29/09/2014

8.804.(29set2014.2.22) Neste dia...29setembro...Vou rELEVAR: 197.avô, dm CORAÇÃO.Mário Botas.Paulo Assunção.Cervantes.Caravaggio.Unamuno.Antonioni.Zola.Machado de Assis...e a poesia de Joaquim Pessoa

***
2019
III-CXCVII-AVÔ
Como eu gostava de ter a capacidade de retirar a dor a quem sofre!
***
2018
2/197aVÔ
ser feliz coMIgo
 e conTIgo
com as minhas/meus +que tudo
e com o mundo/naTUreza/uniVERso
***
2017
UM+197AVÔ
presságio
*
gestos nOVOS
*
a cresCER na criAÇÃO
***
2016
197.avÔ
como eu gosto da SIMplicidade
dos bELOS porMAIORES
que vou encontrando
na riBEIRA
cantante

como eu gosto
tantoooooooooo
das danças ternas
que vamos entrelançando
com os nossos corpos nus

como eu gosto
dos lindos olhares
que fazemos
1 ao outro
e o silêncio
qu'impera
tem a música
do gRRacias a la vida

como eu gosto
d' entregar-me
ao instante
com o criar beleza
e viVERDADE

como eu gosto
de mergulhar
contigo
por aí
da nascente
da ribeira
até ao mar de fetos
(afectos)
até ao oceano de gaivotas
bem à beira do Atlântico
*
como eu gosto de te ver soRRir
e gargalhar
mesmo quando estás
no delíquio

como eu gosto de te ver
sem dúvidas
sem perguntas ciumentas
preocupada, apenas,
com o agHora

como eu gosto de te ver
a conversar
em silêncio
com muita palavra
nas pontas dos dedos
ou no entreLAÇAR dos corpos
***
2018
Funeral do camarada F.Branco!!!
O que ele sofreu nestes últimos meses!!!
***
2017
 A poucos minutos da reflexão... partilho a minha reflexão.
Termina agora mais uma campanha para as Eleições Autárquicas. Por muito que nos canse, a verdade é que esta foi, possivelmente, uma das campanhas mais curtas de sempre. Há, pois, uma certa responsabilidade pelos prazos e pela agilidade da Comissão Eleitoral (CE) e do Tribunal Constitucional (TC), que deve ser tida em consideração. Menciono ambos, pois as decisões são encadeadas, dependentes de uma e outra entidade, pelo que não será justo imputar culpas a uma entidade ou outra. Também nesta relação, e particularmente no que respeita à Benedita e a Alcobaça, algumas decisões não foram absolutamente consensuais, embora à luz do regulamento eleitoral, dificilmente contornáveis. Contudo, na Benedita pelo menos, a clareza das intenções de voto serão certamente influenciadas por um mero cúmulo burocrático.
Mas sobre a clareza, cai sempre uma bruma difícil de dissipar. Devo saudar os meios de comunicações locais por todas as iniciativas e esforços que fizeram para acompanhar todas as listas com a maior imparcialidade possível. A nível nacional nem sempre se trabalha tão bem! Os meus parabéns à Rádio Benedita, à Rádio Cister, ao Jornal Alcoa, ao Jornal Região de Cister e ao jornal Região de Leiria!
Porém, tenho de saudar mais veementemente, sem qualquer despeito pelos anteriores, o jornal Região de Leiria, por ter sido o único que reservou entrevistas (por e-mail) aos candidatos às Assembleias Municipais, e assim possibilitar-lhes a apresentação das suas ideias; mas também as rádios, que também deram-nos tempo de antena. No entanto, fica a ressalva que parece-me interessante e importante um debate entre candidatos à Presidência da Assembleia Municipal.
Certamente, há sempre pontos a melhoras, e por todas as partes envolvidas neste processo, que espero poder dignificar a nossa democracia. Resta, portanto, felicitar todas as forças políticas envolvidas, e esperar que o maior adversário de todos, a abstenção, seja amplamente derrotado! Se assim for, teremos feito um bom trabalho pelo País e, neste caso, pelo Município de Alcobaça.
Agora é tempo de reflectir. É hora de alhearmo-nos do ruído e focarmo-nos nas ideias. E as nossas ideias estão aqui, e estão junto dos eleitores. Na internet e em papel, na rua ou no mundo virtual, esperamos ter chegado perto de todos. Eu por cá estou, e cá estarei para ouvir e falar. É assim que fazemos na CDU. Ouvimos, pensamos, e fazemos. Por isso, dia 1 de Outubro, a alternativa existe e subsiste. Resiste! Pois resistir já é vencer!
Dia 1, vote CDU, com Luís Crisóstomo para a Assembleia Municipal! Dia 1, vote CDU, com Rogério Raimundo para a Câmara Municipal!
Dia 1, vote CDU na Freguesia da Benedita! Como o próprio diz: "Põe-te fino, vota Rui Rufino!"
CDU, Unir e Saber Fazer! Vota CDU!
Um bem-haja a todos!

