19/03/2014

7.679.(19mar2014.7.7') Meus pais: JOÃO ANTÓNIO RAIMUNDO e DOTÍLIA BÁRBARA MADEIRA RAIMUNDO

pai
João António Raimundo
 nasceu a 3ag1913
 A imagem pode conter: 1 pessoa, selfie e closeup
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10217538818053763&set=p.10217538818053763&type=3&theater
***
mãe 
nasceu a 21ab1923
e morreu a 22jul2012
***
19mar2018
João Paulo posta esta bela foto:
pai e meu mano João Paulo
no casamento do Augusto Figueiredo e da 
já a tinha postado em 2015
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=873207886036050&set=a.820444801312359.1073741826.100000405416918&type=3&theater
***
19mar2019
hj é Dia do pai... O meu pai MARavILHA JOÃO ANTÓNIO RAIMUNDO!!! hj TB é dia do meu avô materno Virgílio Madeira da Silva (nasceu neste dia em 1899)!!!
Sou pai de 2 filhas MAGNÍFICAS: Irina e Bárbara!!!
e hj é III-III o 3.º dia após três anos d' avô do Sebastião)!!! NUNCA ESQUECENDO AS RESPECTIVAS MÃES!!!!

*
19MAR2016
hj é Dia do pai... O meu pai JOÃO ANTÓNIO RAIMUNDO
hj é do meu avô materno Virgílio Madeira da Silva (nasceu neste dia em 1899)
hj é o 3.º dia d' avô do Sebastião!!!


9.9.9"
3avô
Sou avô
Que emoAção
Tanta gente que me felicita
E no entanto
É a Irina
É o Ricardo
É a Francelina
e é tanto porMAIOR
que nos leva ao SEBASTIÃO
*
eu.pai.2014

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10202441372027048&set=a.1081356805590.12781.1576428905&type=3&theater
*
Postagem sobre o meu querido pai JOÃO ANTÓNIO RAIMUNDO e sobre a minha querida mãe DOTÍLIA BÁRBARA MADEIRA RAIMUNDO
***
NO CASAMENTO DO mano VIRGÍLIO com a Maria Marques

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10206141616683923&set=t.1576428905&type=3&theater
*

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=894230660600439&set=a.269575573065954.64559.100000405416918&type=3&theater
*

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1676542157923&set=t.100000405416918&type=3&theater
31out2010..a Irina postava assim: A avó Dotília está aí para as curvas! 
3nov2010: "a nossa avózinha é uma inspiração e além de tudo tem um espírito jovem! qualquer dia também está aí no facebook a teclar "
*
 A imagem pode conter: 1 pessoa, a sorrir, selfie e closeup
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10217454123896462&set=p.10217454123896462&type=3&theater
A minha mãe foi uma grande mulher.

Trabalhou a vida inteira do nascer do sol até bem perto da meia noite. 16h por dia!

Ela e o meu pai foram comerciantes.
Geriam os 2 o "continente" de então.
Roupas, mercearias, carnes, vinhos, sal, adubos...

No final da vida fecharam o negócio do comércio e dedicaram-se exclusivamente à agricultura. Ela vendeu na praça da Nazaré + de 20 anos!
Era conhecida pela "DONA XEPA".

Fazia pão caseiro excelente, por vezes, com toucinho, chouriço e outras surpresas...

Fazia belas camisolas de lã.

Fez belos bordados. Mantas de rara beleza para camas.

Era uma boa gestora de propriedades. Arranjou, para alugar, várias casas na Cela.

Era fervorosa católica. Persistente, conseguiu convencer o meu pai, aos 60 anos, a ser praticante católico...
Fui a Fátima a pé por causa dela. Aos 10 anos. "Nossa senhora ajuda-te nos exames (de aptidão ao liceu e à escola técnica)".

Persuasiva, teimosa, convicta
nunca desistia dos seus objectivos.
***
21ab2013
No dia em que a minha mãe faria 90 anos...
Estava no folclore e recordei momentos d'infância...
Festas de angariação de fundos para a Banda da Cela...
Ela no café e nas velhoses...Na casa dos adubos...Que depois foi a casa do Brás e da D. Maria...do Mário, da Teresa, do Joaquim e da Fernanda...

Canção da Cela
Oh linda Cela
Tu tens magia
És a mais bela
a mais nobre freguesia

***
O meu pai JOÃO ANTÓNIO RAIMUNDO
 A imagem pode conter: 1 pessoa, selfie e closeup
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10216587805039032&set=p.10216587805039032&type=3&theater
foi comerciante desde os 10 anos de idade
Correspondente do Século. (vou recolher as notas sucessivas dele)
1957 liderou a equipa que restaurou a banda da Cela
Fez as quadras do "Oh Linda Cela"
Foi Presidente da Junta de Freguesia.

Meu saudoso pai.





foto de medalhão que a minha mãe Dotília
 usou muitas dezenas de anos...
Minha filha Irina quis ficar com ele!!!
*
Meu pai começou a trabalhar como marçano
aos 10 anos
na loja.taberna do Virgílio Madeira da Silva e da Maria Bárbara Almeida
no cruzamento para a Cela Velha...
Esteve em Lisboa tb como empregado de comércio...
Voltou para a Cela e para a referida loja.taberna ...
Apaixonou-se pela filha dos patrões: a menina tilinha...
**
a bicicleta
**
Teve a ajuda do meu tio Diamantino Romão e criaram o "CONTINENTE" de então: roupas, mercearias, talho, farinhas (havia moinho eólico...) vinhos, adubos, sal...
**
Os meus pais acabaram por comprar a loja e ficaram exclusivos titulares
**
na postagem 6.666
3.agosto.2013
12.34'
João António Raimundo, meu querido pai, nasceu há 100 anos!
Vou escreviver um pouco.
Recordar para mais tarde desenvolver as minhas memórias...

