02/04/2015

2.371.(2ab2015.8.22') Neste dia...3abril...vou rELEVAR: UM+18.avô, Salgueiro Maia, Aristides Sousa Mendes, Mike Ness, Sarah Vaughan e a poesia de Joaquim Pessoa:

***
2020
4A/18D/AVÔ
 Há quem me provoque politicamente, mas eu já estou com paciência para lhes responder.
Faz parte do processo histórico.
As mentiras seduzem melhor e alimentam muitas mentes incautas.
Para cada ataque eu vou conseguindo encontrar as palavras certas.
Não vou abaixo e estou com ânimo!
O destilar de ódios e insultos predominam em muitos no face...
Por vezes sou 1 RIO BRAVO contra a ignorância e estupidez. Aí enervo-me, perco a calma e perco energias.
Mas quase de seguida reúno as energias para o bem-estar positivo, para a atitude certa, paciente e compreensiva.
*
O pior do dia: Babaiii com febre, com médica do CSaúde, análises, testes...
*
O melhor do dia: Fui à Cova da Fonte...Belo sunset...
***
2019
III-XVIII-AVÔ
há gestos
que repito
por exemplo
o pegar na tua mão
quando conduzo
e beijo-a
com terNUra
Por x
sai
reflexo
Noutras sai
com
uma convicção
imensa
por que te quero tantoo.
*
ainda vou a tempo de aprender a dançar?
*
No sexo, com amor, acho que danço
acho que viajo
acho que me perco
acho que me supero.
***
2018
2/18aVÔ
9ANOS DE FACEBOOK
com todas as ameaças
é 1 instrumento útil
para o que eu gosto
de viver!
depois:
muitas bELAS amizades!!!
***
2017
UM+18.avÔ
 a inteligência aplicada a tanta necessidade
é em síntese a LIBERDADE
ser bondoso na aplicAÇÃO
perante tanta agressividade
***
2016
18.avô
Acordei
com aquela imagem
do Sebastião
pequinininho

imagem perfeita
de harmonia
feliz
à volta da maminha
do alimento
do mamilo
da mãe

é o trabalho dele
é o trabalho da mãe
é o trabalho do pai

o avô
ontem
só assobiou
foi a 1.ª vez
que ele percebeu
que há quem assobie

1 dia
saberá
 que há 1 tonto
neste mundo
que assobia várias vezes
 ao dia

Curioso foi ver
que o assobio
interrompeu o choro
reivindicativo de colo

O colo
a importância do colo
O colo da tia Bárbara
Que beleza
As 2 filhas
e o meu neto

O criar condições
para o arroto

A higiene
A fralda
Fica com os pais
O avô dispensa
*
Viajar faz muito bem à saúde
é  envolver
o meu âmago
com novas vivências

Hj vou viajar
até Mafra
em autocarro
com a minha filha Bárbara
é a primeira vez!

