e foi assassinado a 30jan1948
Mohandas
***
16set1932
http://estoriasdahistoria12.blogspot.pt/2015/09/16-de-setembro-de-1932-ghandi-inicia.html
Ghandi inicia uma greve de fome contra a decisão do governo britânico de dividir o sistema eleitoral indiano em castas
No dia 16 de Setembro de 1932, numa cela da prisão de Yerovda, nos arredores de Bombaim, na Índia, Mohandas Karamchand Gandhi deu início a uma greve de fome para protestar contra a decisão do governo britânico de dividir o sistema eleitoral indiano em castas.
Líder na campanha indiana por um governo independente, Gandhi lutou a vida toda para difundir por todo o país e pelo mundo uma característica inconfundível de resistência passiva. Por volta de 1920, o conceito de Satyagraha (ou "insistência na verdade") tornou Gandhi uma figura de enorme influência para milhões de seguidores.
Encarcerado pelo governo britânico de 1922 a 1924, ao sair da prisão retirou-se por um tempo da actividade política. Contudo, em 1930, retornou desencadeando uma nova campanha de desobediência civil. Isto levou-o novamente à prisão, mas por pouco tempo. Diante das suas exigências, os britânicos acabaram por fazer algumas concessões, convidando-o inclusive a representar o Partido do Congresso Nacional numa mesa-redonda que aconteceria em Londres.
Após o regresso, em Janeiro de 1932, Gandhi não perdeu tempo para dar início a outra campanha de desobediência civil, em virtude da qual foi novamente preso. Oito meses mais tarde, Gandhi anunciou que estava a iniciar um “jejum até à morte”, a fim de protestar contra o apoio que os britânicos estavam a dar a uma nova constituição indiana, que concedia às classes mais baixas – conhecidas como ‘intocáveis’ – uma representação política separada por um período de 70 anos. Gandhi acreditava que isso iria dividir a Índia em classes sociais demarcadas de maneira permanente e injusta. Membro da poderosa Vaisya, ou casta mercantil, Gandhi, ele mesmo, defendeu a emancipação dos “intocáveis”, a quem chamava de Harijans ou "Filhos de Deus”.
"Esta é uma oportunidade concedida por Deus que a mim chegou," disse Gandhi da cela na prisão de Yerovda, "para oferecer a minha própria vida como sacrifício final em favor dos oprimidos". Apesar de outras personalidades públicas indianas – inclusive o dr. Bhimrao Ramji Ambdekar, representante político oficial dos “intocáveis” – terem questionado o verdadeiro compromisso de Gandhi com as classes mais baixas, os seis dias de jejum terminaram depois de o governo britânico ter aceite os principais termos do acordo entre as castas indianas mais altas e os “intocáveis”, o que reverteu a decisão anterior de separação.
À medida que a Índia caminhava paulatinamente para a independência, o prestígio de Gandhi só crescia. Continuou a valer-se da greve de fome como método de resistência, tendo consciência de que o governo britânico não seria capaz de resistir às pressões populares de um povo que o designava Mahatma ou "Grande Alma".
Em 12 de Janeiro de 1948, Gandhi fez a última greve de fome bem-sucedida em Nova Deli, a fim de persuadir hindus e muçulmanos daquela cidade a lutarem pela paz entre eles.
Em 30 de Janeiro daquele mesmo ano, menos de duas semanas depois de ter interrompido a greve de fome, foi assassinado por um hindu extremista quando ia para uma cerimónia religiosa.
Encarcerado pelo governo britânico de 1922 a 1924, ao sair da prisão retirou-se por um tempo da actividade política. Contudo, em 1930, retornou desencadeando uma nova campanha de desobediência civil. Isto levou-o novamente à prisão, mas por pouco tempo. Diante das suas exigências, os britânicos acabaram por fazer algumas concessões, convidando-o inclusive a representar o Partido do Congresso Nacional numa mesa-redonda que aconteceria em Londres.
Após o regresso, em Janeiro de 1932, Gandhi não perdeu tempo para dar início a outra campanha de desobediência civil, em virtude da qual foi novamente preso. Oito meses mais tarde, Gandhi anunciou que estava a iniciar um “jejum até à morte”, a fim de protestar contra o apoio que os britânicos estavam a dar a uma nova constituição indiana, que concedia às classes mais baixas – conhecidas como ‘intocáveis’ – uma representação política separada por um período de 70 anos. Gandhi acreditava que isso iria dividir a Índia em classes sociais demarcadas de maneira permanente e injusta. Membro da poderosa Vaisya, ou casta mercantil, Gandhi, ele mesmo, defendeu a emancipação dos “intocáveis”, a quem chamava de Harijans ou "Filhos de Deus”.
