***
16março2016
passei a ser avô do Sebastião Raimundo Duarte
*
17março
1.º dia de avô
*
16abril
31.avô
1.º mês de vida do meu neto
***
No mesmo dia nasceram: Bento Jesus Caraça
Neste dia morreu Albert Einstein e o Presidente Carmona (1951)
***
23jul2018
Hj é dia do alfaiate!!! E da modista...De repente mergulhei na minha infância! O João Maranhão!!! O filho Henrique Gonçalves!!! Meus vizinhos...Que bela vizinhança!!! O cheiro das roupas/tecidos e do ferro de passar a roupa (com brasas)...A tia Alice que apoiava nos partos e com certeza costurava (diz o neto Zé que ela preferia agricultar) com o marido João Maranhão... Tenho que perguntar ao meu amigo Zé Cândido sobre os pais...Acho que tb trabalhavam na arte...As conversas enquanto trabalhava... Os grupos que se formavam... As brincadeiras com os primos vizinhos: Zé e a Graça... O meu irmão Virgílio com o irmão da Graça: Fernando Gonçalves meu vizinho actual!!!..As mulheres eram com certeza modistas...O pronto-a-vestir fez que Henrique Gonçalves emigrasse para França com td a família (A Dona Clotilde foi depois com os filhos)...O Joaquim Gonçalves (alcunha Arriaga) sabia da arte mas gostava mais de agricultar... A esposa Nazaré é que era a modista da família e desta vizinhança...
https://www.facebook.com/126921587453/photos/a.10150189315867454/10156617988197454/?type=3&theater
***
Fotos com camaradas
25ab2009
Cela Velha
Com a Adosinda Costa
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1056730353020&set=a.10201493901663957&type=3&theater
*
Na campanha das europeias
15maio2014
com a Vanda Marques, Ângelo e João Ferreira
Foto da Adosinda Costa
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10201493727979615&set=a.10201493901663957&type=3&theater
***
Estive com os Secretários-Gerais do PCP
Álvaro Cunhal
no cine-teatro em 1980... Foi a 1.ª vez que veio a Alcobaça
depois dos tiros no Pav.Gimnodesportivo em agosto 1975
no CCCela.almoço em 1985...Fui com ele à Cova da Fonte
Deu uma entrevista à Rádio Cister
*
Carlos Carvalhas:
nas legislativas de 1999, até toquei trompete
*
Jerónimo de Sousa:
Quinta das Carrascas...17Jan2011...Campanha presidencial
de Francisco Lopes
Foto da Adosinda Costa:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1473171323784&set=a.10201493901663957&type=3&theater
***
Memórias pessoais
escritas em 2009
A política, para mim, começou em 1969 quando fui estudar engenharia mecânica para o Instituto Superior Técnico.
Uma das primeiras cenas empolgantes: almoçava na cantina nas calmas, quando o Presidente da Associação António Abreu (meu camarada de Partido, que foi vereador da Câmara de Lisboa durante muitos anos e candidato pelo PCP a Presidente da República) salta para cima duma mesa e passa a palavra da manifestação que iria acontecer, naquela tarde…Acho que o António Guterres também era dirigente associativo e também saltou para cima da mesa para agitar…
Recordo que se fazia esta agitação surpresa quando aconteciam jornadas contra a guerra colonial ou de Solidariedade com a luta dos estudantes de outras Faculdades de Lisboa ou Coimbra.
Em 1969 o alcobacense António Costa (que foi Ministro da Justiça de 2005 a 2009) era o Presidente da RIA (Reunião Inter-Associações de Estudantes).
Nesse ano de 1969 votei pela Oposição.
Recordo várias cargas da polícia a carregar nas manifestações estudantis.
As Balas de borracha ali bem perto de mim.
Os Gorilas às entradas da Cantina Universitária e nas Faculdades de Letras e Direito de Lisboa.
Só aderi ao PCP no final de 1977 pelo que o período após Revolução de Abril, o designado “PREC foi vivido como “independente”…
Estive na grandiosa manifestação do 1º de Maio de 1974, que encheu as ruas de Lisboa e o Estádio do INATEL em Lisboa…
No CCCela…
O Centro Cénico da Cela foi fundado em 1973 por um grupo de jovens com destaque para a liderança do José Cândido e em que eu tive uma participação importante. A minha disponibilidade coincidiu com a luta dos estudantes do Instituto Superior Técnico. Fechou um semestre e foi esse facto político que me levou à terra, à Cela e a me ocupar no movimento que originou o CCCela.
De Julho de 1973 a Outubro de 1973 fizemos de tudo um pouco: ensaios da peça de teatro “Médico à força”, Excursão para “Unir o povo dos Lugares com o da sede da freguesia”, futebol, pingue-pongue, atletismo…O teatro foi a estratégia que usámos para demonstrar o que éramos capazes de realizar.
Recordo uma cena política com o Presidente da Câmara de então, decorria o ano de 1973.
Foi a 1ª vez que entrei no edifício dos Paços do Concelho. Acho que foi na véspera, ou na manhã do dia da manifestação de apoio a Marcelo Caetano em Lisboa, no regresso da viagem dele a Londres (Em Londres tinha havido manifestações da oposição democrática e pelo fim da guerra colonial).
No actual salão nobre, sem divisória, esperei que o Presidente Tarcísio Trindade me atendesse. O gabinete dele era onde está agora o atendimento ao cima das escadas.
Vi panos brancos com dizeres ”Alcobaça apoia…”
Presidente Tarcísio foi correctíssimo comigo. Lembro-me que me perguntou porque escolhemos “O médico à força” de Molière e apoiou o espectáculo com empréstimo de bancos desmontáveis (de madeira e tubos) para o público se sentar.
Recordo que o Sargento da GNR, de então, perguntou a alguém se o CCC não era o Centro dos Comunistas da Cela.
Em 1973 abstive-me de votar como recomendou a Oposição Democrática. O meu saudoso pai pressionou-me, preocupadíssimo por eu ficar marcado como anti- Marcelo Caetano…
Eu passava a maior parte do meu tempo livre na colectividade.
Além de ser dirigente, e um dos principais animadores. do Teatro, estava em todas: no Basquetebol, no pingue-pongue e também alinhava como jogador da equipa de Futebol.
(...)
Uma das actividades principais que tive no chamado Processo Revolucionário em Curso, “PREC”, foi a edição do Boletim Informativo “Construir o Amanhã” que tem alguns pormenores políticos curiosos.
Na Escola Secundária de Alcobaça (a actual Escola Secundária Dona Inês) (que continha a Escola Agrícola) onde fui professor desde o ano lectivo 74/75 que só começou em 6 Janeiro, devido à Revolução de Abril de 1974…
Fui eleito Delegado Sindical. Quase todos os professores, então, eram sindicalizados.
Uma das lutas que não esqueço.
Prof. Mário Sá acumulava as funções de Professor com outras actividades no privado. Então, o Sindicato defendia que os professores não podiam acumular, para se poderem criar mais empregos…
Plenários de Escola no ginásio.
A luta dos estudantes teve a ousadia de esconderem os livros de ponto. O diálogo com a comissão de luta dos estudantes. A bem liderei a Comissão de Professores que conseguiu evitar os processos disciplinares aos alunos e recuperámos os livros de ponto e o respeito pelas lutas dos professores, dos alunos e dos trabalhadores não -docentes.
O 11 de Março de 1975 em Alcobaça.
Eu estava noutra luta. Enquanto os Professores Joaquim Oliveira e o António Emílio ( e outros) foram para as barricadas nas entradas da Vila de Alcobaça, eu estava a tentar mobilizar professores e alunos para respeitarem quem trabalha (não -docentes) e acabar com os escritos nas carteiras…Utilizava a canção do Zeca Afonso que estava na “berra”: “O que faz falta é avisar/animar a malta”…
Com o poli copiador a álcool fiz os A5 para cada sala, cada professor, cada delegado de turma…
Assalto aos Centros de Trabalho do PCP
Dia 21 de Junho de 1975 em Alcobaça e na Vestiaria…
A versão que acredito vem, naturalmente, dos meus camaradas Américo Areias e Rui Baltazar que resistiram e que sofreram a pancadaria dos assaltantes arruaceiros e dos agitadores contra revolucionários que percorreram o país, bem pagos, para fomentar esta desordem, numa onda anti-comunista e para instalarem o medo juntos dos que lutavam pelos ideais da Revolução de Abril.
Há alguns dias que havia permanência dia e noite para defenderem a sede de Alcobaça. Estavam cerca de 30 camaradas na sede. Perto da hora de almoço o militar que comandava a defesa do Centro de Trabalho, conseguiu convencer que 28 fossem evacuados na “chaimite” porque ele nunca permitiria que alguém invadisse a sede do PCP: “Só por cima do meu cadáver”. Foi convincente.
O pior só se passou quando este grupo de militares foi substituído. O novo comandante das tropas destacado chegou a uma certa hora e abandonou a zona de protecção e foi o descalabro.
Rui Baltazar assume que houve alcobacenses que ocupam lugares importantes em Instituições de Alcobaça que foram com os agitadores até ao 2º andar e se comportaram como energúmenos.
Quer o Américo quer o Rui naqueles instantes ouviram muitos gritarem: deixem-nos morrer para aí.
Quem levou o Américo Areias ao Hospital de Alcobaça foi o Carlos Carmo (actual membro da Polícia Judiciária), na sua viatura, que se impôs perante os que rodeavam o assalto.
Quando acabei as minhas actividades de Professor e treino no CCC é que ainda me desloquei a Alcobaça e ainda vi a fogueira que fizeram com os móveis e livros, entre a Farmácia Campeão e a Papelaria Império…
No dia seguinte, colegas da UDP e doutros “marxistas-leninistas” achavam que o PCP é que era culpado de ser atacado…
O Rui Baltazar chegou a ser considerado como morto.
O Américo Areias esteve três semanas hospitalizado. Na brincadeira ainda o Rui dizia que tinham ganho 3-2. Houve 3 feridos do lado dos arruaceiros e 2 do PCP…
Só agora nos últimos anos, com os novos aparelhos de diagnóstico, foi vista com pormenor a agressão principal que o Américo sofreu no dia 21.6.1975, com uma barra de ferro, que lhe atacou a parte cervical da coluna.
Teve alta no dia do Comício com Álvaro Cunhal, Secretário-geral do PCP, em Alcobaça.
Mais um acontecimento importante. O PCP fez vários comícios contra a reacção, pela liberdade, contra os assaltos das sedes do PCP e MDP, nas terras onde houve essas acções. Quis mostrar que não havia medo e que utilizava a força do direito de reunião. Curioso que os contra-revolucionários só atacaram o comício do PCP em Alcobaça.
O camarada Américo Areias considera que naquele dia esteve quase a começar uma guerra civil em Alcobaça. Perante o tiroteio e o apedrejar da cobertura do Pavilhão Gimnodesportivo houve a mobilização de todas as forças do PCP. Ele diz que o que valeu foi a competência dos militares que vieram limpar toda a zona à volta do Pavilhão
A adesão ao PCP é após PREC no final de 1977.
Na Comissão Sindical da Escola sempre alinhei com as posições do camarada do PCP Joaquim Oliveira.
No social de Alcobaça Timóteo de Matos, militante do PCP, foi a pessoa exemplar que me suscitava simpatia.
Nesse ano de 1977 houve a 2ª Festa do Avante, no Jamor. Foi o clic para aderir ao PCP.
Estive como professor Cooperante em Moçambique nos anos de 1978 e 1979.
Para o registo histórico de militante do PCP, uma curiosidade: em Moçambique tive a 1ª reunião de célula de partido. Dirigia a célula, o então camarada Mário Lino (que foi ministro das Obras Públicas do governo PS, 2005/9).
Quando regressei da cooperação é que me meti a fundo na luta político-partidária no nosso concelho de Alcobaça. Ainda não parei e nunca tive qualquer cena complicada ao longo de 30 anos. Respeitei e fui respeitado…
Em 1980 (dia e mês?) estive no meu primeiro acto público de militante, ao lado de Álvaro Cunhal, na presidência da mesa do comício no cineteatro de Alcobaça…A Plateia e os balcões encheram completamente.
Pormenor: enquanto outros camaradas discursavam, Álvaro Cunhal fazia um traço em cada vírgula, para destacar a pausa a fazer, quando fizesse a sua leitura…
Desde a cena violentíssima do comício do PCP em Alcobaça, no Pavilhão Gimnodesportivo, com tiroteio, podemos dizer que Alcobaça passou a ser uma terra que respeitou as diferenças partidárias…
A 1ª vez que concorro para um cargo político foi nas Autárquicas de 1980. Era o 1º da lista da Assembleia Municipal e fui eleito com mais 2 camaradas. Fui o 1º da lista da Assembleia Municipal em mais 2 eleições (1983 e 1986). Em 1989 é que iniciei o ser 1º da lista da Câmara.
Li a proposta da APU…Livre de armas nucleares.
Interpretei a leitura duma proposta que era de aprovar que o nosso concelho não permitisse o trânsito de armas nucleares.
Baralhou toda a gente da Assembleia Municipal.
O deputado Franco dos Montes fez uma intervenção inesquecível:
“Não percebo para que é que estão a propor isso para Alcobaça…Essa Bomba de Neutrões não é aquela que escolhe quem mata?”…
A confusão foi tanta que o Sr. Tarcísio Trindade demite-se de Presidente da Assembleia Municipal, que “não tinha sido eleito para isto”.
***
Opinião
ver várias postagens onde está a minha opinião...
exemplo a minha intervenção no Congresso do Voluntariado:
7mar2009
a minha opinião.intervenção sobre o voluntariado
*
Voluntariar e Qualificar, sempre!
Congresso do Voluntariado.
Comecei a ser + feliz quando consegui, em conjunto com um grupo de jovens da minha aldeia (Cela, de Alcobaça) fazer coisas, acordar as pessoas, envolver muitos à volta de projectos bem concretos, bem necessários, vivendo cénicas espectaculares, praticando várias modalidades desportivas, cantando e dançando, construindo, sempre, + e melhor, voluntariamente.
Pegando na necessidade, aplicando inteligência, encontrando as forças e os meios e resolver! Avaliando cada experiência no colectivo aberto.
Eu concordo com quem assume, que somos mais felizes dando, fazendo, com prazer de dar e de construir.
Passados 36 anos que parei de estudar engenharia, devido à luta contra a guerra colonial, regressado à aldeia, procurei ser útil…
Agora, passados 36 anos tenho, temos, tanto para fazer, com alegria e satisfação de resolver necessidades colectivas, que tb tem muito de individualidade, de pessoa…
Entretanto foram dezenas de teatros, de espectáculos, de festas de todo o género, escola de música, grupo de folclórico, dança rítmica…
Mergulhando no passado recordo o ténis de mesa, as corridas, as caminhadas, o basquetebol, os futebóis e o xadrez.
Depois foi a bela aposta na acção social, jardim-de-infância, creche, centro de dia, ATl, apoio domiciliário, Residência de idosos, Apoio Domiciliário ao sábado, domingo e feriados… Não teríamos crescido da maneira harmoniosa se não tivéssemos conseguido fundir a cultura, o desporto e o recreio com o social e com os apoios que passámos a conseguir do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social.
Este é um exemplo que nos parece que devia ser multiplicado para ajudar a crescer em respostas tantas e tantas colectividades no nosso concelho de Alcobaça, e no nosso país.
Ao longo de 36 anos tivemos uma procura permanente na melhoria dos espaços e secções.
Um dos segredos da nossa IPSS/Colectividade poderá estar na discussão colectiva dos projectos e na avaliação colectiva das realizações. Regularmente reunimos, Corpos Gerentes, efectivos e suplentes (22) + seccionistas. Todos com direito a voto quando não conseguimos o consenso.
Construímos uma bela sede numa aldeola quase rural.
Tornámo-nos a 2ª empregadora da freguesia, com 50 funcionários (só 2 são homens).
Crescemos, mas queremos crescer e qualificar.
Graças à Confederação Portuguesa das Colectividades que nos acordou da distracção, atrevemo-nos a mergulhar no processo Q3. Já tivemos entrevistas e análises. Durante 9 meses vamos ser observados e analisados para construir outro nível de boas práticas, outra força de respostas a todos os níveis (cultura, desporto e acção social), com certeza, com + e melhor voluntariar e multiplicação de novas qualidades.
Força e Imaginação para os Voluntários
Mas também com muita LUTA POLÍTICA!!!
Porque se não houver outras políticas nacionais e locais temos muitas mais barreiras a vencer!!!
Rogério Raimundo
Centro Cénico e de Bem-Estar Social da Cela
***
12dez2015
relevei alguns segredos no Al.creative
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10206819719186227&set=a.4473435188666.2170598.1073499521&type=3&theater
***
A minha filha Bárbara vai para os 16 anos
1.12.2015
***
A Irina com 35 (15set2015) está grávida...em março de 2016
faz-me avô!
entretanto está a fazer teatro na Culturgest:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1216389975054629&set=a.151950948165209.29578.100000509157237&type=3&theater
***
26seTEMbro2015
uma espécie de curriculum vitae:
- Estou com 2 sonhos por concretizar :
.Cooperativa de Habitação para restauro e qualificação de imóveis
. no CCCela introduzir o ensino não directivo, estilo "escola da ponte"...
Estes projectos atrasaram-se, para já, 4 anos e 8 meses por causa da desgovernação deste país.
Já devia estar aposentado, se não fosse uma lei do PSócrates que além dos 36 anos de serviço público criou a condição de ter que ter idade.
Agora estou com 40 anos e 8 meses de serviço e ainda sou novo para os governos do centrão: PS.PSD.CDS.
Habilitações e profissão
- Frequentava o 4.º ano de eng.ª mecânica no Instituto Superior Técnico
quando decidi ser professor de matemática em Alcobaça (30 anos)
para poder entregar-me na causa do Centro Cénico da Cela (40 anos de dirigente voluntário)...
- Em 1978 e 1979 vivi a extraordinária experiência de ser Prof. Cooperante em Maputo - Moçambique...
- Estive 10 anos dirigente sindical no arranque do SPRC no distrito de Leiria...
- Depois de professor estive, estou, destacado no Centro de Formação de Professores
dos concelhos de Alcobaça e Nazaré...Que funciona neste extraordinário palácio do Arquitecto Raul Lino, ex-escola de Formação Feminina, 1958?:
Muito trabalho voluntário na vida associativa:
- Centro Cénico da Cela 40 anos de dirigente numa instituição que demonstra ser possível: unir, envolver e construir.
É uma satisfação ver os sorrisos das crianças, dos idosos. Ver os 80 postos de trabalho criados numa aldeia. Ouvir e ver música e folclore. Uma associação exemplar.
- Dirigente da União das Colectividades do Concelho de Alcobaça. Por 2 vezes fomentámos cultura,desporto e recreio. Está, há 2 anos, suspensa de novo.
- Faço parte do Conselho Nacional da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio.
Muita Política na minha vida:
- nesta fase estou a substituir de vez em quando a Vereadora da CDU, Vanda Marques, quando ela não pode.
- estive vereador de câmara, pela CDU, desde as eleições de 1997 até às de 2013...
- O blogue Unir Alcobaça
http://uniralcobaca.blogspot.pt/
tem muito do que lá defendemos em nome da CDU, nas diferentes causas do município de Alcobaça, mas contém muitos outros interesses que tenho...
O site viv'alcobaca
http://www.vivalcobaca.org/
também tem muita declaração política, muito recado, muito requerimento de informação que interessa aos alcobacenses
- Fui eleito na Assembleia de Freguesia da Cela durante um mandato.
- Comecei a minha vida de autarca em 1980, quando estive eleito pela CDU na Assembleia Municipal de Alcobaça em 3 mandatos seguidos.
Vida pessoal:
Divorciado.
Tenho 2 filhas estupendas, de 2 mães diferentes.
Uma de 16 anos e outra de 35 que, em março de 2016, com certeza me fará avô.
Nasci a 18.abril.1951, na Cela, exactamente, na casa onde resido.
***
Onde estudei
4anos na EPrimária da Cela
*
2anos no Liceu Nacional de Leiria
interrompi
com 1 intervenção extraordinária da Dotília Bárbara
no 3ºperíodo e fui para o Colégio Nuno Álvares Pereira Tomar
*
3anos no
Colégio do Dr. Cabrita e da Dona Manuela
depois:
este edifício foi a minha escola há 50 anos!!! durante 3 anos lectivos!!!
***
Carlos A Gil Moreira Aqui foram as segundas e últimas instalações do Colégio do Dr. Domingos Cabrita da Silva, tendo tido primeiro a designação de Colégio Alcobacense (funcionava na Av Bernardino Lopes de Oliveira, nº 27), e quando se mudou para este edifício assumiu o nome de Externato Alcobacense.
Aqui iniciei o 1º ciclo do Ensino Liceal há 60 anos, e ao tempo em que completei o 2º ciclo, em 1960, deveriam existir à volta de oito dezenas de alunos, incluindo alguns que completavam a instrução primária, preparando-se para a admissão aos Liceus.
Quem quiser saber mais histórias desta antiga instituição alcobacense, só terá de consultar o livro do nosso amigo JERO "Alcobaça é comigo".
*
Via
https://www.facebook.com/inclusao?fref=nf
*
6º e 7º ano
voltei ao Liceu nacional de Leiria
1967.1968 foto de finalistas
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10207201179060324&set=gm.759172450856054&type=3&theater
a minha caricatura feita pelo Arq. Célio
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10204009037946757&set=p.10204009037946757&type=3&theater
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10204008995025684&set=gm.774035039369795&type=3&theater
Lar do padre galamba
Largo do Barreiros
***
6jan2011
ex-postagem
quatro mil
. 6.1.2011.36 anos de função pública.deveria estar aposentado! Esta postagem fica reservada para o meu historial de vida profissional, de vida de dirigente associativo voluntário e de dirigente político.
6.1.2011...esta postagem vai ter muitas alterações nos próximos dias.
"O amor pela verdade pode temporariamente custar caro a quem o exercita.
Mas a verdade acaba por triunfar da mentira.
A política da mentira está condenada à derrota final.
É à política da verdade que o futuro pertence."
Álvaro Cunhal, in O Partido Com Paredes de Vidro
"Sempre pensei que chegará um tempo em que a justiça não seja essa vergonha de mundo a que assistimos todos os dias."
José SaraMAGO
"Sempre pensei que chegará um tempo em que a justiça não seja essa vergonha de mundo a que assistimos todos os dias."
