23/07/2014

8.482.(23jul2014.8.28') neste dia...2agosto...Vou rELEVAR: 139.avÔ, José Afonso, Miguel Urbano Rodrigues, Isabel Allende, UHF,Salazar cai, Hitler foi eleito e as 3 pitadinhas da poesia de JOAQUIM PESSOA

***
2019
III-CXXXIX-AVÔ
gosto de decidir no limite
no agHora
e ir resistindo
ao concreto
ao instante em que não há outra hipótese
se não: decidir!
Nos entreTANTOs vou ponderando
até porque posso ir pensando sobre o assunto +e +!
***
2018
2/139aVÔ
*
dia da extraordinária cunhada OFÉLIA
*
reSOLver  é não me inCOMODAR com a situação/pessoa...
reduzIR a carga negativa da situação/pessoa já é uma etapa, mas não reSOLve...
O ÂMAgo tem de estar tranquilo!
***
2016
139.avÔ
que bELO momento
que bELA companhia
de perFEITA terNURA
à sombra de 1 pequeno pinheiro
à beira Baía Azul
num relvado fresco
n1 sítio com habitat esTUpendooooo
borboletas de tds as cores
chilrear de pássaros
triatletas
há momentos inesquecíveis
*
pleno de convicções
com algumas dúvidas
sem ignorar
sem SER indiferente
com sonhos de voar
contra o rastejar de tantos
*
o que é simples
dá muita felicidade
1 sussurro num segundo que foi primeiro
1 sorrio silencioso acompanhado duma bela piscadELA
1 soprar de um desejo secreto
1 terNUra numa parte do corpo inesperada
que se torna centro de prazer
inexplicável

1 pupilar d' ÂMAgos

1 arrebitar do farol do prazer

a tesão a dominar-nos
***
2015..postei:
já ia criticar o LUXO deste casamento católico...Que diria Jesus Cristo?......Os (novos) vendilhões do templo???..."+fácil encontrar 1 agulha num palheiro que 1 rico entrar no reino dos céus"...Depois reduzi a crítica com a caridade para o IPO e o aluguer para a Fundação Serralves...Depois +1 x pensei que a JUSTIÇA FISCAL está td ao avesso!!
http://meuporto.com/2015/08/02/jorge-mendes-pediu-aos-convidados-para-nao-lhe-darem-prendas-pediu-para-doarem-dinheiro-ao-ipo/
*
44 medalhas!!! vivaaaaaaaa Portugal...nos mundiais olímpicos do Special Olympics...14 medalhas de ouro, 18 de prata e 12 de bronze!!! e porquê??? não será pelas extraordinárias COOPERATIVAS? Tal como temos em ALCOBAÇA QUE VOS ABrrAÇA: CEERIA!!!
*
hj é DOMingo...2.aGOSTO.2015...11h11'11"...a marÉ baixa de hj em s.MARtinho do porto...d' ALCOBAÇA que vos abRRaça...deu para a pesca (de ameijoas?)...
Video de Leonel Lourenço
https://www.facebook.com/leonel.lourenco.16/videos/906695092742490/
*
ai a igualdade, a justiça social, a vida digna..ai os 3t's do papa...afinal os n.ºs do psd.cds...
http://expresso.sapo.pt/sociedade/2015-06-05-Pobreza-aumentou-para-niveis-do-inicio-do-seculo
*
mulheres na pior em Portugal...com psd.cds a igualdade salarial entre h e m voltou a ser + desigual...
*
hj é dia de DOM...domingo tem dom logo no começo...
bom DOMingão para tds
2 d' aGOSTO
*
psd está a (des)governar ALCOBAÇA que vos abRRaça desde 1998...a cidade está sem povo, sem turistas...há que dar desenvolvimento a esta ideia...contadores d'estórias...amigos das letras...al.creative...TERRA d'ARTE e d'artistas
*
vão votar nos mentirosos? Catroga (negociador PSD a mando do Passos em 2011) aconselhava prender Sócrates...e agHora onde ele está??
https://www.youtube.com/watch?v=Y_kNKYLk-fM&feature=youtu.be
*
a lua azul d' ALCOBAÇA que vos abRRaça
by Bruno Januário

