2020
4A/11D/AVÔ
Vou solicitar à Irina como fazer aguarELAS!
Quero espalhar-me/encontrar-me, sozinho, comigo mesmo, no pincel, na cor e no papel, escreVIVENDO paisAGEns!
***
2019
III-XI-AVÔ
proCURAR mais a felicidade dos outros
colocando a minha inteligência ao seu serviço.
A minha felicidade depende muito do que os outros precisam de mim.
*
O que precisas?
O que te posso ajudar?
O que te preocupa?
Que posso fazer?
***
2018
2/11aVÔ
PORQUE estás tão longe
aquiiiii tão perto?
Porque te lamentas tanto
em vez de quereres o silêncio
a atitude pelo +
e o imperar da bELA terNUra?
***
2017
UM+11avÔ
ao olhAR-TE
não preciso que me digas nada
eu leio
claramente
o que tu queres
e sentes
não precisas de dizer que gostas muitoooooooo de mim
e eu tb não devia precisar de dizer que só gosto
1 niquinhoooooooooooooooooooo de ti
que bem sabes
é muitooooooooooooooo
***
2016.Domingo de Páscoa
Não sou religioso
mas luto com td a genica pela liberdade religiosa
*
A corAGIR
sempre
para acabar com os oprimidos
com os que sofrem
*
Felizmente sou pela sociedade sem classes
sem castas
sem racismo
*
11.avô
11.1.11"
O Sebastião fez nascer
a MÃE E O PAI DELE
mas tb
o avô rog é RIO
*
Humanizar
Harmonizar
Elevar valores e princípios
Ser solidáRIO
Ser humilde
Ser dedicado ao próximo
Ser convicto de dias melhores
Multiplicar soRRisos à minha volta
e ao meu neto
*
Alimentar a liberdade
Saber escolher
onde vou vivendo
o ar que respiro
as ervas aromáticas
as proteínas
a água
a fruta
para SER livre.
Luto e aplico sabedoria
para fazer crescer a Democracia a sério
o tal território
básico
para todos serem livres
onde possam aplicar a sua inteligência
e serem felizes!
*
Não proCURO o sucesso
Quero ser feliz
*
Depois d' agitAÇÃO
é essencial o SIlêncio
a pausa no febril
e o escreVIVER
tb ajuda
***
2018
.12.33.21”...O bELO sobreiro e as suas braças/hERAS...que cheirooooo...ESDICA d’ Alcobaça que vos abRRaça
by mim
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10214249381219898&set=pcb.10214249384739986&type=3&theater
*
para fumaDORES (AS)...consciencializem OS VOSSOS GESTOS...
https://www.facebook.com/watch/?v=1550183738435146
*
11 anos consecutivos a apoiar os banqueiros...17,1 mil milhões de euros!!!...2017 teve 1 pequena diferença: houve apoio à CGD/banca "pública"
https://www.abrilabril.pt/nacional/bancos-consumiram-17-mil-milhoes-de-euros-publicos?fbclid=IwAR3aEhzPh9IjDyDqe8_TczACLnfmjNslYXQb_yYyui54-8t9NEKq3abdtm4
***
2017
21h
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10209014553904613&set=a.2852420193194.121271.1340197350&type=3&theater
*
Dia
Mundial do Teatro...Alcobaça que vos abRRaça poderia ter muito mais
grupos a produzirem teatro de qualidade...Mas há que rELEVAR os grupos
que existem...Muitos amadores...Em breve vamos ter +1x o AO TEATRO
organizado pelos estupendooooooooos Gambuzinos...Apenas os
extraordinários SAMarionetas são profissionais...27 de março 2016.
Mensagem de Anatoli Vassiliev.
Será que precisamos de teatro?
Essa é a pergunta que milhares de profissionais de teatro, dececionados com ele, e milhões de pessoas, que dele estão cansadas, fazem vezes sem conta.
Para que precisamos dele?
Anos estes em que a cena parece tão insignificante, quando comparada com as praças das cidades e com os territórios dos estados, onde as tragédias autênticas da vida real estão a decorrer.
O que é isso para nós?
Galerias banhadas a ouro e balcões das salas de teatro, poltronas de veludo, laterais de palco sujas, e as muito límpidas vozes dos atores – ou vice-versa, algo que pode surgir aparentemente bem diferente: caixas pretas, manchadas de lodo e sangue, com uma porção de corpos nus e raivosos no seu interior.
O que é que isto nos é capaz de dizer?
Tudo!
O teatro pode dizer-nos tudo.
Como os deuses habitam no céu, e como prisioneiros definham em subterrâneos esquecidos, e como a paixão nos pode elevar, e como o amor pode ruir, e de como ninguém necessita de uma boa pessoa neste mundo, e como a deceção reina, e como as pessoas vivem em apartamentos, enquanto as crianças tiritam em campos de refugiados, e como todos eles têm de voltar para o deserto, e como dia após dia somos forçados a separar-nos daqueles que amamos – O teatro pode contar tudo.
O teatro esteve sempre aqui e permanecerá para sempre.
E agora, nestes últimos cinquenta ou setenta anos, ele é particularmente necessário.
Porque se olharmos para todas as artes públicas, podemos ver de imediato o que o só o teatro é capaz de nos dar – uma palavra de boca a boca, um olhar de olhos nos olhos, um gesto de mão para mão, e de corpo para corpo.