José SaraMAGO
Esta super pen serve para meu registo permanente.Nesta postagem irei acrescentando pormenores à medida que vou recordando e encontrando nos papéis que vou arrumando, digitalizando ou arquivando no papelão das histórias que menos considerar.
Andei a trabalhar com toda a energia calculando continuar nas causas voluntárias que abracei, agora a tempo inteiro...O dia 6.1.2011 seria o dia da minha aposentação. Culminava 36 anos de serviço.
PSócrates, um governo dito "socialista", apareceu e no final do processo anula-me o direito e a expectativa legítima de fazer a vida de voluntário a tempo inteiro, como aposentado e deu, há 3 ou 4 anos, uma facada neste processo.
Quer que eu trabalhe mais anos para ter a reforma por completo.
Há 36 anos, exactamente no dia 6.1.1975, comecei a trabalhar como Professor de Matemática na Escola Sec.Nº 1 de Alcobaça.
A 18 de Abril de 1975 fiz 24 anos. Abril estava com todos os sonhos em marcha.
Estava a frequentar o 4º ano de engenharia mecânica no Instituto Superior Técnico.Tinha o 2º completo e faltavam-me 2 cadeiras do 3º ano.
A encruzilhada da decisão estava entre o continuar na academia ou estar mais perto onde era preciso fez-me escolher o trabalhar para a satisfação de interesses colectivos.
Optei por vir trabalhar como Professor de matemática e desenvolver todo o tempo livre no Centro Cénico da Cela.
Durante 30 anos lectivos estive como professor.
1978 e 1979. Foram 2 anos lectivos que tiveram interrupçãopor ter sido professor cooperante na RPMoçambique. Fev1978. Escola tinha sofrido uma tempestade de gelo. Ovos de gelo deram cabo dos telhados e vidros. O mesmo pela cidade toda.
Samora Machel a abrir o ano lectivo. Maestro de 1 coro com 7 mil pessoas no Pav de Maxaquene.Escola Industrial 1º de Maio de Maputo. Av 24 de julho.
Cantar antes da reunião começar.
Delegado de grupo.
Recebi o prémio de "Emulação Socialista" de melhor Professor da Escola.
Fui professor de Matemática de vários alunos e alunas que agora ocupam lugares importantes.
Dirigente e Delegado Sindical do SPZC e depois SPRC/FENPROF.
Estive a 1 triz de atingir o topo da carreira docente. O decreto-lei ....exigia 25 anos de serviço, cadeiras pedagógicas e 55 anos de idade.
Tinha tudo menos os 55 anos de idade...Tinha então 29 anos de serviço.Tinha as 3 cadeiras pedagógicas da Universidade Aberta.
Estes últimos 5 anos e meio estou em litígio com o Ministério da Educação. Estou como técnico a assessorear a Direcção da Escola.
Nestes últimos anos tenho estado no Centro de Formação da Associação de Escolas de Alcobaça e Nazaré.
Em Abril de 2010, finalmente, o Tribunal Administrativo de Leiria sentenciou dando razão à minha pretensão de continuar como Professor com habilitação Suficiente.Em Maio 2010 ME recorre. Estou a aguardar
CENTRO CÉNICO DA CELA
Dirigente desde 1973 até agora, à excepção dos 2 anos em que estive como professor de Matemática cooperante em Moçambique.Teatro. Basquetebol. Ténis de Mesa. Futebol.Obras.Angariações de fundo.
muito que fiz com sucessivas equipas de voluntários está no site:
http://www.cccela.pt/
Dirigente da UCCA - União das Colectividades do Concelho de Alcobaça.
Dirigente da NUCCA - Nova União das Colectividades do Concelho de Alcobaça desde 1998 até agora.
Muito do que tenho feito com vários voluntários.dirigentes está aqui:
http://nuccaticias.blogspot.com/
Conselheiro da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio de e agora desde 2009.
CPCJ DE Alcobaça
UIPSS distrital. Tendo Padre Francisco Cosme como Presidente, fui secretário durante 4 anos.
Relevo as acções de formação que organizámos para os trabalhadores e dirigentes das IPSS.
198? fui presidente do Conselho Municipal de Alcobaça.
1977 aderi ao PCP. A 1º reunião de célula do PCP foi como cooperante em Maputo e era responsável Mário Lino (que entretanto passou-se para o PS e foi ministro das Obras Públicas...)
Só em 1980 me cooptaram para a concelhia onde tenho sido sucessivamente eleito estes anos todos.
Tenho feito parte da DORLEI do PCP.
No partido fui responsável distrital pelas autarquias.
Convivi várias vezes com os Secretários-gerais do meu partido...
Recordo, especialmente, o dia em que Álvaro Cunhal veio á Cela, onde viveu, 2 anos, em pleno fascismo, clandestinamente, numa quinta que vejo todos os dias ao acordar e quando vou às janelas da cozinha ou do quarto de dormir...
http://uniralcobaca.blogspot.com/2011/01/406323-jan14h-alvaro-cunhal-dixit-que.html
No ano de 1982 iniciei a minha vida de autarca. Com 31 anos fui candidato a Presidente da Assembleia Municipal pela APU...à Câmara concorreu com 28 anos Arnaldo Homem Rebelo...e a Presidente da Junta de Alcobaça: Felisberto Matos com 34 anos...
Em 1985 voltei a ser 1º da Lista da AM
1989 Tivemos 1200 votos. Foi a 1ª x que fui 1º na lista à Câmara. Em plena queda do muro do Berlim. Anunciavam o fim do comunismo. Rui Coelho vence com a AD. Fui novamente eleito para membro da Assembleia Municipal.
Também concorri nas Autárquicas de 1989, como 1º da lista da CDU à Assembleia de Freguesia de Cela, para onde fui eleito.
1993 crescemos 50% passámos para 1800 votos para a câmara.
Mas foi em 1997 que demos 1 espantoso salto. Obtivemos 6003 votos para a câmara e pela 1ª vez elegemos vereador para a Câmara. Desde 12.1.1998 que tomei posse até agora tenho sido sucessivamente eleito na lista da câmara da CDU.
2001 foi o ano com melhores resultados: 6500.
2005 baixámos com a presença da lista do BE para 4.995 votos
Em 2009 estivemos quase a ter nº de eleitores para passarmos de 7 para 9 elementos no Executivo camarário: 49532 eleitores. 40% de abstenção!!! Além do BE (2,6%) tivemos a lista de independentes do Dr. Pedrosa (6,7%) e fui eleito como vereador com 15,3% e 4550 votos.
PSD teve 44,9% e 4 eleitos. Paulo Inácio é eleito PCâmara.
O CDS.PP teve 7,7%
Nos anos de 2006 e 2007 estive como chefe de gabinete do Presidente da Câmara (CDU) da Marinha Grande.
Em 6.3.2010 escrevi nesta super-pen:
http://uniralcobaca.blogspot.com/2010/03/2122hoje-faz-anos-o-nosso-pcp-89e-muito.html
Muito do que fiz como autarca em conjunto com tantos camaradas e amigos está:
aqui nesta super pen com postagens regulares desde 3.1.2009
.....
http://www.vivalcobaca.org/
mandato 2001.2005 e algumas intervenções dos mandatos anteriores..
***
meus queridos pais
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/03/767919mar201477-hj-tb-e-dia-do-meu.html
***
Ideias para desenvolver:
coop que regenere casas em ruínas
**
a minha vida de 30 anos de Professor de Matemática
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=968810486504659&set=a.108360975882952.6414.100001271511088&type=1&theater
muito subir e descer destas escadas...agora observo do lado oposto, do meu palácio Raul Lino...
*
https://www.facebook.com/centroformacaoae.cfae/photos/a.755320584558261.1073741828.730082723748714/755320574558262/?type=1&theater
PSócrates obrigou-me a estar 42 anos quando o contrato que assinei dizia que aos 36 anos tinha direito à reforma...
A grande vantagem deste tempo escravo é estar sozinho
muitas vezes neste meu palácio
do grande arquitecto Raul Lino...
Nos tempos de menos trabalho dá-me para ler, escrever, ouvir música...
**
uma escola doutro tipo...
Finlândia
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/video-o-inovador-sistema-de-educacao-da-finlandia-por-claudia-wallin-de-helsinque/
**
ver experiência da ESCOLA DA PONTE - Espinho?
https://www.youtube.com/watch?v=-Rl9WfIQpIU
*
21ab2015
http://www.dn.pt/portugal/interior/esta-e-a-escola-portuguesa-que-os-ingleses-copiaram-4522286.html
*
Via Público
Escolas que questionam o sistema e dão a cada aluno o seu tempo
Há escolas que não têm manuais, nem aulas expositivas. Em algumas são os alunos que escolhem o que estudar e quando querem ser avaliados. Noutras, as notas não contam mais do que aprender a conhecer-se e a ser feliz.
**
Estórias do CCCela
recolher o que está no www.cccela.pt
eu e o Zé Cândido naquele semestre de 1973...Com o IST fechado...
*
a excursão de união da sede aos lugares
*
os bancos cedidos pela Câmara de Tarcísio Trindade que acabaram por ficar no CCCela
*
a 5ª sinfonia do António Natividade
*
*
a excursão sem aluguer confirmado...
*
O Presidente José Carreira Gomes Dias
11dez1947
4.ª classe
barbeiro no "Zé do Laço" (actual loja dos 300) R. 16 out, em frente à Loja Camilo
Escola da Marinha mercante
Curso de Hotelaria
Embarcou...Marítimo de 1966 a 1998...Paquete D. Infante D. Henrique...Funchal...Vasco da Gama (paquete Infante D. Henrique restaurado)
Presidente do CCCela desde out1998 até à actualidade (final de 2015)
Responsável da secção de futebol do CCCela em 1977/1979.
2 filhos
marido duma dirigente extraordinária Maria de Lurdes Franquinho
**
Estórias da Cela
*
O mourelo. A Cova da Fonte. O musgo e as heras para os presépios.
*
Os vales com a feijoca. feijão verde, alface...a Picota...o cabaço..
*
a bebedeira de medronhos antes de chegar ao vale havia 1 pinhal...
*
a bilharda, o berlinde, o hóquei, os papagaios, as balizas marcadas com as estruturas de portas do melro e da casa dos avós do Zé Alberto...
*
A gruta de Valdemaias.
Virgílio, Diamantino e José Alberto
*
os seminaristas e a Páscoa...1960?
a paixão de cristo em teatro
*
a casa da quinta da Cova da Fonte onde viveu Álvaro Cunhal
*
os vagabundos..o parré...o saco do parré...
*
Cela inclusiva com os ciganos Esperança (mãe); pai?, Ápio, Orlando e
que se instalaram na zona da Cova da Fonte e que impediram outros de se fixar
*
investigar arquivos da Cela
1956?
o meu pai a discursar na sala de baixo da escola...
as pessoas ouviam-no cá fora...sem aparelhagens sonoras...
as janelas abertas...relógio da torre da igreja...
*
falar com as vizinhas regina, teresa e lurdes
A refundação da banda da Cela...
Mestre Guimarães, o seu feitio difícil, que faz lembrar o actual Prof.Nuno Montez e a moto
Bailaricos na Casa dos adubos...
Velhoses e café das velas
Meu pai com bandolim (que eu destruí em pequenote), Armelim Grilo e o das Bicicletas.
A pressa em que a banda saísse, fez com que se acabasse o processoe strturante de formação de músicos que o Mestre Guimarães iniciou.
Meu pai saíu da direcção da Banda. Mário Cebola da Silva e ...contrataram novo maestro e trouxeram músicos doutras bandas e a banda saíu..com despesas múltiplas e acabou passado pouco tempo...
*
Os primeiros carros
Fordson
meu pai
e do Zé Miguel
*
Os militares da cavalaria que estavam no Mosteiro
vinham muitas vezes a 1 baldio enorme que havia
então a nascente da Actual Rua Manuel Silva Carolino...
Esta tem este traçado desde o tempo deste PCâmara...
A Rua da Estrada para Alcobaça alinhava por diversas casas mais a poente...
1932?
*
Padre Eduardo viveu na Quinta da Cova da Fonte
*
Últimos Regedores
Augusto Gaspar (pai do Amílcar Gaspar)
Francisco Leonardo Eusébio
António Pereira (pai do Zé Aníbal motorista do CCCela)
Carlos Ginja (barbeiro)
Zé Regina
*
Centro Republicano dizem que funcionou na actual casa do Emídio Pereira
*
Memórias da minha infância
Os meus pais tinham o então "Continente" da Cela. Tinham tudo.
Ao domingo antes e depois da saída da missa
roupas, mercearia, sal, carnes, adubos, vinhos
os pacotinhos do colorau e da pimenta
as tulhas com o açucar louro, com o arroz...a medidora do azeite
rádio
luz eléctrica via moinho de vento
Os jogos ao domingo à tarde...Taberna cheia...
O meu atropelamento pela carroça com mula rápida
Os caixeiros viajantes que traziam as notícias de Alcobaça e das Caldas...O Zé Saramago que era 1 comediante...O Apolinário da "João Ferreira da Silva"
Os caldos Knorr
A máquina de fazer camisolas...
Os preservativos que o meu pai diziam que era para feridas nos dedos...
O padre que proibiu e nasceram vários...O João paulo...O filho do zé eusébio nado-morto?
a matança do porco ao sábado de manhã...Abílio Melro...
Os alfaiates ao redor: O Rosca e o João Maranhão...A tia Alice...
O Joaquim Arriaga pai do Zé Cândido
O Mário Chaleiro
A maria cândida soares
O Zé Infante
Os canastreiros...O farfalhote...O gil...
O ferreiro
O sapateiro
Os barbeiros
Os regedores
O mata-bicho
O leite
Os pratos resistentes do Tide ? ou do Omo?
A punheta de bacalhau
O pão com amendoins
O comer do amarelo nos jarros do quintal no meu dia d'anivº dos 5 anos?
Um feijão no nariz
As brutidades do meu irmão Virgílio após ir aos Pupilos do Exército
O nascimento do João Paulo
As criadas...O erotismo na infância...O lavar do chão...
As cenas eróticas com a Graça e com a Adelaide (meus 10 anos...)
O alcatroar da rua direita quando tinha 10 anos...
Comer berbigão cru da carroça que passava quando tinha 8 anos
O livro dos fiados, com letra certinha do meu pai
A lavagem da loja à noite
14 a 15 h de trabalho
As conversas dos meus pais
O amor sexo regular dos meus pais
O não conseguir mexer as mãos e a receita foi dormir...No outro dia já estava bom...
O dormir entre os meus pais
O meu irmão jOão Paulo quase a morrer...O Consultório do Dr. gedeão...
As tonteiras do Luís Gdeão com setas...espetou-me 1 num braço...
O comer batas a saber-me a pêssegos padre hipnotizador...Espectáculos no quintal da casa paroquial
neste dia mundial do chocOLAte 25MAR2015 (amanhã tb é) recordo os chocolates da minha infância, na loja dos meus pais, que era o "continente" d' então... Os Chapéus da Regina...O fura que dava bolinhas para os chocolates da Regina
**
Cela...Terra de Amores proibidos e criminosos
*
Padre Joaquim...(do Gaio)...Viveu no R/c em frente à minha casa...
Compraram-lhe 1 moto...
A Ju (emigrada nos EUA) filha do falecido Joaquim Teotónio viu a Madalena (filha do maestro da banda Oliveira) ao colo do padre Joaquim...
**
Joaquina Cebola e Padre Silvestre
2 filhos
Ela ia tê-los fora
Voltava mais tarde às rotinas da aldeia...
Lembro-me bem dela num cortejo de oferendas para obras na igreja e Casa paroquial...1957???
*
A amante do Presidente da Câmara Manuel Silva Carolino
na Bica
que fez desviar as verbas para a estrada para o Casal da Maceda para melhorar o acesso à Bica
onde ele precisava de ir.
*
pai a violar a filha Lurdes Maurício
1970?
*
O amor de Lurdes Fonseca e Padre Antº do Carmo Vicente...
Carocha...Agosto de 1973,,,Gulbenkian
***
1 reflexão x dia
DEZembro2015
14
8.8.8"
De novo as minhas febres...
fazer primaVERa no OUtono...
O verbalizar
e o triangular:
pensar.abrir.agir...
sonhar.envolver.construir...
unir.binomiar.triangular...
confiar.personalizar.saber...
amar.trabalhar.aprender...
recomeçar.continuar.acabar
4
Acordar bem disposto por estar vivo
Predispor-me para a vida
Descarregar as necessidades na sanita
Tomar contacto com a estupenda água
bebendo-a, por dentro,
e na pele, no banho
Pensar e estar positivo
Subir e descer escadas duplicadamnete
Comer queijinho fresco, pão e café gigante
trabalhar com gosto
viVERDADE e corAGIR com todos
Assobiar frequentemente durante a jornada
Comer maçãs, mirtilos, nozes, tremoços e pinhões
Dançar e cantar no exercício
Gostar das pessoas com que me cruzo e estou
Criar mais e melhores amizades
enfim: trabalhar arduamente para ser feliz!
3
observar a passarada
as andorinhas, os melros, os pintasilgos
ensinam-me a voar
2
Sou pragmático
supeRRealista.
Vejam bem: acredito em milagres!
1
Há quem precise de ir longe para se sentir bem
A mim basta-me o aqui e o agHora
Tudo o mais que aconteCER é óptimo!
noVEM2015
30
Beijar é sempre mais que lábios a tocarem-se
é 1 encontrar d' AMAgos
29
Este tempo
é vermelho
de luta
28
O medo
arrasa
a compreensão
a inteligência
a ação
a atitude
a felicidida
27
Esta verdade
não é para os teus ouvidos
26
A baía está sem ondas
é espelho
silencioso
onde se ouve
o que é inescutável
o que está sem rumo
ou certo do caminho
mas pleno de felicidade nas 2 situAÇÕES
25
VIVER sem medo
VIver cada momento
instante
sem receios
viVER para o profundo do teu
e do meu SER
VIVErr para o estimular dos sentires
Viver o simples
e a luxúria do compósito
Viver o gostar do outro
Viver a diferença
e o que é comum
Viver o que nos basta
e o que nos falta
Viver o que ambos queremos
Viver com quem gosta de nós
como somos
Viver a semear
plantar
regar
o nosso territóRIO
Viver VIVO
18
quanto + me dizem que é impossível
+ vontade tenho de o concretizar!!!
há que estRRelar o dia
inventando
as poções mágicas necessárias!!!
17NOvem2015
Faltam 44 dias para acabar 2015
estamos nas 4h 44' 44"
e nesta febre das capicuas
e de viver o minuto e o segundo
rELEVO: urge + articulAÇÃO!
16noVEM2015
Ser inteligente
usar a palavra certa
e até o silêncio
para evitar brigas
desnecessárias
15noVEM2015
A boa disposição
a alegria sincera
o sorriso bem entranhado mo âmago
é essencial
para converter
a minha vida
e de quem me rodeia
14noVEM2015
o choVER
acALMA-me
faz-me apeTECERrr
13noVEM2015
Urge entender o global
para ir ao pormenor...
Urge ir ao que está próximo
para perceber o (inter)nacional...
12noVEM2015
Gosto de alimentar
o meu âmago
para SER
cooperante
com quem nos rodeia!
11noVEM2015
É bom estar convicto
para poder
envolver
e corAGIR
10noVEM2015
Prefiro debater ideias!
Há quem esteja mais interessado em falar de futebol e de outros eventos!
Mas há pior, os que se entusiasmam a dizer mal de pessoas com quem andam.
Dia 10...10h 00' 01"
9noVEM2015Fazer aconteCER
Fluir no instante
Sorrir com o que se vive
Explodir felicidade no agHora
Dia 9...11..9h...11'...9"
8noVEM2015
Ler 1 livro está a ser dificílimo
Perco-me em cada palavra
no miolo de algumas estou 1 tempo infinito
Devaneio na capicua do segundo
Desvio-me para 1 mar de ideias
Rascunho cada página
Estou completamente perdido para a LEItura
estou intensamente no escreVIVER
Dia 8...11...8h...11'...8"
7noVEM2015
o triangular deste instante:
saber equilibrar a vida
criar ilusões.projectos
sonhar concretos
Dia 7...m11...h7...11'...7"
6noVEM2015
embelezar a vida
abRRaçar o bELO
viver a beleza do SER
interagir com a beleza dos seres que se aproximam de mim
Dia 6...m11...6h...11'...6"
5noVEM2015
A liberdade está sempre a ser conquistada.
Saber usar a palavra certa para ser livre.
Agir em cada etapa com inteligência.
Resolver necessidades é a melhor forma de ser livre.
Dia 5...11M...5h...11'...5"
4noVEM2015
Resumir para ser acutilante.
Repetir a ideia com poucas palavras.
Comunicar pouco de cada vez.
Dia 4...11M...4h...11'...4"
3noVEM2015
Estou +1x
n1 vai vem de ideias
nem tenho tempo de as registar
tal a velocidade com que surgem.
Dia 3...m11...3h...11'..3"
2noVEM2015
Estou no ir ao acaso
partir sem destino
viajar para o desconhecido
caminhar seguro na incerteza
Dia 2...11M....2h...11'....2"
1noVEM2015
dançar a minha dança
rodopiar nos meus passos certos
voar na música que gosto
Dia1...11M...1h...11'...1"
31ouTU2015
a minha linguAGEm
ataca a língua portuguesa
mas é marca pessoal
abRReijinho
abRRação
esTUpendoooooooooo
soRRiso
bdia
bdomingão
bsabadão
agiiiiiiiiiiii
partILHA
d' ALCOBAÇA que vos abRRaça
30OUtu2015
Vou colorir as palavras das minhas conversas
e no corAGIR
também vou pintar as acções
com as 7 cores do arco-íris
29ouTU2015
se me colocar no lugar do outro
compreendo bem melhor a situação
e quase sempre
a vida ao meu redor
fica com outro ar:
respiramos humanidade
e maturidade.
28ouTU2015
tenho desejos
que m' incendeiam todos os dias
e outros que desaparecem
com o fluir do tempo.
27ouTU2015
De x em quando vem-me à ideia
que estou com os pés assentes em magma
incandescente
e que posso arder rapidamente
Noutras x lembro que estou sujeito a que me caia 1 meteoro
ou um resto de 1 avião
e tb posso desaparecer
O mesmo para coisas na terra
ao meu nível
Sem esquecer as forças da natureza
quando se revoltam
Perante tanta circunstância
estou com 1 sorte danada
ao ter tanto ano
tanto diaaaaaaaaaa
uma imensidade de horas
ou medindo os especiais miNUtos
e sem perder de vista
que o tempoooooooo da minha vidaaaaaaa
tem quase infinitos segundos
26OUtu2015
urge articulAÇÃO
ARTE de arTIcular
articuLAR a acção
25OUtu2015
Dar
sempre
o MELhor
do que SEI
e SOU.
