15/04/2015

8.395.(15ab2015.7.7') Neste dia...15abril...vou rELEVAR: UM+30.avÔ,Tomas Tranströmer, Luís Sacadura, Leonardo da Vinci, Henry James, Sartre E A POESIA DE JOAQUIM PESSOA

***
2020
4A/30D/AVÔ
Vou proCURAR encontrAR-TE
no DM d' arte...
***
2019
III-XXX-AVÔ
 Com o colapso dos países socialistas e da União Soviética
parecia tudo perdido.
Mas há sinais positivos na luta dos povos.
Há muitos que resistem aos poderosos, agiotas, que controlam o mundo.
Há quem diga que são só 4% que resiste e luta com convicção.
Acho que há muitos mais.
Mas temos que multiplicar a consciência de +e+!
*
Voltei a ler um livro rapidamente. Devorei-o!
e do José Rodrigues dos Santos
que nunca consegui ler os que cá tenho em casa.
Sempre o achei muito vaidoso.
Mas neste livro percebi que ele tem investigado muito.
As entrevistas a escritores agarraram-me completamente.
Pelos preliminares antes de cada entrevista, pelo conteúdo da entrevista.
e uma pergunta ficou:
Porque será que 2 escritores não o autorizaram a publicar a entrevista?
Por ele ser arrogante e pretensioso?
***
2018
2/30aVÔ
TER-TEsão
É DECISIVO!
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2017
UM+30avÔ
+1 bELO AMAnheCER
a SINfonia da passarada
e a satisfAÇÃO
DE além do aeroporto de andoRInhas
a minha varanda
na FLOReira
ter 1 ninho de pintasilgos 
***
2016
30.avô
10h 00' 01"
bELOS tRIOS
como este:
urge abRRaçAR-TE
beijAR-TE
olhAR-TE
(no dm da arte)
*
o encontrAR-TE no DM d' arte
*
(Quando perdi tantos amigos e amigas
com 17, 22, 33 e sempre tão poucos anos de vida..)
Ficou claro
                 que tenho de viver
                                         intensamente o instante.
Como se fosse o último.

(A morte foi rápida para eles e elas, foi zás...
Desde os 55 anos (18.4.2006) que ando + x com este pensar:)

Daqui a pouco posso morrer.
Daí que queira dizer
                         às minhas filhas
 à minha família
                      às mulheres da minha vida
aos camaradas
                    aos amigos
que já vivi tantooooooooo
que cada miNuto
conquistado é 1 privilégio!

Estou a gostar de envelheCER!

e agHora avÔ
ainda +
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2018
 Hj Alcobaça que vos abRRaça (directora e vereadora) estão nesta reunião... Urge fazer Alcobaça centro do mundo de Cister...Há muito que defendemos o retomar da Associação de municípios portugueses de Cister...
 https://www.facebook.com/mosteirodealcobaca.monumentonacional/posts/793866927479848?__xts__[0]=68.ARBQMl0XHy94IVpVgMBXlsQ3u_0xRD5spTSSdducM_HR5mkXKeDsWsBpdV345esZuXXfzQFKjZVaADfAxkRzKf6mi8MA1md7jXNJD1j0-XF0Mw5DgW8hGGKhsnP_nZchOPlwgOvi99mDfqBrmXKls-Gdx2C4oV9SR-h0iK_0uSOMzy5zJDhJqag9-LzDCj4hFjwCjIEPdqnCgfh7zkvPF-FXGmOnzcVWbtsIIjqHaMvS0lilHCPH9NIZ5MqGSlT9UFigoMusiN3DcQob9uSUfSUZuNel5Wq0BMUdBdxvUVrqvaKkaVU93j1yS3uY-5xLnK891N_czGnc0OKKV6qsFtaeTKf4aovuW0MztZZGEKzN&__tn__=C-R
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+1 foto premiado para o NI FRANCISCO de sMARtinhoooo d’ Alcobaça que vos abRRaça