O teatro não precisa de nenhum intermediário para poder exercer a sua ação entre os seres humanos – ele constitui o lado mais transparente da luz, não pertencendo nem ao sul, nem ao norte, nem ao leste ou ao oeste – oh não, ele é a essência da luz em si mesma, brilhando de todos os quatro cantos do mundo, imediatamente reconhecível por qualquer pessoa, seja hostil ou amistosa para com ele.
E precisamos do teatro que permaneça sempre diferente; precisamos de teatro de muitos tipos diferentes.
Penso ainda que de todas as formas possíveis de teatro, as suas formas mais arcaicas serão aquelas que chamarão sobre si um maior apelo. O teatro de formas rituais não deve ser artificialmente oposto ao das designadas nações “civilizadas”. A cultura secular está a ser mais e mais lugar de emasculação, e nela a chamada «informação cultural» está gradualmente a substituir e a expulsar de si as entidades portadoras de singularidade, assim como a nossa esperança de um dia as poder vir a conhecer.
Mas uma coisa eu posso ver agora claramente: O teatro está a abrir as suas portas amplamente. Entrada gratuita para todos sem exceção.
Para o inferno com gadgets e computadores – simplesmente venham ao teatro; ocupem filas inteiras nas bancadas e nas galerias, oiçam a palavra e contemplem as imagens vivas! – é o teatro que está à vossa frente, não o negligenciem nem desperdicem a oportunidade de participar nele – talvez seja a oportunidade mais preciosa que podemos partilhar nas nossas vidas vãs e apressadas.
Precisamos de todo e cada tipo de teatro.
Há apenas um teatro de que ninguém por certo sentirá falta – refiro-me ao teatro dos jogos políticos, o teatro das armadilhas políticas, o teatro dos políticos, o teatro fútil da política.
Do que nós certamente não necessitamos é de um teatro de terror diário – seja ele individual ou coletivo, do que não precisamos mesmo é do teatro de cadáveres e de sangue nas ruas e nas praças, nas capitais ou nas províncias, um teatro falseado de confrontos entre religiões ou grupos étnicos…
Tradução a partir do inglês: Margarida Saraiva | Revisão: Armando Nascimento Rosa
A MENSAGEM DE 2017 FOI DA ISABELLE HUPERT http://uniralcobaca.blogspot.pt/…/7824abril2014838-2maio22h…
***Mensagem de Anatoli Vassiliev.
Será que precisamos de teatro?
Essa é a pergunta que milhares de profissionais de teatro, dececionados com ele, e milhões de pessoas, que dele estão cansadas, fazem vezes sem conta.
Para que precisamos dele?
Anos estes em que a cena parece tão insignificante, quando comparada com as praças das cidades e com os territórios dos estados, onde as tragédias autênticas da vida real estão a decorrer.
O que é isso para nós?
Galerias banhadas a ouro e balcões das salas de teatro, poltronas de veludo, laterais de palco sujas, e as muito límpidas vozes dos atores – ou vice-versa, algo que pode surgir aparentemente bem diferente: caixas pretas, manchadas de lodo e sangue, com uma porção de corpos nus e raivosos no seu interior.
O que é que isto nos é capaz de dizer?
Tudo!
O teatro pode dizer-nos tudo.
Como os deuses habitam no céu, e como prisioneiros definham em subterrâneos esquecidos, e como a paixão nos pode elevar, e como o amor pode ruir, e de como ninguém necessita de uma boa pessoa neste mundo, e como a deceção reina, e como as pessoas vivem em apartamentos, enquanto as crianças tiritam em campos de refugiados, e como todos eles têm de voltar para o deserto, e como dia após dia somos forçados a separar-nos daqueles que amamos – O teatro pode contar tudo.
O teatro esteve sempre aqui e permanecerá para sempre.
E agora, nestes últimos cinquenta ou setenta anos, ele é particularmente necessário.
Porque se olharmos para todas as artes públicas, podemos ver de imediato o que o só o teatro é capaz de nos dar – uma palavra de boca a boca, um olhar de olhos nos olhos, um gesto de mão para mão, e de corpo para corpo.
O teatro não precisa de nenhum intermediário para poder exercer a sua ação entre os seres humanos – ele constitui o lado mais transparente da luz, não pertencendo nem ao sul, nem ao norte, nem ao leste ou ao oeste – oh não, ele é a essência da luz em si mesma, brilhando de todos os quatro cantos do mundo, imediatamente reconhecível por qualquer pessoa, seja hostil ou amistosa para com ele.
E precisamos do teatro que permaneça sempre diferente; precisamos de teatro de muitos tipos diferentes.
Penso ainda que de todas as formas possíveis de teatro, as suas formas mais arcaicas serão aquelas que chamarão sobre si um maior apelo. O teatro de formas rituais não deve ser artificialmente oposto ao das designadas nações “civilizadas”. A cultura secular está a ser mais e mais lugar de emasculação, e nela a chamada «informação cultural» está gradualmente a substituir e a expulsar de si as entidades portadoras de singularidade, assim como a nossa esperança de um dia as poder vir a conhecer.
Mas uma coisa eu posso ver agora claramente: O teatro está a abrir as suas portas amplamente. Entrada gratuita para todos sem exceção.
Para o inferno com gadgets e computadores – simplesmente venham ao teatro; ocupem filas inteiras nas bancadas e nas galerias, oiçam a palavra e contemplem as imagens vivas! – é o teatro que está à vossa frente, não o negligenciem nem desperdicem a oportunidade de participar nele – talvez seja a oportunidade mais preciosa que podemos partilhar nas nossas vidas vãs e apressadas.