"Esta é uma oportunidade concedida por Deus que a mim chegou," disse Gandhi da cela na prisão de Yerovda, "para oferecer a minha própria vida como sacrifício final em favor dos oprimidos". Apesar de outras personalidades públicas indianas – inclusive o dr. Bhimrao Ramji Ambdekar, representante político oficial dos “intocáveis” – terem questionado o verdadeiro compromisso de Gandhi com as classes mais baixas, os seis dias de jejum terminaram depois de o governo britânico ter aceite os principais termos do acordo entre as castas indianas mais altas e os “intocáveis”, o que reverteu a decisão anterior de separação.
À medida que a Índia caminhava paulatinamente para a independência, o prestígio de Gandhi só crescia. Continuou a valer-se da greve de fome como método de resistência, tendo consciência de que o governo britânico não seria capaz de resistir às pressões populares de um povo que o designava Mahatma ou "Grande Alma".
Em 12 de Janeiro de 1948, Gandhi fez a última greve de fome bem-sucedida em Nova Deli, a fim de persuadir hindus e muçulmanos daquela cidade a lutarem pela paz entre eles.
Em 30 de Janeiro daquele mesmo ano, menos de duas semanas depois de ter interrompido a greve de fome, foi assassinado por um hindu extremista quando ia para uma cerimónia religiosa.
Fontes: Opera Mundi
13jan1948
Gandhi inicia 1 jejum contra as violências entre indianos e paquistaneses
***
"Mantenha os seus pensamentos positivos, porque os seus pensamentos tornam-se as suas palavras. Mantenha as suas palavras positivas, porque as suas palavras tornam-se as suas atitudes. Mantenha as suas atitudes positivas, porque as suas atitudes tornam-se os seus hábitos. Mantenha os seus hábitos positivos, porque os seus hábitos tornam-se os seus valores.
Mantenha os seus valores positivos, porque os seus valores... Tornam-se o seu destino."
´Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo.´
´Nunca perca a fé na humanidade, ela é como um oceano. O facto de existirem algumas gotas de sujidade, não significa que ela esteja contaminada.´
´Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim.´
***
https://www.facebook.com/aoficinadaalma/photos/a.270324753078199.55220.270310639746277/644642578979746/?type=1&theater
***
12mar1930
Mahatma Gandhi lidera uma marcha popular em direcção ao mar, de cerca de 320 quilómetros. Ficou conhecida como ‘Marcha do Sal’ e representou um protesto contra o monopólio britânico do sal.
marcha do sal 1930
https://www.youtube.com/watch?v=pNrzTdjZpHo
**
12 de Março de 1930: Mahatma Gandhi inicia a Marcha do Sal
Também conhecida pelo nome de Satyagraha,
a Marcha do Sal foi um movimento com o objectivo de impedir a proibição
da actividade de extracção do sal na Índia, que era uma colónia
inglesa. Com a medida, uma proibição dos britânicos, Mahatma
Gandhi iniciou uma caminhada que começou no mosteiro Sabarmati Ashram e
terminou em Dandi, pequena aldeia em que o líder revolucionário pegou
num punhado de sal como gesto simbólico. Mesmo após a prisão de Gandhi, o
movimento continuou até Bombaim.
Na
realização deste manifesto, Gandhi foi acompanhado por um bom número de
seguidores, porém, não incitou nenhum deles a acompanhá-lo, o que
impediu uma reacção instantânea das autoridades britânicas. A Marcha do
Sal foi iniciada no dia 12 do mês de Março de 1930 e terminou no dia 6
de Abril do referido ano.
Para
descanso e alimentação, o grupo parava nas cidades em que passava, o
que apenas aumentava o número de seguidores da Marcha. O principal
motivo do protesto foi uma imposição da Inglaterra que tinha
o monopólio sobre a distribuição do sal. O monopólio obrigava todos os
consumidores indianos, entre eles os mais pobres, a pagar um imposto
sobre o sal e instituía a proibição de eles mesmos recolherem sal e
criarem salinas.
No
último dia da manifestação, 6 de Abril, os participantes realizaram o
ritual sagrado do banho hindu. Depois, Mahatma Gandhi caminhou até à
beira do mar e apanhou um punhado de sal. Então, mecanicamente, os seus
milhares de seguidores fizeram o mesmo movimento.
Como
resultado do protesto, mais de cinquenta mil manifestantes foram presos
pelas autoridades britânicas, inclusive o líder Gandhi.