 https://www.facebook.com/cdualcobaca/photos/a.462788420478935/1535249049899528/?type=3&theater
*
 O Adolfo Luxúria Canibal apoia a cdu em Braga! Ele tem as suas razões e explica-as bem neste texto.
Eu voto Cdu em Lisboa e votaria cdu em Alcobaça se lá votasse no meu querido Rogério Manuel Madeira Raimundo e na nazaré também na cdu no toné se por lá vivesse. E na junta da cela na cdu para ver presidente pela primeira vez o João Paulo Madeira Raimundo. Não tenho conseguido ter tempo para me envolver nesta sempre tão querida campanha das autárquicas, em que a participação dos cidadãos é sempre mais franca e próxima. É tão bom ver assim a democracia viva!!
DOMINGO!
Toda a gente a votar Domingo!
Em que partido, candidato vos parecer melhor (salvo candidatos corruptos... como é possivel as pessoas votarem em isaltinos morais?!) mas votem! E se me perguntarem em que partido votar! CDU! Claro! Como o Adolfo Luxuria Canibal!
*
 7.7.7"...+1 segundo, 1.º, do último dia de campanha...Hj é Dia Mundial do corAÇÃO...Vamos UNIR os corAÇÕES dos(as) Alcobacenses e SABER FAZER com todas(os)!!!...Caros(as) amigas(os) facebookianos d' ALCOBAÇA que abRRaça e que tem esTUpendoooos soRRisos...Há para aí uma sondagem do Jornal de Leiria...Todos sabemos que podemos alterar a sondagem com a realidade do voto...Preciso da vossa ajuda para, a surpresa eleitoral, de haver pela 1.ª vez, um candidato a Presidente da Câmara, vencer as eleições em Alcobaça, poupando em fotos dele em placares ou "mupi's", mas dando a informação essencial, em papel, em mão, sem o esforço dos carteiros dos CTT...quer para a nossa NOVA forma de governar Alcobaça, que vos abRRaça, quer para as 29 frentes onde temos tantas medidas alternativas ao PSD...A net também é um meio económico que usamos, mas bem sabemos que só o conseguiremos este grande objectivo, se os amigos multiplicarem e potenciarem os meios da net, para fazer chegar a informação aos familiares e vizinhos que não tiveram acesso em papel ou via face/mail...Agradeço a cooperAÇÃO...Vamos UNIR os corAÇÕES dos(as) Alcobacenses e SABER FAZER com todas(os)!!! Rogério Raimundo 
 https://issuu.com/cdualcobaca/docs/cdu_alcobaca12pa4
*
 5h.55'.5"...+1 segundo do último dia...+1 questão primeira para reflectir antes de ir ao voto...PSD ao longo de 19 anos é 1 super-festival de títulos de jornais, d' anúncios, que não foram concretizados: revisão do PDM; Zonas Industriais da Benedita e de Pataias; hospitais novos em Alfeizerão e no Mercoalcobaça; museu da língua portuguesa; golfe em SMporto, Pataias e escola na "Nova Alcobaça"; restaurante de 400 lugares (depois toda a câmara) por cima do mercado municipal; museu da rádio seria inaugurado em maio2017; destacamento da GNR na Quinta das Freiras; balcão único municipal; mercoalcobaça Ainda não é propriedade do município (e querem despedir o único trabalhador que resta da cooperativa); qualificação do Largo da Martingança; Fonte da Senhora na Benedita; casa amarela restaurada no Bárrio; beira-rios; ex-central hidroeléctrica da ex-Fiação; rotundas da Fervença e d' Alfeizerão; ligação da EN242 à rotunda da marginal de S. MARtinho do Porto; ciclovia d' Alfeizerão a SMPorto; campo de jogos no Casal Ramos e ponte na Cela; e...Vai premiar esta sucessão de promessas não cumpridas???
*

