25/11/2014

9.118.(25nov2014.16.55') A Maçã de Alcobaça é uma extraordinária EMBAIXADORA!!!


dia internacional da maçã
3.º sábado do mês de seTEMbro
maçã d' Alcobaça que vos abRRaça...tanto que se pode fazer ainda...imAGInAÇÃO ao poder!!!
***
http://www.clubedamaca.pt/
*
testemunhos
http://clubedamaca.pt/Page/13635/TESTEMUNHOS.aspx
***
https://www.facebook.com/clubedamacaalcobaca
***
seTEMbro2019
SIC foi à colheita da maçã d' Alcobaça
***
14seTEMbro2018
 Maçã d’ Alcobaça...que vos abRRaça...Nos últimos anos, impressiona o número de novos pomares, com rápido crescimento de produção, logo nos primeiros anos!!!
 https://www.facebook.com/watch/?v=732990457075163
***
Publicado a 17/12/2014
O Clube da Maçã de Alcobaça promove um produto nacional, com características únicas, de sabor e qualidade certificada. Fazer parte do Clube da Maçã de Alcobaça é promover, é participar no Melhor de Portugal!
https://www.youtube.com/watch?v=ZU6Nmj1jqwM&feature=youtu.be
*
https://www.youtube.com/watch?v=_fcJTB4ld5E
***
16dez2014
UMA PARCERIA  adequada à época
com o Atelier do doce
Há que saudar TB a parceria com A MAÇÃ DE ALCOBAÇA

https://www.facebook.com/clubedamacaalcobaca/photos/a.823665927660839.1073741830.712284675465632/975798829114214/?type=1&theater
Este Natal compre Bolo Rei de Maçã de Alcobaça.
Uma excelente alternativa de sabores e composição de extrema qualidade e diferenciação, à venda no nosso parceiro Atelier do Doce Alcobaça
***
Alguns exemplos:
A Maçã de Alcobaça foi alvo de uma reportagem no programa Portugal em Direto, na RTP1, no dia 24 de outubro de 2014.
Para ver e ouvir a reportagem clique aqui.

    Fazer parte do Clube da Maçã de Alcobaça é promover, participar e acompanhar num processo de Crescimento e Autonomia Alimentar em Portugal!!!!
*
Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil

https://www.facebook.com/APCOI/photos/a.201815729891531.50938.195058207233950/792610930812005/?type=1&theater
7ª Semana Heróis da Fruta 2014-2015: 
Caros Professores e Educadores, é tempo de as crianças descobrirem que "Super Poderes" nos dão as diferentes frutas que comemos... Que tal fazer uma visita de estudo à frutaria mais próxima para a turma "inspecionar" se esta fornece todos os "super poderes" que existem? Construam as vossas lupas "mágicas" e procurem, por exemplo, o "Poder da Super Memória" nas frutas roxas e azuis. Poderão explorar este tema com a atividade Nº 13 do "Guia das Atividades Facultativas Nº2", na página 50.
**
A Maçã de Alcobaça esteve no 16º Simpósio da Fundação Portuguesa de Cardiologia.

Evento: Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação

Clube da Maçã de Alcobaça estará presente no Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação, no dia 4 de dezembro de 2014, nas Caldas da Rainha.
O titulo do congresso deste ano será “O Cérebro: A Plasticidade Cerebral e a Reabilitação Global”. Pretende-se abordar varias temáticas relacionadas com o Cérebro, por exemplo, Reabilitação Cognitiva, Doenças Neurodegenerativas e Reabilitação Global. Neste evento além da parte científica, os congressistas conhecerão a região, nomeadamente a sua cultura e tradições. Este evento tem o apoio e patrocínio científico da Direção Geral de Saúde (DGS), Instituto Nacional de Reabilitação (INR) e Escola Superior de Saúde de Santarém.
http://clubedamaca.pt/Page/13427/articleType/ArticleView/articleId/1116/NOT%C3%8DCIAS.aspx
***

8nov2013
via cister.fm

SANTINI LANÇA GELADO COM MAÇÃ DE ALCOBAÇA





A Santini está a preparar um gelado de maçã, com as maçãs de Alcobaça, que deverá estar à venda antes do verão. A associação de Produtores de Maçã da Região de Alcobaça tem estado a fornecer lotes de fruta para testes, que estão a ser efetuados pela empresa.