Precisamos de todo e cada tipo de teatro.
Há apenas um teatro de que ninguém por certo sentirá falta – refiro-me ao teatro dos jogos políticos, o teatro das armadilhas políticas, o teatro dos políticos, o teatro fútil da política.
Do que nós certamente não necessitamos é de um teatro de terror diário – seja ele individual ou coletivo, do que não precisamos mesmo é do teatro de cadáveres e de sangue nas ruas e nas praças, nas capitais ou nas províncias, um teatro falseado de confrontos entre religiões ou grupos étnicos…
Tradução a partir do inglês: Margarida Saraiva | Revisão: Armando Nascimento Rosa
A MENSAGEM DE 2017 FOI DA ISABELLE HUPERT http://uniralcobaca.blogspot.pt/…/7824abril2014838-2maio22h…
2016...memórias deste dia:
ontem foi fanTUBA´stico...Bravíssimoooooooooo Sergio Carolino
há 1 ano o jornal o público...
Cine-teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro
HOW LOW CAN YOU GO?
Ensemble Português de Tuba
https://www.facebook.com/cineteatroalcobaca/photos/gm.1661531254111118/1011095572287557/?type=3&theater
*
Que a Vida Nova encontre caminho em ti e em si...
...nesta alegre passagem. Doce e [Feliz Páscoa!]
GM
...nesta alegre passagem. Doce e [Feliz Páscoa!]
GM
*
hj a banda e a dança...Turquel...d' ALCOBAÇA que vos abRRaça
https://www.facebook.com/AcademiaDancaHct/photos/gm.802398123198600/338009689656552/?type=3&theater
*
O delírio do desespero...
:( triste demais...
Ora eu estava a tentar partilhar um vídeo em que Lula faz um discurso de chorar, dizendo que a culpa da recessão não é da corrupção mas sim da investigação à corrupção. Sim, isso mesmo! Mas ficou indisponível... Ou não?
Rogério Manuel Madeira Raimundo consegue ver o amigo Lula no reino do vale tudo? É interessante...

Ora eu estava a tentar partilhar um vídeo em que Lula faz um discurso de chorar, dizendo que a culpa da recessão não é da corrupção mas sim da investigação à corrupção. Sim, isso mesmo! Mas ficou indisponível... Ou não?
Rogério Manuel Madeira Raimundo consegue ver o amigo Lula no reino do vale tudo? É interessante...




sala de visitas de Alcobaça by José Eduardo Oliveira
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10204683306717165&set=pcb.10204683307277179&type=3&theater
*
s.MARtinho do Porto by Fernanda Matias
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1573650782963299&set=gm.10154152205448969&type=3&theater
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https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1573646522963725&set=pcb.10154152186688969&type=3&theater
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https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1573646682963709&set=pcb.10154152186688969&type=3&theater
*
paREDES DA VITÓRIA by Adelino Pataias
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10154050060354819&set=pcb.10154050064884819&type=3&theater
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https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10154050060049819&set=pcb.10154050064884819&type=3&theater
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https://www.facebook.com/AcademiaDancaHct/photos/gm.802398123198600/338009689656552/?type=3&theater
***
2015...memórias deste dia:
neste dia....27mar2015.20.30' Assembleia Geral de sócios do CCCela, instituição que apresenta +1 extraordinário ano de 2014 (actividades e contas)!!!
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/10/896728out2014737-16nov201417h-ag-do.html
*
espantosa naturezaaaaaaaaaaaa
https://www.facebook.com/almo3llem/videos/911311475569759/
*
Sim a mais produções dos Gambuzinos e dos SAMarionetas...este magnífico espaço precisa de + Grupos de Teatro d' ALCOBAÇA que vos abRRaça
https://www.facebook.com/cineteatroalcobaca/photos/a.321299711267150.74211.134156453314811/345852508811870/?type=3&theater
*
HJ REAL ABADIA HOTEL promove a poesia de Agnelo Ferreira...21.30'...música do Zeca Afonso...
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2015/02/965225fev2015733-agnelo-ferreira.html
*
MARiana MORTágua é muito + bonita que o nosso camarada Miguel Tiago...mas apesar das TV's é 1 facto: ele esteve lá e questionou com toda a propriedade!!! e até foi o PCP que teve a iniciativa de propor esta Comissão!!!
http://www.pcp.pt/pcp-apresenta-um-primeiro-balanco-da-comissao-de-inquerito-ao-bes
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Pr. Damasceno Campos na Benedita (d'ALCOBAÇA QUE VOS ABrrAÇA) FINALMENTE EM OBRA...e A BREVE TRECHO vai ter apresentação pública!!!
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/12/91674dez2014833-muitas-promessas.html
*
amanhã, em ALCOBAÇA que vos abRRaça...21.30' no CTA
Cine-teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro
https://www.youtube.com/watch?v=jtfZ7QLa4TA&list=RDjtfZ7QLa4TA#t=28
*
domingo...13h...Casal Ramos-Cela- d'ALCOBAÇA que vos abRRaça...2º Festival de Sopas...Pais (e muitas mães) da Associação da EB1 e JI a trabalharem...
