05/03/2015

9.684.(5mar2015.7.7') 6 de março é Dia Europeu da Terapia da Fala

SITE:
http://www.aptf.org/

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http://www.oterapeutadafalapodefazeradiferenca.org/

O Terapeuta da Fala pode fazer a diferença

https://www.youtube.com/watch?v=0onES_nhu-A&feature=youtu.be
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Via:
http://medicosdeportugal.sapo.pt/utentes/terapia_da_fala/06_de_marco_-_dia_europeu_da_terapia_da_fala

06 de Março – Dia Europeu da Terapia da Fala

Dra. Andreia Rodrigues, Terapeuta da Fala
A temática, este ano do Dia Europeu da Terapia da Fala é o Desenvolvimento da Linguagem Oral dos 0 aos 3 anos e a Prevenção das perturbações da linguagem, daí o lema: “Para crescer, comunicar é preciso.” 

Um dos objectivos deste dia é o de informar melhor o grande público e profissionais, não só sobre o desenvolvimento da linguagem nessa faixa etária, mas também sobre actividade do Terapeuta da Fala.



O que é a Terapia da Fala?

A Terapia da Fala desenvolve actividades no âmbito da prevenção, avaliação etratamento das perturbações da comunicação humana, englobando todos os processos associados à compreensão e produção da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas apropriadas de comunicação não verbal. (Dec.Lei nº.320/99, de 11 de Agosto)



O que faz o Terapeuta da Fala?

É o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações relacionadas, ao nível da fala e linguagem bem como alterações relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva (incluindo a aprendizagem), oro-muscular, respiração, deglutição e voz. (Dec.Lei nº.564/99, de 21 de Dezembro)



Áreas de Intervenção: 

*Linguagem (fonologia, morfologia, sintaxe, semântica; processamento da linguagem, incluindo a compreensão e expressão oral, escrita, gráfica e gestual; competências de pré-literacia, literacia e de numeracia)

*Fala (articulação verbal; fluência, como a gaguez; voz e ressonância, incluindo as componentes aerodinâmicas da respiração)

*Comunicação não-verbal (como a mímica)

*Deglutição e funções relacionadas (como aspectos alimentares /mastigação)

*Cognição (atenção, memória, resolução de problemas e funções executivas)