24ouTU2015
SER sempre
sensível
no corAGIR
23ouTU2015
SIMplificar o viVERDADE
resPIRAR hARmonia
dos mares de ar puro
ALImentar da naTUreza
expressar em gestos
e atitudes
que dão toneladas de felicidade.
22ouTU2015
Vou existir com toda a genica
Vou deslumbrar com sorrisos
Vou enlear com atitudes
vou viVERDADE
vou despir as mentiras
21ouTU2015
Gosto de desFAZER-me em NUvem
daquelas carregadas de água da chuva
e desaguar na BELA BAÍA
20ouTU2015
URGE CONTINUAR A TER MISTÉrios
urge ter bELAS viAGEns
urge apreciar bELOS nasCER-DE-SOL E DE LUA
19OUtu2015
HÁ INSTANTES QUE SÃO Eternos
18ouTU2015
conquistar
num teRRItóRIO
de bem-me-queres
é muito + natural
17ouTU2015
estou a coRRer
desde as 7h7'7"
num passo
suAVE
O que é natural para mim
tens de aceitar.
13ouTU2015
Urge apalpar o âmago
12ouTU2015
Urge acabar com mais impossíveis
11ouTU2015
Urge doçuras
em mares de ternuras
10OUtu2015
É fascinante
olhar longe e atirar-me ao longínquo
ao difícil d' atingir
depois
olhar o perto que está tão próximo
e tão distante
Depois ver o que não se vê
os milhões de neutrinos
que afinal têm massa
e não os conseguimos apalpar
A realidade está cada x + invisível
e
O invisível está cada x+ sólido!
9ouTU2015
Estou muita x
n1 louCURA
8ouTU2015
bELAS suavidades
no falar
e no silenciar
7ouTU2015
6ouTUbro 2015
O essencial está no SENTIR e no SER
mas também no ternurar
no desejar
no nu
no sexo
no amor.
D6 h6 6' 6"
5ouTU2015
urge + e + tentAÇÕES
4ouTU2015
URGE DIverSÃO
PARA RESISTir
3ouTU2015
CUSTA-ME
compreender
como reina
tanta injustiça
2OUtu2015
progresso?
É facto que imenso
mas quando vimos fome
guerra
xenofobia
sinais de fascismo
ficamos com dúvidas!
1OUtu2015
Estar
e SER
o máximo
no mínimo tempo
qu' estou contigo!
*
frases piquinininas seTEM2015
30seTEM2015
palavra (com) caminho
palavra (com) projecto
palavra( com) intenção
29seTEM2015
fantasias em MIM
no jardim
com cheiro a jasmim
tocando bandolim
28seTEM2015
à volta do bizarro
do feels weird
27SEtem2015
O sol chega ao meu corpo
à minha pele
depois de percorrer milhões de anos
desde o sol a mim!
26SEtem2015
a semente duma árvore gigantesca
é do tamanho da semente de 1 pequeno arbusto
25SEtem2015
Os estupendos
e novos
NEUTRINOS
os tais
qu estão em td o lado
desde nós,
próximos de nós
até aos confins cósmicos
24SEtem2015
Confiança
é igual a vidro
quebrou
não tem volta
23SEtem2015
Só eu sei como estou
Estou a esconder na saúde
no trabalho
no amor
Estou no declínio da minha vida!
22seTEMbro2015
First deserve then desire.
mereCER
e depois
deSEJAr
6.55.6"
3seTEM2015
A vida pode ser
1 mar de emoAções
2seTEM2015
urge deMORAR
na pessoa
que está próxima
1seTEM2015
urge coloRIR o instante
**
frases piquinininas
aGOSTO 2015
Ser coerente
Opinar convicto
Manter os princípios
Perder forças com a velhice
Enraizar o que vivo em cada instante.
D7 h7 7' 7"
***
Urge ter memória
mas principalmente
é fundamental dar presentes
ao presente ao agHora
viver o instante
D6 h6 6' 6"
***
foi Tanto o que aprendi
e no enTANTO
há tanto, ainda, para saber!
D5.9h55'55"
***
omitir é mentir:
OmeIntir
ou
OmIentir
D4 . 4h4'4" da tARDE
***
O meu PAI
foi 1 homem
SEReno
D3. 3h3' 3" da madrugada
(após 3h de dança popularucha em SALir... 1 jovem inglesa a expressar-se espantosamente
***
DOMingo
tem DOM
logo a começar
D2.2h2'2"
***
hj é dia da eDUARda
urge alimentar amizades
paixões
amores.
D1.1h1'.1"
***
Esboços de textos a partir de FOTOS
3noVEM2015
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=911795208896262&set=gm.10153801066543969&type=3&theater
vista d'ALCOBAÇA, que vos abRRaça, para o atlântico...n1 arriba de s.MARtinho do porto...asSIM como o nasCER de hj está carregado de nuVENS e a nossa estrELA vai surgindo por instantes...ontem,2noVEM2015, apareceu para se despedir e +1x João Moura estava atentíssimo!!!
3set2015
Margarida Gil posta no face
esta foto de 14fev1978
meu casamento com a Francelina
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10206544223876331&set=a.1262160166112.83819.1592966999&type=1&theater
memória do dia do meu casamento
com a Francelina Amado
qu' espectacular grupo de gente amiga
18aGOSTO2015
*
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1615114318747104&set=pcb.1615115385413664&type=1&theater
águia de asa redonda...pernoita no Cabeço da Mulher, no bárRIO, d'ALCOBAÇA que vos abRRaça...tb por lá pernoitam peneireiros cinzentos...aqui tão perto de mim, na cELA...
17aGOSTO2015
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10203617539313646&set=a.10202931194035443.1073742015.1670949754&type=1&theater
17aGOSTO2015...ao anoiteCER...
cuRIOsidade: perfil.rosto(por baixo do farol) rejuvenesceu..
.s.MARtinho do porto d'ALCOBAÇA que vos abRRaça
*
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10206914146759700&set=a.10206914146639697.1073742001.1458792324&type=1&theater
urge voar
em coSIMbra...
a partIR deste MIRAdouro...
*
14aGOSTO2015
JERO.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10203603098872644&set=a.10202931194035443.1073742015.1670949754&type=1&theater
a BB bELA baÍA...HJ...s.MARtinho do porto...d'ALCOBAÇA que vos abRRaça...urge nAVEgar com vELAs...o velho (na rocha) hj está + sisudo!
*
Adelino P fotogravou Paredes da Vitória
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10153538414124819&set=pcb.10153538418004819&type=1&theater
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10153538413009819&set=pcb.10153538418004819&type=1&theater
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10153538413074819&set=pcb.10153538418004819&type=1&theater
paREDES da VITÓRIA....SUNSET...LEÃO...o caudal constante da ribeira...
9aGOSTO2015
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10206522537773641&set=a.1081356805590.12781.1576428905&type=1&theater
que bELAS féRIAS com as minhas queridas esTUpendas filhas...(a babaiiiii estava com BEM-me queres e a Irinaaaaaaa estava com alto astral...)...até já...e que seja em bRÊVE...a babaiiiiiiii preparou o automático da máquina...
14junho2015
https://www.facebook.com/ALuaVoa/photos/a.746664422115633.1073741827.746659858782756/759042537544488/?type=1&theater
conQUIStar num territó RIO DE BEM-me-queres é muito + fácil!!!
13junho2015
https://www.facebook.com/ALuaVoa/photos/a.746679182114157.1073741828.746659858782756/792202630895145/?type=1&theater
urge corAGIR e rePARAR até no que não se vê: no SER E no SENTIR
30abril2015
Gosto de detalhes simples
Gosto de coincidir contigo
Gosto que m' interrompas
e me leves a fazer o que queres
Gosto das tuas surpresas
Gosto dos nosso inTERvalos
Gosto de ti como és
Gosto do teu mar imperfeito
*
Aprendi a gerir o teu silêncio
Fico, então, na música das águas
ou na intensidade
de apreciar a natureza:
a proximidade das andorinhas na minha varanda
o chilrear que está no quintal
e até
nos sons extraordinários
daquel' impressionante
comboio
de formigas
*
Consigo, como vês,
preencher a tua ausência
com o mundo infinito
que me rodeia
*
Porque gosto de me descobrir
enriquecer
para quando voltares
te poder dar + e +
29abril2015
Sou 1 bailarino
que não gosta de repetir danças
estou sempre a inovar
Gosto de dançar com o vento
de movimentar-me na MAResia
Prefiro gesticular
com a música
que me aborda
Ando no buscar
expressões corporais novas
para alcançar prazeres novos
Gosto de criar sensações belas
harmoniosas
mentais e com o corpo todo
Gosto de dançar vibrando em afectos
ritmo, ternura e êxtase.
28abril2015
Cavalgo nas minhas emoAções
Fervilho ideias e projectos
num ritmo de mar bravíssimo
com ondas fortíssimas
contra a apatia generalizada
Pareço louco
d' alegria
perante cada pensamento
que desagua na foz
plena de soRRisos
27abril2015
Tenho direito
e dever
de sonhar.envolver.construir
Tenho direito
e dever
de construir cenários
deliciosos
para nós 2
indo ao pormenor dos adereços, da coreografia, das roupas, das luzes
mas
principalmente
na bela tarefa
de colocAR-TE
brilho
nos teus olhos
26abril2015
Gosto de desafios remendos
em horas e dias difíceis
São momentos que me transformam
e me revelam que ainda estou forte e seguro
capaz, eficaz
em harmonia
com o gesto certo
e a palavra sai adequada
25abril2015
Há pessoas que são infinitas
que não têm fim
São imensas
com tantas qualidades
É 1 prazer
estar com elas
24abril2015
Gosto de vez em quando
de fechar os olhos
sonhar bem acordado
abri-los para o meu infinito
ÂMAgo
então
vejo
consigo ver
luz
no meu caminho
22abril2015
Estou sempre a esCOLHER
caminhos d' amor
com caudais de terNUra
a viVERDADE
a corAGIR
abRReijando
conVIcto
dando + tempo
a cada pessoa
com a certeza de que posso
dar + e +
21abril2015
Qu' estupendo soRRiso
aluado
voador
compreensivo
poÉTICO
Qu' estupendo soRRiso
musicado
dançante
filosófico
Qu' estupendo soRRiso
n1 instante
d' inteira
felicidade
20abril2015
Fiquei ADMIRADO
com a beleza daquela mulher
mas depois fiquei FASCINADO
quando viVERDÁMOS os 2
*
Estou em plena natureza
viva a minha humanidade
sózinho
interagindo
com o mar
com o horizonte longínquo
fico estupefacto com as flores dunares
ou as curvas que o rio faz na areia
na margem
e asSIM
aqui
espero por ti
e sei que 1 dia
compensarmos
este estar só
SÃO ESTES CAMINHOS SOLITÁRIOS
QUE 1 DIA
FICARÃO PLENOS DE TI
19abril2015
Aquela mulher
fez-me pulsar
diferente
INCENDIOU-ME
Até m' assustei
com o palpitar
tremendo
que senti
DESPERTOU-ME
Arrepiei-me
por dentro
no corAÇÃO
EXPLODIU-ME
Fez-me
mAGIa
tem poderes especiais
ENFEITIÇOU-ME
18abril2015
Fenómenos
marcantes
raros
que fornecem entusiasmo
carregam energias
Instantes que nos dão + vida
que nos fazem constatar:
QUE BOM É VIVER
17abril2015
O passado é muito importante
sou o que sou
pelo que vivi
O presente está cheio
de presentes de vida
d' agHoras fantásticos
e muit' adversidade
para ultrapassar
O amanhã motiva-me
é lá que irei Ser
e é já
daqui a poucochinho
16abril2015
Rodeiam-me muitas pessoas
angustiadas
deprimidas
com muita carga negativa
Bem tento animá-las
dar-lhes alguma energia positiva
É tarefa ciclópica
o medo, o desgosto, o ódio
dominam o meio onde ando
Entretanto vou conseguindo
surfar
neste mar bravo
de pessoas com nós nas suas gargantas
*
William Faulkner garantia
na sua sabedoria
que os sonhos têm o seu tempo de vida
têm perigos
são 2 pistolas com 2 gatilhos
se vivem muito tempo
acabam por ferir alguém
15abril2015
VAMOS:
dançar com o nosso ritmo
sem ninguém a ver-nos
amar vibrando com o nosso SER
e o nosso SENTIR
cantar
sem ninguém a ouvir-nos
viver
o céu no nosso territóRIO
estar
BEM ACOMPANHADOS
DE NÓS MESMOS
PORQUE
CONTIGO
FOI
E SERÁ
1 Belo VIVER
14abril2015
Nascer sem querer
Viver a aprender
Muita espuma, bruma, gota d'agua
se derrete em cada instante
Renovar empenhado
na luta no MUDAR
NO TRASNFORMAR
13abril2015
a TEORIA É IMPORTANTE IR APRENDENDO
e também um pouco de tecno
mas urge
cada x +
HUMANIDADE
nas relAÇÕES HUMANAS
Vou reduzir a ansiedade perante o que me falta
Vou saborear, intensamente, muito bem, o que tenho
e sou
Estou totalmente predisposto
para o acaso
para o agHora
11abril2015
FOTO com 1 portão velho..quintal.sino...no TERRA
*
11D8h11'8"
Esta foto
Porquê?
olhar o detalhe
lembrar portões
e quintais
as campainhas
e os sinos
vou tocar
a rebate
neste dia
**
Traduzir
e por x
prefiro
escreVIVER
na vertical:
" Nada
é
sempre
o mesmo
que eles disseram
que era. "
8.22.8
10abril2015
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=739264819525889&set=a.138086706310373.25971.100003271328034&type=1&comment_id=739379522847752¬if_t=like
urge ondeAGIR ou ond'AGIR ou corAGIR no mar bravo ou na quietude das baías e das lagONDas
9abril2015
Multiplicam-se as perspectivas
de vivências
novas
belas
e intensas
Estou
naqueles dias
tensos
da paixão
do vibrar
de todo o meu ser
tudo me sensibiliza
a palavra
a paisagem
o facto
as fotos que acabei de ver...
Uma delas é
do castELO
que tem 1 ELO
FLORido
com NUVEM
e uma escadaria
que dá acesso
a este limbo
d' andar
MARavILHA
nas nuvens
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10202950446356739&set=a.1029365188983.3914.1670949754&type=1&theater
Foto deste dia
do JERO
8abril2015
exerCER
a vontade
o querer
7abril2015
líRIOS
MAR avilha
6abril
Ter estilo no agHora
Conduzir bem o instante
Brilhar com o carácter
Simplificar a vida
Ser supremo no dar
Agir na simplicidade
ProCURAR virtudes dentro do pecado
Ser SIMples
nomeadamente
em seSIMbra
5abril2015
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10205529107260608&set=a.10205455687225153.1073741825.1639690204&type=1&theater
o meu divino está bem, aqui e ali, no agHora, na terra...o céu e as suas belezas e o inferno tb com as maleitas ...mas há sempre que: corAGIR na renovAÇÃO..
4abril2015
https://www.facebook.com/laco.portugal/photos/a.178133310486.245620.72640225486/10155346487825487/?type=1&theater
Recordar é bom
mas também é perigoso.
A natureza está
essencialmente
no agHora
no instante
no que é simples
onde estamos
e somos
se possível
com toda a atenção
e energia
O que já foi
agHora é
quase nada.
Recordar é escurecer
quase sempre
o presente.
É melhor viver no já.
3abril2015
https://www.facebook.com/laco.portugal/photos/a.178133310486.245620.72640225486/10155330206255487/?type=1&theater proCURO
pretextos
para te PROVOCAR
para te seduzir
*
proCURO
pensar
e amaRRotar
pensamentos e ideias
*
Sou de todos
e todas
com quem vivi
dando +
que recebi
sou o resultado
da natureza
que me tocou
Sou do que vivi
com gosto
e muito +
do que sofri
sempre a corAGIR
e na VIVERdade
que faz doer
sem mentiras
porque destróiem e matam
sem dúvidas e intrigas
que desgastam e torturam
30março2015
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1080060045343897&set=a.104671869549391.10003.100000197344912&type=1&theater
Foto da net
escreVIVER
prazer
dor
SENTIR
e SER
29março2015
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10152659069831602&set=a.10151118718976602.460681.555111601&type=1&theater
Foto de BRUNO RODRIGUES TAXA
*
AMAR
tenho de transbordar amor por todos os poros
para a nova paixão
Gosto de cumplicIDADE
preciso de nova cúmplice
que me ajude a corAGIR
nestes últimos anos de vida
Há 1 permaneCER
a vida é 1 passagem
uns (umas) partem
outros (as) chegam
uns (umas) perdem importância
outros (as) relevam-se
e revelam-se
outros (as) permanecem
para sempre
Dar afecto
estupendo
para poder receber
quando precisar
28março2015
https://www.facebook.com/laco.portugal/photos/a.178133310486.245620.72640225486/10155330204475487/?type=1&theater Urge ter imAGInAÇÃO
estar pacífico
dar infinito amor
fomentar alegria
ser luz para tanta tristeza
particar criACTIVIDADE
impulsionar inspirAÇÃO
promover MILagres
apreciar a beleza da natureza
e depois
NÃO CUSTA NADA
27março2015
leveza rima com beleza
breves rima com rêves
sejamos rima com criAMOs
isso rima com compromisso
somos não rima mas é SER a 2
23março2015
foto imAGInAÇÃO
6menos 6' mais 6"
da tARDE
qu' estupendo poema
acabei de ler
de supetão conjugo:
ondear
florir
dissipar
teimar
pupilar
despir
deslizar
mover
cobrir
enredar
nAVEgar
teimar
pensar
EXISTIR
ondular
6h6"
IMAGINOooooooooo
22mar2015
https://www.facebook.com/brunojanuario.photo/photos/pcb.391789544337025/391788621003784/?type=1&theater
+1 bELA fotogravAÇÃO DO BRUNO JANUÁRIO
20h2' 22" dia mundial da ÁGUA!!! ali, nas paREDES da VITÓRIA d'ALCOBAÇA que vos abRRaça...O leão das Paredes esteve acariciado, com as ondas, plenas de violência, d'extraordinária energia, nesta maré, d'equinócio, com eclipse parcial do sol...O castelo (como tb lhe chamam) está visivilmente abalado, na estrutura física, com tanta e continuada carícia, d'abRReijinhos, em todo o seu SER... Mas o seu âmago, transborda, de força acumulada, de belas estórias de luta e prazer ímpar...As sucessivas ondas, transformam-se, em ternura, em espuma branca, a refrescá-lo, entranhando-se em todas as mil entradas, dos seus poros, da sua pele...O dia era um dia claro, límpido, com um azul fantástico...Passou a superior marÉ e ali está, a quietude, necessária, para a VIVERdade, d'estar bem consigo, para estar bem com os outros...Até quando o podemos ver, asSIM, valente, destemido e deliciado?...
21março2015
urge SIMplificar
é fundamental DESLUMBRAR
e possuIR
19mar2015
https://www.facebook.com/bomdiaalcobaca/photos/a.296396247237395.1073741828.296377900572563/354234841453535/?type=1&theater
FOTO DO JERO.16.3.2015
Apanhou-me
ao virar duma esquina
com 1 pé no ar
com 1 saco amarELO
*
Eu sou asSIM:
amo e estimo belas amizades
trabalho e luto pelos direitos
aprendo às pitadinhas
quero estar bem comigo
para poder estar bem com os outros
preciso de tempo para mim
no meu canto, na minha velha casa
pondero antes de agir
e vou para a acção como um louco
custa-me muito dizer não
mas tem que ser
muitas vezes
sonho, envolvo, construo
escolho e aponto prioridades
será este inTERvalo
que hoje e amanhã
produzirá essa prioridade?
18mar2015
https://www.facebook.com/scienze.fanpage/photos/a.271267979647104.59937.191402287633674/742679039172660/?type=1&theater
O que para muitos é árvore a abater.
Para outros é o respeitar habitats
extraordinários
para Mochos
para espécies que habitam
nos troncos podres
e que dão graça
por exemplo
a Alcobaça
17mar2015
https://www.facebook.com/scienze.fanpage/photos/a.271267979647104.59937.191402287633674/742372969203267/?type=1&theater
AMARelo
amarELO
aMARelo
luz ao fundo do caminho AMARelo
foto que faz lembrar
palavras:
reciprocidade
cumplicidade
astúcia
exploratório
16mar2015
AQUI ESTÃO 3 textos
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2015/03/973416mar2015722-14mar2015sao-martinho.html
***
15mar2015
3Fotos 14.3.2015 de Bruno Januário...Baía de São Martinho do Porto
https://www.facebook.com/brunojanuario.photo/photos/pcb.389443191238327/389443127905000/?type=1&theater
*
***
gaivotinhas
para animar o final do dia
acompanho o seu voo
aprecio a onda enorme
gosto de as ver caminhar
mais uma bela cena
d' encher o âmago
um pequeno instante
de pausa
antes de partir
para tiiiiiiiiiii
desejoso de tiiiiiiii
sabedor dos teus defeitos
mas as tuas qualidades
superam
e me fixam em tiiiiiiiiiii
***
14março2015
https://www.facebook.com/scienze.fanpage/photos/a.271267979647104.59937.191402287633674/742372965869934/?type=1&theater
ao virar da esquina
em plena caminhada
dei com esta visão
fiquei alarmado
com tanta beleza
gritei
1 viva à natureza
ao poder ver
ao ter a posse de cheirar
tanta beleza
deste o tapete de folhas
às tonalidades do colorido
vivaaaaaaaaaaaaaaa
que sortudo sou!
13março 2015
https://www.facebook.com/scienze.fanpage/photos/a.271267979647104.59937.191402287633674/742372229203341/?type=1&theater
Se a galáxia de Andrómeda fosse mais brilhante,
era o que veríamos em nossos céus.
*
O maravilhoso da ciência
Cientistas, estudiosos
que nos demonstram
o belo
do infinito
e pintam o céu
de galáxias
aproximam-nas
ajudam a nossa
imAGIn AÇÃO
11mar2015
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2015/03/971812mar20151010-mosteiro-de-alcobaca.html
FOTO DO JOSÉ EDUARDO OLIVEIRA
esta foto
tem património ímpar
numa perspectiva
invulgar
criativa
mas também me faz lembrar
(...)