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2015/03/980427mar20151633-29mar201513h2.html
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+2 pormenores na extraordinária marca TOINO ABEL...Castanheira...d'ALCOBAÇA que vos abRRaça
SIC
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/05/810323maio2014737-toino.html
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https://www.facebook.com/video.php?v=608452815922691
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"Público" rELEVA o nosso talentoso tubista SÉRGIO CAROLINO...d' ALCOBAÇA que vos abRRaça
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/10/88547ou20141222-gravissimo-2015.html
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Neste dia...Concerto dos Laureados do Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” .António Rosa preside ao júri do IV CIMCA de 22 a 27março2015
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/12/923716dez2014717-concurso-internacional.html
*
1854...Reino Unido declara guerra à Crimeia...guerras...guerras...
URGE LUTAR PELA PAZ...65 anos do apelo d' ESTOCOLMO...o Conselho Português para a Paz e Cooperação apela a todos os amigos/as da Paz para a convergência de vontades na acção em torno dessa causa, cuja actualidade permanece, convidando-o/a a subscrever o texto abaixo em http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT76455.
***
2014...face traz-me memórias deste dia:
HJ é dia do semanário Região de Cister...d'ALCOBAÇA que vos abRRaça...Há muito que não opinava lá...espero que gostem dos 3 vinte e cincos!!! agora tem músicaaaaaa (propriedade da Banda)...só falta o ardina: olhó o região de cisterrrrrrrrrrrrrr
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/03/771826mar201413h1-artigo-de-opiniao.html
*
10h-10'-10" é 1 bELO instante para 1 bdiaaaaaaaa d'ALCOBAÇA que vos abRRaça e partILHArr +1 bELA fotogravAÇÃO do JERO!!!
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10200922111889645&set=a.1029365188983.3914.1670949754&type=3&theater
*
dmteatro...há que partILHArr Sahakespeare
"A alegria evita mil males e prolonga a vida."
Aprendi que Amores eternos podem acabar em uma noite.
Que grandes amigos podem se tornar grandes inimigos.
Que o amor sozinho não tem a força que imaginei.
Que ouvir os outros é o melhor remédio e o pior veneno.
Que a gente nunca conhece uma pessoa de verdade, afinal, gastamos uma vida inteira para conhecer a nós mesmos.
Que os poucos amigos que te apoiam na queda, são muito mais fortes do que os muitos que te empurram.
Que o "nunca mais" nunca se cumpre, que o "para sempre" sempre acaba. Que minha família com suas mil diferenças, está sempre aqui quando eu preciso.
Que ainda não inventaram nada melhor do que colo de Mãe desde que o mundo é mundo.
Que vou sempre me surpreender, seja com os outros ou comigo.
Que vou cair e levantar milhões de vezes, e ainda não vou ter aprendido TUDO."
Estamos aqui de passagem..
https://www.facebook.com/ViverTCintensamente/photos/a.574153999274971.130837.443575712332801/735826053107764/?type=3&theater
*
+fotos para aniMAR o dia...Ni Francisco reCRIA a BB bela baía de S:Martinho do Porto...d'Alcobaça que vos abRRaça
*
sobre os Fornos de Cal, no última 3ªfª, perdi uma bela cena...ver reportAGEM aquiiiiiiiiiiii:
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/03/769722mar201415h-fornos-de-cal25.html
*
hj é dia Mundial do Teatro...A NUCCA fez vários festivais...Na actualidade há que dar força ao festival de 4 a 12 abril, promovido pelos Gambuzinos:
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/03/76005mar1047-ao-teatro.html
*
a 8 d'abril.21.15' estamos a comemorar vivABRILiberdade...café Tertúlia...em ALCOBAÇA que vos abRRaça...Conversa Pública da CDU...Passa a Palavra
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/03/772126mar20141822-8-abril2115conversa.html
***
2012...memórias deste dia:
31 março tem carradas de eventos...quero estar neste e saudar o jovem investigador histórico Tiago Inácio!!!
https://www.youtube.com/watch?v=Xa-N5h2zWXk
*
FOTOS DE JORGE BARROS...livro com estas fotos e com os textos de Raul Brandão sobre as ilhas...Imperdível o livro e a exposição: Celeiro.../ a sul do Mosteiro d' alcobaça que vos abRRaça
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2647730087094&set=a.2647726567006.98315.1670949754&type=3&theater
*
hj x AQUI Compay Segundo
https://www.youtube.com/watch?v=bY-MOVsdhdQ
*
É PRECISO SABER A LEI da greve!!! Anda por aí muita ilegalidade!!!
https://www.facebook.com/cgtp.portugal/posts/10150756298627915
*
Aquilino Ribeiro tem uma escrita fascinante! Deveria ser obrigatória , nas Escolas, a leitura de obras suas, onde a riqueza da narrativa e a preciosidade da PONTUAÇÃO, ajudariam muitos "doutores" a aprender a escrever. Alma rural e genuína, encontramos na sua obra, verdadeiros retratos da vida dos nossos aldeões, sábios e matreiros...
… um cheirinho de Aquilino Ribeiro… (1885-1963)
.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=423138994369342&set=a.104671869549391.10003.100000197344912&type=3&theater
+ e melhor teatro...vivaaaaaaaaaa o Dmundial do Teatro e os amadores d'alcobaça, bem como os profissionais prestigiados SAMarionetas!!!
***
2011...memórias deste dia:
Ana N rELEVOU (e eu agi fazendo partILHA) os 10 réis de esperança do GRANDISSIMO António Gedeão:
"Se não fosse esta certeza
que nem sei de onde me vem,
não comia, nem bebia,
nem falava com ninguém...
*
concordo com a poetisa M.Elisa Ribeiro: é de rELEVAR GueRRa Junqueiro...evoluIR é o caminho...