33'.33"..?Sabe o que distingue o PSD e o actual candidato do CDS em relação ao dar acessibilidades ao hotel de luxo no claustro do Rachadouro/ da Biblioteca?? Paulo Inácio reclamará que os Alcobacenses paguem, "apenas", 50% do custo de entrada no futuro Jardim do Obelisco...Carlos Bonifácio acha muito bem que a câmara se chegue à frente mas a entrada no Jardim tem de ser gratuita!!! Sabe que o Estado que concessionou ( pessimamente) e a Visabeiras, querem que a câmara compre propriedades e lhes dê área para acessibilidades/respostas técnicas? Adiaram decisão para depois das eleições! A CDU tomou posição pública em defesa do interesse municipal! Conhece a nossa magna carta reivindicativa junto do primeiro-ministro??? Sabe que poderão estar valores acima de 2M€??? Aqui está o Comunicado da CDU de 7jul2017: 7 de julho
NOTA DE IMPRENSA SOBRE A MAGNA CARTA com reivindicações de Alcobaça ao Estado para a envolvente ao Hotel Rachadouro…10 anos da eleição do Mosteiro de Alcobaça com primeira Maravilha de Portugal.
À Comunicação Social
Aos e às Alcobacenses
A CDU há muito que reclama uma magna carta reivindicativa de Alcobaça perante o Estado. Nós sempre estivemos a favor do investimento público no Mosteiro. Só aceitámos o Hotel no Rachadouro, com concessão privada à Visabeiras, na condição do Estado assumir as suas responsabilidades, no Claustro do Cardeal (daqui a 3 anos não pode estar em ruína vergonhosa), do Jardim do Obelisco e fontanários, rede hidráulica na envolvente e dentro do Mosteiro, no antigo pomar, na envolvente à Capela do Desterro e Celeiro…Se o Estado não soube negociar a concessão para Hotel no Rachadouro, não pode ser Alcobaça a perder.
A CDU não aceita que o município assuma investimentos de milhões sem contrapartidas, claras, por parte do Estado Português, e exige um compromisso solene em visita de 1.º ministro, do Chefe do Governo, e com preciso calendário de execução.
A CDU entende que esses grandes objectivos para a cidade e para o Mosteiro não podem ficar na Câmara, na directoria do mosteiro ou na DGPCultural, devem ser debatidos por todos os alcobacenses, que se interessam pelo seu concelho.
Hoje faz 10 anos que o Mosteiro foi eleito 1ª Maravilha de Portugal. Nunca é demais valorizar, igualmente, a importância de Alcobaça na fundação da nossa nacionalidade, na visibilidade da nossa cultura, da arquitectura e da nossa identidade. Lembramos, a propósito, o nosso comunicado de 8 de Fevereiro de 2016
8fev2016
Alcobaça tem de ser o centro do mundo de Cister.
Mosteiro tem muito mais que o Rachadouro para Hotel.
Terra d’ Arte e d’ Artistas.
A fundação da nacionalidade.
A propósito da vinda do Ministro da Cultura a Alcobaça, a CDU renovou as traves mestras do que devemos defender em Alcobaça para o vector estratégico da Cultura.
Tem de ser o Centro do Mundo de Cister. Os Mosteiros de Alcobaça e de Cós só por si revelam essa potencialidade. Falta a estrutura humana competente e motivada para o concretizar.
A Câmara tem de reactivar a Associação de Municípios Portugueses de Cister.
A Câmara pagou um estudo para se poder abrir um concurso para um hotel neste Claustro. Há muito que reclamamos o ABRIR. UNIR.CONSTRUIR. Pressionámos a Câmara a abrir ao debate a estratégia que queremos para Alcobaça e em que o Mosteiro tem um dos papéis mais importantes e agregadores. Não gostámos que os representantes do Estado não reconhecessem o autor do estudo nem quem o pagou. Não queremos é que sejam só anúncios eleitoralistas. A CDU defende e quer obra e iniciativa.
O mosteiro não tem só o Claustro do Rachadouro/Biblioteca em ruínas. Não podemos ignorar o Claustro do Cardeal, a ex-zona do pomar, o jardim do Obelisco, o terreno da ex-serração. Preferimos que o Mosteiro esteja vivo e bem ocupado. A CDU fez propostas para os claustros em ruína e para outras propriedades do Estado que estão abandonadas. A Câmara tem de ser mais exemplar no seu território qualificando-o ao pormenor.
A CDU lembra a importância de se identificar todo o valioso espólio levado do Mosteiro de Alcobaça e de alguma forma, progressivamente, ser trazido para Alcobaça, recreando, copiando, digitalizando e tornando a sua consulta e fácil a sua observação e análise. Legitimar Alcobaça como centro do mundo de Cister.
Temos a Academia de Música e de Dança, temos o Cistermúsica com muita “prata da casa” em músicos e dançarinos. Temos um movimento associativo forte com 5 bandas filarmónicas, várias orquestras e escolas de música. Temos várias colectividades de cultura e recreio. Temos 12 ranchos folclóricos. Temos extraordinários músicos e compositores. Temos os The Gift. Temos a ADEPA para o património. Temos a SAMarionetas. Temos escultores, pintores, designers, fotógrafos e criadores em todas as frentes. Temos escritores, poetas, Feiras do Livro, a bienal de todas as artes Rabiscuits, o Books and Movies, o Alcreative, Casas de Cultura, tertúlias, círculos de leitura e os Amigos das Letras. Temos toda a razão e condições para fazer d’ ALCOBAÇA Terra d’ Arte e d’ Artistas.
Temos que reabrir o extraordinário Armazém das Artes.
A importância de Alcobaça na fundação da nacionalidade também tem de ser evidenciada e trazida, muito mais e outra acutilância, à colação. A CDU, há muito, que propôs que, por exemplo, o 10 de Junho fosse comemorado em Alcobaça.
Aqui temos um conjunto de questões centrais que devem unir todos os alcobacenses, de forma a termos desenvolvimento estruturado e sustentável na nossa história, no nosso Património, fazendo do nosso concelho cada vez mais desenvolvido em todas as frentes, com a Cultura a cumprir o seu papel.
Pel’ A Coordenadora da CDU – Alcobaça
7julho2017
Clementina Henriques - 917 287 798
Rogério Raimundo – 966 938 402
https://www.facebook.com/cdualcobaca/
Aqui poderão encontrar as linhas gerais da governação CDU e as medidas alternativas ao PSD:
http://uniralcobaca.blogspot.pt/…/35755fev201788-29-frentes…