Jorge Soares explica que a “Associação respondeu a um convite da empresa de gelados a fornecedores de produtos regionais para desenvolver novos gelados associados aos produtos com valor regional”.

“A Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça está atenta a projetos que vendam quantidade, prestigio e qualidade”, acrescentou Jorge Soares.

Os produtores de maçã de Alcobaça já apresentaram a sua disponibilidade para guardarem, durante todo o ano, as várias variedades de maça, colocando o valor do seu produto à disposição do grupo criativo da Santini, para que desenvolva gelados com as várias variedades da maçãs de alcobaça, tais como a maçã verde ou a maçã reineta.

“Acho que é o parceiro ideal e é uma empresa portuguesa que cresceu, com uma qualidade enorme”, refere Jorge Soares.

O uso da maçã em gelado já foi experimentado pela empresa McDonald’s, embora num conceito diferente. O ano passado a cadeia lançou o Sundae Origens de maçã e canela, onde a cobertura era um creme de Maçã de Alcobaça.
*** 

22maio2011
Pensava que já tinha postado aqui...será que foi só no face???...
de qualquer modo tinha apontado para a próxima reunião de câmara:
via SR:
"Merece um encómiooooooooooooooooooooooo!"


http://www.marketeer.pt/2011/05/13/sumo-portugues-recebe-nota-maxima-em-programa-de-saude-no-reino-unido/
....
região de cister publicou assim:
Sumo produzido em Alcobaça é dos mais puros no mundo

O sumo Smoothie Sonatural, produzido em Alcobaça, foi considerado pelo instituto britânico 5 a Day como uma das bebidas mais puras do mundo.
A avaliação considera que uma embalagem deste produto equivale a duas peças de fruta.
Esta é a primeira vez que 0 programa internacional reconhece a existência de duas porções de fruta numa bebida de 125 ml, demonstrando a qualidade da bebida alcobacense.
Até à data, nenhuma outra bebida tinha conseguido reunir, numa embalagem daquela capacidade, os parâmetros máximos requeridos pelo 5 a Day: ter mais de 160 gramas de fruta ou vegetais.
Para Miguel Rita, director de marketing da GL, o prémio "é um reconhecimento das pureza dos sumos", visto que o processo de produção e conservação "é um dos mais avançados do mundo".
"Ver agora uma organização independente e internacional validar o nosso compromisso de produzir fruta fresca é de uma enorme importância numa altura que nos virámos para a internacionalização da marca, com a exportação para novos mercados", refere o responsável.
O Processo de HPP (HiperPressão a frio) para conservação da bebida tem sido um dos segredos da empresa.
A técnica é bastante simples: permite submeter o produto a uma profundidade equivalente de 60km.
O efeito da pressão da profundidade mata todos os microrganismos que vão alterar a qualidade do sabor do sumo e a riqueza vitamínica, conseguindo ao mesmo tempo manter um prazo alargado de conservação
O instituto 5 a Day analisa vários produtos existentes no mercado, através de vários testes e atribui uma notação com o objectivo de indicar ao consumidor o número de porções de fruta ou vegetais que cada item contém.
A marca smoothies Sonatural nasceu em 2007 de uma parceria entre a GL e a Frubaça.
***
em Ourém