***
10 mar2015
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1430830493876795&set=pcb.1430830567210121&type=1&theater
FOTO DA ANA RITA BENTO COELHO
O caminho
direito
da água
que foi cristalina
que foi esgoto
***
6mar2015
https://www.facebook.com/scienze.fanpage/photos/a.271267979647104.59937.191402287633674/742324812541416/?type=1&theater
Estive tão perto...
Moçambique...
Madagáscar e depois
a República de Maurícia...
Por vezes
como na canção
apetece-me morrer
no mar
Quase sempre
sonho que estou a nadar
ou a boiar
num mar calmo
Noutras ocasiões
mergulho numa cascata como a da imagem
e pronto
fico espuma
branquíssima!
5mar2015
https://www.facebook.com/scienze.fanpage/photos/a.271267979647104.59937.191402287633674/742270229213541/?type=1&theater
Quem diria
que estamos a ver
uma banana
ao microscópio:
espantoso!!!
Mas depois recordo
que consigo ver
num micro ponto
do teu corpo
1 paisagem soberba
luxuriante
o espanto
diminui
a ciência
e o meu viver
são estupendos!
2mar2015
https://www.facebook.com/scienze.fanpage/photos/a.271267979647104.59937.191402287633674/742128495894381/?type=1&theater
Esta obra de arte
é neve
ao microscópio!!!
Olhamos para o branco
da neve
e a custo vimos
pormenores
Com a máquina
ampliamos
vamos ao âmago
e
chegamos
ao belo
estrutural
Também na vida
temos de ver
para além
do que é visível
Temos de ir mais longe
1mar2015
https://www.facebook.com/scienze.fanpage/photos/a.271267979647104.59937.191402287633674/741845475922683/?type=1&theater
Espantoso
1 besouro do Japão
com a ampliação
parece um samurai
o quadro é colorido
e faz-nos
admirar
a bela natureza que vemos
e que a ciência
nos pode
revelar
ainda mais
colorida
e fantástica
27fev2015
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10205402583737599&set=a.1181415429102.28176.1639690204&type=1&theater¬if_t=photo_reply
apeTECE-me ir andar de balão x aí!!
vou aprender a voar, depois compro ou alugo e vamos!!!
25fev2015
https://www.facebook.com/349094905211303/photos/a.349115855209208.1073741828.349094905211303/752084644912325/?type=1&theater
efémero
viver o instante
as borboletas vivem pouco tempo
o óptimo é sempre curto
22fev2015
https://www.facebook.com/349094905211303/photos/a.349115855209208.1073741828.349094905211303/750405571746899/?type=1&theater
Recordei 1 dia
22 anos
agosto 1973
nu
deliciei-me
na erva
com gotículas
d' orvalho
no pomar
junto às 2 macieiras
de maçã banana
qu' esplêndida manhã
21fev2015
Fotografia de Carlos Rema
https://www.facebook.com/349094905211303/photos/a.349115855209208.1073741828.349094905211303/749868215133968/?type=1&theater
é aqui
que irei marcar
1 bELO ENCONTRO
14fev2015
https://www.facebook.com/scienze.fanpage/photos/a.271267979647104.59937.191402287633674/741753365931894/?type=1&theater
A força da iluminação pública!
12fev2015
Imagem - © Ümmü Nisan Kandilcioğlu
https://www.facebook.com/559343457434706/photos/a.559507790751606.1073741828.559343457434706/814921591876890/?type=1&theater
sorri
mergulhei
na infância
electricidade frágil
candeeiros a petróleo
estavam sempre a jeito
nas trovoadas
tenho que restaurar
mas vou pintá-lo
de vermelho
luminoso
11fev2015
© Auguste Rodin - Escultura
https://www.facebook.com/559343457434706/photos/a.559507790751606.1073741828.559343457434706/814258741943175/?type=1&theater
pensar
animar
corAGIR
RECORDO
exposição de Rodin
na Gulbenkian
cruzar olhares
de quem frui belas exposições
a arte eleva-nos
a arte faz-nos apaixonar
com beleza
8fev2015
© Mary Koski - Imagem
https://www.facebook.com/559343457434706/photos/a.559507790751606.1073741828.559343457434706/808000652568984/?type=1&theater
como é bom
soprar abRReijinhos
para quem gostamos
ao longe
com sorrisos
olhares
cruzados
de satisfação
um dia
temos
que os sentir
na proximidade
das peles
6fev2015
© Francesco Romoli - Imagem
https://www.facebook.com/559343457434706/photos/a.559507790751606.1073741828.559343457434706/803932232975826/?type=1&theater
olhei para o amanheCER
e da serra
via pedregulhos
enormes
levantarem voo
em pára quedas
que o vento fazia subir
em vez de descer
alguns eram quase
esferas
de repente
essa chuva
de volumes
voavam
para a minha casa
para a Cela
o que valeu
com certeza
foi ter acordado
ou talvez não
no sonho
sou poderoso
suficiente
para dominar o perigo
e transformá-lo
num belo jogo
3fev2015
© Roman Shatsky - Imagem
https://www.facebook.com/559343457434706/photos/a.559507790751606.1073741828.559343457434706/796448227057560/?type=1&theater
urge humanizar as árvores
urge enraizar os humanos
1fev2015
© Gusti Yogiswara - Imagem
https://www.facebook.com/559343457434706/photos/a.559507790751606.1073741828.559343457434706/784494161586300/?type=1&theater
ando numa fase
estranhíssima
ao ler um livro
perco-me numa palavra
numa linha de texto
ou num parágrafo
depois vejo o livro
transformar-se
e parto para escreVIVER
o meu livro
o meu texto
a minha palavra
é a febre
do miolo
das palavras
mas tb é
1 estado soberbo
de dilatar a mente
a cabeça cresce
desmesuradamente
e ali estou
completamente
a explodir
ideiais
para agir
1 dia
quando tiver
a nova cúmplice
dos meus devaneios
6jan2015
há imAGEns que nos espantam...
fazem parar um pouco...
o buliço diminui...
e olhar o infinito faz mbem à saúde..
Foi o final do dia em São Martinho do Porto e Nazaré...
6jan2015...
(foto by Manuel Pinto)
1jan2015
O CCCela d' ALCOBAÇA que vos abRRaça tem 1 moinho a funcionar!
reparem que além das velas, do mastro, dos ...
tem um extraordináRIO cataVENTO
e o céu por x é espantosamente azul...
gRRacias JERO!!!
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10202416647172093&set=a.1029365188983.3914.1670949754&type=1&theater
***
29dez2014
O meu balanço de 2014:
O melhor:
As minhas filhas MARavILHAS continuam num crescendo fantástico.
*
via 2 fotos do primo.sobrinho João
As mães delas são das melhores amigas que tenho.
Tratamos tudo com imensa cordialidade.
Conseguimos o que muitos não conseguem!
Há tantos casos de famílias separadas e que passam a ter ódios onde houve amor.
*
escreVIVI...ContiNUo o meu MIolo das paLAVRAS...
E outras febres
para os meus 66 anos
6 dias 6h
6' e 6":
24abril2016
2+4...4+2...01x6
6h6'6"
*
Li intensamente...Rascunhei ainda mais os livros que li...
Foi 1 ano recorde de lançamento de livros...
Só neste mês: Maria Elisa Ribeiro, Sofia Quaresma, Óscar Santos e Marta Luís.
*
Vi belos filmes...O Hobbit com as minhas 2 filhas no dia de Natal...
*
Vivi intensamente uma amizade colorida...
*
Cheguei aos 63 anos.Com razoável saúde.Careca.Emagreci 21kg durante este ano.Estou nos 96kg!
*
O governo psd.cds lixou a vida de muitos, que trabalham e empreendem, para alimentar e servir o capital e os agiotas.
Senti a crise de tantos e tantas...
Fui explorado como nunca fui. 8h. 4 dias. IRS brutal. IMI brutal.
Corte de salário!!!
*
Fiz belas viagens no país e fiz o meu 1º cruzeiro a países.cidades que não imaginaria ir...São Petersburgo, Helsínquia, Talin, Warnemunde, Estocolmo e Copenhaga...Em dias que estavam com uma temperatura recorde à volta dos 30 graus centígrados...
*
Belos momentos pessoais e pessoalíssimas aventuras.
*
Este blogue unir alcobaça tem tido muita visita...Quando a maior parte dos blogues acabaram...
Inovei com o diamês para as minhas efemérides...Desde 23julho estou a construir a minha base de dados das minhas efemérides em cada dia...
Alarguei para o registo pessoal de escritor, músico, talento, escultor, pintor,atleta...
*
Tenho mantido 5 mil amigos no facebook...Procuro estar menos tempo neste espaço porque o mais importante é sempre ao vivooooooo!
Há uma série de tentações que tenho resistido: instagram e Twitter...
*
O "meu" CCCela continua a crescer espantosamente. Este ano é o ano do autocarro de 28 lugares e o lançar de outro DESAFIO: cuidados continuados!!!
*
Na política descansei muito com a Vanda Marques como vereadora, embora a tenha substituído mais vezes do que esperaria.
Continuei fazendo o que posso na Concelhia do PCP.
O PCP está com mais soluções no seu discurso. Em Fev2015 faz conferência apurando as soluções da nossa governação!!!
Saí da DORLEI.
Continuo activo nas reuniões da CDU, mas é bom ver os eleitos a intervirem nos jantares da CDU.
O trabalho ideológico é essencial com mais lúdico.
*
Frases novas de 2014:
para o anivº delas:
paraBÉNS…bela festa d’anivº… proCURA sonhar de dia...abRRaçar...corAGIR...viVERDADE…vivABRILiberdade...aquel'abRReijinhooooooo
*
deles:
paraBÉNS…bela festa d’anivº… proCURA sonhar de dia...abRRaçar...corAGIR...viVERDADE…vivABRILiberdade...aquel'abRRação
*
Qu' estupendo soRRiso
*
Qu' estupenda colecção de soRRisos
*
Continuo com o desejo de concretizar 2 grandes projectos na Cela...No ensino e no restaurar de edifícios.
*
A LUTA CONTINUA COM TODA A GENICA!
Vivo convicto nas causas e nos princípios
atento às necessidades pessoais e colectivas
armado do saber e inteligência na busca de soluções
lúcido mas certo das incertezas
que se avizinham
no an'OVO
2015
que RENovO...reNOVO...renOVO
que me comOVO
d' esperança e sonho
d' amizade e d' amor
d' amanhã bem construído!!!
*
FF's
Festas Felizes
boas saídas e belas entradas
Haja saúde!!!
***
15dez2014
Some of us, live in Immagination...
GESTOS SUPERBRAVÍSSIMOS
https://www.facebook.com/XXL/photos/a.407937280618.207612.219443505618/10152896043655619/?type=1&theater
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1407384472886437&set=a.1378592705765614.1073741828.100008446928071&type=1&theater
2fotos fantásticas de Zé Pinto!
Há ondas gigantescashttps://www.facebook.com/photo.php?fbid=1407384472886437&set=a.1378592705765614.1073741828.100008446928071&type=1&theater
2fotos fantásticas de Zé Pinto!
sucessivas
claras
nestes dias bELOs
de quietudes
mas
de GESTOS bravíssimos
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10204901320720307&set=a.1554816397863.2072458.1458792324&type=1&theater
Há casas em ruínas
abraçadas de verde ESPERAnçoso
que me fazem
recordar
e imAGInar
GESTOS
concretos...
Há por aí
GESTOS
bem combinados
belos jogos
de palavras
com trocadilhos
contraditóRIOS
Mas
sem dúVIDA
o qu' interESSA
é o GESTO
ser belo
e as atiTUdes
aconteCERem
Há palavras
que cantam
e suscitam
GESTOS
acções
absolutamente
necessárias
12d12m12h12'12"
**
Foto de Pedro Miranda
5dez
6.33.6"
nazarÉ
há ondas
podeROSAS
com caVERnas
plenas de mistéRIOS
**
Foto by "Paredes Surf"
23nov2014
mar e ribeira
esculpem
diferentes
obras de arte
em cada maré
concentração de gaivotas
no derreter
no prazer
do dissolver
do doce com o salgado
**
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1384517378506480&set=a.1378585582432993.1073741826.100008446928071&type=1&theater
Foto de Zé Pinto
paREDES da VITÓRIA
Fixei-me nesta fotogravAÇÃO
A natureza na sua beleza ímpar
As formas e a forma contrastante de água, céu e terra
A cor empolgante
As ondas suaves e sucessivas
A ribeira de caudal permanente com gaivotas
O encontro do doce e do salgado
O leão que aprecia
O silêncio
A liberdade
11.11.11"
dia 8.11.
2014
***
frases "de eu"
MARÇO2015
6
9h9'9"
urge DINAmizar
a vida dos 2
ligar a beleza
que cada 1 tem
com o unir corAÇÕES
6h6'6"
abnegação
tem NEGA e AÇÃO
prefiro abnegAÇÃO
5
5h5'5"
sonhei contigoooooooo
acordei entrelaçado
num abRRaço
espantoso
e beijos MARavILHA
3
sorrio
estou entusiasmado
já estava na hora
de partir
para outra
**
FEVEREIRO 2015
26
Gosto de t'ondular
percorrer os teus picos
e os teus vales
contar o teu trigo
entrar e sair
infinitas vezes
da tua baía
que m'abRRaça
sempre
duma forma diversa
empolgante
25
permanecer
permaneCER
constante no SER
e no SENTIR
24
0h0'0"
Faz muito bem
reescreVIVER
nas nossas
peles
23
mergulhar na infância
e aprender com ela
22
abrir janelas e portas
para o viver
intenso
no conversar colorido
ou no silêncio
harmonioso
do vento a fustigar
as flores
21
ficar impressionado
+1x com:
o aluar
o cintilar das estrelas
o dançar das constelações.
Gosto do simples
do natural
ao ponto
de ficar estaRRecido
a olhar
simplesmente
o céu
limpíssimooooo
num esplenDOR
20
ouvi
vozes
do céu
do infinito
que estava
aqui
na minha auréola
Não posso provar
Quem me acreditará?
19
ser 1
sentir 1
em 2
18
vou
ao teu longínquo
levo harmonia
inspiração
ternura
desejo
17
a tua voz
ficou aqui
quando acordei
e sonhava contigo
16
a passarada
espalha
melodias
15
urge ouvir
palavras
clamadas com energia
a empolgar
a dar alegria
14
A sucessão dos segundos
na febre dos minutos
e o tocar das horas
em capicua
misturam-se com
a minha natureza
em crepúsculos
em amanheCERes
a golpe de ventania
atacado pela chuva
que é boRRaça
13
ontem
fui viver
com notícias
a rasgar
o âmago
e +1x
consegui
proCURAR
energias
para remendar
o meu históRICO
10
proCURO
a pontualidade
em cada encontro
acerto ao minuto
onde vamos viver a 2
onde ambos vamos
construir
felicidade
a ambos
7
beber
das folhas
as gotículas d' orvalho
5
Cada um tem as suas especificidades.
Cada instante é d'aproveitar e valorizar.
É o nosso históRICO!
CADA MOMENTO
cada dia
cada hora
cada minuto
cada segundo
é 1 PRESENTE
NO PRESENTE
A COLORIR
O VIVER
2
Sabe tão bem
uma provocAÇÃO
1 desaFIO
1 séRIO correr de RISCO
a aRRiscar
a RASGAR para o desconhecido
a revirar do avesso
a intensificar de vida o que é tédio
agir
e contraditar o tédio
1
**
JANEIRO 2015
31
vou ter em conta
teRRas especiais
para visitar
ALCO(chete+baça)
30
vou ter em conta
teRRas especiais
para visitar
SEIxal
29
vou ter em conta
teRRas especiais
para visitar
ALMAda
28
vou ter em conta
teRRas especiais
para visitar
costa da capaRICA
27
vou ter em conta
teRRas especiais
para visitar
alcobaça que vos abRRaça
26
vou ter em conta
teRRas especiais
para visitar
SINtra
25
vou ter em conta
teRRas especiais
para visitar
aveIRo
24
24.24.24"
0.0.0"
vou ter em conta
teRRas especiais
para visitar
éVORA
corTIça
23
23.23.23"
vou ter em conta
teRRas especiais
para visitar:
paVIA
22
22.22.22"
vou ter em conta
teRRas especiais
para visitar
seSIMbra
21
21.21.21"
paCIÊNCIA
é essencial
é maturIDADE
e dá feliCIDADE.
20
20.20.20"
SOLidão
está plena
de iluminAÇÃO
18
11.22.11'
urge respirar
silêncios
com bELOs sussurros
no perMEIO
d'ÂMAgo
urge imprimir
significACTIVAmente!
17
escreVIVER
a SENTIR
proCURAR
simplesmente
o sublime
o espantoso
o estupendo
a crescer
a existir a cada segundo
16
Seduzir
com inteligência
com ousadia
com ternura
com mistério
com magia
em exclusividade
14
Ser leve
pássaro
no agir
em liberdade
7
7h7'7"
seguindo a tua bELA sugestão
v'OUsar + e +
4
12.21.12"
dar e trabalhar para satisfação de interesses colectivos é o melhor para ser feliz!
4h4'4"
urge corAGIR aplicando a inteligência às necessidades colectivas e pessoais...
3
3h3'3"
para chegar à simpliCIDADE é preciso saber triangular em harmonia
o amor (com belas amizades), o trabalhar (com direitos) e o ir aprender sempre + e + ... e depois aplicar com inteligência...
1
3h3'3"
hj é o teu dia...boa festança...urge triangular no harmonizar: amar (e ter belas amizades), trabalhar (com direitos) e saber +e +... e aplicar com inteligência...aquel' abRR eijinhooooo
2h2'2"
qu' estupendo soRRiso d'a'NOVO
1h1'1"
Depois da festança
do bELO convívio
estou só
no 1º dia do ano
em casa
mas na companhia
da convicção
d' esperança
d' encontrar outra mulher
à minha medida
e que eu seja
o que ela deseja
*
MEIO DIA
55' 55" da tarde do 1º de 2015
passei x aqui
e conjuguei:
escreVIVER
nas peles
ao meio dia
desejar
confluir
encontrar
levantar
escolher:
bELO a'NOVO
dezembro 2014
30
9.9.9"
Cada momento
é único
é específico
daí dar força ao segundo
sentir o minuto
nas 24h do dia
29
17.17.17"
O meu balanço de 2014:
O melhor:
As minhas filhas MARavILHAS continuam num crescendo fantástico.
*
via 2 fotos do primo.sobrinho João
As mães delas são das melhores amigas que tenho.
Tratamos tudo com imensa cordialidade.
Conseguimos o que muitos não conseguem!
Há tantos casos de famílias separadas e que passam a ter ódios onde houve amor.
*
escreVIVI...ContiNUo o meu MIolo das paLAVRAS...
E outras febres
para os meus 66 anos
6 dias 6h
6' e 6":
24abril2016
2+4...4+2...01x6
6h6'6"
*
Li intensamente...Rascunhei ainda mais os livros que li...
Foi 1 ano recorde de lançamento de livros...
Só neste mês: Maria Elisa Ribeiro, Sofia Quaresma, Óscar Santos e Marta Luís.
*
Vi belos filmes...O Hobbit com as minhas 2 filhas no dia de Natal...
*
Vivi intensamente uma amizade colorida...
*
Cheguei aos 63 anos.Com razoável saúde.Careca.Emagreci 21kg durante este ano.Estou nos 96kg!
*
O governo psd.cds lixou a vida de muitos, que trabalham e empreendem, para alimentar e servir o capital e os agiotas.
Senti a crise de tantos e tantas...
Fui explorado como nunca fui. 8h. 4 dias. IRS brutal. IMI brutal.
Corte de salário!!!
*
Fiz belas viagens no país e fiz o meu 1º cruzeiro a países.cidades que não imaginaria ir...São Petersburgo, Helsínquia, Talin, Warnemunde, Estocolmo e Copenhaga...Em dias que estavam com uma temperatura recorde à volta dos 30 graus centígrados...
*
Belos momentos pessoais e pessoalíssimas aventuras.
*
Este blogue unir alcobaça tem tido muita visita...Quando a maior parte dos blogues acabaram...
Inovei com o diamês para as minhas efemérides...Desde 23julho estou a construir a minha base de dados das minhas efemérides em cada dia...
Alarguei para o registo pessoal de escritor, músico, talento, escultor, pintor,atleta...
*
Tenho mantido 5 mil amigos no facebook...Procuro estar menos tempo neste espaço porque o mais importante é sempre ao vivooooooo!
Há uma série de tentações que tenho resistido: instagram e Twitter...
*
O "meu" CCCela continua a crescer espantosamente. Este ano é o ano do autocarro de 28 lugares e o lançar de outro DESAFIO: cuidados continuados!!!
*
Na política descansei muito com a Vanda Marques como vereadora, embora a tenha substituído mais vezes do que esperaria.
Continuei fazendo o que posso na Concelhia do PCP.
O PCP está com mais soluções no seu discurso. Em Fev2015 faz conferência apurando as soluções da nossa governação!!!
Saí da DORLEI.
Continuo activo nas reuniões da CDU, mas é bom ver os eleitos a intervirem nos jantares da CDU.
O trabalho ideológico é essencial com mais lúdico.
*
Frases novas de 2014:
para o anivº delas:
paraBÉNS…bela festa d’anivº… proCURA sonhar de dia...abRRaçar...corAGIR...viVERDADE…vivABRILiberdade...aquel'abRReijinhooooooo
*
deles:
paraBÉNS…bela festa d’anivº… proCURA sonhar de dia...abRRaçar...corAGIR...viVERDADE…vivABRILiberdade...aquel'abRRação
*
Qu' estupendo soRRiso
*
Qu' estupenda colecção de soRRisos
*
Continuo com o desejo de concretizar 2 grandes projectos na Cela...No ensino e no restaurar de edifícios.
*
A LUTA CONTINUA COM TODA A GENICA!
Vivo convicto nas causas e nos princípios
atento às necessidades pessoais e colectivas
armado do saber e inteligência na busca de soluções
lúcido mas certo das incertezas
que se avizinham
no an'OVO
2015
que RENovO...reNOVO...renOVO
que me comOVO
d' esperança e sonho
d' amizade e d' amor
d' amanhã bem construído!!!
*
FF's
Festas Felizes
boas saídas e belas entradas
Haja saúde!!!
