Neste sentido, dinamizam acções educativas de âmbito formal, não-formal e informal, com vista à oferta de oportunidades de aprendizagem às populações que, por circunstâncias geográficas, são particularmente susceptíveis de exclusão.
Cabe ainda aos Centros Locais de Aprendizagem facultar o suporte logístico e instrumental aos estudantes residentes na respectiva área de intervenção, assim como a responsabilidade de coordenação e organização do processo de avaliação presencial.
**
Postagem 3.108
3.108. Intervim na reunião de câmara do dia 26.7.2010 lamentando que o CLA da UAberta fosse para a Nazaré
Em Março do ano passado estava tudo prontinho para que viesse para Alcobaça o Centro Local de Aprendizagem da Universide Aberta. Bastava o Presidente Sapinho assinar o protocolo em que a câmara de Alcobaça daria logística de 1 sala com vários meios informáticos (biblioteca ou Adães Bermudes)...
Lamento que o Presidente Paulo Inácio também não tenha concretizado esta resposta aos estudantes de Licenciatura, de Mestrados desta Universidade Pública.
Os exames das diversas disciplinas tb poderiam ser realizados no nosso concelho, numa sala duma Escola secundária...
Está perto, está na Nazaré, mas é mais uma proposta minha que vai para outro concelho porque a maioria PSD não a quis concretizar!
..................
cister.fm noticiou
2010-08-08 23:07:00
Alcobaça perde Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta
A CDU discorda da não adesão de Alcobaça ao Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta (UAb).
A proposta surgiu durante o executivo de Gonçalves Sapinho, mas nem o anterior nem o actual aceitaram a proposta feita por Rogério Raimundo.
O vereador da CDU esclarece que “não teria sido necessário efectuar-se um grande investimento para poder receber o Centro de Aprendizagem da UAb”, pelo que não percebe como é que Alcobaça, que continua a lutar pela vinda do ensino superior para o concelho, tivesse deixado escapar esta oportunidade.
A reacção da CDU surgiu depois de ter tomado conhecimento que o Município da Nazaré assinou um protocolo com a Universidade Aberta com vista à instalação de um Centro de Aprendizagem, na Biblioteca Municipal.
********************************************************************
Do Site da Universidade Aberta
http://www.uab.pt/web/guest/noticias/-/journal_content/56/10136/9867724
[30.01.2014]
INAUGURAÇÃO DO CLA DE PORTO DE MÓS
Será na próxima sexta-feira, dia 31, que inaugura oficialmente o Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta (UAb) em Porto de Mós.
A cerimónia está agendada para as 15 horas no Salão Nobre da Câmara Municipal de Porto de Mós. Conta com a presença do reitor da Universidade Aberta (UAb), Professor Doutor Paulo Dias, bem como com a participação do vice-reitor da UAb, Professor Doutor Domingos Caeiro, cujas funções passam também pela coordenação geral da Unidade de Missão para os Centros Locais de Aprendizagem (UMCLA) da UAb.
A autarquia de Porto de Mós, que é parceira no projeto de instalação do CLA naquela vila do distrito de Leiria, será representada pelo seu presidente, João Salgueiro. Além da intervenção no decurso da cerimónia, o edil fará as honras da casa nomeadamente com o Porto de Honra que irá oferecer aos convidados.
A cerimónia está agendada para as 15 horas no Salão Nobre da Câmara Municipal de Porto de Mós. Conta com a presença do reitor da Universidade Aberta (UAb), Professor Doutor Paulo Dias, bem como com a participação do vice-reitor da UAb, Professor Doutor Domingos Caeiro, cujas funções passam também pela coordenação geral da Unidade de Missão para os Centros Locais de Aprendizagem (UMCLA) da UAb.
A autarquia de Porto de Mós, que é parceira no projeto de instalação do CLA naquela vila do distrito de Leiria, será representada pelo seu presidente, João Salgueiro. Além da intervenção no decurso da cerimónia, o edil fará as honras da casa nomeadamente com o Porto de Honra que irá oferecer aos convidados.
DO SITE da Câmara de Porto de Mós
http://www.municipio-portodemos.pt/NewsDetail.aspx?IdNoticia=44
*************************************
COMUNICAÇÃO SOCIAL
http://www.regiaodeleiria.pt/blog/2012/03/07/camara-de-porto-de-mos-e-universidade-aberta-criam-centro-local-de-aprendizagem/
Via Lusa e região de leiria
Câmara de Porto de Mós e Universidade Aberta criam Centro Local de Aprendizagem
Publicado em 07 Março 2012 às 1:17 pm.
A Câmara Municipal de Porto de Mós e a Universidade Aberta vão criar um Centro Local de Aprendizagem (CLA) “para facilitar o acesso ao ensino superior a uma população geograficamente excluída”, disse à Lusa o presidente da autarquia.
O futuro CLA em Porto de Mós “é uma forma de responder à crise e uma mais-valia educacional, não só para o concelho, mas para toda uma zona que está afastada dos grandes centros onde se localizam as instituições de ensino superior”, explicou João Salgueiro.
O autarca frisou que “existem famílias que não têm condições económicas para colocar os filhos a estudar fora”, algo que a partir do próximo ano letivo pode ser ultrapassado com o ensino à distância proporcionado pela Universidade Aberta.
O atual Espaço Jovem de Porto de Mós, situado no Jardim Municipal, vai acolher o CLA.
O edifício, requalificado em 2009, “está praticamente pronto para receber a Universidade Aberta, já que possui um centro informático que tem, eventualmente, de ser melhorado”, admitiu o presidente da autarquia.
No âmbito deste projeto, cabe à autarquia disponibilizar um espaço físico e equipamento, enquanto à Universidade Aberta são exigidas responsabilidades por toda a área pedagógica e definição da oferta educativa.
O protocolo é assinado hoje à tarde entre a autarquia e a Universidade Aberta e prevê que a instituição de ensino superior designe um coordenador do centro, a recrutar por concurso público.
O CLA será um núcleo vocacionado para atividades de ‘Aprendizagem ao Longo da Vida’, aquisição de competências no uso de tecnologias digitais e facilitar o acesso ao ensino superior, promovendo a realização de licenciaturas, mestrados e doutoramentos.
O modelo pedagógico da Universidade Aberta assenta no regime de ‘e-learning’ – processo pelo qual o aluno aprende através de conteúdos colocados no computador e/ou internet.
Atualmente, existem 13 centros em funcionamento espalhados pelo país, não existindo ainda nenhum CLA no distrito de Leiria.
Lusa