25/03/2015

9.781.(25mar2015.7.33') António Tabucchi

Nasceu a 24set1942
e morreu a 25mar2012
***
http://www.portaldaliteratura.com/autores.php?autor=397
***
7abril a 7maio2018
A Fundação Calouste Gulbenkian está a celebrar a vida e obra de Antonio Tabucchi. Foi um dos grandes autores da literatura europeia e um apaixonado por Portugal.


Entrada livre
Integrada na programação que celebra a vida e obra do autor italiano Antonio Tabucchi, esta exposição reúne manuscritos, documentos, fotografias e outros objetos do acervo familiar do autor. São também mostrados excertos de entrevistas suas a Maria João Seixas e Mega Ferreira.
https://gulbenkian.pt/evento/tabucchi-e-portugal/
***
Via Citador:
A Vida não Está por Ordem Alfabética

A vida não está por ordem alfabética como há quem julgue. Surge... ora aqui, ora ali, como muito bem entende, são miga­lhas, o problema depois é juntá-las, é esse montinho de areia, e este grão que grão sustém? Por vezes, aquele que está mesmo no cimo e parece sustentado por todo o montinho, é precisamente esse que mantém unidos todos os outros, porque esse montinho não obedece às leis da física, retira o grão que aparentemente não sustentava nada e esboroa-se tudo, a areia desliza, espalma-se e resta-te apenas traçar uns rabiscos com o dedo, contradanças, caminhos que não levam a lado nenhum, e continuas à nora, insistes no vaivém, que é feito daquele abençoado grão que mantinha tudo ligado... até que um dia o dedo resolve parar, farto de tanta garatuja, deixaste na areia um traçado estranho, um desenho sem jeito nem lógica, e começas a desconfiar que o sentido de tudo aquilo eram as garatujas. "
 in 'Tristano Morre'

***


Morreu Tabucchi, o escritor italiano que escolheu Portugal



http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/morreu-o-escritor-italiano-antonio-tabucchi-1539327
***
A arte tem uma maneira oblíqua de dizer as coisas, buscando zonas obscuras, a dos naufrágios. A realidade é importante, mas o filtro da arte é muito mais.
Frases - http://kdfrases.com

Antonio Tabucchi
O ponto de encontro entre a criação artística e a vida vivida talvez esteja naquele espaço privilegiado que é o sonho.” 
*

Para conhecer um lugar não é sempre necessário ter ido.
*