Recordo a sua bonomia permanente.
Raramente o ouvi falar alto ou perder a calma.

Trabalhou desde os 10 anos no comércio. O meu avô paterno era GNR e morreu na pneumónica. A minha avó materna viu-se a braços com 2 filhos (meu pai e Tia Amável)...
Acho que trabalhou no comércio em Lisboa durante alguns anos. Porque  regressou?
Casou com a minha mãe que era filha dos comerciantes Virgílio Madeira da Silva e Maria Bárbara de Almeida (loja do largo para a Cela Velha)...
Casaram e foram funcionários da loja do Tio Diamantino Romão de Almeida (tio da minha mãe).
Compraram a loja e ficaram com autonomia. Desenvolveram todas as respostas. Recordo que era o Continente de então: loja de roupa, mercearia, taberna, talho, sal, adubos...
Trabalhavam de sol a sol...
A minha mãe era mestra nas morcelas, nas chouriças, nas malhas...
As lojas no r/c...A adega...O quintal...

As fotos dele com bicicleta. Ter bicicleta era uma extraordinária diferença...

O poço ainda existe...Também existe resto do portão que dava acesso às cortes dos porcos...coelheiras...Quem teria roubado a roldana (há 14 anos) que tinha o veio quase gasto...
Dava acesso a uma zona com flores...Jarros...o amarelo...provei e foi um dos sustos da minha infância...pensei que ia morrer...veneno...

Aos 4 ou 5 anos tb experimentei feijões no nariz...Grande susto...Acho que foi no aniversário dos 4 ou 5 anos...

Outros sustos que os meus pais me acompanharam...Fui atropelado pela carroça do pão, do Baltazar...Fiquei sem ar...Acho que foi a 1ªx que o meu pai e mãe me levaram a Alcobaça... Ao consultório do Dr. Ferro...Na Rua Miguel Bombarda...
Fui atropelado outra vez mas sem mazelas...
Saí a correr da taberna (portão enorme) e passei por meio da égua do...(do fundo do rossio da Cela) que ia em passo acelerado...

À noite, no quarto ao lado, ouvia como os meus pais eram ternos e como faziam o ponto da situação do dia.Percebi muitas vezes que tinham sexo gostoso entre eles.


Correspondente do "Século".

Dirigente da renovação da Banda. 1956?/1958?
Maestro Álvaro Guimarães (vivia no ex Asilo de Mendicidade de Lisboa...ex lar residencial de Alcobaça...)....
Compraram moto para ele vir à formação musical e ensaios...
Custo do restauro dos instrumentos...
Festas de angariação de fundos,,,

Quando era muito pequeno 5 anos...Lembro-me de ele a falar numa reunião no r/c da Junta...Ele foi autarca...O relógio da torre da igreja...

Já devia ter feito investigação sobre todos estes pontos...

Pelo que recolhi, a Canção da Cela, que o Grupo Folclórico do CCCela interpreta foi feita pelo meu pai, para uma das festas de angariação de fundos para a Banda da Cela...

Oh linda Cela
Tu tens magia
És a mais bela
a mais nobre freguesia

tu és singela
tens rara beleza
tu és oh Cela
(...)

A minha mãe 
Dotília Bárbara Madeira Raimundo

era persuasiva e nunca desistia dos seus objectivos.
O meu pai não ia à missa...Só começou a frequentar a igreja católica nos últimos anos de vida...
Comigo tentou, tentou que eu retomasse a prática da religião católica.
Aos 10 anos convenceu-me que eu tinha que prometer ir a Fátima a pé para passar os exames da 4ª e da admissão ao Liceu...
Fui menino de coro...
Nessa altura o meu pai não ia à missa...

O livro dos fiados, dos assentos...a letra perfeita do meu pai...ao domingo era uma freguesia impressionante...as pessoas dos lugares vinham à missa e ao "continente" dos meus pais...

1958. O meu irmão mais novo, o João Paulo Raimundo foi um dos que nasceu de casais que já tinham decidido não terem mais filhos. Foi uma  leva de bebés resultante de um padre que considerava que o uso do preservativo era pecado.
13.7.1958. Acordei de madrugada com os gritos da minha mãe.Muita hora a sofrer antes do parto que foi aqui na casa. Com uma ajuda duma enfermeira de Alcobaça...No 1º andar sobre as lojas e taberna era onde vivíamos. A placa era totalmente em madeira...As escadas arrancavam da zona da mercearia...
1º andar onde vivo actualmente.

O carro FORDSON do meu pai...O meu pai permitia que eu fosse ao colo dele e rodasse o volante...Um dia viu-me a fazer manobras na garagem, para a frente e para trás...10 anos?

3 agosto é Dia Mundial da melancia...
Recordo um dia que fui a Alcobaça e fiquei admirado com a praça da hortaliça (actual Praça da República)...
Resolvi trazer para o meu pai uma melancia,,,Mulheres do Valado enchiam a praça...Havia também uns armários a venderem sangue às postas...Impressionou-me...
Mas a melancia era enorme e deixei-a cair a caminho do Claras (ou Capristano?)...Ficou a intenção...

A companheira de Diamantino Romão de Almeida (onde é o Actual Restaurante...) fazia doces que eu nunca tinha provado...Pudins de ovos...Trouxas de ovos...Muito simpática...
O jeep do meu tio Diamantino Romão de Almeida...

13.13' do dia 3 agosto 2013...
***

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=873207886036050&set=t.100000405416918&type=1&theater
meu pai e meu irmão João Paulo

***
21out2014
Irina acrescentou
a foto da Dotília e do João
pouco tempo depois de se  casaram

e
as fotos de toda a família
recriadas pela artista Irina: