17/02/2014

7.544.(17fev2014.8.8') 22 fev2014.15h.Rotunda de Pataias-Gare acesso miserável gera Protesto MARCHA LENTA BUZINÃO...Pataias.Alcobaça..

A CDU tem batalhado...
Mas a luta dos moradores é imprescindível!!!
**


**
Video do buzinão
https://www.facebook.com/photo.php?v=497694387005863&set=o.181671311882361&type=2&theater
Fotos da luta

 








**
via Região de Cister 13fev e sapinho gelásio~

Marcha lenta na estrada para Alcobaça

A notícia na edição escrita 1069 do Região de Cister, de 13 de fevereiro de 2014

Comissão de utentes da estrada apela à participação da população
Marcha lenta entre Pataias e Alcobaça decorre dia 22

Depois de ter sido adiada, a Comissão de Utentes da Estrada de Pataias/Alcobaça volta a agendar uma nova data para a realização da ‘Marcha lenta e buzinão’. A ação de protesto vai decorrer no próximo dia 22.
Nesse mesmo dia, a Comissão irá deixar na Câmara uma missiva na qual exige a requalificação da estrada que liga a maior freguesia do Norte à sede do concelho.
A início da ‘Marcha lenta e buzinão’ está marcado para as 15 horas, junto à rotunda de Pataias-Gare. A organização espera que “largas dezenas de cidadãos” adiram à ação de protesto, que tem como objetivo alertar para o mau estado em que se encontra aquela via, que diariamente é usada por centenas de automobilistas. Além disso, serve também de principal artéria a todos os camiões que se deslocam à Zona Industrial de Casal da Areia.
A Comissão de Utentes da Estrada de Pataias/Alcobaça está a criar uma página no Facebook, com a intenção de partilhar a ação de marcha lenta.
Em dezembro, a Câmara ponderava entregar ao Estado aquela estrada, e cujo troço passa pelo concelho da Nazaré, facilitando, assim, a realização de obras de reparação de uma das mais deterioradas vias de circulação na região. A autarquia está a negociar a classificação da estrada, que poderá passar de estrada municipal para nacional, resolvendo-se, dessa forma, os problemas relacionados com a contiguidade geográficaque impedem uma intervenção global naquele troço.
***
via sapinho gelásio

23 de Fevereiro de 2014

Buzinão e marcha lenta para Alcobaça

A notícia em: 
http://www.noticiasaominuto.com/pais/178558/buzinao-exige-requalificacao-da-estrada-entre-pataias-e-alcobaca#.Uwp6kON_uSo

Marcha 
Buzinão exige requalificação da estrada entre Pataias e Alcobaça

Cerca de meia centena de carros percorreram hoje em marcha lenta a estrada que liga Pataias a Alcobaça num buzinão organizado por uma comissão de utentes que exige a requalificação da via.

Armanda Valinha, da Comissão de Utentes da Estrada de Pataias/Alcobaça, lamentou hoje o "estado de degradação" a que chegou a estrada que liga a freguesia de Pataias a Alcobaça, depois de "exatamente vinte anos a levar remendos sem ser alcatroada na íntegra".
A degradação do pavimento e das bermas onde as raízes das árvores provocam irregularidades na via foi hoje verificada pelos ocupantes de "mais de meia centena de viaturas" que, segundo a comissão, percorreram os cerca de 13 quilómetros em marcha lenta.
O buzinão culminou com a concertação dos populares em frente à Câmara de Alcobaça (sede do concelho a que pertence a freguesia de Pataias), onde os manifestantes pretendiam entregar ao presidente do município, Paulo Inácio, "uma carta reivindicando a requalificação urgente da via usada por milhares de pessoas diariamente", afirmou Armanda Valinha.
Por se encontrar ausente da cidade, Paulo Inácio já solicitou aos representantes da comissão a marcação de uma reunião para discutir uma solução para a via.
Segundo Armanda Valinha, a câmara já propôs que esta seja classificada como Estrada Nacional", uma vez que liga o concelho de Alcobaça aos da Nazaré, Marinha Grande e Porto de Mós.
Durante a concentração em frente à câmara a comissão aproveitou para "pedir a todas as forças com assento na assembleia municipal para fazerem pressão para que a estrada seja beneficiada", já que, sublinhou a representante, "é a via de acesso a uma zona industrial [no Casal da Areia] e pode contribuir para uma maior procura das praias de Pataias, a que hoje as pessoas não vão por não terem bons acessos".
A comissão aguarda agora a reunião com o presidente da câmara para fazer de viva foz as exigências expressas hoje em 'buzinadelas'.
***
via tintafresca.net