Ni Francisco
My photo just won a Beauty of the Sun!! photo challenge award on Pixoto.com! http://www.pixoto.com/awards/6015577289392128
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 .1 bELA estrELA-do-mar de sMARtinhoooooo d’ Alcobaça que vos abRRaça
by Fernanda Matias
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1987694558225584&set=a.1383069642021415&type=3&theater
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BOAS PRÁTICAS NO PREVENIR...a Cela continua hj com a 2.ª caravana da saúde...e
2018
9h...prevenir na saúde!...bárRIO
https://www.facebook.com/freguesiabarrio/photos/a.1432954703614508.1073741829.1425498247693487/2085294068380565/?type=3&theater
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 2h2’2”...Promoção do Granada/sMARtinhoooooooo...d’ Alcobaça que vos abRRaça
 https://www.facebook.com/MrPedroMachado/posts/10155808545082732?__xts__[0]=68.ARAiAJRCjVjhoVuUI2EHDGn-FRXIJm2SmroP88yFvVbnSabdk3Zu-Wi3JM4gE-qndHt8QzAGbO0TnBlXhQjOENA9J9AUaZiLgPzCEPsVUNNE9uiWbolsA4hURc-C_JM72OP3cJ3g41RTPIOWiuyPEhWhGW-48foA2f0J9kGYwqwoeWqWvqF5l9Aqfr_iMZKmw05Q4PrWANbPZVVviSYSe3DcsaOGTBw0SlDrNiRH4Pn2yCKv0LjICD7shz2r8zTTajGLtm7_uzupUC2LzV4UcjW8x9SQP_gh16u92XOQ_wpaX9Htz0j2_mThaSXCMTyw_l0F&__tn__=C-R
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 .a praia selvagem: gRALHA... de sMARtinhooooo...d’ Alcobaça que vos abRRaça
by João Moura
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1673921129350329&set=pcb.10155563892427992&type=3&theater
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 Bravíssimooooo Diogo Ganchinho campeão europeu...trampolim
 https://www.facebook.com/watch/?v=1860951943968240
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2017
 Ruínas do Convento de Coz... d' Alcobaça que vos abRRaça
by Hermano Almeida Lopes
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1324723920948279&set=a.108699029217447&type=3&theater
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 O talento extraordináRIO do Sérgio Carolino d ' Alcobaça que vos abRRaça
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10212582065527517&set=a.1593052547133&type=3&hc_ref=ARS4cVV5ZoxlXLYH0rP5KGGGcbW20hpNU-NSIVPBNwJyk-JXwrZrmbaX9jmJRT6BJI0
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 Memorável conCERtooo dos nossos The Gift d' Alcobaça que vos abRRaça
 https://www.facebook.com/TheGiftOfficial/videos/1453083534763877/?hc_ref=ARRrRshA7IYUeQqcOiiJ4n_0sMipVx4Q_MoT10byMTRbzfkcnHqSFOFWCvHQ6fvjLUY&__xts__[0]=68.ARCl35vYr3CD8l3_hxLODo2M42vaG1OvliAuO1CW4HjhGmb0ywEhRMI69snhrNZa1Jpoe2CL5_EojWLR_8xHdwbDruhGQn3TConVI3zrQmhtYtFVnBfynsAJ8KSQBHY6z1eQeOnwwdeSEeUyN_dfxNepKBCWLQFgaBH34cZkY000ZkPjFzvOSMzduBViZuDrwQ6clx9nSss2cdChMqymRvegMyZ3wMK87C0E8K0mODZeL1Pp683CMkqfLZZ8rRxeygOAjasXDJVmzJTV9EVMCgbcS-TBilbMsoH1b-1ElITxfVpMn4tiUXcFEMzaFQL_yT8zyuAAeBJvuuUabuaYFeXayQvUWFFrmCByorLVouuyPzi8Zw8LB1KmzA&__tn__=FC-R
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 POLVOeira d' Alcobaça que vos abRRaça
by Cidália Leão
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=404084076629564&set=pcb.404084119962893&type=3&theater
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2016
a serra by Graça Silva
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1082764461767029&set=a.211013438942140.52240.100001004569506&type=3&theater
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2014
Vale Furado by Adelino Pataias
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10152356446814819&set=a.10150262398389819.346034.835759818&type=3&theater
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 As estrELAS explodem! Não vimos, mas pelos vistos...São as supernovas...Uma supernova é a explosão de uma estrela.
Afinal o nosso sol é uma estrela única, não tem massa suficiente para se tornar numa supernova.
Esta imAGEm é Cassiopeia A, entre os remanescentes de supernovas mais bem estudados . Esta imagem combina dados do Spitzer da NASA (vermelho), Hubble (amarelo), e Chandra observatórios (verde e azul). ESPANTOSOOOOOOOOOO
 https://www.facebook.com/NASA/photos/a.67899501771/10152321255396772/?type=3&hc_ref=ARTRQhsQKl3MjIgyAUqI1FoSh4UMlz6Cbc7ZQrDe99lwl6Y2wCmJKEZ3l1r6MV8MNf8&__xts__[0]=68.ARDneDeJC-w8ZnXeWDbGUJIf6M_LuzgvSm6-IoxGUJ9OF03Q2EjuE-W54Ff2EXIM6CHCreSCyyh5UvsrI9pCs6GDzdJ0mqSPeZOrdajEQvYJLwdUGTeV4NgzgECRZv0CtIb_mCzgAazCZHM89Ohg3jnAhae_sMdCqv4DQnM7UpUW-K0sw6wsZo-2ibOJ2lvotDdMDLkVSH2lDpQmlQ1fu4HlNYNuKTlA0yY8gfwGiu7E0t7FGDs4qkcTIbzFgbLywoSllj-QgXGFrybpLyeCNC1kbi0sou4zMS2ABRF3fEXPuy8BHVS929DNgtOsp5ocXyKvK9G2r_Z1AUfVdJdeui0G6uhRx7w0AYCRhC1-Wg&__tn__=EC-R
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1953...Luís Sacadura...da Vestiaria d' ALCOBAÇA que vos abRRaça
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2015/02/960717fev20152055-luis-sacadura.html
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 1945...Urge saber história e ter memória!!!..."Tropas britânicas libertam o campo de concentração de Bergen-Belsen