28
9.9.9"
Busco pózinhos mágicos
proCURO ventos d'imAGInAÇÃO
27
9.9.9"
SOMOS PROPRIETÁRIOS
DE CADA SEGUNDO
26
9.9.9"
verTIgem
VERtigem
25
9.9.9"
dOLO
DOlo
24
9.9.9"
Quero viver
repleto de soRRisos
a corAGIr
a saber viVERDADE
23
9.9.9"
Caminhar nos bicos de pés
quase a voar
a deixar aromas
gestos
atitudes
nos territóRIOS bELOS
do SER e do SENTIR
22
9h 9' 9"
Vai ser belíssimo
Vai ser bom
e se não for
reprograma-se
+1x
e outra x se for preciso
com a certeza
de que 1 dia
o sonho
concretiza-se!
21
9h 9' 9"
Os sacanas são de baixo nível
frustrados
invejosos
mui infelizes!
8h 8' 8"
Urge ter amanhãs
com inTENSOS
e imensos presentes
segundos imAGInACTIVOS
exigentes
corajosos
20
9h9'9"
Assobiar
é uma forma boa de descontrair
é espantoso
sem pauta
sem sabermos música
a melodia sai natural
é saber inato
que se desenvolve
ouvindo
e assobiando
ouvindo
e assobiando.
8h 8' 8"
Tenho de usar mais metáforas
19
9h 9' 9"
EscreVIVER
desenvolve-se
lendo e escreVENDO
lendo e escreVIVENDO!
8h 8' 8"
Tenho de ser mais sagaz
18
18h 18' 18"
Os caminhos
na sua maioria
são os mesmos
Temos é que saber caminhar
com outra energia
com outro ritmo
e com outra companhia
Confiantes e convictos
sorrindo
bem no âmago!
17
17h17'17"
Há que reCORRER
à nossa inteligência
à nossa sabedoRIA
para resolver
cada desafio
cada obstáculo
da melhor maneira
*
9h 9' 9"
Temos direito a ter belos sonhos!
16
16.16.16"
Esperar
convictamente
Esperançar
com vontade
Ter esperança
de melhores dias
Nunca desistir
perante o difícil
Confiar
sempre
até porque gosto
m'atrai
ser capaz de superar dificuldades
desafios
15
15,15,15"
Foi belíssimooooooo
não vou esquecer
Foi mesmo
d' uma beleza atroz
fantástica
Bem sei:
vai dar saudade
vai dar vontade
de repetir
criativamente
vai dar sorrios
e 1 certo olhar
do profundo
do ÂMAGO
ATÉ
vai dar sensações
esfuziantes
São as vantagens
destes instantes únicos
privilegiados
que estão sempre
vivos
activos
na nossa memória!
14
urge proCURAR a beleza do SER e do SENTIR
13
urge corAGIR em beleza
12
urge juntar a beleza
que há em cada 1
com o corAGIR
4
4.4.4"
proCURO
sempre
conheCER-me!
asSIM
compRReendo
MELhor
os que me rodeiam
e quem me TOCA!
***
3.3.3"
Revolucionar quem está próximo
Ser gentil
Tocar
Elogiar com viVERDADE
sorrir
assobiar
estar atento ao pormenor
Salientar a especificidade
1
1.1.1"
Vivo com a realidade
Sei que podia ser melhor
entretantos
consigo viver
belos momentos
que atenuam
os nada d'especial
e até mesmo os + adversos
novembro 2014
30
11.11.11"
A VANTAGEM DE SER:
paciente
altruista
convicto
esperançoso
fomentador d' amizades
bem disposto
ousado
sorridente
amante
sem preconceitos
bom ouvinte
criador de surpresas
solidário
atento
tranquilo
bom a dormir
e a corAGir com VIVERdade
duplo a sentir com 10 sentidos
harmonizador
justo!
28
13.13.13"
1 perdição
é uma bela festa
27
14.14.14"
Quando todos
conspiram
e tudo
vem em vaga
a favor de nós
a vida acontece
estamos
a surfar
a nossa onda
gigantesca
da harmonia
15.15.15"
É claro
É simples
nota-se
quando tenho esta vontade
imensa
e que perdura
26
11.11.11"
Não tenho medo!
Sou livre!
Gosto dos hotizontes
do céu azul
mas tb do céu cinzento
ou até negro
a ameaçar
toldar muita chuva!
10.10.10"
Voar pleno d'esperança
esperançoso
Assobiar bELOS temas
Ir sem desistir
por aí
à desfilada
8.8.8"
Querer multiplicar instantes felizes
alegres aqui e agHora
Provocar o iluminar
o aquecer d' âmagos
Suscitar belas atitudes
e estupendos gestos
Encontrar o saber
de caminhar
sobre pedras roliças
e escorregadias
Reparar nos cheiros
e aromas naturais
7.7.7"
Embebedar-me
apenas e só
com horizontes
com nasceres
e pôres
de sol
*
6.6.6"
Ter a sensAÇÃO deliciosa
Possuir o SENTIR do bELO
Conceber gestos ternos
Satisfazer-me com poucochinho
Saber ultrapassar as adversidades
Viver no essencial com o que é grátis
Aprofundar com a natureza
25
5.5.5"
Aptrapalhar a acalmia
Acalmar as turbas
Jusitificar a existência
Existir com vida
Viver sem alibis
Agitar a mornidão
Caminhar nas causas
CorAGIR com quem está próximo
SER comigo
e SER contigo
24
7.7.7"
Gosto de carícias
Gosto de abRRaçar
Gosto de surpresas
Gosto de encontros mistério
Gosto de entrar em louCURAS
22
22.22.22"
DA PRÓXIMA VEZ
o nosso momento
é sem uma única palavra
Só é permitido:
pupilar
sussurrar
ternurar
e...
21
12.12.12"
Há instantes
que necessitamos
absolutamente
de tocar
limites
contraditórios
20
20.20.20"
Gosto da tua voz
nova
calma
ritmada
19
19.19.19"
Urge Activar
sensAÇÕES
VISUAIS - coloridas
SONORAS - que cheguem ao âmago
OLFACTIVAS - cheirinhos
TÁCTEIS - qu'empolgam os poros da pele
ternas
apalpáveis
que gerem
torrentes luxuriantes
de delíquios
18
17
17.17.17"
Sei que sou
um homem com muitos defeitos
e que erro muitas vezes
Mas tb sei
que tenho
toneladas de humanidade
em cada defeito
e em cada acto
que erro!
16
16.16.16"
Urge ter tempo
para conjugar:
SER
AGIR
SENTIR
VIVER
CONCRETIZAR
ENCONTRAR
ATRAIR
DESEJAR
LOCOMOVER
APALPAR
INTUIR
ENCANTAR
15
15.15.15"
A minha poesia
é
escrita
na vertical
13
5.5.5" da tARDE
a BOCA NÃO OUVE! Ensurdece!
Os ouvidos não falam! Emudecem!
Os olhos falam
ouvem
prescrutam
brilham
bem de dentro d'âmago
para a proximidade
das auréolas!!
**
4.33.4" da tarde
Não me soa bem
guardar amor no bolso...
Mas a ideia de
espalhar amor,
agrada-me...
Urge corAGIR,
ESPALHAR TERNURAS,
sorrisos,
gestos belos
e estupendas atitudes!
**
3.33.3" da tARDE
Sonhar é ver
a vida
que pode
vir
**
2.2.2" da tARDE
o AMANHÃ
tem de SER
d'agHora
convicto
determinado
e decidido!
**
13.13.13"
Sou maturo
tenho menos sonhos doces
tenho doçura no sofrer
tranquilidade na adversidade
**
Urge silenciar
Não há deveres
o essencial é ter gestos belos
não importa se são mudos ou cantantes
***
Silenciar com saber
à mistura
é
quase sempre
a resposta + eficaz.
12
12.12.12"
Optei
neste tempo de servidão
e d' escandalosa exploração
sei viver
com os resultados
dessas sucessivas opções!
11
11.11.11"
Abro o livro
e muitas vezes
acabo por não o ler
porque paro numa palavra
ou num parágrafo
O escreVIVER
vence a leitura
Fico com maré brava
d'escreVER
Ser
mais
e melhor
com + leituras
mesmo curtas
10
10h10'10"
Sinto e comunico
com toda a energia
sinais d' harmonia
**
Muita vez
é preciso destruir
para renovar!
9
9h9'9"
Tenho uma mente fortíssima
Penso
e consigo
concretizar
quase sempre
**
Estou convicto
e concretizo!
***
Urge criar
ações concretas
reais
urge criar
Factos
com muit' imAGInAÇÃO
8
*
9h9'9"
Há soluções levíssimas
Há soluções enormes, compridas e pesadas
d'elevado custo físico
e de grave esforço mental.
Todas são boas:
Urge RESOLVER!
*
Dia8, 8h,8',8"
Em completa contradição
na escuridão
há 1 clarão
e vou para a acção!!!
6
6h,6',62 da tARDE
Confesso que tive 2 milagres
que me salvaram
e me deixaram viver...
Um posso contar
1 desastre d'automóvel a 181km/h
1mm, 1microsegundo, 1 guinadinha e já era...
O outro será sempre segredo
outubro 2014
31
reNASCER
renasCER
pleno de sonhos
numa quietude
quieATITUDE
frenÉTICA
reCOLHI
energIAS
para terNUrar
TERNAmente
e por instantes SÔFREgamente
para os delíqUIos
SIMultâneos
numa viAGEm
aos inFINITOS
longínquos
26
urge corAGIR
libertarmo-nos dos nossos medos
e cooperar no libertar
os outros dos seus medos
23
dia 23,agHORA 23, 23' E 23"
Consegui
hoje
que as flores
cantassem
e assobiassem
comigo
22
DIA 22,22H,22' E 22"
urge atacar
os impossíveis
com golpes
de genialidade
21
21dia, 21h, 21' e 21"
+1 segundo fantásticooooooo
comigo
e sem a COMIGO
nos 29 anos da morte do pai João
19
19.19.19"
proCURO a feliCIDADE
com inteligência
aplicada às necessidades
dos que estão mais próximos
*
O oceano
O mar
O rio
A ribeira
A natureza
estão sempre
em movimento
eu tb!
O meu corAGIR
e a naTUreza
ESTAMOS
sempre
a renascer
a continuar
a morrer
a reNASCER!
18
18.18.18"
quero preENCHER
a tua essência
o teu ÂMAgo
*
Gosto de coINCIDIR
com tu
contigo
17
17.17.17"
escONDErr
bem
ONDE
será
secreto
segredo
15
15.15.15"
Pensar como podemos ser eficazes
no transFORMAR
Como é difícil escolher
o que se pensa
e construir o concluir
numa frase curta
e agir
poÉTICAMENTE
***
há 1 ano
10.35' do dia 15out2013
enlaçar
É tão bom mergulhar em belas memórias: faz-nos bem!
Olhar o dia pleno de cinzento: estou mais próximo de mim!
Reler um belo poema: estou nele há dias!
Ter a imagem da mulher poeta
lindérrima
substantiva
que bem o escreVIVEU
e que o recitou duma forma espantosa:
uma imagem impressiva
plena de força
colorida
como o enlaçar
da sua poesia!
11-11'
1414.14.14"
(A RASGAR PAPELADA...COM GENICA)
apeTECE-me rasgar com o passado
preparar-me para a nova relação
abrir-me para nova pessoa
espero que as minhas ex
continuem felizes
sem precisarem de mim
rasgaRR o passado
agaRRar o presente
a novidade
e construir AMANHÃS
13
DIA 13
HORA 13
MINUTO 13
SEGUNDO
13
Esperar
confiantemente
pela inundAÇÃO
do que urge
lutar
e agir consequentemente
e com rara
eficácia
12
12.12.12"
O essencial não se consegue fotografar
mas perdura
na moldura
da nossa memória
11
11.11.11"
Faz bem imitar
criACTIVAmente
o que é exemplar
Faz bem tentar igualar
e se possível superar
à nossa maneira!
10
10.10.10"
Uma súbita corrente de ar
fez-me abanar
ventania plena de palavras dela
penetrou-me no meu SER
e
fiquei arrasado.
Recompuz-me
criei energias
com base nas que tenho acumuladas
e
com muita ironia
parti para outra!
9
9.9.9"
O significado extraordinário
de algumas vivências
que valem
significam
e são
factos
inesquecíveis
8
8.8.8"
NÃO HÁ DÚVIDA
vou continuar a lutar contra os medos
as injustiças que nos cercam
vou combater a ignorância
minha e dos outros
7
7.7.7"
Entrego-me completamente
enquanto posso e quero.
É o meu corAGIR:
sou asSIM
a viVERDADE
6
6.6.6"
Há palavras duplas
que servem umas vezes para amar
outras vezes para odiar
noutras circunstâncias
noutros tons
felizmente, no meu caso,
muito raramente
5
5.5.5"
há ausências
presentes
há presSENTImentos
ausentes
e há essências
poÉTICAS
4
4.4.4"
urge enCANTAR
a cada instante
onde estamos:
SOMOS!!!
3
3.3.3"
Tonto é quem não almeja
ser feliz
com o que já tem
e já é
Anormal é quem não luta
e aceita os ditames
das más políticas
Completamente
Cego
é quem não tenta resolver
as necessidades
de quem está próximo
e só sabe
e vê
os seus problemas
e as suas carências.
2
2.2.2"
Ao amanheCEr
recordo os últimos sonhos
aCORdo
e vosto-me
para viver
com soRRisos
com viVERDADE
a corAGIR
em abriLIBERDADE
1
1.1.1"
ontem
é saber
é experiência
Hoje
é presente
é acção
AMAnhã
é 1 mar d'esperança
setembro2014
30
Estou com os que lutam
convictamente
em palavras
e atitutes
construtivas
SEMPRE
respondendo
a necessidades colectivas!!!
29
é o agHora
que de súbito
é passado
é o instante
que pode SER
AMAnhã
(meio dia)
*
meio dia
do Dia Mundial do Coração
urge corAGIR
*
o reGATO
lambeu-lhe
os pés
11.40'
*
O REGATO ficou contente
por apalpar
tão belos pés
11.39'
*
as CERejas são quase sempre gostosas...
e beijos a SOLetrarem saudade tb é bELA imAGInAÇÃO...
11.36'
28
Tenho que m' equilibrar
sustentar
acabar com as dificuldades
27
Quero ser feliz
comigo
contigo
bem sei:
é problema meu
para não ser teu
26
Silabar
o âmago
de cada palavra
urge
ir
miolar
palavras
Dizer-te
comigooooooooooo
sussurando
continuando o segredo
Tu nunca saberás
que foste
AxxB
e tb comigoooooo
Sussurro
comigoooooooooo
sentindo
os lábios
a arderem
de desejoooooooooo
21
foto da Susana Duarte
Há dias cinzentos
que são plenos d' ARTE
castELOS
NUvens
e Não vens
roTUndos sinAIS
e SIM ais
ESPERAnças
E DE SONHOS
11.44.11"
(que borboleta enorme
AMARela
voou agHora aqui
na cELA, à minha janELA)
20
Não há vento favorável
daí que tenha de reMAR
contra a coRRente.
11.11.11"
19
Somos uma colecção d'estórias.
Devemos recordar as negativas para agirmos melhor.
Será bom lembrar as boas e bonitas para potenciarmos o presente.
9.9.9"
18
Falo
Escrevo
Actuo em todas as frentes
mas não consigo convencer a maioria
18.18.18"
17
Há muito coleccionar de conhecimentos, de mestrados, de doutoramentos,
mas o que faz falta é trasnformar, mudar, intervir, modificar
as estruturas exploradoras que geram injustiças para 88% da população.
17.17.17"
16
O tempo é imenso quando vivemos intensamente.
16.16.16"
15
Há quem saiba dançar + eu, comigo, compaixão, com harmonia, com entrosamento.
Há quem não saiba!
15.15.15"
14
Saber pintar, saber esculpir
a vida em cada instante
muita vez freneticamente
noutras vezes
numa quietude
infinita.
14.14.14"
13
Mas
afinal
o que é tu
queres
de mim?
13.13.13"
1
Pó
também
é
paLAVRA
1-1-1"
***
agosto2014
31
Terra de encanto
http://fugas.publico.pt/Noticias/338492_tres-pontes-portuguesas-entre-as-mais-belas-da-europa
a ponte é passagem para a outra margem"...3 pontes bELAS...é muita passAGEm para outras MARgens...
***
Mês 8Dia 8 h8 8' 8"
CERejas e CARAcóis em PAIXÃO e AMOR
https://www.facebook.com/SociedadArgentinaDeHorticultura/photos/pcb.566103676832695/566102776832785/?type=1&theater
Sem dúvidas
tenho que agradeCER
ao viVERDADE
ao corAGIR
que me dão uma energia espantosa
para lutar pelas causas
que fazem clarificar o que devo fazer em cada momento:
satisfazer as necessidades colectivas!
É aí que está a razão de viver
ser egoísta
mas agir com o meu saber
com a minha inteligência
no resolver
no encontrar soluções para os que mais precisam
Sem dúvidas,
tenho que agradeCER
à sorte de ter vivido
tanto
tão bom e
e tão belo
Sem dúvidas
tenho que agradeCER
ter os sentidos todos a funcionarem
com intensidade e qualidade.
Ver, ouvir, cheirar, apalpar e saborear
até porque dupliquei os sentidos
com algum intuir, conseguir criar, amar e saber amar
Sem dúvidas
tenho que agradeCER
aos que estiveram próximos
nomeadamente familiares
amigos
a muitos extraordinários colegas de trabalho
aos camaradas do CCCela, do sindicato e do PCP
Sem dúvidas
tenho que agradeCER
ao AMOR
e às que foram minhas íntimas companheiras, camaradas e amigas
e especialmente
ao amor
que fez acontecer natalidade
amor bem vivido
com as mães estupendas
das duas minhas esplêndidas filhas
que são uma beleza
e uma constante fonte de motivação
para o meu viver
Sem dúvidas
tenho que agradeCER
à natureza
e às MARavILHAS
que me rodeiam
e que me enriquecem
a cada instante
Sem dúvidas
tenho que agradeCER
TRABALHAR
aos extraordinários 30 anos de professor
salário mínimo
Sem dúvidas
tenho que agradeCER
à saúde que tenho tido
Sem dúvidas
tenho que agradeCER
chegar a este instante da vida
e SABER o que quero:
continuar nas causas que dediquei td a minha vida
e
partir
com quietude
à proCURA
do amor para o resto do meu viver
**
2.22.2" (da tARDE)
que bom
em simultâneo
ler e ouvir
que bomm
devaneeiiiiiiiiiiiiii
que bommm
senti o cheiro das flores
que bommmm
até ouvi e vi borboletas
que bommmmm
coleccionei no UNIR
NUM CANTINHO QUE TENHO com pitadinhas do teu escreVIVER
mas o bom bom foi que
fiquei com "rosas semeadas nos dedos"
2.33.2"
***
frases "de eu" julho2014
Dia 22
1h
1'
1"
Penso em ti
Sonho contigo
Quero-te aqui
Quero ir ter contigo
sonho connosco
2H
2'
2"
EMBALAR NA TUA ONDA
NO TEU QUERER
MERGULHAR NA TUA CONTRADIÇÃO
JÁ SEI QUE RESULTA
AGIR COM A TUA FILOSOFIA
COM O QUE VAIS DIZENDO
DÁ MUITO PRAZER
E RENASCER
EM CADA INSTANTE
A VALORIZAR
O MOMENTO
SEMPRE
3h
3'
3"
urge + e + HUMANISMO
nas nossas vidas
4h
4'
4"
urge + e + BOM SENSO
a melhor forma
de actuar!
5h
55'
5"
Bdiaaaaaaa
sou muito egoísta
só penso em mim
quero-te
porque gosto de mim
e do que eu faço contigo
para SER
contigo
EU
6
6
6"
colecCIOnar
coleCONAr
que grande lapso!
7
7
7"
tu és a da bELA
linguAGEm
8
8
8"
8h8'8" Vou temperar o dia 22...
em cada agHORA...
com EMOaÇÕES...
pituRRinhas...
bELAS..
.estou +1x no corAGIR
9
9
9"
10h
-10'
-10"
Hoje recomendo-me
claramente
estou empolgado
alegre
capaz de criar
No íntimo
tenho corAÇÃO
e predisPOSIÇÃO
para abRIR
com tudo e com todos
Está claro
é a louCURA!!!
10H
-01'
10"
Estou com imensa
vontade de:
pupilAR-TE
olhAR-TE
terNUrar-te
Dia21
11h
11'
11"
AmAR-TE
em todos os instantes
como se fosse
em cada um
a primeira vez
Quero amAR-TE
sempre
sendo carinhoso
sorridente
cúmplice
conversador
escutador
atento
com emoção
de te querer
de te desejar
Quero amAR-TE
ao partir
já com saudades
e com muita pena de ter de ir
Quero amAR-TE
na chegada
no reencontro
com festa
com gosto
Dia 20
11h
11'
11"
estou comigo
estou com EU
em harmonia
em paz
mesmo que TU não gostes
gosto EU
gosto de estar aqui
no meu canto
com o meu SER
com o meu silêncio
Quando m' analiso
raras vez não m'entendo
Eu sei o que quero
conheço-me
Quero a tua presença
aqui
Sou egoísta
O meu coração pula
só de saber
que vens
a caminho
Como é bom
ver-te
aqui
Estás aqui
mesmo ausente
e longe d'aqui
Defendo-me com o silêncio
e a quietude
Vou atacar o dia
com soRRisos
e assobios
*
10h
10'
10"
Ser feliz é ser ousado
é ser comedido
no intenso arriscar
9h
9'
9"
Sonhar é ter
1 olhar
noAMAnhã
7h
7'
7"
Tá na hora de voltar a seduzir
com imAGInAÇÃO
através das cenas simples
que não custam dinheiro
É o seduzir com liberdade
com a aplicação do saber
e do ser inteligente
Dia19
*
8h
8'
8"
Há poemas bELOs
geométRICOs
Há poemas que me fazem lembrar a ampulheta
do tempo que se esvai
urge harmonizar com o tempo
urge saber VIVER
*
Dia18
11h
11'
11"
O que fizeste?
Nada!
O que vais fazer?
Nada!
Perguntas minhas
e respostas da Babaiiiii
Nada!
Nadar é o que melhor sabes fazer!!!
Nada!!!
É tb o que m'apetece
agora
fazer!
Força no NADA!!!
*
10h
10'
10"
Acabei de ler um poema
bonito sentir
mas mui triste...