Caravana automóvel terminou nos Paços do Concelho
    Utentes da estrada Pataias-Alcobaça realizam buzinão contra o mau estado da via
       
           Comissão de Utentes deixou cartazes e uma roda
         com uma jante torcida junto aos Paços do Concelho
    o A Comissão de Utentes da Estrada Pataias - Alcobaça promoveu na tarde de sábado, dia 22 de fevereiro, uma caravana automóvel para protestar contra o mau estado desta via que atravessa os municípios de Alcobaça e Nazaré. A iniciativa juntou algumas dezenas de populares e veículos, incluindo militantes de todos os partidos representados na Assembleia Municipal de Alcobaça, e terminou com um buzinão junto aos Paços do Concelho. Apesar do presidente da Câmara Municipal não ter estado presente nem se ter feito representar, informou a Comissão de Utentes que estará disponível para a receber já esta semana.

       Na missiva distribuída à comunicação social, a Comissão de Utentes da Estrada Pataias- Alcobaça classifica da maior importância a realização desta obra, recordando que a última pavimentação (entre Pataias-Gare e o Casal da Areia) ocorreu há mais de 20 anos.

       
                        Chegada da caravana automóvel
    Além disso, defendem que a obra é fundamental para a coesão do município, já que, a manter-se a situação, o afastamento das populações de Pataias, da Martingança e de Alpedriz em relação a Alcobaça, tenderá a aumentar em favor da Nazaré e da Marinha Grande, com as quais existem boas ligações viárias.

       Por outro lado, recordam que a estrada Pataias- Alcobaça é a via prioritária de acesso às praias do norte do concelho, pelo que urge rentabilizar os investimentos já realizados junto às praias e na própria Estrada Atlântica.

       
       Luís Querido e João Paulo Raimundo: CDS e CDU juntos
                   pela causa da Estrada Pataias- Alcobaça
    A Comissão de Utentes da Estrada Pataias- Alcobaça reconhece a complexidade da intervenção, atendendo a que envolve também o Município da Nazaré, pelo que sugere que a requalificação da via possa ocorrer no âmbito de um projeto intermunicipal, com intervenção da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM).

       Armanda Balinha, membro da Comissão, adiantou que os próximos passos da organização passarão pela elaboração de um abaixo-assinado e pela presença dos utentes em algumas sessões da Assembleia Municipal

       Telmo Moleiro: problema da requalificação da estrada Alcobaça-Pataias arrasta-se há muitos anos

       
    Eugénia Rodrigues (PS) e Telmo Moleiro (PSD) solidários
                                              com os utentes
    Todos os partidos estiveram representados no buzinão: o PS fez-se representar pela vereadora Eugénia Rodrigues, residente em Pataias, a CDU pelo líder Parlamentar João Paulo Raimundo, o CDS pelo presidente da Concelhia e membro da Junta de Freguesia de Alcobaça e Vestiaria, Luís Querido, e pelo líder da bancada municipal, António Querido, enquanto o PSD esteve representado pelo deputado municipal e membro da Junta de Freguesia de Pataias, Telmo Moleiro.

       Telmo Moleiro confirmou ao Tinta Fresca o caráter apartidário do protesto e afirmou já ter alertado o presidente da Câmara na Assembleia Municipal, em julho, para o problema do mau estado da estrada, que não tem a ver diretamente com o mau tempo verificado nas últimas semanas..

       O deputado do PSD, residente em Pataias, recordou que a estrada é pertença das Câmaras de Alcobaça e   Nazaré e que a parte em pior estado é a da Nazaré, pelo que reconhece a dificuldade da resolução do problema dado que esta é pouco usada pelos nazarenos e que a edilidade da Nazaré se debate atualmente com graves problemas financeiros.

       Telmo Moleiro adiantou ter informado o presidente da Câmara Municipal desta manifestação, mas que Paulo Inácio já tinha agendado outro compromisso há cerca de um mês. O edil não se fez representar, uma vez que tenciona receber a comissão na semana seguinte, mas está solidário com esta luta, considerando-a mesmo positiva, uma vez que poderá contribuir para ajudar a resolver o problema, que deverá passar por instâncias superiores.

       O deputado admitiu que a resolução do problema poderá passar pela alteração dos limites dos dois concelhos, passando o troço nazareno também para a alçada da Câmara Municipal de Alcobaça, havendo, desde já, disponibilidade de Walter Chicharro para essa alteração. Por outro lado, admite que a solução poderá passar pela integração da via na rede da Estradas de Portugal, passando a ser classificada como estrada nacional.

       Mário Lopes
    23-02-2014