Evolução
Arde o corpo do sol, brotam feixes de luz:
O que é a luz?
Sol que morreu.
Dardeja a luz, dardeja e pulveriza a fraga:
Vai nesse pó, que há-de ser terra,
A luz extinta.
Gerou a terra a seara verde:
Hastes e folhas da seara verde
Comeram terra.
A seara é grada, o trigo é loiro:
Deu trigo loiro,
Morrendo ela.
O trigo é pão, é carne e é sangue:
Sangue vermelho, carne vermelha,
Trigo defunto.
Em carne e em sangue, eis o desejo:
Vive o desejo,
De carne morta.
Arde o desejo, eis o pecado:
Que são pecados?
Desejos mortos.
Queima o pecado o pecador:
Nasceu a dor; findou na dor
Pecado e morte.
A alma branca, iluminada,
Transfigurada pela dor,
Essa não vai à sepultura
Porque é já Deus na criatura,
Porque é o Espírito, é o Amor.
Na vida vã da terra sepulcral
Só o amor é infinito e só ele é imortal.
Morreu a luz, pulverizando a fraga,
Morreu a poeira, alimentando a seara;
Morreu a seara, que gerou o trigo;
Morreu o trigo, que deu vida à carne;
Morreu a carne, que nutriu desejo;
Morreu desejo, que se fez pecado;
Morreu pecado, que floriu em dor;
Morreu a dor, para nascer o Amor!
E só o Amor na vida sepulcral
É infinito e é imortal!
Guerra Junqueiro, in 'Poesias Dispersas'
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=212990062050904&set=a.104671869549391.10003.100000197344912&type=3&theater
***
Dia nacional do Dador de Sangue...há que saudar os Dadores De Sangue Alcobaça (que vos abRRaça...)
https://uniralcobaca.blogspot.com/2013/11/714313nov2013167-dadores-de.html
***
HJ (AMANHÃ tb) é dia mundial do TEATRO...No CCCela há reACTIVAR Centro Cénico da Cela..."...O Dia Mundial do Teatro é uma chamada de atenção e homenagem a todos os que por ele persistem, que disso fazem prova de vida, todos os que falam, aqueles que o fazem e os que a ele assistem. Ir ao teatro é conceder-se a si mesmo tempo: um tempo que suspende a agitação dos dias utilitários para a partilha de histórias e suas possibilidades, sem nos alhearmos do presente e das lutas que se travam no quotidiano por uma comunidade mais justa, mais igualitária e mais feliz."
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/04/7824abril2014838-2maio22hanfiteatro.html
*
https://www.facebook.com/educadoresdeinfancia/photos/a.159743694043960.34924.152771464741183/387346637950330/?type=3
*
dmteatro...há que partILHArr Sahakespeare
"A alegria evita mil males e prolonga a vida."
https://www.facebook.com/ViverTCintensamente/photos/a.574153999274971.130837.443575712332801/735826053107764/?type=3&theater
***
Dia Mundial da Juventude
Alcobaça que vos abRRaça tem algumas iniciativas...Mas tão longe do que é possível com a criatividade e a imaginação que é característico nos jovens...
"Nós não aceitamos que o desemprego e a precariedade queimem os nossos sonhos, o medo quebre o nosso futuro, a austeridade esmague o nosso presente.
Temos direito a trabalhar, viver e ser felizes no nosso país!
Exigimos emprego seguro, melhores salários e mais direitos!
Exigimos que as nossas habilitações e competências sejam valorizadas e a actividade profissional dignificada!
Sabemos que vale a pena lutar, que unidos vamos conseguir uma vida melhor!
O pacto de agressão da troika e dos governos com políticas de direita, com os cortes nos salários, a precariedade e o desemprego e o retrocesso nos direitos, acentuaram a exploração e as desigualdades.
É urgente romper com esta política que serve unicamente os interesses do grande patronato!
É urgente derrotar a política de direita, que nos deixa a meio do mês a contar os trocos, que nos leva a deixar a família e os amigos para procurar trabalho no estrangeiro."
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2015/02/964122fev20151155-13-encontro-nacional.html
***
1809...Invasões francesas... Começa a investida sobre a cidade do Porto pelo exército de Soult...
"Falhadas as
tentativas de entrar em Portugal pelo Minho (13 de Fevereiro, em Vila
Nova de Cerveira, e 16 do mesmo mês, em Caminha), o marechal Soult, que
comandava os soldados de Napoleão, inflecte para o interior da Galiza,
subindo o rio Minho até Orense, à procura de um local para mais
facilmente entrar em Portugal. Acaba por encontrar na veiga de Chaves o
melhor local para atacar Portugal, o que acontece a 10 de Março. Dando
assim início à segunda invasão francesa.
Dois dias
depois, conquistada que estava a cidade de Chaves, os franceses iniciam a
marcha para o Porto, por Braga. A guarda avançada dos franceses derrota
as forças portugueses em Salamonde, dia 16, e quatro dias depois voltam
a ser derrotadas às portas de Braga, em Carvalho d'Este. Estava aberto o
caminho para o Porto.
Obrigado a
atravessar o rio Ave em Santo Tirso face à feroz defesa montada pelos
portugueses na Trofa, Soult acampa em S. Mamede de Infesta, dia 26 de
Março, à frente de 18 mil dos 25 mil com que iniciara a guerra em
Portugal. Os sete mil de diferença respeitam a baixas e aos soldados que
foi deixando pelo caminho a guarnecer as posições conquistadas.