 https://www.facebook.com/rogerio.raimundo/posts/10212869505283862
*
 22'22"...?Sabe quantas propriedades municipais estão sem serem aproveitadas?? Sabe quanto custaram??? Gestão péssima do PSD e do actual candidato CDS...Vão, de novo, premiar quem não sabe gerir/rentabilizar o seu património????
*
 7'.7"...? Contas saneadas??...Sabe quanto temos de pagar pelos Centros Escolares d' Alcobaça e Benedita e pav. Évora (que está pronto há 7 anos e que não foi utilizado por ninguém)??? Sabe quanto temos de pagar de indemnização à Raimundo/Maia? Vai premiar os 2 PSD que concorrem? Vai premiar os Presidentes de Junta e deputados da AM que sempre apoiaram o PSD e o actual candidato do CDS???
*
 0h.0'.0"...último dia de campanha...? Quantos munícipes estão à espera duma resposta a um ofício, a um Mail, a uma questão que colocaram numa reunião de câmara?? Vou responder a todas as perguntas, críticas, sugestões, como sempre fiz, ao longo da publicitação das minhas actas de reunião de câmara...Assim farei como Presidente de Câmara...Agradeço que utilizem o meu Mail: rogeriommr@gmail.com
***
2016
Ricardo Carriço no cine-teatro
https://www.facebook.com/RicardoCarrico.Oficial/photos/gm.295291930847547/1203333849708497/?type=3&theater
*
 .paREDES da vitória...d' ALCOBAÇA que vos abRRaça
by Adelino Pataias
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10154563435629819&set=pcb.10154563437434819&type=3&theater
*
 ..PINTAssilgos (Carduelis carduelis)...d' ALCOBAÇA que vos abRRaça...depois duma bRIga com GIRAsóis
By Fernando Sousa José
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1761794050745796&set=a.1384687658456439&type=3&theater
***
2015
nazaré by Manuel Pinto
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1654359094806921&set=pcb.1654359251473572&type=3&theater