Cerca de 125.000 pessoas estiveram detidas entre 1940 e 1945 no campo de concentração de Bergen Belsen, onde perto de 70.000 morreram. Aqui encontrou a morte a adolescente alemã Anne Frank, detida pelos nazis em Amesterdão onde vivia com a sua família.

A 15 de Abril de 1945, as tropas britânicas libertaram o campo de Bergen-Belsen, onde encontraram 60.000 sobreviventes, dos quais muitos morreram nos meses seguintes de esgotamento e outras doenças, nomeadamente de tifo.

Antiga zona de treino militar, o campo de Bergen-Belsen, situado a 60 quilómetros a noroeste de Hanover, foi transformado a partir de 1940 para receber os primeiros comboios de prisioneiros franceses e belgas.

Em Julho de 1941, os primeiros prisioneiros de guerra da União Soviética foram colocados em Bergen-Belsen, que contava então com 21.000 detidos.

Em Abril de 1943, o local transformou-se num campo de concentração, designado pelos nazis "campo de residência", onde foram encarcerados judeus "privilegiados" que os nazis tencionavam trocar por prisioneiros alemães.

Dos milhares de judeus deportados para Bergen-Belsen, somente 358 foram efectivamente trocados, tendo os restantes sido assassinados em massa.

No início de 1945, Bergen-Belsen tornou-se num centro de reagrupamento para os prisioneiros retirados dos campos nazis mais próximos, à medida que os Aliados iam avançando.