Neste interim, o
brigadeiro Silveira, comandante da divisão que defendia Trás-os-Montes,
reocupou Chaves, aprisionando a guarnição francesa (dia 25).
Já com o
inimigo à vista o Porto concluía as obras de defesa, de forma
atabalhoada, embora com aparente imponência. A linha defensiva do Porto
seria constituída por 20 mil homens (somente dois mil seriam tropas
regulares) apoiada por 35 baterias dispostas num longo semicírculo que
se estendia de Campanhã à Foz - Campanhã, Senhor do Padrão, Monte
Cativo, Monte das Enfestadas, Cativo, Bonfim, Antas, Póvoa de Cima,
Quinta dos Congregados, Lindo Vale, Lapa, Sério, Regado, Monte Pedral,
Falperra, Prelada, Lordelo, Ramalde, Senhora da Luz, etc. - um total
aproximado de 200 canhões.
O pior é que
destas peças só cerca de 20 podiam fazer fogo. As outras serviam de
sustentáculo de amarração de navios. Com isto terão querido os
defensores imitar o estratagema engendrado pelo arcebispo D. Gonçalo
Pereira, que, no reinado de D. Afonso V, simulara com velas de
embarcações as muralhas da cidade, defendendo o Porto e sustendo os
ímpetos atacantes do infante D. Pedro, como relata Duarte Nunes de Leão.
Só que os
tempos eram outros e Soult não se deixou ir no engodo. Dia 29 dá-se o
ataque final. A infantaria francesa entra pelas baterias de Aguardente,
de Santo António (Regado) e de S. Francisco (Monte Pedral) e a cavalaria
pela de S. Barnabé (Prelada) - olhando para o mapa da cidade, as
posições atacadas situam-se mais ou menos ao centro da linha defensiva.
Só o brigadeiro Vitória consegue manter por mais tempo a linha do Bonfim
a Campanhã, e retirar com ordem, já na cidade o inimigo avançava por
toda a parte, num ou noutro local travado por desesperadas resistências.
A população
foge em direcção à Ribeira, na tentativa de passar a ponte das barcas
que unia o Porto a Vila Nova de Gaia. É então quer se dá a tragédia.
Segundo uns, a ponte não aguentou o peso de centenas e cedeu; segundo
outros (talvez o mais provável), as autoridades mandaram abrir os
alçapões existentes na ponte para retardar o avanço francês. A onda de
fugitivos não se apercebeu da armadilha e impelia os dianteiros para o
buraco e para as águas do rio. De Gaia, os portugueses faziam fogo sobre
os franceses. No meio, estava a população indefesa... Não se sabe ao
certo quantos terão morrido afogados, mas há muitas dúvidas quanto ao
número de quatro a cinco mil vítimas apontadas em alguns relatos.
Vencida a
resistência, seguiram-se três dias de saques, até que Soult põe travão
aos seus soldados e estabelece a ordem na cidade. Entre 29 de Março e 11
de Maio instala-se no Palácio dos Carrancas - actual Museu Nacional
Soares dos Reis -, demorando em cumprir as ordens de Napoleão, que o
queria em Lisboa em Fevereiro. Com o apoio do jornal "Diário do Porto"
prepara abaixo-assinados para pedir ao imperador o título de rei do
Norte e assume-se protector da cidade.
Fora do Porto
os franceses vão sofrendo revezes sucessivos. A cavalaria de
Caulaincourt, que ocupara Penafiel, é rechaçada na ponte de Canaveses
(31 de Março); Botelho de Sousa reocupa Braga (5 de Abril), Silveira
ataca e reocupa Penafiel (dia 13); o mesmo Silveira (de 18 de Abril a 2
de Maio) defende a ponte de Amarante do ataque francês comandado por
Loison (o "maneta"), obriga Caulaincourt a retirar de Vila Real (dia 8) e
volta a derrotar Loison em Moure (dia 12).
Enquanto isso,
Arthur Wellesley (futuro duque de Wellington), nomeado comandante-chefe
do exército anglo-português, chega a Gaia.
Depois de
observar as posições, repara na importância estratégica de um edifício
existente no Monte do Seminário (actual Colégio dos Órfãos). Ordena,
então, a sua ocupação, o que é feito por uma pequena força que leva
consigo três peças de artilharia. Quando Soult dá conta, já Wellesley
tinha no Porto cerca de 600 homens, suficientes para travar as
investidas francesas que deixam desguarnecida a Ribeira. Apercebendo-se
disso, e com o apoio das populações ribeirinhas que lhe disponibilizam
barcaças, Wellesley faz passar para o Porto o grosso das tropas que
comandava em plena luz do dia (dia 12 de Maio). Duas horas depois, a
cidade estava libertada. Dizem até que a fuga de Soult foi tão
precipitada que Wellesley ainda encontrou quente o almoço que o francês
se preparava para comer...
Seis dias
depois, Soult abandonava Portugal por Montalegre, sempre perseguido pelo
exército anglo-português. Terminava assim a segunda invasão francesa.
O Porto
voltaria a ser notícia 11 anos mais tarde, com o Sinédrio, a associação
encabeçada por Manuel Fernandes Tomás, José da Silva Carvalho e Ferreira
Borges que lidera o pronunciamento de 1820 e dá início ao liberalismo."
https://uniralcobaca.blogspot.com/2011/10/50489out201114h6-as-invasoes-francesas.html
1845...Wilhelm Conrad Röntgen...cientista alemão...primeiro Nobel da Física...Descobriu os Raios X.
