19/03/2014

7.687.(19mar2014.18.9') Hj há 180 anos: OS MÁRTIRES DE TOLPUDDLE...A história sindical...

via CDU

MÁRTIRES DE TOLPUDDLE

No dia 19 de Março de 1834, seis trabalhadores agrícolas da cidade inglesa de Tolpuddle, em Dorset, são condenados a uma pena de sete anos na colónia penal australiana, por actividades sindicais ilegais.
Os trabalhadores viviam em condições miseráveis. O seu líder, George Loveless, reivindicava a criação de um sindicato para conseguir algum poder de negociação com os detentores das terras.
O proprietário local, James Framton estava determinado a impedi-los e conseguiu o apoio do secretário dos Assuntos Internos, lorde Melbourne. Juntos estavam empenhados em esmagar qualquer sinal de revolta, temendo uma revolução como a que tinha tido lugar em França. Frampton forjou uma acusação baseada em leis que se aplicavam à marinha e os homens foram julgados por um júri formado pelo cunhado do secretário dos Assuntos Internos. A reacção da opinião pública criou os “Mártires de Tolpuddle” e transformou-os em heróis populares, responsáveis pelo inicio do movimento sindical na Grã-Bretanha.
Em 1934, foi erigido um monumento em honra dos “Mártires de Tolpuddle” e em 2001 foi inaugurada uma escultura, frente ao museu com o mesmo nome.
Em Tolpuddle realiza-se anualmente, na terceira semana de Julho, um festival organizado pelo TUC (Trades Union Congress) com desfile de bandeiras sindicais, discursos e espectáculos musicais. Em festivais mais recentes discursaram figuras como Tony Benn (falecido este mês) e actuaram músicos como Billy Bragg e outros das mais diferentes partes do mundo.
Os mártires de Tolpuddle foram tema para o filme “Camaradas” (1987), dirigido por Bill Douglas.
3