03/04/2014

7.779.(3abril2014.16.10') Leonor Carvalho

Nasceu a 10 ab1966
 A imagem pode conter: Leonor Carvalho, a sorrir, óculos graduados e closeup
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2116629215093722&set=pob.100002399926450&type=3&theater
*
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=877101625647483&set=t.100002399926450&type=3&theater
no Al.creative
***
http://www.ceied.ulusofona.pt/pt/ceied/investigadores/integrados/210-maria-leonor-carvalho-pt
Doutora em Educação pela ULHT, Mestre em Museologia pela ULHT, Licenciada em História pela FLL. Professora de História no Ensino Básico e Secundário desde 1990. No âmbito do trabalho associativo desenvolveu formação profissional na área do Património Cultural e desenvolve ainda trabalhos de investigação e divulgação sobre história local e regional.Nos anos lectivos de 1996/97 e 1997/98 esteve destacada no Serviço Educativo do Museu de Cerâmica nas Caldas da Rainha. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Colaboradora regular da imprensa local (Alcobaça), é autora de do livro Fios que Teceram a Cidade: História da Companhia Fiação e Tecidos de Alcobaça (1875-1998), e de alguns artigos sobre Museologia, Educação Patrimonial e História Local.
Docente do Seminário Intensivo “Estudo de Caso – A Central Eléctrica da Companhia Fiação e Tecidos de Alcobaça: Um Testemunho Ímpar da Industrialização e Urbanização da Vila de Alcobaça”, no Curso de Especialização em Museologia do Museu de Arqueologia e Etnologia de São Paulo (2005) e Docente do Seminário “Intervenção Museológica e Arqueologia Industrial”, no Mestrado de Museologia da ULHT (2006).
***
5abril.16.30'2014
 na sacristia nova!
História dos 125 anos dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça -
 Leonor Carvalho escreveu...
Via Alcoa:
bombeirossite
http://www.oalcoa.com/resumo-dos-125-anos-dos-bombeiros-de-alcobaca-feito-no-mosteiro/
A sessão de Aos Sábados na Sacristia do Mosteiro do passado dia 5 de abril foi dedicada aos 125 anos de história dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça. Dezenas de pessoas encheram a sacristia do Mosteiro de Alcobaça para assistir à conferência dirigida por Jorge Pereira de Sampaio, diretor do Mosteiro, Mário Cerol, comandante dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, e por Susana Leão e Leonor Carvalho, responsáveis pela investigação da história dos bombeiros. A informação recolhida será reunida num livro a apresentar ainda este ano, sem ter ainda data marcada.
(Saiba mais na edição em papel de 17 de abril de 2014)
***
Postagem anterior do UNIR ALCOBAÇA

3.633. Amanhã 30.0ut.2010...há "conferências" no Armazém das Artes...18h

http://www.armazemdasartes.pt/

CONFERÊNCIAS
30 de Outubro (18h00) - Prof. Isabel Xavier
Iconografia republicana na cerâmica das Caldas da Rainha


06 de Novembro (18h00) - Prof. Rui Vieira Nery
As Músicas da República

20 de Novembro (18h00) - Prof. Leonor Carvalho
A República em Alcobaça
04 de Dezembro (18h00) - Prof. João Serra
República e republicanismo: os valores da República
***
Via Tintafresca.net
9fev2012
Alcobaça
    Leonor Carvalho debate tese de doutoramento “Estudar História com os Pés na Terra”
       

    Leonor Carvalho
    A professora Leonor Carvalho participa, no dia 11 de fevereiro (sábado) às 18h, no Armazém das Artes, em Alcobaça, na rubrica “À conversa com” sobre “Estudar História com os Pés na Terra”, apresentando a tese de doutoramento em Educação, desenvolvida na Universidade Lusófona. Ao currículo da disciplina de História é aplicada uma perspetiva museológica, criando uma proposta curricular para o ensino desta disciplina, baseada no património material e imaterial, especialmente aplicada à região de Alcobaça. À noite, a partir das 22 horas, é a vez do Baile de Máscaras e da Festa de Encerramento da 4º semana aberta da Academia de Música de Alcobaça.