"No
dia 27 de Março de 1845 nasce na Alemanha o físico que causaria uma
revolução nas ciências ao descobrir que a radiação pode atravessar
substâncias opacas à luz comum.
O
físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen estudou na Holanda e na Suíça,
licenciando-se em Zurique. Pela descoberta dos raios X, em 1901, foi o
primeiro a receber o Prémio Nobel de Física.
Röntgen
interessou-se pela Física após haver estudado engenharia mecânica. Em
Novembro de 1895, já trabalhando como professor da Universidade de
Würzburg, na Alemanha, observou um fenómeno surpreendente ao fazer
experiências com um tubo de raios catódicos.
Sabia-se,
na época, que certos materiais emitiam luz quando expostos a raios
catódicos. O tubo de raios catódicos tinha sido inventado pelo inglês
William Crookes (1832-1919) anos antes. Era um tubo de vidro, dentro do
qual um condutor metálico aquecido emitia electrões – os raios catódicos
– em direcção a outro condutor.
Quando
Röntgen ligou o tubo, uma placa de material fluorescente – bário –
brilhou. Ele desligou o tubo e o brilho desapareceu. O brilho persistiu
quando Röntgen colocou um livro e uma folha de alumínio entre o tubo e a
placa. Alguma coisa saía do tubo, atravessava barreiras e atingia a
placa de bário.
Röntgen
concluiu que o tubo emitia, além dos raios catódicos, algum tipo de
radiação desconhecida. Por isso deu-lhe o nome provisório de raios X.
Ele preferiu aperfeiçoar as suas experiências antes de divulgá-las. Em
menos de dois meses, havia acumulado conclusões suficientes para
publicar os resultados a que tinha chegado.
Em
Dezembro, fez a radiação atravessar a mão da sua esposa, Bertha,
durante 15 minutos. Do outro lado, colocou uma chapa fotográfica. Depois
de revelá-la, viam-se nela os contornos dos ossos da mão: era a
primeira radiografia da história. A imprensa noticiou o facto com
destaque em 5 de Janeiro de 1896.
A
descoberta de Röntgen fez enorme sucesso na medicina, porque permitia,
pela primeira vez, observar o interior do corpo mantendo-o intacto.
Nesta época, ainda não se sabia que estes raios, em excesso, podem
prejudicar o organismo. Ao usar os raios X nas suas pesquisas, o físico
francês Becquerel, alguns meses mais tarde, descobriu a radioactividade.
Röntgen
recusou um título de nobreza que lhe foi oferecido e preferiu não
patentear qualquer aparelho ou processo relacionado com os raios X, pois
desejava que a humanidade beneficiasse da sua descoberta.
Sem
ela, não conheceríamos as estruturas das moléculas, não haveria
esperanças de curar o cancro, não teríamos informações importantes sobre
o interior de uma série de organismos (inclusive das múmias), nem
poderíamos ver as explosões do Sol.
Os
raios X são ondas electromagnéticas de comprimento muito curto, cerca
de um milhão de vezes menor do que 1 milímetro. As técnicas de detecção
de imagem por raios X propiciaram a descoberta da ressonância magnética,
da ultra-sonografia e da medicina nuclear. A tomografia
computadorizada, uma super evolução do raio X, equivale a cerca de 130
mil radiografias."
https://uniralcobaca.blogspot.com/2018/11/64818novembro201899-raios-xwilhelm.html
*** 1854...Reino Unido declara guerra à Crimeia...Urge conhecer a história para se construir a PAZ.
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2015/02/955911fev201577-para-ler-com-td-atencao.html
***
1844...Mina do Azeche...patAIAS/MARtingança...d' Alcobaça que vos abRRaça...Há que sauDAR quem estuda/investiga património d' ALCOBAÇA que vos abRRaça...Neste Caso TIAGO INÁCIO
http://uniralcobaca.blogspot.com/2011/09/496922set201112h36-mina-do.html?fbclid=IwAR0jX3VlWaeBotb9pN_86lRM4TKmr38ruHXWUHzu8r4TL_3o1ymC2j9gLdY
***
1950
Tony Banks dos Genesis
https://www.youtube.com/watch?v=RdD6L4cKKU8&list=PL3D1F0AB36E19D43D
***
1968...morreu Gagarin...hj é dia do Yuri Gagarin (cosmonauta soviético)... morreu num caça a jacto...Foi o 1.º homem a entrar em órbita à volta da terra...
https://uniralcobaca.blogspot.com/2015/03/974918mar201577-conquista-do-espaco.html
***
1968
Stacey Kent
https://www.youtube.com/watch?v=my85PH5xOxs&list=PL920B26DBF2BDE5F6&index=7
***
1970
Mariah Carey
https://www.youtube.com/watch?v=i_WY_gSW_fE&list=PL65ECAF477706F6F8&index=2
***
2012...morreu Millor Fernandes..."Pensar Custa
Pensar é a todo momento e a todo custo. Pensar dói, cansa e só traz aborrecimentos. Melhor é não pensar. Mas pensar não é facultativo. Se o cérebro, a mínima parte dele que seja, deixa de estar alerta por um momento, penetram lá, como parasitas difíceis de erradicar, «ideias» vindas da imprensa, do rádio, da televisão, da propaganda geral, dos produtos em série, do consumo degenerado, dos doutores em lei, arte, literatura, ciência, política, sociologia. Essa massa de desinformação, não só inútil como nociva, nos é, aliás, imposta de maneira criminosa nos primeiros anos de nossa vida. E se, algum dia, chegamos a pensar no verdadeiro sentido do termo, todo o restante esforço da existência é para nos livrarmos de uma lamentável herança cultural. Pois, infelizmente, o cérebro humano é um dos poucos órgãos do corpo que não têm uma válvula excretora. E as fezes culturais ficam lá, nos envenenando pelo resto da vida, transformando o mais complexo e mais nobre órgão do corpo numa imensa fossa, imunda e fedorenta. Um lamentável erro da Criação.