Após
prenderem Mahatma Gandhi e muitos adeptos da Marcha do Sal, os
britânicos achavam que a manifestação iria cessar. Entretanto, os
manifestantes continuaram a caminhada, desta vez, indo rumo à região
norte, onde se localiza Bombaim. Em acto silencioso, o grupo
aproximou-se de depósitos de sal que estavam protegidos por cerca de
quatrocentos polícias. Quando chegaram mais perto do produto, as
autoridades policiais investiram contra eles com cassetetes. Por fim, o
vice-rei da Índia acabaria por reconhecer a sua impotência em impor a
obediência à lei britânica. Cedendo às pressões do Mahatma, liberta
todos os prisioneiros e vê-se obrigado a conceder aos indianos o
direito de eles mesmos recolherem o sal.
Fontes: infoescola
wikipedia (imagens)
Gandhi durante a Marcha do Sal
https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=_wIvyOIvbk0
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/03/12-de-marco-de-1930-mahatma-gandhi.html?spref=fb&fbclid=IwAR2Rouu81HCeDtXq5bCJh-JIgPn4H3EZH1F5gwGYzy6Wind1N3asFtf2lxg
***
O fraco jamais perdoa, o perdão é característica do forte.
***
https://www.facebook.com/559343457434706/photos/a.559507790751606.1073741828.559343457434706/901329829902732/?type=1&theater
“No momento em que o escravo decide que não quer ser escravo, suas correntes caem ao solo. Se libera e mostra aos outros como fazê-lo. A liberdade e a escravidão são estados mentais.”
© Boyan Marinov - Imagem
***
Se queremos alcançar neste mundo a verdadeira paz e se temos de levar a cabo uma verdadeira guerra contra a guerra, teremos de começar pelas crianças; e não será necessário lutar se permitirmos que cresçam com a sua inocência natural; não teremos de transmitir resoluções insubstanciais e infrutíferas, mas iremos do amor para o amor e da paz para a paz, até que finalmente todos os cantos do mundo fiquem cobertos por essa paz e por esse amor pelo qual,
consciente ou inconscientemente, o mundo inteiro clama.
in 'The Words of Gandhi
***
"A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência."
***
https://www.facebook.com/559343457434706/photos/a.559507790751606.1073741828.559343457434706/883786918323690/?type=1&theater
“Os sete pecados capitais responsáveis pelas injustiças sociais são: riqueza sem trabalho; prazeres sem escrúpulos; conhecimento sem sabedoria; comércio sem moral; política sem idealismo; religião sem sacrifício e ciência sem humanismo.”
© Rafal Olbinski - Imagem
***
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=633053096781575&set=a.470347533052133.1073741826.100002306717295&type=1&theater
Pegue um sorriso e doe-o a quem jamais o teve.
Pegue um raio de sol e faça-o voar lá onde reina a noite.
Descubra uma fonte e faça banhar-se quem vive no lodo.
Pegue uma lágrima e ponha-a no rosto de quem jamais chorou.
Pegue a coragem e ponha-a no ânimo de quem não sabe lutar.
Descubra a vida e narre-a a quem não sabe entendê-la.
Pegue a esperança e viva na sua luz.
Pegue a bondade e doe-a a quem não sabe doar.
Descubra o amor e faça-o conhecer ao mundo"
***
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1485401528340383&set=a.1393838497496687.1073741828.1393828550831015&type=1&theater
"Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível."
***
Via Anabela LD
"A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão.
É uma questão de consciência."
***
"A não-violência e a covardia não combinam. Posso imaginar um homem armado até os dentes que no fundo é um covarde. A posse de armas insinua um elemento de medo, se não mesmo de covardia. Mas a verdadeira não-violência é uma impossibilidade sem a posse de um destemor inflexível."
Via Maria Elisa R
***
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=705207652856004&set=a.405293282847444.85487.405267412850031&type=1&theater
**
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=637102773025444&set=a.496151737120549.1073741840.100001771820464&type=1&theater
***
"Se eu pudesse deixar algum presente à você, deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo a fora.
Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para você, se pudesse, o respeito aquilo que é indispensável. Além do pão, o trabalho. Além do trabalho, a ação. E, quando tudo mais
faltasse, um segredo: o de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída."
