21/02/2015

9.632.(21fev2015.10.1') Dia Internacional do GUIA TURÍSTICO...Urge que Alcobaça saiba valorizar estes profissionais...conhecer.envolver.construir soluções nesta frente essencial do Turismo

Há que saudar os GUIAS TURÍSTICOS...
***

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10205608283147129&set=a.4771028314354.2189532.1254876145&type=1&theater
Estão a ver um sítio arqueológico lá ao fundo ? E um guia-interprete em primeiro plano ?
Pois, o guia -interprete é precisamente esta ponte entre o viajante e a realidade do país visitado.
Hoje celebra-se o dia internacional do guia-interprete ! Esse profissional muitas vezes desconhecido ou tido como "artista de variedades ".
Pois, deixem-me ser um pouco romântica nesta definição pouco divulgada . Um guia interpreta a cultura , o patrimônio , sendo portador das ultimas actualizações a nível patrimonial , cultural e geográfico , pois a história e a cultura não são factos irrefutáveis nem ciências precisas ;
poderão ter na sua bagagem vertentes artísticas para exporem os seus monólogos com alguma diferencia estética , sentido de humor ou ainda dramatização ;
serão confundidos com filhas, netas, familiares próximos ou ainda psicólogos ;
estastiticas terão que estar cimentadas em discursos de longo trajecto;
conhecimentos geriátricos e medicinais são uma mais valia;
e finalmente , o conhecimento gastronômico e seus templos de divulgação fazem parte de uma referência de algum status .
Ora bem , visto todos nós sermos eternos auto-didatas e todo tempo livre que temos ou é para ficar religiosamente isolados e em silêncio ou para obtermos mais informação ....resta-nos agradecermos a paciência , amor, amizade daqueles que sabem o que nos custa ser um bom profissional e esperarmos chegar ao termino desta nossa vida sem termos perdido todos os nossos queridos por falta de providência e ainda disléxicos por falarmos várias línguas diariamente.
( Não nos dêem fardas para vestir , mas aceitamos criações de estilistas para fatos de licra dignos de super-heróis -sobretudo para quem ainda tem uma família para cuidar ).
Um grande bem -haja a todos os meus colegas que hoje estarão no Rossio a divulgar a nossa espécie !

Carla Almeida
Guia-intérprete nacional

***
Visitas guiadas no Porto e em Lisboa

http://visitporto.travel/Visitar/Paginas/Descobrir/DetalheEvento.aspx?Evento=7094Dia%20Internacional%20do%20Guia%20Int%C3%A9rprete
No dia 21 de fevereiro o Sindicato Nacional da Atividade Turística, Tradutores e Intérpretes (SNATTI) juntamente com a Associação de Guias Intérpretes e Correios de Turismo (AGIC) celebram, mais uma vez o Dia Internacional do Guia Intérprete oferecendo visitas guiadas aos centros históricos de Porto e Lisboa.

As visitas serão realizadas em diferentes idiomas: Português, Inglês, Francês e Castelhano. O ponto de encontro com os nossos Guias Intérpretes Qualificados será na Praça da Liberdade às 10:00 e às 15:00.
***
http://opcaoturismo.pt/wp/?p=11566
No próximo dia 21 de Fevereiro celebra-se o Dia Internacional do Guia.
Para festejar esta data e dar a conhecer melhor a actividade, foi formado um grupo de trabalho de Guias-Intérpretes qualificados que se propõe realizar visitas guiadas a pé, gratuitas, no próximo dia 21 de Fevereiro de 2015.
Dia_Guia_2015-mapaA primeira será às 11h00 e a última às 16h00. Haverá visitas de hora a hora a começar e a acabar na Praça do Rossio. Às 11h30 será oferecida uma visita especial em português para crianças.
Em Portugal, a profissão de Guia-Intérprete, ou Guia de Turismo, tem a provecta idade de 102 anos. No entanto, desconhece-se ao certo o que faz um Guia Qualificado. Ora poucos terão um papel tão influente na projecção do seu país, região ou cidade como os guias profissionais, que são embaixadores privilegiados junto de centenas de milhares de pessoas de várias nacionalidades.
Ouve-se hoje em dia falar muito em Turismo, e da importância deste sector de actividade para a economia portuguesa. Assim neste dia, os Guias-Interpretes Nacionais Qualificados oferecem os seus serviços a todos os que decidirem celebrar connosco.
A iniciativa destina-se não só a portugueses como também aos turistas estrangeiros. Os Guias falarão, para além do português, também inglês, francês, espanhol, italiano, alemão e holandês.
Para tal, é fundamental que consigam chegar às pessoas para que saibam que esta iniciativa, totalmente gratuita, existe e compareçam nas visitas.
Num período de grandes dificuldades económicas o interesse dos cidadãos em saber mais sobre a sua própria cidade e história não está em crise.
***

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10203871462527310&set=a.3332049540395.2133204.1243202356&type=1&theater