Depois da libertação, entre 18 de Abril e 28 de Abril, os mortos foram enterrados. A princípio, os guardas SS foram obrigados a apanhar e enterrar os corpos, mas por fim, os Britânicos tiveram de recorrer a bulldozers para empurrar os milhares de corpos para as valas comuns. A evacuação do campo começou a 21 de Abril. Depois de terem sido desparasitados, os prisioneiros foram transferidos para o Campo nº 2,  de Bergen-Belsen, que fora convertido temporariamente num hospital e num campo de reabilitação. À medida que cada barraca era evacuada, era queimada para combater a propagação do tifo. A 19 de Maio, a evacuação estava terminada e dois dias mais tarde a queima cerimonial das últimas barracas representaram o fim do primeiro estágio das operações de socorro. Em Julho, 6 mil ex-prisioneiros foram levados pela Cruz Vermelha para a Suécia para convalescença, enquanto os restantes ficaram no campo recém-edificado Displaced Person (DP) [pessoas deslocadas] à espera de repatriação ou emigração."
https://uniralcobaca.blogspot.com/2017/11/74168novembro20171331-2-grande-guerra.html
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1933...1 dos insignes beneditenses...José Luís Maurício - Zito...
 http://uniralcobaca.blogspot.com/2019/03/50401mar20192121-jose-luis-machado-zito.html
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 1919...fernANDO nAMORa..."Intimidade

Que ninguém hoje me diga nada.
Que ninguém venha abrir a minha mágoa,
esta dor sem nome
que eu desconheço donde vem
e o que me diz.
É mágoa.
Talvez seja um começo de amor.
Talvez, de novo, a dor e a euforia de ter vindo ao mundo.
Pode ser tudo isso, ou nada disso.
Mas não o afirmo.
As palavras viriam revelar-me tudo.
E eu prefiro esta angústia de não saber de quê."

em "Mar de Sargaços"
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/04/78048abril20141355-fernando-namora.html
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1874... 1.ª Exposição do movimento Impressionista
"Cerca de 30 artistas que não foram aceites pelo júri do Salão Oficial de Paris decidem expor eles mesmos, em 15 de Abril de 1874, as suas obras no atelier do fotógrafo Félix Tournachon, mais conhecido pelo apelido de Nadar. A exposição, organizada pela “Sociedade Anónima de Pintores, Escultores e Gravadores”, era composta por Pissarro, Monet, Sisley, Degas, Renoir, Cezanne, Guillaumin e Berthe Morisot. Alguns dias depois, o crítico Louis Leroy numa resenha sobre a exposição, falou de “impressionistas” com referência ao título de um quadro de Claude Monet: "Impression soleil levant" .

Anteriormente em 1863, Edouard Manet pinta a mais famosa tela da sua obra. Seria exposta nesse mesmo ano no Salão dos Recusados e incomodaria os críticos pela nudez de uma mulher almoçando na relva na companhia de dois homens vestidos. Nesta obra, "Le Déjeuner sur l’herbe", Manet rompe com as técnicas académicas para utilizar com originalidade as características do que viria a ser o impressionismo. 


O estilo impressionista de pintura era caracterizado principalmente pela concentração na impressão geral produzida por uma cena ou objecto e pelo uso de cores primárias sem misturá-las e pequenas pinceladas para simular um real reflexo da luz. Além disso, as sombras deixam de ser foscas, desaparecem os contrastes claro-escuro. Os seus temas eram paisagens, bailes, cenas da vida quotidiana, retratos e auto-retratos, regatas, paisagens marinhas e fluviais, cenas urbanas. 



O impressionismo foi um grande movimento artístico, primeiro nas artes plásticas e mais tarde na música (Claude Debussy, Maurice Ravel) que se desenvolveu principalmente em França nas últimas décadas do século XIX e princípios do século XX, mais concentradamente entre 1867 e 1886, por obra de um grupo de artistas que compartilhavam entre si temas, técnicas e exposições. Os principais pintores impressionistas foram Claude Monet, Auguste Renoir, Camille Pissarro, Alfred Sisley, Berthe Morisot, Armand Guillaumin e Frederic Bazille. 