in "O Livro Vermelho dos Pensamentos de Millôr"
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2016/09/792513setembro201677-millor-fernandes.html
***
e a poesia de Joaquim Pessoa:
2012
hj x AQUI 1 pitadinha do mestre Joaquim Pessoa
2014
Joaquim Pessoa para começar o 27 de MAR...
excerto do Poema 52
(...) Mas já as aves arrancam ternura dos meus ombros
e as minhas mãos aguardam o luar. Um dia
chegarei a ser o vice-rei do teu sorriso.
excerto do Poema 52
(...) Mas já as aves arrancam ternura dos meus ombros
e as minhas mãos aguardam o luar. Um dia
chegarei a ser o vice-rei do teu sorriso.
Joaquim Pessoa
in GUARDAR O FOGO
cento e quatro inéditos e uma antologia
Edições Esgotadas 2013
in GUARDAR O FOGO
cento e quatro inéditos e uma antologia
Edições Esgotadas 2013
*
POEMA TRIGÉSIMO SEGUNDO (excerto)
*
As palavras também têm sábados e dores de cabeça
e uma história real na construção do mundo.
e uma história real na construção do mundo.
As palavras entristecem com a nossa fala. E nós
enlouquecemos sem elas. Porque o mundo são palavras.
As cores são palavras. A palavra primavera floresce
em nossa boca. E a palavra mar faz de quem
a pronuncia, uma ilha encantada.
Quando parto sem palavras, uma tristeza vai comigo
a doer-me no sangue, na raiz da fala e do afecto.
Só elas podem explicar o mistério do amor.
Delas retiro o ouro, o trigo, a fala e a esperança. Nelas
vive o tigre e a esmeralda. Delas sopra o vento.
São curandeiras. Feiticeiras. Mensageiras. Deusas.
São o canto da alma e a voz que falta às andorinhas.
E o sorriso do anjo. E a única coisa que Deus não inventou.
São essas palavras que ficam mudas no coração da gente
para que os beijos possam dizer o que elas não dizem.
enlouquecemos sem elas. Porque o mundo são palavras.
As cores são palavras. A palavra primavera floresce
em nossa boca. E a palavra mar faz de quem
a pronuncia, uma ilha encantada.
Quando parto sem palavras, uma tristeza vai comigo
a doer-me no sangue, na raiz da fala e do afecto.
Só elas podem explicar o mistério do amor.
Delas retiro o ouro, o trigo, a fala e a esperança. Nelas
vive o tigre e a esmeralda. Delas sopra o vento.
São curandeiras. Feiticeiras. Mensageiras. Deusas.
São o canto da alma e a voz que falta às andorinhas.
E o sorriso do anjo. E a única coisa que Deus não inventou.
São essas palavras que ficam mudas no coração da gente
para que os beijos possam dizer o que elas não dizem.
in GUARDAR O FOGO
Editora Edições Esgotadas.
https://www.facebook.com/112890882080018/photos/a.114014221967684.7650.112890882080018/822294274473005/?type=1&theater
"(...) Peço-te. Não pises as violetas
que trago no olhar. Cheiram a ti. São para ti.
Um "bouquet" de palavras que floriram
neste tempo de amor."
*
in GUARDAR O FOGO (Edições Esgotadas, 2013)
POEMA QUADRAGÉSIMO SEXTO
Peço-te. Não pises as violetas
que trago no olhar.
Falemos dos brilhos estilhaçados
desta casa súbita que é o teu corpo
devoluto. A noite devora as palavras possíveis,
o sofrimento que pulsa em tua boca
e torna a minha boca vulnerável.
O amor é um nada que a liberta, uma luz
que desce dos ombros para o ventre
e fecunda as sementes da tua virgindade,
essa que faz agora parte de uma dor quase
amigável, na lividez do tempo,
e que entregas em minhas mãos, beijando-as,
tornando-te parte dos meus versos, da
minha forma mais profunda de gostar
de ti.
Amar-te, é escrever-te.
Amar-te é deixar que me toques até ser teu,
até que te deites no meu corpo e adormeças
inteira dentro de mim.
Peço-te. Não pises as violetas
que trago no olhar. Cheiram a ti. São para ti.
Um "bouquet" de palavras que floriram
neste tempo de amor.
*http://youtu.be/
*Aguarela de ©jean haines
*(LT)
https://www.facebook.com/112890882080018/photos/a.114014221967684.7650.112890882080018/822376591131440/?type=1&theater
in GUARDAR O FOGO (Edições Esgotadas, 2013)
(excerto)
Um dia chegarei ao fim
deste bosque confuso de ilusões
e ajoelharei frente ao mar
para recitar-lhe um só dos meus poemas
e pedir à vida que não deixe desistir a alegria,
que se vista de branco para receber
meu coração cheio de átomos pensativos
que hão de extinguir-se ruminando as palavras
dos versos que ficarem por escrever.
Fotografia digital (dupla exposição): Mirror, de ©Yaser Almajed (Arábia Sáudita)
*(LT)