16ouTUbro2010
respiguei do gazetacaldas.com:
Maçã de Alcobaça promove-se em Ourém
Publicado a 15 de Outubro de 2010 .
Depois de terem sido expostas em Alcobaça e em Leiria, as maçãs gigantes podem agora ser vistas em Ourém
A iniciativa artística, lançada em 2008 na cidade que dá o nome à maçã certificada, passou já por Leiria e por várias escolas do distrito e chega agora ao lado de lá da Serra de Aire e Candeeiros para, através da arte, sensibilizar para a importância da fruta numa alimentação equilibrada.
A Praça D. Maria II acolhe desde o início desta semana uma dezena de maçãs gigantes pintadas por artistas plásticos e alunos de várias escolas da região. Uma forma diferente – e que parece ter sucesso ano após ano – da APMA dar a conhecer a maçã que dá razão de ser à dúzia de associados, empresas e organizações de produtores que a constituem.
Contas feitas, são cerca de 600 produtores com uma capacidade anual de produção de cerca de 30 mil toneladas de maçã, numa área que ascende aos mil hectares distribuídos pelos concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha, Óbidos e Porto de Mós.
Para o presidente da Associação, Jorge Soares, a presença em Ourém será “quase uma mini-parade que dá continuidade a um esforço de promoção”. E se o formato foi inicialmente pensado para grandes centros de consumo, “a determinada altura foi direccionado, e com sucesso, para as escolas”, onde está a ser grande o impacto junto dos jovens.
Salientando que a exposição em Ourém foi uma iniciativa da autarquia local, que está a assinalar o Dia Mundial da Alimentação (que se comemora amanhã), Jorge Soares diz que “a Apple Parade é sempre uma boa forma da maçã de Alcobaça ser relembrada”.
Mundo da Maçã não se realizou este ano por falta de parceiros
A primeira vez que as maçãs gigantes saíram à rua foi em 2008, no âmbito da quinta edição da feira “Mundo da Maçã”. Se nos primeiros anos o certame consistiu numa feira económica onde se davam a conhecer produtos de alguma forma relacionados com a maçã, da gastronomia à estética, em 2008 o “Mundo da Maçã” saiu dos limites do MercoAlcobaça e escolheu o centro histórico da cidade cisterciense para apelar a hábitos de vida saudáveis e a uma alimentação mais equilibrada.
O sucesso do novo formato levou, no ano passado, a que a APMA decidisse alargar a área geográfica da mostra, que se realizou em Leiria nos primeiros dias de Setembro. Mas este ano, aquela que seria a sétima edição acabou por não se realizar.
À Gazeta das Caldas, Jorge Soares explica o que se passou: “não encontrámos a tempo os parceiros”. E isto porque o que se pretende é que “a próxima edição do Mundo da Maçã vá além das vertentes actuais”. Os promotores querem fazer coincidir o certame com uma semana gastronómica que envolva restaurantes e pastelarias de todos os concelhos da Região Oeste. E no decorrer desta semana, pretende-se que seja lançado um receituário “de doces e pratos feitos especificamente para serem verdadeiros produtos regionais” onde a maçã de Alcobaça será um ingrediente de eleição.
Porque o que se quer é “um Mundo da Maçã em grande e com a concretização não só destas, mas de muitas outras ideias”, e porque as eleições autárquicas do ano passado provocaram alterações em alguns dos municípios visados, tornou-se impossível reunir os parceiros necessários a tempo.
Para já, tudo aponta que a próxima edição se realizará em 2011, de novo na cidade de Alcobaça. Seguem-se depois os outros concelhos do Oeste.
Joana Fialho
jfialho@gazetacaldas.com
*** 

25aGOSTO2010
É com agrado que abro a revistinha do Semanário "Sol" e vejo 2 páginas de promoção da "nossa" marca:
MAÇÃ DE ALCOBAÇA.
História...Passaporte gastronómico...Particularidades.E 1 receita da Escola de Hotelaria de Turismo do Estoril: Crumble de maçã de Alcobaça com cerejas!
*** 