***
02 de Outubro de 1869: Nasce Mahatma Gandhi
Mohandas Karamchand Gandhi, apóstolo da não violência e líder da causa independentista indiana, nasceu em 1869. Seu pai desempenhava funções de magistrado local. Com o objetivo último de seguir idêntica carreira, Gandhi foi para Londres cursar Direito, aí permanecendo de 1888 a 1891. De volta à Índia, teve um ensaio pouco auspicioso na advocacia, o que o levou, em 1893, a assinar um contrato válido por um ano com uma empresa indiana sediada no Natal.Na África do Sul teve Gandhi consciência plena, pela primeira vez, de como os preconceitos raciais cerceavam a liberdade e corrompiam a justiça. Começou então a sua atividade política, em defesa da minoria indiana naquele país. Acabaria por ficar na África do Sul muito mais tempo do que previra, só regressando definitivamente à Índia em 1914.Por essa altura, a vivência sul-africana levara-o a amadurecer o seu posicionamento político-ideológico. No regresso ao país natal, Gandhi era já um homem seguro das suas opiniões, dos seus valores e objetivos. Ao mesmo tempo, tivera oportunidade de aprofundar a sua opção de fé (afinal de contas, a verdadeira matriz do seu pensamento), tendo evoluído para uma forma de Hinduísmo que propunha um ideal de vida austera, levada com desprendimento dos bens terrenos, com humildade e equanimidade. Foi, de facto, na religião que colheu os princípios inspiradores de toda a sua ação política. De abnegação e sacrifício, aliás, daria largas provas ao longo dos anos.Entretanto, Gandhi ia manifestando o seu desacordo perante os excessos que o governo colonial inglês, do seu ponto de vista, cometia. A partir de 1920, nomeadamente, ocupou o lugar cimeiro no Congresso Nacional Indiano, e pôde então pôr em prática a sua estratégia de ação política através de um programa de oposição pacífica à potência colonizadora. Esse programa previa um boicote às manufaturas inglesas e uma atitude de desobediência civil por parte dos indianos nas mais variadas instituições do país. Este programa gerou uma onda de adesão massiva no país. Mais tarde o projeto nacional de Gandhi incluiria ainda objetivos educacionais e o desenvolvimento da produção artesanal, realizada por cada um, autonomamente e em autossuficiência, no seu lar (ele próprio se encarregava da produção das vestes que usava).
O longo caminho a percorrer não deixaria de ser atribulado: enquanto apresentava a resistência passiva como uma estratégia política e uma força moral, Gandhi teve que enfrentar, em certos momentos, a violência no país (da parte dos ingleses, mas também da parte de indianos e muçulmanos) e conheceu até o cárcere; por mais de uma vez, ainda, teve que recorrer a jejuns como meio de pressão para acabar com tumultos entre a população. Em 1934 afastou-se do partido, mas nessa altura as suas linhas de ação haviam já deixado uma marca indelével na consciência nacional indiana.
Em 1947 deu-se a independência, obtida contudo em moldes inesperados: o território do país era dividido, surgindo o Paquistão como Estado muçulmano separado. Apenas alguns meses mais tarde, em janeiro de 1948, Gandhi era assassinado a tiro por um fanático hindu. A admiração dos seus compatriotas valera-lhe já o epíteto "Mahatma", a grande alma. A admiração de muitos outros homens asseguraria a sobrevivência dos seus valores e métodos de ação, sobrevivência que bem se revela, por exemplo, no percurso de Martin Luther King, o conhecido ativista norte-americano dos direitos cívicos dos negros.
O longo caminho a percorrer não deixaria de ser atribulado: enquanto apresentava a resistência passiva como uma estratégia política e uma força moral, Gandhi teve que enfrentar, em certos momentos, a violência no país (da parte dos ingleses, mas também da parte de indianos e muçulmanos) e conheceu até o cárcere; por mais de uma vez, ainda, teve que recorrer a jejuns como meio de pressão para acabar com tumultos entre a população. Em 1934 afastou-se do partido, mas nessa altura as suas linhas de ação haviam já deixado uma marca indelével na consciência nacional indiana.
Em 1947 deu-se a independência, obtida contudo em moldes inesperados: o território do país era dividido, surgindo o Paquistão como Estado muçulmano separado. Apenas alguns meses mais tarde, em janeiro de 1948, Gandhi era assassinado a tiro por um fanático hindu. A admiração dos seus compatriotas valera-lhe já o epíteto "Mahatma", a grande alma. A admiração de muitos outros homens asseguraria a sobrevivência dos seus valores e métodos de ação, sobrevivência que bem se revela, por exemplo, no percurso de Martin Luther King, o conhecido ativista norte-americano dos direitos cívicos dos negros.
Fontes:Gandhi. In
Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012.
wikipedia
(Imagens)
Mahatma Gandhi Online
Gandhi e Nehru em 1942
Caligrafia de
Gandhi "God is Truth. The way to Truth lies through
Ahimsa
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/10/02-de-outubro-de-1869-nasce-mahatma.html
***