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10205563870629637&set=gm.854828397928960&type=3&theater
***
2013..postei:
Na noite de 29set, Alcobaça, que vos abRRaça, pode surpreender...PRIMEIRA presidente da câmara d' Alcobaça...Vanda Furtado Marques...a opção está clara: ou ela ou "eles"...Tu… e nós… vamos espalhar a notícia…

http://uniralcobaca.blogspot.pt/2013/08/68982agosto20132332-1-mupi-da-vanda.html*
2. A adesão à Águas do Oeste no saneamento e na água é também um processo danoso. Bem avisámos, atempadamente, nas diferentes etapas. Agora, todos os meses, chegam a Alcobaça 2 facturas enormes, que não tínhamos e não teríamos com uma Gestão CDU! O pagar o tratamento dos esgotos quatro vezes mais do que nos custava nas nossas ETAR’s não é criminoso? Como podemos pagar meio milhão de euros a mais, nos últimos meses, para tratar efluentes de água da chuva? Depois a compra da água em alta com um mínimo anual de 3,6 milhões de metros cúbicos, quando temos um concelho que podia vender água… Como podemos pagar água que não se recebeu e não se consumiu e que desde 2010 já vai em mais de 5M€? Só com uma gestão CDU! Como classificar estes negócios além de ruinosos?
Hoje sabemos, pelas facturas que chegam em casa de cada um e de cada empresa, os aumentos brutais na água, saneamento e lixo! Discordamos completamente deste assalto à bolsa depauperada dos nossos munícipes, das nossas colectividades/Instituições e das micro, pequenas e médias empresas.

http://uniralcobaca.blogspot.pt/2013/07/688830julho201388-comunicado-da-cdu.html
*
homens de mão dos bancos estão colocados no governo deles, dos agiotas...PSD.CDS...daí que nas autárquicas há que votar CDU e, em Alcobaça que vos abRRaça, surpreender Portugal e eleger a 1ª Presidente da Câmara: Vanda Furtado Marques!!!
http://visao.sapo.pt/actualidade/portugal/o-governante-que-quis-vender-swaps-toxicos-ao-estado=f743725
*
a pitadinha de Joaquim Pessoa 
(...) E nada mais me importa, já não espero
aquela que enche a noite de alegria.
Então, para dizer quanto te quero,
eu faço amor contigo até ser dia

https://www.facebook.com/Poetaspoemasepoesias/photos/a.381985865181535.83536.381791518534303/565632020150251/?type=3&theater
***
2011...postei:
é o que contiNUA a ser necessáRIO: avisar a malta....e asSIM comemorei os 82 anos do ZEca...
*
82 aninhos se fosse vivo..."eles" continuam a querer comer tudo....
https://www.youtube.com/watch?v=ZUEeBhhuUos
*
(...)
tu fores ao teatro, ao bailado, aos locais de diversão, quanto menos tu pensares, tu amares, tu fizeres teoria, quanto menos tu pintares, tu fizeres poemas, etc., etc., mais tu poupas, mais tu poderás consumir, mais aumentas o teu tesouro que não se satisfaz nem com migalhas nem com grãos de poeira, mais acresces o teu capital. Quanto menos tu és, quanto menos tu vives a tua vida, mais a tua vida alienada se estende, mais tu acumulas o teu ser na sua alienação pelo ter.

Hoje, e cada vez mais, tudo o que “a economia” te rouba de vida e de humanidade, ela te ilude compensar em dinheiro e em riqueza, e que tudo o que tu não podes, o teu dinheiro poderá.
O teu dinheiro pode comer, beber, ir ao bailado, ao teatro; ele conhece a arte, a erudição, as curiosidades históricas, o poder político; ele pode viajar, ele pode proporcionar-te tudo isso; ele pode comprar tudo isso; ele é o verdadeiro poder. Todas as paixões e toda a actividade são saciadas na insaciável sede da posse. Concede-se ao trabalhador apenas o que ele necessita para que possa viver, e ele só pode querer viver para possuir aquilo de que necessita para viver, ao/no mesmo tempo que se lhe oferece a ilusão de poder ter tudo a que tem direito por ser fruto do trabalho, que humano e histórico é.»
Para a questão «será que obedeço às leis económicas quando consigo o dinheiro à custa do abandono, da oferta do meu corpo à concupiscência do outro (em França, os operários das fábricas chamam à prostituição das suas mulheres e das suas filhas a hora de trabalho suplementar, o que é literalmente exacto), ou então quando vendo o meu vizinho como escravo a marroquinos(e a venda directa de homens sob a forma de comércio de jovens tem lugar em todos os países civilizados), o “economista” tem uma resposta pronta».
Diz  a senhora economia (pela voz dos "economistas)se assim fizeres, tu não ages contra as minhas leis, mas deves tomar em atenção o que diz uma minha “prima”, a senhora moral, e uma outra minha “prima”, a senhora religião; no entanto, as minhas “primas” moral ereligião não têm nada a objectar-te... do ponto de vista económico, claro.
Então… em quem se deve acreditar, quem se deve seguir: a economia politica ou a moral?

Mas isto é um ludíbrio. Porque a economia política tem uma moral. A sua! E a dita moral submete-se à economia política a que pertence.