    11 de Fevereiro | Sábado | 18h00
    Doutora Leonor Carvalho sobre
    “Estudar História com os Pés na Terra”
    Apresentação da tese de doutoramento em Educação, desenvolvida na Universidade Lusófona. Ao currículo da disciplina de História é aplicada uma perspectiva museológica, criando uma proposta curricular para o ensino desta disciplina, baseada no património material e imaterial, especialmente aplicada à região de Alcobaça.
    Preço: entrada livre | Público em Geral
    ________________________________________
    Armazém à noite
    11 de Fevereiro | Sábado | 22h00
    Baile de Máscaras
    Festa de Encerramento da 4º semana aberta da Academia de Música de Alcobaça

    Preço: 5€ (Público em Geral) // 4,00€ (Amigos do Armazém das Artes ou Alunos da Academia de Música de Alcobaça)

       Novo horário: Sábados, Domingos e feriados das 15h00 às 20h00.
    Se quiser visitar as instalações fora deste horário, por favor, contacte a direção. .
       Mais atividades e informações em: www.armazemdasartes.pt 
    *
    28out2010
    Patente até final de Outubro

      Armazém das Artes inaugura exposição inédita sobre a Implantação da República em Alcobaça
         

      Alfredo Caldeira comissaria a exposição
      O Armazém das Artes tem patente ao público até final de Outubro uma exposição sobre a Implantação da República. Inaugurada no dia 16 de Outubro, a mostra está dividida em duas: uma de âmbito nacional, a cargo da Fundação Mário Soares e outra, de âmbito local, organizada pela professora e historiadora Leonor Carvalho. A exposição dá conta do apoio de Alcobaça, que contava no seu seio com republicanos ilustres desde 1880, à República, pelo que o novo regime foi acolhido com entusiasmo pela população. Do bastião republicano de Alcobaça saiu o primeiro governador civil da República: José Eduardo Raposo de Magalhães.

         Por volta de 1880 já havia republicanos em Alcobaça. O debate passou muito pelos jornais, com “A Semana Alcobacense” a destacar-se na defesa dos ideais republicanos, pelas penas do Dr. Francisco Pereira Zagalo, Eurico de Araújo, Afonso Ferreira, Raul Proença e Bernardo Villa Nova.

         Em 30 de Maio de 1907 foi inaugurado o Centro Democrático Republicano de Alcobaça, presidido por João Ferreira da Silva, Firmo da Trindade, José Rodrigues Coelho, Joaquim Serrano de Figueiredo e tendo, como suplentes, Raposo de Magalhães, João António Vasco e Raimundo Ferreira Daniel. À inauguração compareceu o Dr. Bernardino Machado, que seria mais tarde o 3º e 8º Presidente da República, convidado a proferir uma conferência no Teatro Alcobacense.

         A República foi proclamada em Alcobaça no dia 6 de Outubro de 1910, depois de confirmada a queda da Monarquia, após vários rumores que circularam pela cidade, numa época em que as comunicações à distância ainda não existiam. Coube ao Dr. Santiago Ponce y Sanchez, presidente da Comissão Municipal Republicana, anunciar a implantação da República e propôr à sanção do povo para administrador do concelho José Coelho da Silva, em substituição do padre Ribeiro de Abranches, que anunciou também a sua adesão à República.

         De seguida falaram Affonso Villa Nova e Alberto Villa Nova, exercendo as excelências do regime republicano, justiceiro, moralizador e promotor da paz e felicidade do povo português. Os discursos foram muito aplaudidos pela multidão estacionada em frente da Câmara Municipal que pôde ouvir no final “A Portuguesa” tocada pela Real Fanfarra Alcobacense.

         João Serras Conceição foi o último presidente da Câmara de Alcobaça do regime monárquico (1908-1910), substituído por José Sanches de Figueiredo Barreto Perdigão, que tomou posse no dia 8 de Outubro de 1910 e permaneceu em funções até ao primeiro dia de 1914.

         Por decreto de 10 de Maio de 1919, Alcobaça foi agraciado com o Colar da Ordem Militar da Torre e Espada, valor, Lealdade e Mérito, “pelo heroísmo, civismo e amor manifestado na defesa da integridade da República, ameaçada de subversão.” O Colar passou a figurar também no brasão do município. 
         De referir asinda que o Armazém das Artes vai acolher, de 30 de Outubro a 4 de Dezembro, um ciclo de conferências sobre a República.

