25/03/2015

9.780.(25mar2015.7.7') Novalis...Rosa azul

Nasceu a 2maio1772
e morreu a 25mar1801
***
VIA CITADOR:
O amor é a meta infinita da história do mundo.
*
A criança é o amor feito visível.
*
Nós acordamos quando sonhamos que estamos a sonhar.
*
Seja em que poesia for, o caos deve transparecer sob o véu cerrado da ordem.
*
Se a teoria esperasse pela experiência nunca se realizava.
*
Nunca nos compreendemos completamente, mas podemos e poderemos fazer muito melhor do que compreendermo-nos.
**
IN Fragmentos
*
Todo o objecto amado é o centro de um paraíso.
*
Só é possível transformar-se na medida em que já se é.

*
Somos sozinhos com tudo o que amamos.
*
O espaço mescla-se com o tempo assim como o corpo se mescla com a alma.
*
Até mesmo o acaso não é impenetrável, tem as suas próprias regras.
*
A vida de um homem culto deveria simplesmente alternar-se entre música e não-música, como entre o sono e o despertar.
*
Quando vemos um gigante, temos primeiro de examinar a posição do sol e observar para termos certeza de que não é a sombra de um pigmeu.
*
Só há um templo no mundo e é o corpo humano. Nada é mais sagrado que esta forma sublime. Inclinar-se diante de um homem é fazer homenagem a esta revelação na carne. Toca-se o céu quando se toca um corpo humano.
*
A vida é o princípio da morte. A vida só existe em função da morte. A morte é acabar e começar ao mesmo tempo, separação e união mais estreita consigo mesmo.
*
Ao homem é lícito desejar as coisas sensíveis de maneira racional, enquanto à mulher é lícito desejar as coisas racionais de maneira sensível... A natureza secundária do homem é a principal da mulher.
*
A propriedade enobrece a posse, assim como o casamento enobrece o prazer físico.
*
A liberdade, como a felicidade, é nociva para um e útil para outro.
*
Na verdade, a filosofia é nostalgia, o desejo de se sentir em casa em qualquer lugar.
*
Para o verdadeiro religioso, nada é pecado.
*
Na verdade, o pintor pinta com a vista; a sua arte é a de ver tudo com regularidade e beleza.
*
O homem é um sol; os seus sentidos são os planetas.
*

A Vantagem da Diversificação de Actividades


O homem perfeito deve viver, por assim dizer, em diversos lugares e em vários Homens, simultaneamente - é necessário que lhe estejam constantemente presentes múltiplos acontecimentos e um círculo mais vasto. Assim se forma, então, a verdadeira e grandiosa presença do espírito - que faz do Homem um verdadeiro cidadão do mundo e o estimula e fortalece em cada momento da sua vida, através das mais benéficas associações, e o coloca na clara disposição de uma actividade lúcida. 
*

Vence a Tua Inércia!

O destino que nos oprime é a inércia do nosso espírito. Através do alargamento e formação da nossa actividade transmutamo-nos, nós próprios, em Destino. 
Tudo parece fluir para nós vindo do exterior, porque nós não fluímos para o exterior. Somos negativos, apenas, porque o queremos - quanto mais positivos nos tornarmos, mais negativo será o mundo à nossa volta - até que, por fim, já não haverá negação e nós seremos tudo em tudo. 
Deus quer deuses
Se o nosso corpo, em si mesmo, não é senão um centro de acção comum dos nossos sentidos - se nós possuímos o domínio dos nossos sentidos - se os podemos fazer agir à vontade - se os podemos centrar em comunidade, então não depende senão de nós o darmos a nós próprios o corpo que queremos. 
Sim, se os nossos sentidos não são senão modificações do órgão pensante - do elemento absoluto - então poderemos, também, pela dominação deste elemento, modificar e dirigir, como nos agradar, os nossos sentidos.
*

Rentabilizar os Acasos

Todos os acasos da nossa vida são materiais de que podemos fazer o que quisermos. Quem possui muito espírito faz muito da sua vida - cada tomada de conhecimento, cada acontecimento seria para ele inteiramente espiritual - um primeiro membro de uma série infinita - o início de um romance infinito. 
*

A Vergonha é um Sentimento de Profanação

A vergonha é bem um sentimento da profanação. Amizade, amor e piedade deveriam ser tratados secretamente. Só deveríamos falar deles em raros momentos de intimidade, ficar de acordo silenciosamente - há muitas coisas que são demasiado delicadas para se pensar nelas, muito menos ainda para delas se falar. 
***
 Foto: Divulgação
http://noticias.terra.com.br/educacao/historia/novalis-e-o-romantismo-mistico,41083ba2262ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
"Se até agora eu vivi no presente e na esperança da felicidade terrena de agora em diante deverei viver inteiramente no verdadeiro porvir, na fé em Deus e na imortalidade; será muito duro separar-me deste mundo, que era para mim objeto de amoroso estudo; as recaídas me provocarão não poucos acessos de pânico. Mas sei que há no homem uma força que, rodeada de cuidados especiais, pode frutificar numa estranha energia."
Adotada com um simbolo do romantismo, a busca pela inatingível rosa azul passou a ser uma espécie de Santo Graal, de calice sagrado para os cavaleiros da letras, pois viam nela a possibilidade de encontrar-se o amor perfeito e o estado de espirito ideal.
***
A Flor Azul
http://www.wook.pt/ficha/a-flor-azul/a/id/102142
***

***
Via JERO
"Uma palavra de ordem movimenta exércitos. A palavra liberdade move nações"

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10202876615231007&set=pcb.10202876617271058&type=1&theater
Georg Philipp Friedrich von Hardenberg (Schloss Oberwiederstedt, Wiederstedt, Harz,
Nasceu em Weißenfels,  
Freiherr (barão) von Hardenberg, mais conhecido pelo pseudónimo Novalis, foi um dos mais importantes representantes do primeiro romantismo alemão de finais do século XVIII e o criador da flor azul, um dos símbolos mais duráveis do movimento romântico.