*
7h
7'
7"
Prefiro este tom:
AMAnheCER,
contigooooooooooooooooo
será tão bom
Nas férias
almoçar, lanchar, entardeCER,jantar, anoiteCER
contigooooooooooooooo
será esplêndido
sem despedidas
com soRRisos permanentes
Para renovar
ao longo do ano
em cada pausa-segundo
o lembrar
de bELOs instantes
Pela beleza do que se viveu
e não pelos desgostos
das partidas e
das fraquezas humanas
O essencial está no VIVER
cada instante
o melhor que pudermos
*
3h
33'
3"
Não descanso
enquanto não te ver SORRIR
Não descanso
até conseguires
escreVIVER
belas e alegres poesias
Não descanso
até ao dia
em que só crias
poemas felizes
Não descanso
até contagiAR-TE
Não descanso
en quanto não sentir
que és
permanente
de ideias e atitudes
positivas
Não descanso
até ao transbordares
felicidade
por todo o teu SER
*
4h
4'
4"
da tarde
Dizem que passo
depressa
e é verdade
Dizem que quando vão
para falar
comigo
já não estou
e é verdade
No entanto
eu sei
bem sei
o que a maioria ia dizer
banalidades
que pouco importam
daí que tenha sido correcto
ser só
cordial
Estou certo
bem sei
que estou devagar
devagaríssimo
em tantas ocasiões
saben do ESTAR
e SER
*
Dia17
5h
-5'
-5"
da tARDE
Fiquei com água na boca
Lavei algumas ideias
que me choviam
Escovei alguns pensamentos
que a brisa soprava
Passei a ferro
algumas intenções
bem vincadas
e
abri a porta
que m' impedia
de viver a vida!!!
*
Dia 16
16h
16'
16"
EscreVIVI
algo poÉTICO
senti-me outro
com mais SER
e melHOR sentIR
fiquei CLARAmente
difeRENTE
até caMInhei doutro modo
ASSObiei
com outro TImbre
e
SOrrI
com muita
satisfAÇÃO
*
Dia 15
15h
15'
15"
Por vezes mergulho no meu passado
e tenho pena de não poder voltar
àquele
extraordinário
minuto
Por vezes pergunto:
Porque não m' esqueço de ti?
Afinal só foram 66h
e apenas 55' de terNUra
luxuriante
Porque não m' esqueço de ti?
Porque ficou o desejo
por concretizar?
Ou porque há volúpia
certa
nos nossos amanhãs?
*
Dia 14
14h
14'
14"
Vou deitAR-TE comigo
*
Dia 13
13h
13'
13"
De súbito
estávamos os 2
nós os 2
a fazer acontecer
depois duma sucessão de rotinas
numa aparente solidão
num carregar de desejos
De súbito
voltámos a Ser
estupendos
a viver MARavILHAS
em profunda harmonia
em autêntico
estado de fascinação.
*
Dia12
12
12
12"
A beleza é importante
mas o viVERDADE é fascinante
*
Dia 11
tb quero CERejas...TE conVERsas
ELOquentes
e eloQUENTES
*
5h
5'
5"
da tarde
Urge saber viver
Temos sempre que aprender a viver.
Temos de corAGIR constantemente.
Temos qu'ousar sem cessar.
Temos que SER humildes, sem descanso.
Temos que conjugar
este triangular:
APRENDER.SABER.VIVER.
*
vi uma borboleta
às 13.13. 13"
do dia 11
depois via no Facebook
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=343712842447726&set=a.251929848292693.1073741828.251925724959772&type=1&theater
"Nossa maior grandeza está na suavidade e ternura de nosso coração..."
__Rumi
*
Sonhar sempre.
ACREDITAR constantemente
viver convicto
Lutar com energia
pela paz,
pelo bem,
pelas vidas felizes
Só asSIM
vale a pena
Viver a CONSTRUIR.
7M7D7H7'7"
(a pensar logo ao amanheCER)
*
URGE SEMEAR
esperança
ânimo
optimismo
realismo
justiça
idealismo
confiança
utopia
paz
URGE SEMEAR
sorrindo
para colher
n' AMAnhã
URGE SEMEAR
sementes bem escolhidas
sementes com projecto
URGE SEMEAR
na onda da brisa
suave
e na expectativa
certa
da chuva boa d'AMAnhã
URGE SEMEAR
com gosto
com querer
em liberdade
para mais felicidade
3D13h13'13"
*
bELA escOLHA
de paLAVRAS
no SER e no SEMEAR
e na teRRa qu'enCANTA
com bravíssimas
inspirAÇÕES
3D12h12'12"
*
Quero ter-te no palco do meu viver.
Pode ser, apenas, 11' ou 1h ou 1 dia.
Seria melhor 7 dias.
Fico satisfeito com o temo que tiveres para mim.
Contento-me com pouco
porque tuuuuuuuuuuuuuuuu
és muitíssimoooooooooooooo.
2D11h11'11"
frases "de eu" junho2014
***
PP's e FF's
Pequenos Pormenores
em alguns instantes
raros e especiais
são estupendos
e Fazem-nos Felizes
*
Sempre gostei de pensar
sonhar
mas muito mais
de corAGIR
sabendo que é arriscado
mas ousar faz bem à saúde
*
Gosto de viajar
parado em mim
Gosto de Viajar a teu lado
Gosto de viAGIR
em silênCIO
na calmaRIA
em infinita quietude
depois acelerar
pisar a velocidade excessiva
tonto no inebriar
*
Fazer com gosto
e viver com toneladas de paciência
tolerância
compreensão
pelos que estão na proximidade
*
SENTIDO
JÁ FOI
O ESTUPENDO É CORagir totALCOBAÇA
*
EU quero dormir no teu SER
mergulhar em ti
SER teu
sonho real.
*
Amar.Trabalhar.Aprender
com todo o gosto
é superior qualidade de vida
*
O meu VIVERdade
é claríssimo
é mais, melhor
e de bela qualidade
*
Estou d'espírito aberto
às forças da natureza
e tu és uma delas
Vou OUsar +x
vou alimentar-me da energia solar
das brisas suAVES
e dos ventos agrestes
e quero mais tempestades
*
Por vezes sou ELOquente
noutras sou eloQUENTE
*
é mesmo bom dissolver-me no orgasmo
é óptimo derreter-me na tua baía
*
***
urge corAGIR
urge seduzir
urge magiar
urge criar instantes fantásticos
15D15h15'15"
***
esboços e frases "de eu" abril2014
Acho que é bonito o que digo muitas vezes:
vem + eu
*
beija a mim
*
beijAR-TE é uma bELA MARavILHA
*
porque me fazes tão bem?
*
porque é tão bom?
*
estou em condições de abrir um consultório
para fazer felizes as pessoas
*
Há muitos psicólogos e psiquiatras
falta ff's fazedores de felicidade
*
tds temos ff fortaleza e fraqueza
*
os avós precisam de muito pouco:
1 sorriso, 1 conversa, 1 toque, 1 abrracinho
*
os avós têm tanto para nos contar
faz mbem ouvi-los
*
o amor prolongado, permanente, intenso
é raríssimo
é vivência estupenda
é privilégio
*
hoje sonhei
hoje lembrei
hoje dormitei
hoje arrumei passado
hoje preparei-me para viver
*
o passado deu-me bELAS expeRIências
o AMAnhã fez-me desejar, sonhar e ter mares d'esperança
o hj que seja 1 bELO presente, com confiança e muita genica!
*
apeTECErr
apeteSER devorAR-TE
cheirAR-TE toda a tua pele
nos territóRIOS mais íntimos
*
Vivo + na luta e é na luta que m'aconselho!
Há 1 mar de coisas simples, muitas delas completamente gratuitas, que dão tanta felicidade.
*
Luther King foi assassinado no dia 4.4.1968...Há 46 anos!!!
O racismo ainda anda por aí!
A luta contra o racismo, pelos direitos humanos, continua com td a convicção, mas tb com sinais terríveis, do que há tanto por fazer!!!
A balda das armas nos EUA é uma doença. Como se a liberdade se resolvesse à cowboy!!!
**
MERGULHOS DE SUPETÃO
2 abril2014
Vou cantar as belas mulheres azuis
As que dizem ser cálidas,
Que foram, há muito tempo, abraçadas por Neptuno.
Em tons azuis, é claro!
E ao que dizem
Eram etéreas como a massa dura e belíssima dos sonhos.
Pelo que contam
Cantam maravilhosamente
Algumas, pelo que asseguram, estão sós
E essas mulheres azuis,
Gostam de enfeitar o palavrar
Concretizar e realizar os sonhos
Naturalmente muito bem escolhidos
São, com certeza, mulheres raras
especiais
De espantosa beleza azul
Fosforescem e encantam
Azulam ainda mais o céu
Acalentam com a sol e a chuva
Azulam o dia cinzento
Atrevem-se, vejam bem,
Por vezes em ternuras intensas
Físicas
De pele contra pele
Em bailado
Em volúpia acompanhada de muitos delíquios
Azulados, tinha que ser
e no sentir
Felizes
Muito sonhadas
consigo próprias
Mulheres desejosas de realizar
De apalpar os sonhos
bem acordadas
Sonhos de azuis deliciosos
Sussurram belas notas azuis
Vivem intensamente
Estas mulheres que fizeram a escolha do azul
Movimentam-se harmoniosamente
Nestes dias azuis
dizem, que até dão estalos poético-musicais
Que belas são
Estas mulheres azuis!!!
**************************************
***O LIVRO
rog é RIO manuel madeira raimundo
será o nome d'autor
*
MIolo das paLAVRAS
e outras febRRes
será o provável título do livro
*
o lançamento será
quando chegar aos 66 anos 6 dias 6' e 6"
***
ESBOÇOS DE POESIAS
***
POESIAS JÁ DIVULGADAS NO FACEBOOK
114 - encontrAR-TE - rog é RIO manuel madeira raimundo
10 de Agosto de 2012 às 21:39
encontrAR-TE
Constato:
Há muitas noites e dias que estamos longe do nosso SENTIR.
Passou uma infinidade de instantes.
Muitas marés bravíssimas bateram na rocha.
Muitas paisagens, estações e luas sem o NOSSO apreciar.
Muito minuto sem estarmos e sermos
………………………………………………..ao vivo.
Quem sabe se é hoje o reencontro?
Se for…Quero muito:
Quero pupilaaaaaaarrrrrrr-ttttttttteee
Quero sorrir para ti com muita ARTE
Quero dizer-te o essencial
…………………………………do âmago
Quero ser livre e espontâneo
Quero abraçAR-TE meiga e vioLENTAMENTE
Querooooooo………………………………………...
Não!
Não há esboço…
Não há arte para o encontro.
Nós faremos a bela festa do reencontro.
Eu quero
É
ENCONTRar-te!!!!!!!
(3-3’ tarde 10.8.2012)
**********************************
108. bELO sentIR nOVO - rog é RIO manuel madeira raimundo
É tão bom reALIzar viAGEns
de bELOs princípios
meios deliCIOsos
e finais luxuRRIantes
**
abRRaçar e ser abRRaçado pelo teu aMAR
impressionantemente em CRESCEndo
pleno de coRRentes marítimas
pulsações espantosas do teu ÂMAgo
***
mergOlhar no teu olhar VERdão
adMIRAr o teu respirar proFUNDO
soRRir na tua recuperAÇÃO
entrAR no deRReTER/ser ÁGUA
****
viVERDADE em liberdade
voar pelos céus até lisBOA
partir para o fundo dos oceANOS
reCRIAR bELO sentIR nOVO.
17.17' dia 30março2012
de bELOs princípios
meios deliCIOsos
e finais luxuRRIantes
**
abRRaçar e ser abRRaçado pelo teu aMAR
impressionantemente em CRESCEndo
pleno de coRRentes marítimas
pulsações espantosas do teu ÂMAgo
***
mergOlhar no teu olhar VERdão
adMIRAr o teu respirar proFUNDO
soRRir na tua recuperAÇÃO
entrAR no deRReTER/ser ÁGUA
****
viVERDADE em liberdade
voar pelos céus até lisBOA
partir para o fundo dos oceANOS
reCRIAR bELO sentIR nOVO.
17.17' dia 30março2012
*******************************
107. fazer aconTECER - rog é RIO manuel madeira raimundo
Sonhar faz bem à saúde e à imaginAÇÃO
Utopiar com os pés bem assentes na tERRA
Olhar para a necessidade e aplicar o inteligAGIR
Aconselhar as medidas certas para a muDANÇA
Iluminar o caminho de tanta gente engaNADA
Apreciar o andamento do processo históRICO
Sentir a pequenez no imenso transFORMAR
Perguntar para esclareSER
Problematizar para resolVER
Agir e fazer aconTECER.
17-17' dia 30março2012
*******************
106. infinito próximo - rog é RIO manuel madeira raimundo
Poucos reparam no infinito próximo!
Quem olha para as nuVENS?
Quem repara como está o céu?
Quem acorda para o belo AMAnhecer?
Quem aprecia o final do dia?
Quem perscruta as estrelas e o planeta Vénus alinhado com Júpiter?
Quem acompanha o caminhar da lua?
Quem vê véNUS?
Quem regista o jupiTER?
Quem soRRi perante esta força da natureza?
Quem se sente e é no universo?
11.1' dia29março2012
*********************************
105. Os meus 10 mandamentos - rog é RIO manuel madeira raimundo
Aplicar a inteligência à necessidade
Amar a minha família e amigos
Cuidar da bela natureza
Respeitar o próximo e o longínquo
CorAGIR sempre pelo bem
ViVERDADE e com frontalidade
Responsabilizar-me pelos meus actos e atitudes
Sonhar e Utopiar com toda a energia
Trabalhar para que vinguem os Direitos Humanos
Construir com o meu SER na realidade
12.12' dia 23março2012
***************************************
104. aMARr - rog é RIO manuel madeira raimundo
Hoje vou cantaROLAR várias vezes “Eu sei que vou-te amar…”
Amar-te-ei para sempre: meu amor, minha querida!
Saber certo assente em centenas de vivências
Reencontrar criativo com mares de ternura
Estar só para reerguer forças espantosas
Explodir de novo o meu rio no teu MAR
Partir e regressar apaixonadamente
Ir e voltar a estar e a ser: felizes
Gargalhar e derreter praSER
Convergir nos gostos
Ser e sentir
aMARr!
22' do dia 23março2012
************************************
103. Rumar à democracia a sério - rog é RIO manuel madeira raimundo
Cantar hoje "A Fala do homem Nascido"
Verificar que a sei de memória
Relembrar o dito: “nasceste por acaso!”
Recordar o choque que foi em plena juventude
Vir viver por aqui por obra do acaso
Lutar com toda a energia
Reivindicar o que nos é devido
Querer o pão no salário justo e com direitos
Desejar viver o belo e belamente
Viver intensamente
Ter pressa e daí ir devagar
No dia mundial da água
Saber bem que sou rio
Ir no ritmo do nascer das águas
Acompanhar o caudal da cheia
Aparelhar a nau para cada instante
Alinhar com as forças da natureza
Respeitar os ventos e as marés
Desejar o utópico
Contentar-me com o que está e é
Estar na luta na GGG
Rumar à Democracia a sério
16.16' dia da grande greve geral 22março2012
e dia mundial da água
Verificar que a sei de memória
Relembrar o dito: “nasceste por acaso!”
Recordar o choque que foi em plena juventude
Vir viver por aqui por obra do acaso
Lutar com toda a energia
Reivindicar o que nos é devido
Querer o pão no salário justo e com direitos
Desejar viver o belo e belamente
Viver intensamente
Ter pressa e daí ir devagar
No dia mundial da água
Saber bem que sou rio
Ir no ritmo do nascer das águas
Acompanhar o caudal da cheia
Aparelhar a nau para cada instante
Alinhar com as forças da natureza
Respeitar os ventos e as marés
Desejar o utópico
Contentar-me com o que está e é
Estar na luta na GGG
Rumar à Democracia a sério
16.16' dia da grande greve geral 22março2012
e dia mundial da água
*****************************************
102. poesDia - rog é RIO manuel madeira raimundo
Poetar no dia da poesia: poesDia
Ajudar a viver com recados
Espalhar a minha experiência de vida
Amar a família e os amigos
Trabalhar para melhorar mundo
Aprender mais e mais
porque há muito mais
Aplicar a inteligência à necessidade
Recomeçar em cada instante
Dar força e continuidade
Saber que acaba
Sorrir e rir
Gargalhar audível no infinito
Teatrar em cada instante
Imaginar e criar o inesperado
Sonhar bem acordado
Envolver quem está próximo
Construir as utopias belíssimas
Resistir à mentira e à traição
Lutar pelas causas
CorAGIRr sempre a viVERdade
Ouvir o que não se ouve
Ver o que está profundo
Saborear aquela atitude ímpar
Apalpar ao pormenor
SER E ESTAR feliz consigo
e com os outros
SENTIR EM DUPLICADO a 10 sentidos
11.33' poesDia 2012
******************************
101. Intervalar só, faz bem - rog é RIO manuel madeira raimundo
Apaixonar e amar para sempre
mesmo quando termina
Mudar é normal
eu e tu estamos sempre a crescer
Partir é uma necessidade
há que respeitar
Estar só tem também vantagens
faz rever o nosso âmago
Encontrar connosco
promove singularidades
Criar a sós
introduz novos desejos
Dizer ou não dizer palavras amorosas
é bom das duas maneiras
Pupilar clarifica e é verdade
mas a palavra também é essencial
Escolher o cantar d' hoje
"You dont have to say you love me"
Confiar nELA
e acreditar no nosso bELO AMOR
Intervalar só
faz bem!
44' dia 21março2012 - Dia Mundial da Poesia
mesmo quando termina
Mudar é normal
eu e tu estamos sempre a crescer
Partir é uma necessidade
há que respeitar
Estar só tem também vantagens
faz rever o nosso âmago
Encontrar connosco
promove singularidades
Criar a sós
introduz novos desejos
Dizer ou não dizer palavras amorosas
é bom das duas maneiras
Pupilar clarifica e é verdade
mas a palavra também é essencial
Escolher o cantar d' hoje
"You dont have to say you love me"
Confiar nELA
e acreditar no nosso bELO AMOR
Intervalar só
faz bem!
44' dia 21março2012 - Dia Mundial da Poesia
*********************************
100. AconTECErr renovadamente ao anoiTECErr - rog é RIO manuel madeira raimundo
Ter saudades das nuvens e da chuva
Amar secretamente, convicto, apesar das circunstâncias
Rir da clandestinidade e do risco
Ternurar com intensidade
Beijar carnudamente
Sussurrar "certas coisas"
Invadir o teu mar baía
Fazer do meu rio uma torrente
Acalmar na tua concha perfeita
Fruir boas leituras, bom cinema e teatro
Lutar com genica nas causas
Apreciar a beleza rara do teu ser
Cantarolar hoje "ANGIE" como uma pedra que rola
Sentir-te ímpar no céu azul
Alinhar-te com Vénus e Júpiter
Viajar cósmicamente contigooo minha estrela
Iniciar a nossa primavera
AconTECErr renovadamente ao anoiTECErr
11.1' dia1º da primavera 20março2011
Amar secretamente, convicto, apesar das circunstâncias
Rir da clandestinidade e do risco
Ternurar com intensidade
Beijar carnudamente
Sussurrar "certas coisas"
Invadir o teu mar baía
Fazer do meu rio uma torrente
Acalmar na tua concha perfeita
Fruir boas leituras, bom cinema e teatro
Lutar com genica nas causas
Apreciar a beleza rara do teu ser
Cantarolar hoje "ANGIE" como uma pedra que rola
Sentir-te ímpar no céu azul
Alinhar-te com Vénus e Júpiter
Viajar cósmicamente contigooo minha estrela
Iniciar a nossa primavera
AconTECErr renovadamente ao anoiTECErr
11.1' dia1º da primavera 20março2011
************************************
99. Amar eTERNAmente - rog é RIO manuel madeira raimundo
Acordar com o abRRaço do teu mar-vivo
Lembrar o meu rio a desaguar em ti
Sorrir perante tanta ternura bela
Rir do nosso rir
Abrir para a nova jornada
Sentir felicidade romântica
Imprimir renovação d'amor
Saborear a saudade nestas 6h 6' 6"
Desejar mais e mais para logo
na onda musical Iolanda
Desenhar e acumular energias
Descobrir campos de esplêndidas papoilas
ImAGInar o sol nos nossos corpos
NUar nessa imensa cama rubra e verde
Respirar a força da naTUreza
Explodir numa nova dupla viAGEm
Amar eTERNAmente
11-11' dia19março2012
Lembrar o meu rio a desaguar em ti
Sorrir perante tanta ternura bela
Rir do nosso rir
Abrir para a nova jornada
Sentir felicidade romântica
Imprimir renovação d'amor
Saborear a saudade nestas 6h 6' 6"
Desejar mais e mais para logo
na onda musical Iolanda
Desenhar e acumular energias
Descobrir campos de esplêndidas papoilas
ImAGInar o sol nos nossos corpos
NUar nessa imensa cama rubra e verde
Respirar a força da naTUreza
Explodir numa nova dupla viAGEm
Amar eTERNAmente
11-11' dia19março2012
************
98. Sorrir do meu viver - rog é RIO manuel madeira raimundo
Caminhar ao nascer ou ao pôr do sol
Partir do cais
AbRRaçar a baía
Ir a Salir
Sentir a maré
Ver o meu refletir na água
Respirar o belo exercício
Verificar que tenho de repetir
Apreciar as ondas pitorrinhas
Saborear o bom viver perto do mar
Caminhar e caminhar
Sentir bem os pés na areia dura
Sorrir do meu viver
Mudar para o que sempre fui
Ser o que sempre serei
Acompanhar o miNUto a passar
Partir e lutar
Cantarolar a onda d'hoje
"(Sitting'on) the dock of the bay"
12.34' domingão18março2012
Partir do cais
AbRRaçar a baía
Ir a Salir
Sentir a maré
Ver o meu refletir na água
Respirar o belo exercício
Verificar que tenho de repetir
Apreciar as ondas pitorrinhas
Saborear o bom viver perto do mar
Caminhar e caminhar
Sentir bem os pés na areia dura
Sorrir do meu viver
Mudar para o que sempre fui
Ser o que sempre serei
Acompanhar o miNUto a passar
Partir e lutar
Cantarolar a onda d'hoje
"(Sitting'on) the dock of the bay"
12.34' domingão18março2012
******************
97. Mergulhar em ti - rog é RIO manuel madeira raimundo
Ouvir a melodia do borboletarr
Cobrrir de beijos os teus ombros roliços
e o pescoço fantástico
Beijar os teus lábios doces durante 111'
Tocar-te ao de leve muito suAVEmente
e no teu farol de prazer
AbRReijar-te até ao AMAnheSER
Há que celebrar a beleza do instante
Pupilar no teu ÂMAgo
Navegar sem medo pelo teu ser
Descobrir emoções no rio bravo do sentir
Magiar as tuas MARavILHAs ímpares
Mergulhar em ti.