        Programa das conferências 

      30 de Outubro (18h00) - Prof. Isabel Xavier
      Iconografia republicana na cerâmica das Caldas da Rainha

      06 de Novembro (18h00) - Prof. Rui Vieira Nery
      As Músicas da República

      20 de Novembro (18h00) - Prof. Leonor Carvalho
      A República em Alcobaça

      04 de Dezembro (18h00) - Prof. João Serra
      República e republicanismo: os valores da República   
         Mário Lopes
      **
      No âmbito da Feira do Livro e da Leitura
        Leonor Carvalho lançou livro sobre a COFTA: fábrica pioneira da indústria em Alcobaça
           

        Leonor Carvalho, Gonçalves Sapinho
        e Rosa Domingues
        Leonor Carvalho lançou, no dia 19 de Junho, na Biblioteca Municipal de Alcobaça, o livro "Fios que teceram a cidade - História da Companhia Fiação e Tecidos de Alcobaça (1875 - 1998)".  O acontecimento teve lugar no âmbito da Feira do Livro e da Leitura, em Alcobaça, que decorreu de 19 a 22 de Junho, na Praça D. Afonso Henriques. A professora de História pretendeu com o livro analisar a COFTA – Companhia de Fiação e Tecidos de Alcobaça em três vertentes diferentes: a sua evolução; o carácter de escola e família da companhia e a electrificação da fábrica e da vila de Alcobaça.        Estiveram presentes na cerimónia de apresentação do livro sobre a COFTA – Companhia de Fiação e Tecidos de Alcobaça a autora, Leonor Carvalho; Gonçalves Sapinho, Alcina Gonçalves, Hermínio Rodrigues, José Vinagre e Rogério Raimundo, presidente e vereadores da Câmara Municipal de Alcobaça; Rosa Domingues, presidente da Junta de Freguesia da Maiorga, além de vários professores e amigos da autora.
              Gonçalves Sapinho considerou que o livro está “muito bem escrito e recorda uma parte da história do concelho” e desafiou a autora a não parar de escrever. Por sua vez, Rosa Domingues agradeceu à autora por se ter “debruçado sobre a nossa fábrica”, que permitiu em tempos a passagem da Maiorga de freguesia agrícola para uma freguesia industrializada. A autarca da Maiorga referiu também que este livro irá “perpetuar a COFTA”.
             

        Leonor Carvalho
        Leonor Carvalho, por seu turno, referiu que este livro permitiu “devolver aos alcobacenses um bocadinho da sua história”, acrescentando que no decorrer da realização do livro se “tornou alcobacense de coração” e que “este foi um trabalho pleno de alegrias”. A professora agradeceu a ajuda de muitos ex-trabalhadores da COFTA que lhe contaram a sua passagem pela empresa e disponibilizaram algumas fotos e recortes de imprensa da época.       A professora de História revelou também que pretendeu com o livro analisar a COFTA – Companhia de Fiação e Tecidos de Alcobaça em três vertentes diferentes: a sua evolução; o carácter de escola e família que a companhia teve e a electrificação da fábrica e da vila de Alcobaça.
              Leonor Carvalho explicou também que o seu trabalho resultou num “livro que são dois: um para leitura e outro para consulta”. A autora adiantou ainda que a COFTA teve importância no desenvolvimento da classe feminina do concelho e na sua afirmação e que este livro é também “uma homenagem aos construtores de história” que trabalharam na COFTA. A professora considerou também que este “é um trabalho que ainda não está terminado e que deve continuar.”
        Ficha Técnica:
              "Fios que teceram a cidade - História da Companhia Fiação e Tecidos de Alcobaça (1875 - 1998)"
        Autor e Coordenador: Leonor Carvalho
        Edição: Município de Alcobaça
        Fotografia: Imagens da capa e contra-capa cedidas por Francisco André
        Design gráfico e produção: Arte Ataca
        Tiragem: 1000 exemplares – Abril 2008 
        25-06-2008