A moral da economia política é o ganho, o trabalho e a poupança, a sobriedade, a austeridade… e é ela que, ao/no mesmo tempo, promete satisfazer as necessidades humanas, sociais ... mais tarde, sempre mais tarde. Até com a desculpa/pretexto de que teria sido cedo de mais que foi feito o que as leis da economia política não consentiriam. 
«A moral da economia política é a riqueza em boa consciência, em virtude, em austeridade etc., etc. Mas como se pode ser virtuoso se não se existe, como se pode ter boa consciência se nada se sabe, ou se só se sabe o que se quer que seja sabido, o que se mente sem... moral, a não ser a da economia política, a dos poderosos porque usurparam o poder?»

A natureza da alienação faz com que cada uma das duas proponha um comportamento, a moral (e a religião) propõe um, e a economia (com a sua moral) propõe outro, o contrário. Diferentes e em simultâneo, ou um só.
Cada uma das duas (a economia política - e a sua moral - e amoral e demais "primas") é alienada em relação à outra alienação. E prevalece a que a relação de forças sociais, na relação de forças sociais que é dominante, faz prevalecer.
.

(traduzindo partes e 
a partir de,
e procurando respeitar!,
Manuscrits de 1844, 
in Karl Marx, oeuvres choisie 1, 
idées nrf, 1963)

(Respiguei do blogue do meu camarada Sérgio Ribeiro http://anonimosecxxi.blogspot.com)
*
TANTOS EX-governantes escolhidos pelo CAVACO...BPN devia ser investigado pela sua ligação ao PSD/Cavaco tal o nº de ex-governantes que lá imperavam, pelas características dos negócios...PSócrates meteu-se nisto porquê??? Com medo do efeito sistémico nos outros bancos???...depois aquela assinatura recorde de cavaco, ao promulgar em 4 dias, a NACIONALIZAÇÃO DOS PREJUÍZOS!!!...Quantos accionistas PSD foram salvos manten
***
2010
esta é + 1 das que vou ouvir 3 set 2010 sexta na Favante 34...
*
3.993 amizades neste polémico facebook...
agRRadeço a tds as vossas partILHAS...aquel'abRRaço FRATERNO
*
que bela surpresa ouvir Mário Maduro a cantar depois de tantas vezes o ouvir a acompanhar tantos e tantas fadistas!!!
***
1925...Miguel Urbano Rodrigues...1vivaaaa a 1 grande camarada!!!...e lê-lo:"(...) A HISTÓRIA NÃO ACABOU; E O MARXISMO RENASCE
A previsão sobre o Fim da História foi formulada pelo norte-americano Francis Fukuyama em 1989.
Esse funcionário do Departamento de Estado, hegeliano fora de tempo, festejou prematuramente a morte do comunismo, proclamando a eternidade do neoliberalismo.
Transcorridas décadas, o seu exercício de futurologia é ridicularizado inclusive por acadêmicos de direita.
A História continua e a crise mundial iniciada nos EUA desacreditou o neoliberalismo.
Quanto ao marxismo, voltou a despertar um enorme interesse em escala mundial.
O Manifesto Comunista tem sido reeditado em dezenas de países. Congressos sobre Marx e a sua obra são promovidos na Europa, na América Latina, na Ásia.
Em França, um Seminário sobre O MARXISMO NO SÉCULO XXI, promovido na Sorbonne por Jean Salem, é acompanhado na Internet por umas 30 000 pessoas. Nos últimos anos, Salem tem corrido o mundo para falar sobre Marx em universidades europeias, asiáticas, africanas e latino-americanas.
Ensaios sobre o pensamento do autor de O Capital são editados em muitas línguas.
Marxistas como o húngaro István Meszaros, o italiano Domenico Losurdo, o inglês David Harvey, o alemão Michael Krakte, o argentino Claudio Katz, os franceses Georges Labica, Jean Salem e Rémy Herrera adquiriram prestígio mundial com a publicação de trabalhos que confirmam a extraordinária atualidade da obra de Marx.
A ofensiva do capital contra as grandes conquistas dos trabalhadores posteriores à da II Guerra Mundial, desencadeada após 1973, acentuou-se depois do fim da URSS. A contrarrevolução neoliberal, liderada por Thatcher e Reagan, tirou da gaveta as teses ultramontanas de Hayek e em poucos anos desmantelou na União Europeia o chamado «estado do bem-estar social».
A DESIGUALDADE AUMENTOU
Os mais ricos enriqueceram prodigiosamente, as massas oprimidas empobreceram e uma percentagem considerável vegeta hoje na pobreza ou numa miséria absoluta.(...)"
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/12/931230dez201477-miguel-urbano-rodrigues.html
***
1929...José Afonso..."Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti, ó cidade

Dentro de ti, ó cidade
O povo é quem mais ordena
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena

Em cada esquina, um amigo
Em cada rosto, igualdade
Grândola, vila morena
Terra da fraternidade

Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada rosto, igualdade
O povo é quem mais ordena

À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade
Jurei ter por companheira
Grândola, a tua vontade

Grândola a tua vontade
Jurei ter por companheira
À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade"

http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/01/744128jan201488-timoteo-de-matos-lembra.html
***
1934...O NAZISTA Hitler chega ao poder através de eleições!!!
NÃO PODEMOS IGNORAR
 https://uniralcobaca.blogspot.com/2016/07/919421jul20161331-campo-de-concentracao.html
***
1942...Isabel Allende: "A vida é puro ruído entre dois silêncios abismais. Silêncio antes de nascer, silêncio após a morte."
"Escrever é como fazer amor. Não te preocupes com o orgasmo, preocupa-te com o processo."
"O escritor escreve do que tem dentro, do que vai cozinhando no seu interior e que vomita porque já não pode mais."
"Escrever é, para mim, como fazer croché: tenho sempre medo que se me escape uma malha."
"Quando sentimos que a mão da morte nos pousa no ombro, a vida ilumina-se de outra maneira e descobrimos em nós mesmos coisas maravilhosas de que nem sequer suspeitávamos."
"A tortura é uma experiência humilhante. A meta não é obter informação, mas castigar-nos e destroçar-nos tanto, que façamos o que as autoridades querem. Transformamos-nos num exemplo para os outros, que ficam aterrorizados para sempre."
"Aquele que procura a verdade corre o risco de a encontrar."
"A relação sexual dá essa intimidade que somente a mãe e o recém-nascido têm."
"A guerra é a obra de arte dos militares, a coroação da sua formação, a insígnia dourada da sua profissão. Não foram criados para brilhar na paz."
"O meticuloso exercício da escrita pode ser a nossa salvação."

http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/07/848723jul20143333-da-tarde-isabel.html
***
1954
António Manuel Ribeiro dos UHF
https://www.youtube.com/watch?v=iE6k0CxE8mE&list=PL82A2EE7684676A74
***
1965...hj é dia de dar parabÉNS ao Jorge Pereira de Sampaio...ex-Director do Mosteiro...Mentor do Museu da Faiança...autor de vários livros...historiador...rELEVOU Virgínia Vitorino no café Tertúlia..
1 alcobacense que merece 1 apoio especial pelo seu Museu onde a cerâmica de Alcobaça (que vos abRRaça) impera...http://uniralcobaca.blogspot.pt/2013/11/720128nov201377-1dezinaugurado-museu-da.html
***
1968...Salazar cai da cadeira...fascismo nunca mais!
 https://uniralcobaca.blogspot.com/2015/10/515922outu201518h-fascismo-nunca-mais.html
***
para terminar as férias longínquas
+1X A POESIA DE JOAQUIM PESSOA:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=481561425293275&set=a.490626794386738.1073741880.373770402739045&type=1&theater

Morrer de Amor é Assim

Quem morre de tempo certo 
ao cabo de um certo tempo 
é a rosa do deserto 
que tem raízes no vento.

Qual a medida de um verso
que fale do meu amor?
Não me chega o universo
porque o meu verso é maior.

Morrer de amor é assim
como uma causa perdida.
Eu sei, e falo por mim,
vou morrer cheio de vida.

Digo-te adeus, vou-me embora,
que os versos que eu te escrever
nunca os lerás, sei agora
que nunca aprendeste a ler.

Neste dia que se enquadra
no tempo que vai passar,
termino mais esta quadra
feita ao gosto popular. 

**
Assim me perguntaste,
assim te respondi:
tudo é paixão.

Como não lamber 
da tua pele, o mel
que o desejo fabrica?

E como a minha boca
não recolher o néctar
da tua boca?

Ou como não sorver
das tuas mãos o pólen
da ternura?

E se, em vez de paixão,
for sexo apenas,
ou loucura?

Pode até não ser amor.
Mas, seja o que for,
não é pior.


in “Ano Comum”.
  — com Lenir Gonçalves.
**
hamar-te meu amor 

Dizer que tudo em ti é movimento
e que há corças nas selvas em redor
do amor que às vezes faço em pensamento

ou do que eu penso quando faço amor.

Dizer que em tudo escuto a tua voz
no mar no vento na boca das searas
o maior amor do mundo somos nós
cobrindo a solidão de pedras raras.

Dizer tudo o que eu digo nunca basta
pois para ti não chegam as palavras
"meu amor" é uma expressão que já está gasta
mas tem sempre um aroma de ervas bravas.

É por ti tudo o que faço e digo e chamo
por ti eu tudo invento e tudo esqueço
dou tudo o que há em mim quando te amo
mas nem sei meu amor se te conheço

Arte - Jurgen Gorg