É a primeira vez
que vou ouvir
6 órgãos de tubos
6 organistas
11.444 tubos
de 7 metros até 24 milímetros
ao mesmo tempo
é único no mundo
***
2012
as memórias do que escreVIVI:
 eu escreVIVO: não esperar para ter...proCURAr + SER
*
 não conseguimos fugir da nossa consciência...
precisamos de viVERDADE,
 nomeadamente, connosco...
*
 Ser valente no construir. Criar a oportunidade. Desejar AMAnhã.
*
 ontem foi dia...hj tb é dia de Zola...
Digo eu: Amor é uma bELA amizade d' espantosa PAIXÃO.
***
2018
 ..quinta st Teresa...capuchos...tinha escola há 50 anos...mirante da quinta...Família Martins...Évora d’ Alcobaça que vos abRRaça
by mim
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10214302433346168&set=pcb.10214302051616625&type=3&theater
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 Finalmente???? Acessibilidades ao Mosteiro d' ALCOBAÇA que vos abRRaça..."Os contratos foram assinados durante uma visita da governante ao Mosteiro da Batalha e incluem a criação de percursos acessíveis e materiais de comunicação inclusiva no Mosteiro da Batalha, Convento de Cristo (Tomar), Palácio Nacional de Mafra e Basílica, Mosteiro de Alcobaça e Museu Nacional Machado de Castro (Coimbra)."
 http://uniralcobaca.blogspot.com/2014/05/800812maio201488-barreiras.html?fbclid=IwAR3rpzsqA3ZZKK4BVD89MlxDwhFAef7aHlA3jQKIkzR2Oftmf5J80SAmS9Y
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 ao porMAIOR...Alpedriz/Coz/Montes
by Hermano Lopes
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1658831124204222&set=a.1658830187537649&type=3&theater
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 Pintor Gilles Bergoin...expõe telas com paisAGEns de Chiqueda/ Rio Alcoa...estão em Exposição: Galeria da Livraria Bertrand....Centro Comercial Alma...Bem no centro da cidade de Coimbra.
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2012916325695686&set=pcb.2012916935695625&type=3&theater
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2017
21.30' no CTA
 Gala Encerramento Agrupa 17.5 Agrupamento Escolas Cister
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1496459747030755&set=gm.1652781995030554&type=3&theater
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ECB continua a semana cultural que vai até 4 abril
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=737695993068133&set=a.104755989695473.10848.100004832169294&type=3&theater
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2016
s.MARtinho by Luís Silva
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10208731939433304&set=pcb.1008932185867669&type=3&theater
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gralha by Fernanda Matias

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1579595175702193&set=gm.10154179144973969&type=3&theater
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2015
paREDES by Anabela Lopes Dias
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10205409222223123&set=ms.c.eJwtjtkRREEIAjOaAsEr~%3B8R2Zuv5qY0NwWTBmkZ7uIcIpLHxRgydxKooZ6fHc~_Tt0iXU28eomyhFV9~%3B1kdC5ZFCDM5VxQ1Qia3hcLI3dAerRAQddbi5X55Le1TsjMd~%3B3vH6QqH87r63KwStyvNqKFxli6zPm~%3Bo3XUNOV2a~_rUv0D71Awtg~-~-.bps.&type=1&theater
*
 +1 medalha nacional...MATILDE VIEIRA consegue (além da prata ontem) hj o bronze nos 100 m COSTAS...JUVENIL...A...do CNAL d'ALCOBAÇA que vos abRRaça
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=930209620335499&set=a.180719625284506&type=3&theater
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 garça...branca...no rio ALCOA... Rio que é uma NUvem, n1 céu, suAVE, com promessas!- 2abril2015-d'ALCOBAÇA que vos abRRaça...+1 extraordinária fotogravAÇÃO do expert em fauna e flora do nosso concelho EDUARDO BARRENTO
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10206712720160886&set=a.1599910081902&type=3&theater
*
Bruno Januário faz postagem:
Apesar de não me identificar com o PCP... Uma grande foto que me veio parar "às mãos" vindo do nada ... Álvaro Cunhal em digressão por Alcobaça em ~1970. Para colecionar Amigos Alvaro Cabral, Vítor Hugo Vieira e Rogério Manuel Madeira Raimundo
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10204705931141686&set=a.1927280935240&type=3&theater
***
2012
 +1 PITADINHA DO josÉ saraMAGO...eu escreVIVO: não esperar para ter...proCURAr + SER
 "Nunca esperei nada da vida. Por isso tenho tudo.
JOSÉ SARAMAGO

 https://www.facebook.com/234845926606634/photos/a.234859933271900/240177432740150/?type=3&theater
*
 Ser valente no construir. Criar a oportunidade. Desejar AMAnhã.
partilhei Gisela Mendonça:
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=3324884134480&set=a.1181415429102&type=3&theater
*
 não conseguimos fugir da nossa consciência...precisamos de viVERDADE, nomeadamente, connosco...
+1 partILHA via Gisela
Séneca
 Foges em companhia de ti próprio: é de alma que precisas de mudar, não de clima.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=3324849653618&set=a.1181415429102&type=3&theater
*
 sonhar.envolver.construir...
+1 via Gisela

Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo.
- Carlos Drummond de Andrade -
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=3324952896199&set=a.1181415429102&type=3&theater
*
 ontem foi dia...hj tb é dia de Zola...Digo eu: Amor é uma bELA amizade d' espantosa PAIXÃO.
Postei postagem da Carmen Jácome
 "O que é o amor? - um conto simples, dito de muitas maneiras."
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2696506026261&set=a.1357680996472&type=3&theater
*
 +1 pitadinha do euGÉNIO:...com a magnífica pomba de PICAsso
 Quem lê Sophia de Mello Breyner Andresen
EUGÉNIO DE ANDRADE, in PRIMEIROS POEMAS (1977, 10ª ed., Limiar, 2000 )
QUASE NADA
O amor
é uma ave a tremer
nas mãos de uma criança.
Serve-se de palavras
por ignorar
que as manhãs mais limpas
não têm voz.


*
Pablo Picasso - Dove of Peace
*
(LT)
 https://www.facebook.com/quem.le.sophia.de.mello.breyner.andresen/photos/a.114014221967684/353167788052325/?type=3&theater
*
 hj x AQUIiiiiiiiiiiii Ramos Rosa
 O corpo desconhece-nos E quem conhece o corpo
na sua dinâmica indolência? Será que podemos ascender
à coroa cerebral e em pura recepção
sermos o todo do ignoto ser?
Poderemos acaso consumá-lo num conhecimento que seria também o seu
e o encontro a nudez do uno a pura plenitude?
O homem constrói máquinas casas e sistemas mas ignora as possibilidades naturais
com que poderia construir uma vida nova Ele desconhece a matéria materna
que não se destina a ser manipulada ou arrancada a si mesma
porque é o irredutível elemento do seu ser
e a irredutível fonte que o erige e o move e o alimenta
Quando erguerá ele o feixe solar das suas veias
e iniciará a era da harmonia da unidade livre
no centro dos seus poderes corporais
para que a eterna adolescente adormecida sobre o dorso da terra
abra o leque das suas falanges delicadas e o aceite no seu leito onde o mundo começa?

 https://www.facebook.com/quem.le.sophia.de.mello.breyner.andresen/photos/a.114014221967684/353173914718379/?type=3&theater
*
 subscrevo este APELAR
 https://www.facebook.com/EmdefesadeumPortugalSoberanoDesenvolvido/photos/a.312897932109159/312898215442464/?type=3&theater
*
Cristina Franco desejou boa páscoa:
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=3645099964350&set=p.3645099964350&type=3&theater
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2010...1 louCURA das minhas...o bELO AMAnheCER em st.euláliaaaaaaaaaaaaaaaaa
album da Jesus Leandro
https://www.facebook.com/jesus.leandro.12/media_set?set=a.360673370619953.80642.100000318797747&type=3
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2009...aderi ao face...Tal como o blogue UNIR é a minha super.pen, o face tem uma série de vantAGEns que valorizo e me faz continuar...Agradeço bELAs amizades e excelentes páginas que por aqui se podem encontrar e fruIR.
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1924
Marlon Brando
 https://www.youtube.com/watch?v=edVrBWoFVuk
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1926...Luís de Sttau Monteiro...autor do FELIZMENTE HÁ LUAR: «Todos somos chamados, pelo menos uma vez, a desempenhar um papel que nos supera. É nesse momento que justificamos o resto da vida, perdida no desempenho de pequenos papéis indignos do que somos.» p. 89
«Lisboa há-de cheirar toda a noite a carne assada.» p. 131
«Sempre que pensarem em discutir as nossas ordens, lembrar-se-ão do cheiro.» p. 131
«É verdade que a execução se prolongará pela noite, mas felizmente há luar…» p. 131
«Há homens que obrigam todos os outros homens a reverem-se por dentro…» p. 137
«Olhem bem! Limpem os olhos no clarão daquela fogueira e abram as almas ao que ela nos ensina.» p. 140
«Felizmente – felizmente há luar!» p. 140