2-2' dia17março2012
Cobrrir de beijos os teus ombros roliços
e o pescoço fantástico
Beijar os teus lábios doces durante 111'
Tocar-te ao de leve muito suAVEmente
e no teu farol de prazer
AbRReijar-te até ao AMAnheSER
Há que celebrar a beleza do instante
Pupilar no teu ÂMAgo
Navegar sem medo pelo teu ser
Descobrir emoções no rio bravo do sentir
Magiar as tuas MARavILHAs ímpares
Mergulhar em ti.
2-2' dia17março2012
**********
96. choVER praSER - rog é RIO manuel madeira raimundo
Ver e ouvir, de novo, a chuva
Apreciar o lavar das flores e da terra
Constatar a calma clara depois da chuvada
Chover com sol quente
Mergulhar no mar espelho de chuva
Sorrir ao delíquio da natureza
Comparar com os nossos delíquios espantosos
Sentir a chuva torrencial do prazer
Acelerar e devagar
Parar, pulsar e pulsar
Imaginar nAVEgar
choVER praSER infinito
Criar + instantes sublimes
ao som do "Have you ever seen the rain?"
1.11' dia17março2012
Apreciar o lavar das flores e da terra
Constatar a calma clara depois da chuvada
Chover com sol quente
Mergulhar no mar espelho de chuva
Sorrir ao delíquio da natureza
Comparar com os nossos delíquios espantosos
Sentir a chuva torrencial do prazer
Acelerar e devagar
Parar, pulsar e pulsar
Imaginar nAVEgar
choVER praSER infinito
Criar + instantes sublimes
ao som do "Have you ever seen the rain?"
1.11' dia17março2012
***
95.Preparar o fim, hoje, para viver + intensamente! - rogé RIO manuel madeira raimundo
Manter a atitude desde os 44 anos
Chocar com a preparação do após morte
Registar as últimas vontades
AbRRaçar diariamente os mais próximos
Despedir-me do dia e dos mais queridos
Estar com a família, no mínimo, semanalmente
Viver o dia como se fosse o último
Continuar a viver intensamente no meu estilo
Harmonizar o viver com a minha consciência
CorAGIR e viVERDADE
Seguir os 3 triangulares até me apagar
Sonhar.Envolver.Construir
Amar.Trabalhar.Saber
Recomeçar.Continuar.Saber que vai acabar
Acompanhar regularmente o meu CCCela
Dar uma mão na NUCCA
Lutar por um mundo melhor no PCP
Tentar reaproximar quem se separou de mim
Poetar para descontrair
Ler, principalmente, poesia
Dedicar o dia a uma onda musical
Sorrir, assobiar, dançar e ir cantando
Preparar o fim, hoje, para viver + intensamente!!! by "My Way"
(10.01') dia 16março2012
Chocar com a preparação do após morte
Registar as últimas vontades
AbRRaçar diariamente os mais próximos
Despedir-me do dia e dos mais queridos
Estar com a família, no mínimo, semanalmente
Viver o dia como se fosse o último
Continuar a viver intensamente no meu estilo
Harmonizar o viver com a minha consciência
CorAGIR e viVERDADE
Seguir os 3 triangulares até me apagar
Sonhar.Envolver.Construir
Amar.Trabalhar.Saber
Recomeçar.Continuar.Saber que vai acabar
Acompanhar regularmente o meu CCCela
Dar uma mão na NUCCA
Lutar por um mundo melhor no PCP
Tentar reaproximar quem se separou de mim
Poetar para descontrair
Ler, principalmente, poesia
Dedicar o dia a uma onda musical
Sorrir, assobiar, dançar e ir cantando
Preparar o fim, hoje, para viver + intensamente!!! by "My Way"
(10.01') dia 16março2012
*************
94. Ama-me asSIM, sempre! - rog é RIO manuel madeira raimundo
Amar com esta energia eu não sabia
Ser amado asSIM é espantoso
Viver em harmonia instante a instante
Sentir a vida intensa e completa
Dar e receber
Sentir + e +
Sonhar em conjunto
AbRRaçar de corpos em belas danças
Pupilar pleno de tesão
Vibrar cósmico duplo
Fazer acontecer os simultâneos
Explodir delíquios nestas nossas idades
Ir na onda do "LOVE ME TENDER"
Voltar ao amar para sempre!
Ama-me asSIM, sempre!
(10.01' dia 15março2012)
Ser amado asSIM é espantoso
Viver em harmonia instante a instante
Sentir a vida intensa e completa
Dar e receber
Sentir + e +
Sonhar em conjunto
AbRRaçar de corpos em belas danças
Pupilar pleno de tesão
Vibrar cósmico duplo
Fazer acontecer os simultâneos
Explodir delíquios nestas nossas idades
Ir na onda do "LOVE ME TENDER"
Voltar ao amar para sempre!
Ama-me asSIM, sempre!
(10.01' dia 15março2012)
*****************
AMAnheSER - 93 - rog é RIO manuel madeira raimundo
Acordar para mais um dia
Sorrir na horizontal
Constatar que estou bem vivo
Mergulhar nos últimos sonhos
Voar bem cedo com a passarada
Olhar pelas janelas abertas
Cheirar os odores da terra
Saudar o sol e o céu
Pensar logo em ti: meu amor
Recordar os nossos últimos instantes
Sentir ainda o pulsar do simultâneo
Saber que logo haverá, com certeza, novo espantoso vibrar
Relançar uma nova viagem cósmica
Estrelar pela constelAÇÂO
Ver o mar a 9,9 km
Partir para a luta quotidiana
Respirar fundo
Sentir com intensidade
Apostar no "Feeling good"
Amar e ser na manhã
Viver o AMAnheSER!
(11-11' *14março2012)
Sorrir na horizontal
Constatar que estou bem vivo
Mergulhar nos últimos sonhos
Voar bem cedo com a passarada
Olhar pelas janelas abertas
Cheirar os odores da terra
Saudar o sol e o céu
Pensar logo em ti: meu amor
Recordar os nossos últimos instantes
Sentir ainda o pulsar do simultâneo
Saber que logo haverá, com certeza, novo espantoso vibrar
Relançar uma nova viagem cósmica
Estrelar pela constelAÇÂO
Ver o mar a 9,9 km
Partir para a luta quotidiana
Respirar fundo
Sentir com intensidade
Apostar no "Feeling good"
Amar e ser na manhã
Viver o AMAnheSER!
(11-11' *14março2012)
******
92.CorAGIRr em TI! - rog é RIO manuel madeira raimundo
Viver 1 novo impulso ao meio do dia
Entregar-te flores frescas com gotículas
Sentir 11 pequeninos beijos tremendos
Imaginar quão são imensos e infinitos de terNUra
Movimentar o pensar
e o AMAR
Sugerir encontro secreto
Precipitar a paixão
Ir por aí
Invadir o normal e a rotina
Pescar no passado espantoso
Florir mais uma vez
Fazer aconTECEr e SER
Assumir a perdição e a loucura do desejo
irreprimível
Saber estar e ser teen
EscreVIVER no teu corpo
Marejar, ternurar, pupilar
e espraiar-me de ti em mim
e de mim em ti
CorAGIRr em TI!
9h9' 21fev 2012
Entregar-te flores frescas com gotículas
Sentir 11 pequeninos beijos tremendos
Imaginar quão são imensos e infinitos de terNUra
Movimentar o pensar
e o AMAR
Sugerir encontro secreto
Precipitar a paixão
Ir por aí
Invadir o normal e a rotina
Pescar no passado espantoso
Florir mais uma vez
Fazer aconTECEr e SER
Assumir a perdição e a loucura do desejo
irreprimível
Saber estar e ser teen
EscreVIVER no teu corpo
Marejar, ternurar, pupilar
e espraiar-me de ti em mim
e de mim em ti
CorAGIRr em TI!
9h9' 21fev 2012
***********
91. A nossa aurHora boREAL - rog é RIO manuel madeira raimundo
Escreviver nas pétalas vermelhas
Pupilar no olhar verde
Beijar prolongamente os teus lábios carnudos
Mergulhar nos espelhos d'água
Ir ao fundo do teu ser
Admirar as estrelas da tarde nos rios
Deslizar no teu corpo ardente
Procurar o detalhe belíssimo
Arriscar ternuras novas
Invadir-te de sussurros meigos
Seduzir-te inopinadamente
Amar-te +1x
Chegar à nossa ...
aurHora boREAL.
2.2' 20fev2012
Pupilar no olhar verde
Beijar prolongamente os teus lábios carnudos
Mergulhar nos espelhos d'água
Ir ao fundo do teu ser
Admirar as estrelas da tarde nos rios
Deslizar no teu corpo ardente
Procurar o detalhe belíssimo
Arriscar ternuras novas
Invadir-te de sussurros meigos
Seduzir-te inopinadamente
Amar-te +1x
Chegar à nossa ...
aurHora boREAL.
2.2' 20fev2012
***********
90. Olhar especialéRRimo - rog é RIO manuel madeira raimundo
Pescar com genica, na sucessão de pensamentos
Encontrar belas ideias, para concretizar oportunamente
Agir no gesto, na atitude terna
Mergulhar profundamente, no teu SER
Navegar no vazio, em lenta e em a alta velocidade
Voar na ternura inovadora, com rosas molhadas
Bater-te com as gotas de orvalho, das pétalas vermelhas
Encontrar espaços para estar, na suprema felicidade
Projetar surpresas, fazer brilhar os teus olhos
Escreviver o amanhã, que pode ser já, logo
Iluminar com o fogo do desejo, a tua pele macia
Perfumar com beijos, o teu íntimo
Remar pelo teu corpo, para saborear os teus delíquios
Derreter-me então, na tua baía que m' abRRaça
Espantar-me com a sonoridade, dos teus ais de prazer
Ver-te prostrada, depois d' impressionante DD delíquio duplo
Apreciar então, o teu olhar especialéRRimo.
15.15' 10fev2012
Encontrar belas ideias, para concretizar oportunamente
Agir no gesto, na atitude terna
Mergulhar profundamente, no teu SER
Navegar no vazio, em lenta e em a alta velocidade
Voar na ternura inovadora, com rosas molhadas
Bater-te com as gotas de orvalho, das pétalas vermelhas
Encontrar espaços para estar, na suprema felicidade
Projetar surpresas, fazer brilhar os teus olhos
Escreviver o amanhã, que pode ser já, logo
Iluminar com o fogo do desejo, a tua pele macia
Perfumar com beijos, o teu íntimo
Remar pelo teu corpo, para saborear os teus delíquios
Derreter-me então, na tua baía que m' abRRaça
Espantar-me com a sonoridade, dos teus ais de prazer
Ver-te prostrada, depois d' impressionante DD delíquio duplo
Apreciar então, o teu olhar especialéRRimo.
15.15' 10fev2012
************
************
88. Acordar a desejAR-TE - rog é RIO manuel madeira raimundo
É tão bom nAVEgar pelo ÂMAgo
Viver intensamente
Selecionar o caudal de sensAÇÕES
Refrescar ideias e perspetivas
Utopiar com os pés descalços na relva
SENTIR a MARÉsia vivida
Ouvir o MARulhar dos regatos de água pura
ImAGInar o verde das próximas cenas amoROSAS
CaMInhar maTInal com mente vislumbrando orvalhos imensos
SussuRRar nOVOs desejos inventados,
enfim, É TÃO BOM:
Acordar a desejAR-TE...
6.6' 6fev2012
Viver intensamente
Selecionar o caudal de sensAÇÕES
Refrescar ideias e perspetivas
Utopiar com os pés descalços na relva
SENTIR a MARÉsia vivida
Ouvir o MARulhar dos regatos de água pura
ImAGInar o verde das próximas cenas amoROSAS
CaMInhar maTInal com mente vislumbrando orvalhos imensos
SussuRRar nOVOs desejos inventados,
enfim, É TÃO BOM:
Acordar a desejAR-TE...
6.6' 6fev2012
***
87. AmAR-TE infinitamente - rog é RIO manuel madeira raimundo
Urge mergulhar nas nuvens e no céu pleno delas
Alinhar com o sol e construir belos arco-íris
Aquecer os ÂMAgos e iluminar projetos
Surfar nos rios e abRRaçar nas baías
Ter memóRIA das mágoas e crescer com elas
Estar só e estar consigo
Refletir e agir
Caminhar em novas estradas e vivências
VivLIBerdade o dia e a noite
Fazer brILHAr o instante e amAR-TE infinitamente.
3.3' 5fev2012
Alinhar com o sol e construir belos arco-íris
Aquecer os ÂMAgos e iluminar projetos
Surfar nos rios e abRRaçar nas baías
Ter memóRIA das mágoas e crescer com elas
Estar só e estar consigo
Refletir e agir
Caminhar em novas estradas e vivências
VivLIBerdade o dia e a noite
Fazer brILHAr o instante e amAR-TE infinitamente.
3.3' 5fev2012
***
31/03/2009
artigo especial para o Tinta Fresca 31.3.2009
Unir ALCOBAÇA
Vamos abrir a Câmara
e dar prioridade às pessoas!!!
Está na hora de mudar,
está na hora de os munícipes de Alcobaça perceberem
que há outra forma de governar
com multiplicação de boas práticas políticas
desde o lugar, freguesia, cidade
ou tendo em conta o indivíduo, o grupo de cidadãos ou a Instituição.
Fui Vereador na OPOSIÇÃO sem pelouros
Nestes quase 12 anos procurei conquistar os espaços mínimos para trabalhar com eficácia, respeitando o eleitorado que me elegeu.
No primeiro mandato tive bastante dificuldade para conquistar um gabinete, onde pudesse atender os munícipes, os jornalistas, para telefonar ou escrever na Câmara Municipal. Só ao fim de um ano e alguns meses é que consegui esse espaço.
Para que se saiba não tenho um salário nem ajudas de custo, como têm os elementos que estão a tempo inteiro na Câmara Municipal. Apenas recebo a quantia de cerca de 70 euros por cada reunião em que estou presente.
Circulo nos 400km2 do concelho à minha conta e no meu carro, para ver in loco problemas e estar presente nos muitos eventos para que sou convidado... Tenho, assim, retirado parte do meu salário mensal, para poder fazer um trabalho com qualidade, conhecendo bem a realidade, vendo todas as problemáticas dos diferentes pelouros, para depois poder interpretar politicamente estas questões.
Posso dizer que tenho menos bens, mas tenho muito mais saber do que é o concelho e do que os alcobacenses necessitam para serem felizes.
O balanço deste mandato 2005.2009
O balanço é mais uma vez positivo porque estou de consciência tranquila, porque sei que trabalhei muito, respondendo às solicitações dos munícipes e das Instituições e preparando em conjunto com os meus camaradas as propostas políticas alternativas.
Participei activamente e contribuí em todos os assuntos.
Este mandato tem a particularidade de terem acabado as reuniões semanais. A Câmara passou a ter regulamento de funcionamento e passou a reunir ordinariamente 2 vezes por mês e assim, houve de facto, uma ligeira redução do trabalho.
O atraso do QREN, por parte do Governo, originou um mandato com menos obras, menos acções e menos realizações.
A CMA liderada pelo PSD/Sapinho esteve a pagar as dívidas resultantes de aquisições com custos muito elevados, como foi o caso da Quinta de Serra (para a ALE da Benedita), e agora também a Quinta da Cela (Alfeizerão) para a eventual colocação do Hospital Oeste-Norte. Todos esses grandes investimentos fizeram com que a Câmara tivesse menos poder financeiro para poder realizar obras per si e assim as freguesias e as Instituições tiveram menos obras e menos respostas que a situação de crise exigia.
Investimentos que a Câmara Municipal fez e que estivemos contra
Temos estado contra grandes questões políticas onde temos demonstrado a nossa alternativa, a nossa política diferente da maioria PSD/Sapinho.
Votámos contra a aquisição destes dois terrenos por terem sido mal negociados.
Votámos contra a negociação do abastecimento de água “em alta” com a empresa Águas do Oeste, porque será um negócio completamente ruinoso para o bolso dos munícipes se não conseguirmos renegociar o assinado em 2002.
Por outro lado, a entrega das ETAR’s foi outro dos grandes erros da maioria PSD, e que neste mandato já se está a sentir na conta mensal do munícipe: de 2005 até agora, a factura da água e saneamento, no mínimo duplicou, mas triplicou para muitas famílias e empresas. Nem sequer as Colectividades, as IPSS ou as freguesias foram tidas em conta.
Fomos a favor da implementação da Zona Industrial prevista no PDM entre Turquel e Benedita. Demoraram este tempo todo e ainda não há solução concreta da ALEBenedita.Não estamos contra a implementação de um novo hospital público se se provar como solicitámos o debate informativo e esclarecedor, com todas as partes... Não havendo certeza, foi um custo precipitado. Sou muito crítico com a maioria PSD, que não é capaz de envolver os interessados e dialogar com todas as entidades. Este Hospital Oeste-Norte deveria ser decidido com a parceria e negociações cordiais com os colegas autarcas vizinhos.
Estivemos contra a Carta Educativa com o fecho de dezenas de escolas e jardins e a construção de mega centros escolares para crianças de tenra idade.
Votámos contra a criação da empresa municipal para construir 6 centros escolares e o Pavilhão desportivo de Évora. (Neste momento só tem 2 centros e o Pavilhão)
Não haver uma boa dinâmica de cooperação estratégica entre as Câmaras Municipais nomeadamente com a Nazaré, relevando as especificidades da região Alcobaça/Nazaré é um grande erro desta maioria PSD/Sapinho.
Maioria PSD/Sapinho foi sectária, fechadaNestes 3 mandatos tenho verificado que a maioria considera as minhas propostas positivas, mas grande parte delas não foram realmente aplicadas. Foram sectários, fechados e tiveram medo de me atribuir pelouros ou responsabilidades.
Todos os anos reclamei a possibilidade de participar na administração dos Serviços Municipalizados dada a relevância da água e do saneamento e as importantes verbas geridas, sectariamente, por 3 administradores PSD.
Fizemos uma análise exaustiva e relevámos 29 frentes negativas e onde temos propostas alternativas.que enumeramos:
1. Ausência de planeamento estratégico. Defendemos o PEDAL, o GEMA e uma Revisão PDM participada.
2. Houve avanços na Cultura, mas nós queremos Alcobaça como Capital permanente da Cultura, Terra d’Arte e d’Artistas.
3. Não foram capazes de criar um Conselho Informal da Juventude. Nós queremos atrair e fixar jovens com empregos com direitos e com futuro.
4. A Habitação social e a habitação a custos controlados tem de existir em todas as freguesias. Também é um fracasso total desta maioria, porque em 12 anos ainda não foram completados os 112 fogos que o anterior presidente do PS (em 1992) tinha negociado com o Instituto Nacional de Habitação.
5. A Educação é essencial e está quase tudo por fazer. Escolas d’ Amanhã. Envolvimento dos 2 milhares de Professores e Educadores, muitos deles com saberes especiais, com mestrados, pós graduações e doutoramentos. Defendemos a criação do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta. A Universidade de Coimbra tem mesmo que se desenvolver em Alcobaça!6. Nós saberemos desenvolver Alcobaça Concelho saudável. Apostaremos na Saúde Preventiva e Mental. Sim ao Hospital Bernardino d’ Oliveira
7.Teremos outra dinâmica no Desporto de massas, para todos, incluindo o escolar. Temos o projecto “Alcobacíadas”. Saberemos desenvolver com as colectividades os Jogos Tradicionais.
8. Rede Social e solidariedade activa. Integração da comunidade imigrante. Rentabilizaremos o espaço das colectividades, que desejarem, para servir a terceira idade e a juventude. Com pequenos investimentos podemos ter respostas de qualidade e de apoio a estas áreas.
9. Alcobaça cidade Museu. Museu da Abadia. Museu dos Coutos. Cooperaremos com o magnífico Armazém das Artes. Abriremos e renovaremos o Museu Nacional do Vinho. Colocaremos o Mosteiro de Cós nos roteiros turísticos. Desenvolveremos o plano para a Cela Velha com o Museu das Máquinas falantes, museu etnográfico e agrícola.
10. Teremos muito mais cuidado com os Eventos Municipais, daremos o destaque merecido ao Dia do Município e as diversas Feiras serão animadas.
11. Teremos estratégia para o Turismo, que pode ser factor de desenvolvimento económico, social e cultural. Defendemos uma estratégia para atrair pessoas nas épocas baixas. Desenvolveremos o PPPP (Plano de Promoção do Pinhal e das Praias de Pataias).
12. Os alcobacenses passarão a estar a par do que se passa no Oeste e nas empresas intermunicipais. Defendemos uma nova dinâmica de cooperação com os municípios vizinhos.
13.Incentivaremos e confiaremos nos trabalhadores do município e dos Serviços Municipalizados, porque sem motivação deles não podemos crescer e evoluir. Avaliaremos justamente e promoveremos os melhores.
14. Passaremos a conhecer o nosso bem Água, que consideramos estratégico! Bem precioso público.
15.A sustentabilidade Ambiental é decisiva e saberemos desenvolver a Agenda local 21.
16. Teremos projectos para as novas energias e fomentaremos a Eficiência Energética.
17. A nossa diversidade será potenciada porque inclui Mar, zonas ribeirinhas, Lagoa de Pataias e serra.
18. Estamos em níveis baixíssimos de Saneamento. Temos novas soluções integradas, valorizando empresas d’ Alcobaça.
19. Criaremos mais receitas (prata da casa) e Pagaremos “na hora” (fornecedores).
20. Geminações a sério. ECOA (Embaixadores do concelho de Alcobaça).
21. Associação de Municípios de Cister e a Rota Europeia terão vida e impulsos decisivos.
22.Praticaremos efectiva descentralização de meios e competências, com apoio transparente aos autarcas das freguesias. Promoveremos a Associação de Freguesias.
23. Teremos Arquivo Municipal e histórico do município.
24. Política para a Pessoa deficiente e as Barreiras Arquitectónicas estará sempre na nossa acção sistemática para a Inclusão.
25.Praticaremos o envolvimento e cumprimento do Estatuto da Oposição.
26. Atendimento aos Munícipes e Relações Públicas será em “open space” e cada vez mais próximo do cidadão.
27. Participação do munícipe é vital. Conselhos Municipais/ activos. Locais informais, todos pelouros.
28. Contamos com a criatividade dos empresários e dos empreendedores. IDEIA (Investir Desenvolvimento Económico Integrado alcobacense). CÁ (consumir em Alcobaça).