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1654359131473584&set=pcb.1654359251473572&type=3&theater
*

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1654359158140248&set=pcb.1654359251473572&type=3&theater
*
2014

Nazaré (12h) by Manuel Pinto
***
 Hj é Dia Mundial do petróleo...Um recurso que gera tanta guerra, tanto prejuízo ambiental...
https://uniralcobaca.blogspot.com/2010/09/3427-os-nossos-petroleogas-natural-d.html
***
Hj é Dia mundial do corAÇÃO
urge corAGIR + e +
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/09/880128set20141733-urge-coragir29setdia.html
***
1568...Miguel de Cervantes..."Não é bem que os homens honrados se façam verdugos dos seus semelhantes".
"Um homem sem honra é pior do que um homem morto".
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/04/788823abril201477-dia-mundial-do-livro.html
***
1571...Caravaggio...
 https://uniralcobaca.blogspot.com/2018/09/652321setembro20181111-michelangelo.html
***
1864...Miguel de Unamuno: "Vencereis, mas não convencereis."
(sobre os franquistas)
Foi contestado pelo general Millán-Astray que pronunciou a frase que se tornaria uma expressão da brutalidade do fascismo espanhol: "Abaixo a inteligência e viva a morte!". Unamuno respondeu simplesmente com um "Viva a vida!" e deixou o auditório sob escolta.

http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/09/880529set201477-miguel-unamuno.html
***
1902...morreu Émile Zola...1 vivaaaaaaaaa à sua obra...
"Os governos suspeitam da literatura porque é uma força que lhes escapa."
"O sofrimento é o melhor remédio para acordar o espírito."
"O amor, como as andorinhas, dá felicidade às casas."
"A verdade marcha e nada conseguirá detê-la."
"O que é o amor? - um conto simples, dito de muitas maneiras."
"Que patifes, as pessoas honestas."
"Um romancista é constituído por um observador e por um experimentador."