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1928...Serge Gainsbourg...ai as matinés dançantes DA MINHA JUVENTUDE...Mas ela é que era importante: Jane Birkin e o extraordináRIO: je t'aime non plus
https://www.youtube.com/watch?v=k3Fa4lOQfbA
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1934...Jane Goodall...primatóloga, etóloga e antropóloga britânica, em entrevista.
  “O que fazemos diferencia-nos e temos de decidir que tipo de diferença queremos fazer.”
 https://www.facebook.com/avidabrevefans/photos/a.1679887238963087/2639939222957879/?type=3&theater
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1954...morreu Aristides Sousa Mendes...1 vivaaaaaaaa à sua acção: "Como informei toda a gente, o meu governo recusou terminantemente todos os pedidos para concessão de vistos a todos e quaisquer refugiados. Tudo está agora nas minhas mãos para salvar os muitos milhares de pessoas que vieram de todos os lados da Europa na esperança de encontrar refúgio em Portugal. Todos eles são seres humanos e o seu estatuto na vida, religião ou cor, são totalmente irrelevantes para mim. Além disso, as cláusulas da Constituição do meu País relativas a casos como o presente, dizem que, em nenhuma circunstância, religião ou as convicções políticas de um estrangeiro, o impedirão de procurar refúgio no território português. Eu sou cristão e, como tal, acredito que não devo deixar esses refugiados sucumbir. Uma grande parte deles são judeus" ...
"Sei que a minha mulher concorda com a minha opinião e estou certo de que os meus filhos compreenderão e não me acusarão, se por dar vistos a todos os refugiados, eu amanhã for destituído do meu cargo por ter agido contra ordens que, em meu entender, são vis e injustas. E assim, declaro que darei, sem encargos, vistos a quem quer que os peça..."

http://uniralcobaca.blogspot.pt/2015/04/98253ab2015844-aristides-de-sousa-mendes.html
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1962
 Mike Ness
https://www.youtube.com/watch?v=vEHqHUMjktU&list=RDvEHqHUMjktU
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1990...morreu Sarah Vaughan...1 vivaaaaaaaaaaa ao seu legado
https://www.youtube.com/watch?v=uU6O601qFvA&list=PLBC003036F6509633&index=2
***
1992...morreu o capitão d’ Abril, Salgueiro Maia...1 Vivaaaaaa a um dos grandes homens da revolução...
cavaco, e companhia,  foi 1 sacana para este capitão d' abril...preferiu premiar pides!
Sophia escreveu: “SALGUEIRO MAIA
Aquele que na hora da vitória
respeitou o vencido
Aquele que deu tudo e não pediu a paga
Aquele que na hora da ganância
Perdeu o apetite
Aquele que amou os outros e por isso
Não colaborou com a sua ignorância ou vício
Aquele que foi «Fiel à palavra dada à ideia tida»
como antes dele mas também por ele
Pessoa disse”

 https://uniralcobaca.blogspot.com/2015/04/98263abr20151001-salgueiro-maia.html?m=1&fbclid=IwAR0A2FiukbQ8RXFfOEA8FSFfPdaXGXFB_5pK_3R2WOl49Oeqby4FmElpJfQ
*
Via Deonilde Rocha
 1 Poema de Sophia
"Nesta hora limpa da verdade é preciso dizer a verdade toda
Mesmo aquela que é impopular neste dia em que se invoca o povo
Pois é preciso que o povo regresse do seu longo exilio
E lhe seja proposta uma verdade inteira e não meia verdade

Meia verdade é como habitar meio quarto
Ganhar meio salário
Como só ter direito
A metade da vida

O demagogo diz da verdade a metade
E o resto joga com habilidade
Porque pensa que o povo só pensa metade
Porque pensa que o povo não percebe nem sabe

A verdade não é uma especialidade
Para especializados clérigos letrados

Não basta gritar povo
É preciso expor
Partir do olhar da mão e da razão
Partir da limpidez do elementar

Como quem parte do sol do mar do ar
Como quem parte da terra onde os homens estão

Para construir o canto do terrestre
- Sob o ausente olhar silente de atenção -

Para construir a festa do terrestre
Na nudez de alegria que nos veste."

