07/02/2014

7.496.(7fev2014.17.57') Hortas...Talhões em cada freguesia...Formação...Renda simbólica...O caso de Peniche e de Leiria

A CDU e o vereador Jorge Agostinho fizeram propostas...
Paulo Inácio ia ver...
***
via diário de Leiria

Hortas comunitárias: o novo ‘vício’ saudável dos leirienses

Stress e problemas ficam da porta para fora. Na horta, apenas há lugar para o contacto com a terra e experiências partilhadas com outros ‘agricultores’
Jornalista: 
Helena Amaro
Edição de: 
Autor da Imagem: 
H.A.
Todos os dias, Maria João Couceiro ‘despe’ o fato de administrativa, arregaça as mangas e mete as mãos na terra, na pequena horta que arrendou à câmara de Leiria. É assim desde Maio passado e esta ‘agricultora’ admite ter ganho um “vício saudável”. No antigo Horto Municipal “alivia o stress do dia-a-dia”.
“Vi no ‘site’ da câmara esta oportunidade e resolvi inscrever-me. É um prazer vir. Faço atendimento ao público e passo muito tempo sentada. Aqui, esqueço tudo, é um espaço onde me sinto bem e não tenho uma vida tão sedentária”, explica Maria João Couceiro.
O “contacto com a terra” é o que lhe dá mais prazer, destacando também o facto de levar para casa comida biológica. Nabiças, alface, espinafres, tomate, cebolas, morangos, feijão, pepinos, couves e milho são apenas alguns dos produtos biológicos da sua horta. “Agora, como produtos que sei que são saudáveis”, salienta, destacando ainda o convívio com os outros ‘agricultores’ e os conhecimentos que tem transmitido à filha de 11 anos.
***
28mar2014
Peniche
Município inaugura a Horta Comunitária de Peniche

Amanhã, 28 de março, o Município de Peniche irá inaugurar, às 17 horas, a Horta Comunitária de Peniche. Este equipamento comunitário, localizado junto à “Casa da Bica”, na cidade de Peniche, encerra uma forte componente social que vem fortalecer a identidade cultural e coletiva da comunidade, bem como o sentimento de pertença, possibilitando igualmente a requalificação daquele espaço.
Deste modo, e tendo em conta a importância da relação entre o Homem e a Terra, a Horta Comunitária de Peniche atuará como rede social, promovendo um elo de convivência social e intergeracional e proporcionando benefícios económicos e de saúde, especialmente no que diz respeito a uma alimentação saudável, com base em produtos provenientes da agricultura tradicional.
O projeto da Horta Comunitária de Peniche visa fomentar a prática da agricultura, dando a oportunidade aos munícipes, que não possuem terreno, de cultivar os seus próprios produtos. Pretende igualmente valorizar o espírito comunitário na utilização e manutenção do espaço público, sensibilizando a população para o respeito e defesa do ambiente.
Os destinatários são a população em geral, dando-se prioridade a famílias com fracos recursos económicos, tais como: beneficiários de Rendimento Social de Inserção, desempregados, famílias numerosas, idosos e pessoas com residência de proximidade à localização da Horta.
Os 30 utilizadores selecionados beneficiarão de talhões individuais de 30m2, árvores de fruto distribuídas pela horta, pontos de água coletivos destinados à rega das culturas, tanque para aproveitamento de águas pluviais, instalação de equipamento de apoio para armazenamento de utensílios e produtos hortícolas e um espaço destinado à compostagem.
Durante a cerimónia proceder-se-á ao sorteio aleatório dos talhões pelos candidatos admitidos e à assinatura do respetivo Acordo de Utilização, que tem a duração de 1 ano civil a contar da data da sua assinatura.