http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/09/880629set2014717-emile-zola.html
***
1908...morreu Machado de Assis...1 vivaaaa à sua obra...
 "Eu gosto de olhos que sorriem, de gestos que se desculpam, de toques que sabem conversar e de silêncios que se declaram."
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/06/829720jun2014717-machado-de-assis.html
***
1912
Michelangelo Antonioni
https://www.youtube.com/watch?v=WXwt2r8wj-w
***
1978...Hj é de dar paraBÉNS ao Paulo Assunção...1 extraordinário músico percussionista das bandas da Vestiaria e da Força Aérea... e prof. de música e...
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1769537843261253&set=a.1769240786624292.1073741967.100006151639141&type=3&theater
***
1983...morreu Mário Botas...um vivaaaaaaa à sua obra
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2015/03/975118mar2015733-mario-botas.html
***
e a poesia de Joaquim Pessoa
para começar bem o dia:
TIAGO
*
Eu sou Tiago. O outro. Guardador
das mais repetidas incertezas, das manhãs
que haverá daqui a pouco, já no próximo milénio.
No meu livro de horas existe uma torre branca,
uma floresta com árvores que nenhuma tempestade derruba,
uma criança -- eu, Tiago -- que é por vezes o Pequeno Príncipe
e se demora no alto da inquietação e do encanto.
Esse Velho Livro que um poeta, um frade, uma princesa
e um pintor escreveram para mim. Hoje
sou como a luz do dia. Chego ardente, a vibrar,
trago coisas, lumes, gestos, esperanças.
Sou um herói, um aluno, um mestre, alguém
que procura estudar as raízes do vento. Um rei
que tem como reino apenas um canto, às vezes
soberano imenso de uma pequena sala.
No meu traje, umas vezes vermelho, outras cor da terra,
medito nos prodígios, espero mais um dia, sinto
o coração correr como um cavalo tímido
e às vezes alto, nobre, senhor de muitas guerras.
Eu sou Tiago. O outro. Aquele que ama a água
como a abelha ama o pólen,
e o pardal as searas.
Saúdo-vos a todos. E começo por ti.
*
a incluir em
A CASA DE VERSOS, Antologia.
**

https://www.facebook.com/etcpoesias/photos/a.212326572142653.54351.211900355518608/811800095528628/?type=1&theater
Outono

Uma lâmina de ar
Atravessando as portas. Um arco,
Uma flecha cravada no Outono. E a canção
Que fala das pessoas. Do rosto e dos lábios das pessoas.
E um velho marinheiro, grave, rangendo o cachimbo como
Uma amarra. À espera do mar. Esperando o silêncio.

É outono. Uma mulher de botas atravessa-me a tristeza
Quando saio para a rua, molhado como um pássaro.
Vêm de muito longe as minhas palavras, quem sabe se
Da minha revolta última. Ou do teu nome que repito.
Hoje há soldados, eléctricos. Uma parede
Cumprimenta o sol. Procura-se viver.
Vive-se, de resto, em todas as ruas, nos bares e nos cinemas.
Há homens e mulheres que compram o jornal e amam-se
Como se, de repente, não houvesse mais nada senão
A imperiosa ordem de (se) amarem.

Há em mim uma ternura desmedida pelas palavras.
Não há palavras que descrevam a loucura, o medo, os sentidos.
Não há um nome para a tua ausência. Há um muro
Que os meus olhos derrubam. Um estranho vinho
Que a minha boca recusa. É outono
A pouco e pouco despem-se as palavras.

**
https://www.facebook.com/112890882080018/photos/a.114014221967684.7650.112890882080018/739726179396482/?type=1&theater
in GUARDAR O FOGO (Ed. Edições Esgotadas, 2013)

POEMA QUADRAGÉSIMO SEXTO

Peço-te. Não pises as violetas
que trago no olhar.

Falemos dos brilhos estilhaçados
desta casa súbita que é o teu corpo
devoluto. A noite devora as palavras possíveis,
o sofrimento que pulsa em tua boca
e torna a minha boca vulnerável.
O amor é um nada que a liberta, uma luz
que desce dos ombros para o ventre
e fecunda as sementes da tua virgindade,
essa que faz agora parte de uma dor quase
amigável, na lividez do tempo,
e que entregas em minhas mãos, beijando-as,
tornando-te parte dos meus versos, da
minha forma mais profunda de gostar
de ti.

Amar-te, é escrever-te.
Amar-te é deixar que me toques até ser teu,
até que te deites no meu corpo e adormeças
inteira dentro de mim.

Peço-te. Não pises as violetas
que trago no olhar. Cheiram a ti. São para ti. 
Um "bouquet" de palavras que floriram
neste tempo de amor.

http://youtu.be/icxJVi6aj58
*
Pintura de ©Montserrat Gudiol: Pareja (1972)
*(LT e CC)


**