29. A requalificação dos Centros Históricos e das praças da cidade, vilas e aldeias é fundamental para a coesão social do nosso concelho. Queremos mais habitação a custo controlado, investimento no restauro de edifícios na cidade de Alcobaça e nas principais freguesias. Desta forma evita-se o vazio, a desocupação e efectiva-se realmente o restauro de edifícios nos centros históricos.
Estas e outras propostas onde podem ser encontradas
O município liderado pela CDU tem a vantagem de já ter muitas propostas amadurecidas devido à experiência adquirida nestes 12 anos. No site http://www.vivalcobaca.org/ e no bloghttp://www.uniralcobaca.blogspot.com/
os leitores do Tinta Fresca poderão encontrar outras dezenas de propostas que apresentámos, arrumadas por pelouro ou assunto.
Valorizar o trabalho de todos os autarcas
Para haver uma boa governação local é preciso sonhar, é preciso fazer projectos, mas depois também é preciso saber envolver a população, os autarcas, as pessoas interessadas. Esta maioria não consegue envolver, nem sequer os dois vereadores da oposição.
Nós temos 18 freguesias e temos cerca de 200 autarcas. Nestes 12 anos a Câmara não teve qualquer contacto com os Presidentes das Assembleias de Freguesia e os seus membros. Mesmo o órgão Assembleia Municipal, não foi dignificado com instalações para poder produzir. Temos um “exército” mas precisamos de os saber motivar e dar meios para realizarem a PAZ com obras e acções.
Saberei envolver todos os vereadores eleitos, mesmo os do PSD que agiram sectariamente para comigo. Todos os que quiserem trabalhar terão pelouro e responsabilidades. Saberei somar e potenciar as capacidades dos eleitos dos outros partidos.
Entendemos que os Partidos devem ser escolas de democracia e só o poderão ser se estiverem a par do que se pensa fazer no Poder Local.
O que aprovei para melhorar o concelho de Alcobaça
Não há nenhuma estrada ou grande obras (seja o cine teatro, as piscinas de Pataias e Benedita, escolas e jardins, obras de SMPorto, requalificação urbana, saneamento, abastecimento de água) que eu não tenha aprovado. Não é aí que existe a diferença, nesses casos até houve a aceitação de algumas sugestões. Onde está a diferença é de facto na incapacidade de serem receptivos a propostas políticas centrais, que vamos implementar logo que tenhamos poder.
A minha autoavaliação do que tenho feito como vereador
Tenho a consciência tranquila, porque dei o meu melhor. As pessoas estão satisfeitas com a minha permanente intervenção política e com a informação que presto, quer através do site, por e-mail, nomeadamente pela divulgação do registo que faço das reuniões de Câmara. É claro que estaria muito mais satisfeito, se a maioria das propostas que apresentei estivessem a resolver os problemas concretos das pessoas e a dar mais felicidade e qualidade de vida.
O que os munícipes me vão dizendo.
Vão-me transmitindo confiança e força, ao longo destes 3 mandatos. Para não desistir, para continuar, porque confiam em mim e acham o meu trabalho positivo e a prova é que me fazem chegar sugestões e críticas, de forma a melhorar o trabalho da CDU.
Sobre a não recandidatura do presidente Gonçalves Sapinho
Nós preferíamos fazer o combate eleitoral com ele. Lamentamos que seja por motivos de saúde que não se recandidate a presidente de Câmara. Também ainda não sabemos se não é ele o candidato à presidência da Assembleia Municipal. Isso era o que nós preferíamos. Queremos derrotar, eleitoralmente, o projecto PSD, liderado ainda por Gonçalves Sapinho.
Acredito que a CDU pode vencer as autárquicasNós vamos renovar a equipa, incluir jovens, mulheres e pessoas capazes de produzir boas soluções em todas as frentes e para todas as freguesias. Pensamos que está na hora de os alcobacenses experimentarem outra liderança local, uma governação CDU. Podemos fazer muito mais e melhor por Alcobaça e pelos alcobacenses. A maioria CDU, nas próximas eleições, será uma óptima notícia. Experimentar a gestão CDU, é transformar a governação local, será implementar um bom conjunto de boas práticas políticas de efectivo serviço público.
Sou novamente o primeiro da lista CDU para a CMA.Por consenso a coordenadora da CDU voltou a propor-me para 1º da lista à Câmara.
É a sexta vez! Comecei com 1200, depois crescemos 50% e passámos para 1800, depois demos um salto enorme para 6033, Em 2001 tivemos 6500 votos sem a freguesia da Moita. Em 2005, com o Bloco a concorrer tivemos mais de 5000 votos.
Espero que esta persistente aprendizagem, nestes 3 mandatos como Vereador, me permita transmitir a confiança a mais eleitores de forma a conseguirmos a Maioria e podermos ter uma liderança CDU.
Poderia ter optado por projectos de maior interesse pessoal, mas achei que servir a causa pública, pondo toda a minha energia e saber acumulado, é de facto, uma missão que gosto. Sou feliz a trabalhar para ajudar a satisfazer interesses e necessidades colectivas.
O que mais gostaria de fazer nos primeiros tempos como Presidente
Terei mais em conta a economia para criar mais riqueza e mais emprego com direitos e procurar que o nosso concelho tenha respostas para as pessoas terem uma vida feliz.
Descentralizar meios e competências para as freguesias e instituições.
Atacar a dívida imensa deixada pelo PSD/Sapinho e criar mais fontes de receita.
Concretizar todas as questões sociais importantes tendo em conta as Instituições e os autarcas das Freguesias.
Fomentar o desporto popular, apoiar muito mais a dinâmica da cultura e o papel das nossas colectividades.
Aumentar as respostas qualificadas no saneamento e potenciar a nossa riqueza em água.
Outra das acções é concretizar a progressão de carreira de muitos trabalhadores da Câmara e dos Serviços Municipalizados. Os recursos humanos são outra questão muito mal conduzida por esta maioria.
Para terminar
Espero que os alcobacenses estejam atentos e acreditem que são possíveis outras práticas políticas, se motivem para estes actos eleitorais, não fiquem em casa, votem e confiem na CDU.
Nós iremos contribuir para unir os alcobacenses, para abrir a Câmara, ouvir e recolher opinião, para a boa resolução dos seus problemas e na busca permanente de melhor qualidade de vida.
Rogério Manuel Madeira Raimundo
Candidato a Presidente da Câmara
Pela CDU
Nas Autárquicas de Outubro de 2009
Texto especialmente produzido para o Jornal Digital “Tinta Fresca”
31 Março 2009
Vamos abrir a Câmara
e dar prioridade às pessoas!!!
Está na hora de mudar,
está na hora de os munícipes de Alcobaça perceberem
que há outra forma de governar
com multiplicação de boas práticas políticas
desde o lugar, freguesia, cidade
ou tendo em conta o indivíduo, o grupo de cidadãos ou a Instituição.
Fui Vereador na OPOSIÇÃO sem pelouros
Nestes quase 12 anos procurei conquistar os espaços mínimos para trabalhar com eficácia, respeitando o eleitorado que me elegeu.
No primeiro mandato tive bastante dificuldade para conquistar um gabinete, onde pudesse atender os munícipes, os jornalistas, para telefonar ou escrever na Câmara Municipal. Só ao fim de um ano e alguns meses é que consegui esse espaço.
Para que se saiba não tenho um salário nem ajudas de custo, como têm os elementos que estão a tempo inteiro na Câmara Municipal. Apenas recebo a quantia de cerca de 70 euros por cada reunião em que estou presente.
Circulo nos 400km2 do concelho à minha conta e no meu carro, para ver in loco problemas e estar presente nos muitos eventos para que sou convidado... Tenho, assim, retirado parte do meu salário mensal, para poder fazer um trabalho com qualidade, conhecendo bem a realidade, vendo todas as problemáticas dos diferentes pelouros, para depois poder interpretar politicamente estas questões.
Posso dizer que tenho menos bens, mas tenho muito mais saber do que é o concelho e do que os alcobacenses necessitam para serem felizes.
O balanço deste mandato 2005.2009
O balanço é mais uma vez positivo porque estou de consciência tranquila, porque sei que trabalhei muito, respondendo às solicitações dos munícipes e das Instituições e preparando em conjunto com os meus camaradas as propostas políticas alternativas.
Participei activamente e contribuí em todos os assuntos.
Este mandato tem a particularidade de terem acabado as reuniões semanais. A Câmara passou a ter regulamento de funcionamento e passou a reunir ordinariamente 2 vezes por mês e assim, houve de facto, uma ligeira redução do trabalho.
O atraso do QREN, por parte do Governo, originou um mandato com menos obras, menos acções e menos realizações.
A CMA liderada pelo PSD/Sapinho esteve a pagar as dívidas resultantes de aquisições com custos muito elevados, como foi o caso da Quinta de Serra (para a ALE da Benedita), e agora também a Quinta da Cela (Alfeizerão) para a eventual colocação do Hospital Oeste-Norte. Todos esses grandes investimentos fizeram com que a Câmara tivesse menos poder financeiro para poder realizar obras per si e assim as freguesias e as Instituições tiveram menos obras e menos respostas que a situação de crise exigia.
Investimentos que a Câmara Municipal fez e que estivemos contra
Temos estado contra grandes questões políticas onde temos demonstrado a nossa alternativa, a nossa política diferente da maioria PSD/Sapinho.
Votámos contra a aquisição destes dois terrenos por terem sido mal negociados.
Votámos contra a negociação do abastecimento de água “em alta” com a empresa Águas do Oeste, porque será um negócio completamente ruinoso para o bolso dos munícipes se não conseguirmos renegociar o assinado em 2002.
Por outro lado, a entrega das ETAR’s foi outro dos grandes erros da maioria PSD, e que neste mandato já se está a sentir na conta mensal do munícipe: de 2005 até agora, a factura da água e saneamento, no mínimo duplicou, mas triplicou para muitas famílias e empresas. Nem sequer as Colectividades, as IPSS ou as freguesias foram tidas em conta.
Fomos a favor da implementação da Zona Industrial prevista no PDM entre Turquel e Benedita. Demoraram este tempo todo e ainda não há solução concreta da ALEBenedita.Não estamos contra a implementação de um novo hospital público se se provar como solicitámos o debate informativo e esclarecedor, com todas as partes... Não havendo certeza, foi um custo precipitado. Sou muito crítico com a maioria PSD, que não é capaz de envolver os interessados e dialogar com todas as entidades. Este Hospital Oeste-Norte deveria ser decidido com a parceria e negociações cordiais com os colegas autarcas vizinhos.
Estivemos contra a Carta Educativa com o fecho de dezenas de escolas e jardins e a construção de mega centros escolares para crianças de tenra idade.
Votámos contra a criação da empresa municipal para construir 6 centros escolares e o Pavilhão desportivo de Évora. (Neste momento só tem 2 centros e o Pavilhão)
Não haver uma boa dinâmica de cooperação estratégica entre as Câmaras Municipais nomeadamente com a Nazaré, relevando as especificidades da região Alcobaça/Nazaré é um grande erro desta maioria PSD/Sapinho.
Maioria PSD/Sapinho foi sectária, fechadaNestes 3 mandatos tenho verificado que a maioria considera as minhas propostas positivas, mas grande parte delas não foram realmente aplicadas. Foram sectários, fechados e tiveram medo de me atribuir pelouros ou responsabilidades.
Todos os anos reclamei a possibilidade de participar na administração dos Serviços Municipalizados dada a relevância da água e do saneamento e as importantes verbas geridas, sectariamente, por 3 administradores PSD.
Fizemos uma análise exaustiva e relevámos 29 frentes negativas e onde temos propostas alternativas.que enumeramos:
1. Ausência de planeamento estratégico. Defendemos o PEDAL, o GEMA e uma Revisão PDM participada.
2. Houve avanços na Cultura, mas nós queremos Alcobaça como Capital permanente da Cultura, Terra d’Arte e d’Artistas.
3. Não foram capazes de criar um Conselho Informal da Juventude. Nós queremos atrair e fixar jovens com empregos com direitos e com futuro.
4. A Habitação social e a habitação a custos controlados tem de existir em todas as freguesias. Também é um fracasso total desta maioria, porque em 12 anos ainda não foram completados os 112 fogos que o anterior presidente do PS (em 1992) tinha negociado com o Instituto Nacional de Habitação.
5. A Educação é essencial e está quase tudo por fazer. Escolas d’ Amanhã. Envolvimento dos 2 milhares de Professores e Educadores, muitos deles com saberes especiais, com mestrados, pós graduações e doutoramentos. Defendemos a criação do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta. A Universidade de Coimbra tem mesmo que se desenvolver em Alcobaça!6. Nós saberemos desenvolver Alcobaça Concelho saudável. Apostaremos na Saúde Preventiva e Mental. Sim ao Hospital Bernardino d’ Oliveira
7.Teremos outra dinâmica no Desporto de massas, para todos, incluindo o escolar. Temos o projecto “Alcobacíadas”. Saberemos desenvolver com as colectividades os Jogos Tradicionais.
8. Rede Social e solidariedade activa. Integração da comunidade imigrante. Rentabilizaremos o espaço das colectividades, que desejarem, para servir a terceira idade e a juventude. Com pequenos investimentos podemos ter respostas de qualidade e de apoio a estas áreas.
9. Alcobaça cidade Museu. Museu da Abadia. Museu dos Coutos. Cooperaremos com o magnífico Armazém das Artes. Abriremos e renovaremos o Museu Nacional do Vinho. Colocaremos o Mosteiro de Cós nos roteiros turísticos. Desenvolveremos o plano para a Cela Velha com o Museu das Máquinas falantes, museu etnográfico e agrícola.
10. Teremos muito mais cuidado com os Eventos Municipais, daremos o destaque merecido ao Dia do Município e as diversas Feiras serão animadas.
11. Teremos estratégia para o Turismo, que pode ser factor de desenvolvimento económico, social e cultural. Defendemos uma estratégia para atrair pessoas nas épocas baixas. Desenvolveremos o PPPP (Plano de Promoção do Pinhal e das Praias de Pataias).
12. Os alcobacenses passarão a estar a par do que se passa no Oeste e nas empresas intermunicipais. Defendemos uma nova dinâmica de cooperação com os municípios vizinhos.
13.Incentivaremos e confiaremos nos trabalhadores do município e dos Serviços Municipalizados, porque sem motivação deles não podemos crescer e evoluir. Avaliaremos justamente e promoveremos os melhores.
14. Passaremos a conhecer o nosso bem Água, que consideramos estratégico! Bem precioso público.
15.A sustentabilidade Ambiental é decisiva e saberemos desenvolver a Agenda local 21.
16. Teremos projectos para as novas energias e fomentaremos a Eficiência Energética.
17. A nossa diversidade será potenciada porque inclui Mar, zonas ribeirinhas, Lagoa de Pataias e serra.
18. Estamos em níveis baixíssimos de Saneamento. Temos novas soluções integradas, valorizando empresas d’ Alcobaça.
19. Criaremos mais receitas (prata da casa) e Pagaremos “na hora” (fornecedores).
20. Geminações a sério. ECOA (Embaixadores do concelho de Alcobaça).
21. Associação de Municípios de Cister e a Rota Europeia terão vida e impulsos decisivos.
22.Praticaremos efectiva descentralização de meios e competências, com apoio transparente aos autarcas das freguesias. Promoveremos a Associação de Freguesias.
23. Teremos Arquivo Municipal e histórico do município.
24. Política para a Pessoa deficiente e as Barreiras Arquitectónicas estará sempre na nossa acção sistemática para a Inclusão.
25.Praticaremos o envolvimento e cumprimento do Estatuto da Oposição.
26. Atendimento aos Munícipes e Relações Públicas será em “open space” e cada vez mais próximo do cidadão.
27. Participação do munícipe é vital. Conselhos Municipais/ activos. Locais informais, todos pelouros.
28. Contamos com a criatividade dos empresários e dos empreendedores. IDEIA (Investir Desenvolvimento Económico Integrado alcobacense). CÁ (consumir em Alcobaça).
29. A requalificação dos Centros Históricos e das praças da cidade, vilas e aldeias é fundamental para a coesão social do nosso concelho. Queremos mais habitação a custo controlado, investimento no restauro de edifícios na cidade de Alcobaça e nas principais freguesias. Desta forma evita-se o vazio, a desocupação e efectiva-se realmente o restauro de edifícios nos centros históricos.
Estas e outras propostas onde podem ser encontradas
O município liderado pela CDU tem a vantagem de já ter muitas propostas amadurecidas devido à experiência adquirida nestes 12 anos. No site http://www.vivalcobaca.org/ e no bloghttp://www.uniralcobaca.blogspot.com/
os leitores do Tinta Fresca poderão encontrar outras dezenas de propostas que apresentámos, arrumadas por pelouro ou assunto.
Valorizar o trabalho de todos os autarcas
Para haver uma boa governação local é preciso sonhar, é preciso fazer projectos, mas depois também é preciso saber envolver a população, os autarcas, as pessoas interessadas. Esta maioria não consegue envolver, nem sequer os dois vereadores da oposição.
Nós temos 18 freguesias e temos cerca de 200 autarcas. Nestes 12 anos a Câmara não teve qualquer contacto com os Presidentes das Assembleias de Freguesia e os seus membros. Mesmo o órgão Assembleia Municipal, não foi dignificado com instalações para poder produzir. Temos um “exército” mas precisamos de os saber motivar e dar meios para realizarem a PAZ com obras e acções.
Saberei envolver todos os vereadores eleitos, mesmo os do PSD que agiram sectariamente para comigo. Todos os que quiserem trabalhar terão pelouro e responsabilidades. Saberei somar e potenciar as capacidades dos eleitos dos outros partidos.
Entendemos que os Partidos devem ser escolas de democracia e só o poderão ser se estiverem a par do que se pensa fazer no Poder Local.
O que aprovei para melhorar o concelho de Alcobaça
Não há nenhuma estrada ou grande obras (seja o cine teatro, as piscinas de Pataias e Benedita, escolas e jardins, obras de SMPorto, requalificação urbana, saneamento, abastecimento de água) que eu não tenha aprovado. Não é aí que existe a diferença, nesses casos até houve a aceitação de algumas sugestões. Onde está a diferença é de facto na incapacidade de serem receptivos a propostas políticas centrais, que vamos implementar logo que tenhamos poder.
A minha autoavaliação do que tenho feito como vereador
Tenho a consciência tranquila, porque dei o meu melhor. As pessoas estão satisfeitas com a minha permanente intervenção política e com a informação que presto, quer através do site, por e-mail, nomeadamente pela divulgação do registo que faço das reuniões de Câmara. É claro que estaria muito mais satisfeito, se a maioria das propostas que apresentei estivessem a resolver os problemas concretos das pessoas e a dar mais felicidade e qualidade de vida.
O que os munícipes me vão dizendo.
Vão-me transmitindo confiança e força, ao longo destes 3 mandatos. Para não desistir, para continuar, porque confiam em mim e acham o meu trabalho positivo e a prova é que me fazem chegar sugestões e críticas, de forma a melhorar o trabalho da CDU.
Sobre a não recandidatura do presidente Gonçalves Sapinho
Nós preferíamos fazer o combate eleitoral com ele. Lamentamos que seja por motivos de saúde que não se recandidate a presidente de Câmara. Também ainda não sabemos se não é ele o candidato à presidência da Assembleia Municipal. Isso era o que nós preferíamos. Queremos derrotar, eleitoralmente, o projecto PSD, liderado ainda por Gonçalves Sapinho.
Acredito que a CDU pode vencer as autárquicasNós vamos renovar a equipa, incluir jovens, mulheres e pessoas capazes de produzir boas soluções em todas as frentes e para todas as freguesias. Pensamos que está na hora de os alcobacenses experimentarem outra liderança local, uma governação CDU. Podemos fazer muito mais e melhor por Alcobaça e pelos alcobacenses. A maioria CDU, nas próximas eleições, será uma óptima notícia. Experimentar a gestão CDU, é transformar a governação local, será implementar um bom conjunto de boas práticas políticas de efectivo serviço público.
Sou novamente o primeiro da lista CDU para a CMA.Por consenso a coordenadora da CDU voltou a propor-me para 1º da lista à Câmara.
É a sexta vez! Comecei com 1200, depois crescemos 50% e passámos para 1800, depois demos um salto enorme para 6033, Em 2001 tivemos 6500 votos sem a freguesia da Moita. Em 2005, com o Bloco a concorrer tivemos mais de 5000 votos.
Espero que esta persistente aprendizagem, nestes 3 mandatos como Vereador, me permita transmitir a confiança a mais eleitores de forma a conseguirmos a Maioria e podermos ter uma liderança CDU.
Poderia ter optado por projectos de maior interesse pessoal, mas achei que servir a causa pública, pondo toda a minha energia e saber acumulado, é de facto, uma missão que gosto. Sou feliz a trabalhar para ajudar a satisfazer interesses e necessidades colectivas.
O que mais gostaria de fazer nos primeiros tempos como Presidente
Terei mais em conta a economia para criar mais riqueza e mais emprego com direitos e procurar que o nosso concelho tenha respostas para as pessoas terem uma vida feliz.
Descentralizar meios e competências para as freguesias e instituições.
Atacar a dívida imensa deixada pelo PSD/Sapinho e criar mais fontes de receita.
Concretizar todas as questões sociais importantes tendo em conta as Instituições e os autarcas das Freguesias.
Fomentar o desporto popular, apoiar muito mais a dinâmica da cultura e o papel das nossas colectividades.
Aumentar as respostas qualificadas no saneamento e potenciar a nossa riqueza em água.
Outra das acções é concretizar a progressão de carreira de muitos trabalhadores da Câmara e dos Serviços Municipalizados. Os recursos humanos são outra questão muito mal conduzida por esta maioria.
Para terminar
Espero que os alcobacenses estejam atentos e acreditem que são possíveis outras práticas políticas, se motivem para estes actos eleitorais, não fiquem em casa, votem e confiem na CDU.
Nós iremos contribuir para unir os alcobacenses, para abrir a Câmara, ouvir e recolher opinião, para a boa resolução dos seus problemas e na busca permanente de melhor qualidade de vida.
Rogério Manuel Madeira Raimundo
Candidato a Presidente da Câmara
Pela CDU
Nas Autárquicas de Outubro de 2009
Texto especialmente produzido para o Jornal Digital “Tinta Fresca”
31 Março 2009
surfando
mares bravíssimos
d' imAGInAÇÃO