23fev2010
(EDUCAÇÃO, CULTURA E RECREIO) 14.------ REGIME DE FRUTA ESCOLAR – PROPOSTA - A Vereadora Mónica Baptista informa que os 17.575,20 euros desta campanha, de 20 semanas é reposto na íntegra pelo IFAP.
Acho muito bem esta iniciativa.
Se eu fosse Presidente da Câmara, nesta mesa estava uma fruteira com belas maçãs, peras e (na época) pêssegos maracotões.
Assim como em vários espaços do atendimento público da Câmara e Serviços...
Perguntei porque está a Associação de Agricultores e a AVAPI na informação se não produzem e comercializam...Tb perguntei porque não consta a NEARC de Alfeizerão?
A Vereadora diz que a NEARC foi considerada e até foi a que fez melhores preços...
***

01/09/2009


A Maçã de Alcobaça invade Leiria


retirei do diário de leiria d'hoje:
http://www.diarioleiria.pt/

Maçãs de Alcobaça invadem ruas e praças de Leiria

Leiria está, por estes dias, mais colorida. A culpa é da mais recente iniciativa da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA), que aproveita a boleia do festival de gastronomia para promover a sua fruta.Tem como lema "Mundo da Maçã", encontra-se inserido no festival de gastronomia de Leiria, e faz parte de uma série de iniciativas de que se destaca ainda o processo para certificar a maçã.Esta campanha, que ultrapassou as barreiras geográficas do concelho de Alcobaça, tem agradado aos transeuntes que passam nas diversas artérias da cidade de Leiria e dão de caras com estas maçãs, transformadas em originais telas onde muitos alunos de escolas do concelho e artistas plásticos deram asas à criatividade.Heróis de banda desenhada, mensagens de amor e arte abstracta são algumas das surpresas que estas divertidas maçãs apresentam.Colocadas em sítios estratégicos da cidade de Leiria, os visitantes podem apreciar quatro dezenas de 40 maçãs, coloridas por diversos artistas plásticos da região de Alcobaça, bem como por diversos alunos das escolas deste mesmo concelho.
De acordo com o presidente da APMA, Jorge Soares, o objectivo é "a promoção de um fruto acessível e tipicamente Português, informar e alertar sobre os benefícios do consumo da maçã qualificada para a saúde". A ideia foi passar a informação de uma "forma mais lúdica e descontraída, pois assim consegue-se chegar a mais público, com maior eficácia". Outras iniciativas
Mas não é só esta exposição estática que está a publicitar este fruto. Na praça Paulo VI, encontra-se um stand, onde as pessoas têm oportunidade de dar umas dentadas nas maçãs, bem como descobrir algumas informações complementares, como as propriedades terapêuticas desta fruta, para além da mostra de diversos estudos científicos que a apresentam como elemento quase essencial para a preservação da saúde.
Paralelamente, alguns restaurantes participantes no festival da região encontram-se a confeccionar sobremesas, onde a sua base são as ditas maçãs, fornecidas pelos produtores.'De pequeno se torce o pepino'
A campanha apresenta uma componente mais lúdica, vocacionada para os mais jovens consumidores do concelho. Criar o hábito de consumo desde pequeno será meio caminho andado para uma maior afirmação deste produto, defendem os promotores da campanha. Assim, os mais novos poderão descobrir o "Apple Kid", a mascote oficial para esta iniciativa, que foi criada de propósito para este evento, e que promete muitas alegrias. No espaço, as crianças podem desenvolver diversas actividades, tais como pinturas faciais e um insuflável. Os adultos terão oportunidade de participar em sessões de esclarecimento, bem como efectuar diversos rastreios de saúde, por técnicos especializados.
***

 31aGOSTO2009
 já me tinha esquecido. tb há maçã com ...espinhos...
 

















*
e desconhecia o que está (bem) documentado
























sobre as maçãzitas
***
MUNDO DA MAÇÃ
PORQUE SÓ SE FEZ EM 2005???
Convém recordar o Mundo da Maçã...2005
http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=24f9b635-7e30-4034-9159-1f55c1219a66&q=gastronomia%20em%20Alcoba%C3%A7a
***