17/09/2014

8.713.(17set2014.7.17') Estragos em Alcobaça durante o dia 16set2014 - Vimeiro...Alpedriz...Bacharela - Évora...Maiorga

Falta de energia em vários pontos do concelho... No meu trabalho faltou 3h...
Ontem houve prejuízos com o temporal em Alcobaça que vos abRRaça...telhados voaram..inundações...Alcobaça na RTP, na SIC e na TVI... Na TSF...
***

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10152757164712953&set=a.376685462952.190959.606262952&type=1&theater
***
Via TSF

Tempestade causa estragos em Alcobaça

Última atualização ontem às 17:45, 

Publicado ontem às 16:05


Ventos e chuvas fortes deixaram hoje um rasto de destruição em Alcobaça. A tempestade que se abateu sobre o concelho corresponde a um fenómeno conhecido como "super célula".



Casas sem telhados, inundações, quedas de árvores, muros e postes de eletricidade e de telecomunicações. Estes foram os efeitos de uma tempestade que se abateu sobre Alcobaça cerca das 13.00.
Em declarações à TSF, o comandante dos bombeiros locais, Mário Serol, explicou que se tratou de um fenómeno conhecido como "super célula", uma espécie de mini-tornado capaz de provocar muitos estragos.
O fenoméno "super célula" é bem conhecido dos meteorologistas. Paula Leitão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) diz mesmo que se trata de «um fenómeno complexo e muito localizado no espaço e no tempo».





















***
Via tintafresca.net
Dia 16 de setembro
    Minitornado provoca estragos em 5 freguesias do concelho de Alcobaça

    Temporal afetou as instalações elétricas
       Um minitornado atingiu no dia 16 de setembro, pelas 12h30, várias localidades do concelho de Alcobaça, provocando estragos em habitações, armazéns, coletividades, infraestruturas de eletricidade, comunicação, quedas de árvores. A localidade de Bacharela, freguesia de Évora de Alcobaça, as freguesias do Vimeiro, São Martinho do Porto, Alcobaça e Alpedriz foram as mais atingidas.

       A localidade de Bacharela, freguesia de Évora de Alcobaça foi a mais atingida com estragos a nível dos telhados em quatro habitações e um barracão agrícola, além de quedas de várias árvores, e danos nas infraestruturas de eletricidade e de comunicação. Segundo informações da Proteção Civil Municipal, estiveram presentes oito viaturas dos Bombeiros de Alcobaça com 18 homens, além de elementos da GNR, Serviço Municipal de Proteção Civil, EDP e PT.

       e
         Estragos ocorridos na cobertura do Circulo de Arte,
                          Cultura e Desporto do Vimeiro
    Na localidade do Vimeiro, os estragos segundo o presidente da Junta de Freguesia, Daniel Subtil, fizeram-se sentir em maior dimensão na cobertura da coletividade local, que viu uma boa parte do telhado ser arrancado, um armazém de frutas junto da coletividade ficou sem o telhado e algumas habitações sofreram também danos nos telhados.

       Na freguesia de Alcobaça, os problemas tiveram a ver com alguns entupimentos de sargetas, enquanto em São Martinho do Porto e em Alpedriz duas habitações foram inundadas, devido às fortes chuvadas que se fizeram sentir.

       Mónica Alexandre
    16-09-2014
    ***
    Via cister.fm
    sobre o mini tornado na Bacharela:
    http://www.cister.fm/informacao/sociedade-ambiente/mini-tornado-em-baxarela

    Poderá ter sido um mini tornado o fenómeno atmosférico que ao inicio da tarde por volta das 12h30 atingiu a localidade de Bacharela, Évora de Alcobaça, provocando alguns estragos materiais conforme é possível ver-se nas fotos. Os Bombeiros Voluntários de Alcobaça estiveram no local para efectuar os trabalhos que foram necessários com vista ao restabelecimento do tráfego. Não há conhecimento de quaisquer vitíma.
    ***
    Via região de cister
    http://www.regiaodecister.pt/pt/noticias/fortes-chuvas-inundam-habitacao-em-alpedriz
    As fortes chuvas que se têm registado ao longo desta dia, inundaram uma habitação em Alpedriz, na União das Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes.
    De acordo com Nélio Gomes, comandante dos Bombeiros Voluntários de Pataias, o alerta foi dado por volta das 14 horas. No local está uma equipa do corpo de bombeiros.  
    Também em Alcobaça ocorreram inundações devido ao mau tempo na região, mas o comando dos Bombeiros ainda não fez o balanço. 
    ***
    RTP
    http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=767241&tm=8&layout=122&visual=61

    Vento forte destruiu telhado de várias habitações em Alcobaça

    Vento e chuva fortes provocaram estragos em Alcobaça. Várias habitações ficaram com os telhados destruídos e árvores caíram sobre alguns automóveis.

    ***
    Via Diário de Leiria

    Vendaval provocou elevados prejuízos em Alcobaça

    Ontem à tarde, o vento e chuva fortes provocou prejuízos em telhados de habitações, derrubou cabos de electricidade e de telecomunicações
    Edição de: 
    Ventos e chuvas fortes deixaram ontem algumas casas destelhadas na freguesia de Évora de Alcobaça, assim como provocaram inundações em habitações, quedas de árvores, de cabos eléctricos e de telecomunicações
    O mau tempo ocorreu pelas 13h00 e deixou danos nos telhados de cinco casas de habitação e de um barracão agrícola, segundo Mário Cerol, comandante dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça.
    ***
    SIC e LUSA
    http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2014-09-16-casas-destelhadas-inundacoes-e-quedas-de-arvores-em-alcobaca

    O mau tempo ocorreu pelas 13:00 e deixou danos nos telhados de cinco  casas de habitação e de um barracão agrícola, segundo o Mário Serol, comandante  dos bombeiros de Alcobaça. 
    Os bombeiros foram chamados para duas dezenas de ocorrências, tendo  havido ainda quedas de árvores, de muros e de cabos elétricos e de telecomunicações. Na Quinta das Freiras caíram árvores que danificaram viaturas e o telhado  de uma cooperativa agrícola teve estragos. 
    Na cidade de Alcobaça uma árvore caiu sobre uma habitação, enquanto  nas localidades de Maiorga, Vestiaria e Casalinho, os bombeiros foram chamados  a resolver problemas de inundações, que causaram aluimento de terras. 
    O presidente da câmara, Paulo Inácio, informou à Lusa que o serviço  municipal de Proteção Civil recebeu a informação de duas casas destelhadas,  seis árvores caídas e vários cabos elétricos e de telecomunicações danificados,  na mesma zona do concelho. 
    Em Alpedriz, uma habitação teve também inundações. 
    ***
    TVI
    http://www.tvi.iol.pt/videos/mau-tempo-faz-estragos-em-alcobaca/14192662
    ***
    Alcobaça by Sandra Bonito



    ***
    Maiorga Via Rui Peça
    a rua principal era um rio