Sophia de Mello Breyner Andresen

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10219673505619618&set=p.10219673505619618&type=3&theater
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 1994...morreu Agostinho da Silva... 1 vivaaaa à sua obra...“Lerás bem quando leres o que não existe entre uma página e outra da mesma folha". “Os economistas tinham sobretudo a obrigação de não nos andarem a calcular inflações e a taxa de juro e essas coisas, mas dizerem de que maneira é que nós podemos fazer avançar a gratuitidade da vida."
 https://uniralcobaca.blogspot.com/2014/04/77663abril201477-agostinho-da.html
 ***
1897...Morreu Johannes Brahms...1 vivaaa à sua obra...compositor alemão... expoente do Romantismo tardio...

"Compositor e pianista alemão, Brahms nasceu a 7 de Maio de 1833, em Hamburgo, na Alemanha, e morreu a 3 de Abril de 1897, em Viena, na Áustria. Compôs sinfonias, concertos, música de câmara, peças para piano, peças corais e mais de 200 canções. Foi o grande mestre da sinfonia e da sonata da segunda metade do século XIX e um dos grandes compositores da época romântica.
Johannes Brahms era talentoso, produtivo e, além do êxito alcançado, tornou-se imensamente popular. Apesar disso, era visto como um conservador, em contraste com o progressismo de outros compositores seus contemporâneos. As suas sinfonias e concertos são bastante formais e não fossem os pequenos toques de classe, nomeadamente em alguns andamentos, não seriam hoje tão considerados. A sua excelência revela-se nesses pequenos detalhes. Talvez por isso, os seus trabalhos de menor dimensão - as peças de câmara e as sonatas - demonstrem tanta imaginação e energia. O simples facto de a sua Primeira Sinfonia ser ironicamente apelidada de "Décima de Beethoven", prova o seu apego ao formalismo clássico de um compositor falecido há 50 anos. Adicionalmente, o facto de Johannes Brahms se ter demarcado de Liszt, Wagner e Bruchner e outros compositores da chamada Nova Escola Alemã atesta a sua inadaptação à rápida mudança estética da segunda metade do século XIX.
Os estudos musicais de Brahms foram iniciados muito cedo, no piano e na composição. O seu desejo era ser reconhecido como maestro e compositor. Tornou-se amigo de Robert Schumann, até porque partilhavam o mesmo estilo musical. A partir daí, Brahms tentou a sua sorte em Viena, a capital musical da Europa, e conheceu algum sucesso. Adicionalmente, atuou um pouco por toda a Europa, dando a conhecer a sua obra, perante audiências cada vez maiores. Depois disso, como muitos outros músicos, tornou-se professor. Quando em 1869 compôs Um Requiem Alemão, um trabalho coral e orquestral grandioso, conseguiu críticas bastante positivas e o retorno financeiro de que necessitava. Com a confiança renovada, trabalhou no formato que sempre o tinha amedrontado: a sinfonia. Veio a compor quatro sinfonias, além de numerosos concertos.
Entre as suas composições mais conhecidas encontram-se o Concerto para Piano N.º 1 em Ré Menor (1854-58), o Um Requiem Alemão (1868), as Danças Húngaras (1869), as Variações sobre um Tema de Haydn (1873), a Sinfonia N.º 1 em Menor (1876), a Sinfonia N.º 2 em Ré Maior (1877), o Concerto para Violino em Ré Maior (1878), a Sinfonia N.º 3 em Fá Maior (1883), a Sinfonia N.º 4 em Mi Menor (1884-85), a Sonata para Violino em Ré Menor (1886-88), o Quinteto para Cordas em Fá Maior (1882), o Quinteto para Cordas em Sol Maior (1890), o Quinteto para Clarinete e Cordas (1891) e as Sonatas para Clarinete e Piano (1894).
Uma boa parte da sua obra foi inspirada diretamente na música popular alemã, húngara e zíngara. Toda a sua música apresenta solidez, riqueza harmónica, expressividade melódica e uma força rítmica baseada na utilização de síncopas. Embora não tenha sido um inovador, a sua arte marca uma forte maturidade dentro do movimento romântico alemão, o que faz de Brahms uma das figuras máximas da História da música."
 https://uniralcobaca.blogspot.com/2018/04/66833abril201899-johannes-brahms.html
 https://www.youtube.com/watch?v=3X9LvC9WkkQ
 https://www.youtube.com/watch?v=1trE3ms3AGo
***
e a poesia de Joaquim Pessoa:
https://www.facebook.com/ALuaVoa/photos/a.746679182114157.1073741828.746659858782756/752877264827682/?type=1&theater
Morrer de Amor é Assim
Quem morre de tempo certo 
ao cabo de um certo tempo 
é a rosa do deserto 
que tem raízes no vento. 

