02/10/2014

8.835.(2out2014.D02.20h02'20") Jerusalém. Saladino. Cruzadas

***
Investigar
o "nosso" São Bernardo e a cruzada contra os muçulmanos
D. Afonso Henriques...
***
4jul2016 fiz postagem:
4jul1187... O Sultão Saladino reconquista Jerusalém.
Senhor do Egipto e da Síria, o sultão Saladino conquista uma grande vitória sobre o exército dos cruzados da Palestina no dia 4 de Julho de 1187, perto da colina de Hattin, próximo do lago Tiberíades (Batalha de Hattin). Esta batalha termina com a reconquista de Jerusalém pelos muçulmanos e torna ilusória a manutenção dos cruzados na Terra Santa.
Ao longo dos anos, os cruzados vindos da Europa foram sendo assimilados pela população local ao casarem-se com jovens arménias, gregas ou sírias. Os seus filhos seriam marcados pela miscigenação cultural. Um fluxo permanente de peregrinos armados vindos do ocidente ajudavam-nos a defender o seu território contra os muçulmanos.
Os novos cruzados, impacientes para lutar contra os infiéis, não escondiam seu desprezo pelos cruzados já instalados na Palestina e seus descendentes. Não entendiam o seu relacionamento cordial com os vizinhos turcos ou árabes. Os reis que se sucediam em Jerusalém faziam de tudo para impedir esse relacionamento. Contudo, a união tão temida surge em 1174 sob a égide de um chefe providencial, o curdo Saladino.
http://estoriasdahistoria12.blogspot.pt/2016/07/04-de-julho-de-1187-o-sultao-saladino.html
*
e Via Bruno Januário:
"Representado ao mais alto nível num dos melhores filmes épicos de todos os tempos que passou despercebido no mundo ocidental, curiosamente dirigido pelo gigante Ridley Scott. Talvez por mostrar que na altura os Árabes estavam a anos luz mais civilizados que nós ... Jerusalém .. ou Jerusalem ... Aqui fica um pequeno excerto dos dois últimos Grandes guerreiros parte a parte, o Rei Balduino e o Grande Saladin:https://www.youtube.com/watch?v=6ySgb8pqXzM
***
A história de Jerusalém
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_de_Jerusal%C3%A9m
A cidade de Jerusalém tem uma história que data do 4º milênio a.C., tornando-a uma das mais antigas do mundo.1 Jerusalém é a cidade santa no Judaísmo e o centro espiritual dos judeus desde o século X a.C.2 contém um número de significativos lugares antigos cristãos, e é considerada a terceira cidade santa no Islão.3
***
1187
Jerusalém e as guerras religiosas têm longa história
Saladino conquista Jerusalém derrotando os Cruzados

***
Saladino
http://pt.wikipedia.org/wiki/Saladino
Saladino (em árabeصلاح الدين يوسف بن أيوبtransl.: Ṣalāḥ ad-Dīn Yūsuf ibn Ayyūb; em curdoسه‌لاحه‌دین ئه‌یوبیtransl.: Selah'edînê Eyubî;ca. 1138 — 4 de março de 1193) foi um chefe militar curdo1 2 muçulmano que se tornou sultão do Egito e da Síria e liderou a oposição islâmica aos cruzados europeus no Levante. No auge de seu poder, seu domínio se estendia pelo Egito, Síria, IraqueIêmen e peloHijaz. Foi responsável por reconquistar Jerusalém das mãos do Reino de Jerusalém, após sua vitória na Batalha de Hattin e, como tal, tornou-se uma figura emblemática na cultura curda, árabepersa, turca e islâmica em geral. Saladino, adepto do islamismo sunita, tornou-se célebre entre os cronistas cristãos da época por sua conduta cavalheiresca, especialmente nos relatos sobre o sítio a Kerak em Moab, e apesar de ser a nêmesis dos cruzados, conquistou o respeito de muitos deles, incluindo Ricardo Coração de Leão; longe de se tornar uma figura odiada na Europa, tornou-se um exemplo célebre dos princípios da cavalaria medieval.
***
Cruzada

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cruzada


Chama-se Cruzada a qualquer um dos movimentos militares de inspiração cristã que partiram da Europa Ocidental em direção à Terra Santa (nome pelo qual os cristãos denominavam a Palestina) e à cidade de Jerusalém com o intuito de conquistá-las, ocupá-las e mantê-las sob domínio cristão. Estes movimentos estenderam-se entre os séculos XI e XIII, época em que a Palestina estava sob controle dos turcos muçulmanos. No médio oriente, as cruzadas foram chamadas de "invasões francas", já que os povos locais viam estes movimentos armados como invasões e por que a maioria dos cruzados vinha dos territórios do antigo Império Carolíngio e se autodenominavam francos.
Os ricos e poderosos cavaleiros da Ordem de São João de Jerusalém (Hospitalários) e dos Cavaleiros Templários foram criados durante as Cruzadas. O termo é também usado, por extensão, para descrever, de forma acrítica, qualquer guerra religiosa ou mesmo um movimento político ou moral.
O termo cruzada não era conhecido no tempo histórico em que ocorreu. Na época eram usadas, entre outras, as expressões "peregrinação" e "guerra santa". O termo Cruzada surgiu porque seus participantes se consideravam soldados de Cristo, distinguidos pela cruz aposta a suas roupas. As Cruzadas eram também uma peregrinação, uma forma de pagamento a alguma promessa, ou uma forma de pedir alguma graça, e era considerada uma penitência.1 2
Por volta do ano 1000, aumentou muito a peregrinação de cristãos para Jerusalém, pois corria a crença de que o fim dos tempos estava próximo e, por isso, valeria a pena qualquer sacrifício para evitar o inferno. Incidentalmente, as Cruzadas contribuíram muito para o comércio com o Oriente.
***