Na reunião da Câmara de Alcobaça de 13/4/2015, solicitei alguns esclarecimentos e referi o seguinte:

1. Relativamente ao processo da ALEB da Benedita, chegou ao meu conhecimento que a Direcção-Geral de Energia e Geologia deu um parecer desfavorável ao Plano de Pormenor da Aérea de Localização Empresarial da Benedita, evocando a suspeita de existência de recursos de pedra com potencial extractivo. O Presidente da Câmara, confirmou o parecer e acrescentou que a situação já estava resolvida e que em breve havia conferência de serviços, para aprovação do documento, mas não se comprometeu com nenhum calendário. Não ficou de todo claro, se este processo dispensa a aprovação prévia da revisão do PDM.

2. Há duas semanas um helicóptero teve que poisar no terreno contíguo ao Quartel do Bombeiros de Alcobaça e não no Estádio Municipal tal como sucedia no passado. Tal situação, deveu-se ao facto de não haver garantias que o helicóptero podia poisar no sintético. Sobre este assunto pedi urgência na clarificação desta situação, para que o Hospital de Alcobaça e o INEM se possam articular no futuro em situação de emergência.

3. Comuniquei em reunião de Câmara que votarei favoravelmente o Projecto de Visão Estratégica do Concelho de Alcobaça. Nos últimos meses apresentei um conjunto de projectos que foram contemplados pela empresa que elaborou o documento final. Mais referi que o Presidente da Câmara devia ter a preocupação em envolver neste processo os vereadores da oposição que participaram activamente na sua preparação. A grandeza dos homens e das instituições é terem uma postura inclusiva em processos com esta relevância, até porque, não será este executivo que irá colocar em prática as propostas que foram definidas, dado que o documento projecta-se para além de 2020.

Carlos Bonifácio
Vereador eleito nas listas do CDS/PP na Câmara Municipal de Alcobaça
14/04/2015