Qual a medida de um verso 
que fale do meu amor? 
Não me chega o universo 
porque o meu verso é maior. 

Morrer de amor é assim 
como uma causa perdida. 
Eu sei, e falo por mim, 
vou morrer cheio de vida. 

Digo-te adeus, vou-me embora, 
que os versos que eu te escrever 
nunca os lerás, sei agora 
que nunca aprendeste a ler. 

Neste dia que se enquadra 
no tempo que vai passar, 
termino mais esta quadra 
feita ao gosto popular. 

 in 'Ano Comum'

*
https://www.facebook.com/112890882080018/photos/a.114014221967684.7650.112890882080018/824880004214432/?type=1&theater
 in GUARDAR O FOGO (Ed. Edições Esgotadas, 2013)
POEMA TRIGÉSIMO OITAVO.
Poema moderno é aquele que poderá ter sido escrito ontem,
lido como se tivesse sido escrito hoje, e que dará gosto reler
amanhã. Poema sem tempo, isto é, um poema de todos os
os tempos.
Como os de Khayamm, de Ibn Al Arabi, ou como aqueles poe-
mas de amor egípcios da antiguidade, sem esquecer nunca os
poemas assírios, babilónicos, chineses, japoneses, ameríndios.
E os de Villón, de Shelley e de Blake, de Dante, de São João da
Cruz, de Vergílio, de Petrarca e de Camões.
Também os clássicos, os barrocos, os românticos, os realistas.
Os simbolistas e os modernistas. E aqueles que não sendo mo-
dernistas, foram escritos antes, durante e depois do modernis-
mo. O primeiro e o segundo. O de Álvaro de Campos e de Sá-
-Carneiro. E o de Régio e Miguel Torga.
E aqueles que têm sido escritos pelos pós-modernistas de ho-
je, os que deixaram de ser modernos para serem agora mais
modernos que os modernos, os que na realidade precisaram
de um nome mais moderno que "moderno".
Também esses que foram modernos em cada tempo, que não
necessitaram de ser modernistas para serem modernos, mas
que conseguiram tornar modernos os seus autores.
Em seu tempo, Baudellaire foi moderno. E já não é moderno?
E Cesário? E Whitman? E Neruda?
Como diria o povo, que de poesia pode saber pouco mas sente
muito, "moderno uma vez, moderno sempre".
Que dizer, no entanto, de muitos dos poemas escritos moder-
namente mas que nasceram já velhos, os que sendo modernos
apenas em relação à época em que são escritos, os actuais, os
muito actuais, os actualíssimos, rapidamente ficarão ancorados
na primeira esquina do tempo?
Esses são poemas que fazem de conta. Os que não são moder-
nos nem deixam de o ser, porque na verdade são o resultado
de um equívoco, procurando assumir realidades que, concreta-
mente, nunca poderiam existir.
E ainda que o poeta seja um fingidor, como disse um poeta mo-
derno e modernista, não vale a pena fingir que esses poemas
são modernos. São novos, é certo, mas não modernos. Contem-
porâneos, sim, mas não modernos. Porque, existindo, não per-
manecem. Porque nunca serão o que gostariam de ser, porque
nada é o que se propõe ser e não consegue.
O que realmente seria bom é que, na literatura, como em tudo
na vida, não se confundisse nunca a "modernice" com a moder-
nidade.
Pintura sobre poema: December Morning, por ©Virginia Barrett(LT)
*
A escrita é um acto solitário, e o poeta resultado dessa solidão,
a solidão de um útero imenso, um vulcão que expulsa de dentro
de cada um de nós as coisas mais difíceis de transformar, numa
lava que vai tomando a forma das palavras, e as palavras são
sempre, mas mais ainda, aquilo que nomeiam.
(Introdução do livro "Guardar o Fogo").
Editora Edições Esgotadas.