Edgar Degas e Paul Cezanne também pintaram em estilo impressionista durante um tempo no começo dos anos 1870. O já consagrado pintor Edouard Manet, cuja obra dos anos 1860 influenciou bastante Monet e outros do grupo, também se aproximou do impressionismo em 1873. 



Os fundadores do impressionismo estavam animados pela vontade de romper com a arte oficial. A teoria oficial de que as cores deveriam ser colocadas puras na tela ao invés de misturá-las na paleta seria respeitada por poucos deles e apenas por pouco tempo. Na verdade, o impressionismo era mais um estado de espírito do que uma técnica, de modo que artistas de outras áreas também poderiam ser qualificados de impressionistas. Muitos desses pintores ignoravam a regra do contraste simultâneo como estabelecido por Chevreul em 1823. As expressões “independentes” ou “pintores ao ar livre” poderiam ser mais apropriadas que impressionistas para qualificar esses artistas que levavam adiante a tradição herdada de Eugene Delacroix, quem considerava que desenho e cores constituíam um todo. 



A Guerra Franco-Prussiana de 1870 separou esses pioneiros. Bazille foi assassinado em Beaune-la-Rolande; Renoir foi mobilizado; Degas partiu como voluntário; Cézanne retirou-se para Provença; Pissarro, Monet e Sisley  mudaram-se para Londres onde se encontram com Paul Durand-Ruel. Essa estadia em Londres foi um grande passo na evolução do impressionismo, tanto porque estabeleceram contacto com ‘marchands’ quanto descobriram na pintura de Turner a análise da luz que os marcou. 



De volta a Paris, a maioria dos pintores foi trabalhar em Argenteuil (Monet, Renoir), Chatou (Renoir), Marly (Sisley) ou às margens do rio Oise (Pissarro, Guillaumin, Cézanne). Edouard Manet pintou o Sena com Claude Monet quem, sob sua influência, adoptou o trabalho ao ar livre. 



A maior distinção entre eles residia na atracção pela cor e o gosto pela luz. Todavia, Berthe Morisot permaneceu fiel às lições de Manet; Degas mesclou a sua admiração por Ingres e os pintores da Renascença Italiana; Cézanne tentou captar a natureza de Poussin; o próprio Claude Monet, nos quadros “Terrasse au Havre” e “Les Femmes au jardin (1866, Louvre, salões do Jeu de Paume), estava longe de anunciar a sua futura audácia."
https://uniralcobaca.blogspot.com/2018/11/598114novembro201899-claude-monet.html
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1843...Henry James: "As ideias são, na realidade, força."
"Vive tanto quanto possas, é um erro proceder de outra maneira."
"A arte faz a vida, o interesse, a importância; não conheço nenhum substituto que tenha a força e a beleza deste processo."
"É preciso muitíssima história para forjar uma pequena tradição."
"Não prestes atenção ao que alguém te diga sobre outro. Acostuma-te a julgar cada um por ti mesmo."
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2017/02/687728fev201777-henry-james.html
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1452...Leonardo da Vinci: "Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende."
"Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro."
“Do mesmo modo que o metal enferruja com a ociosidade e a água parada perde sua pureza, assim a inércia esgota a energia da mente.”
"A paciência faz contra as ofensas o mesmo que as roupas fazem contra o frio; pois, se vestires mais roupas conforme o inverno aumenta, tal frio não te poderá afectar. De modo semelhante, a paciência deve crescer em relação às grandes ofensas; tais injúrias não deverão afectar a tua mente."
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/04/77753abril20141331-leonardo-da-vinci.html
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1980...morreu Jean Paul Sartre...1 vivaaaaaaa à sua obra: A Imortalidade Pela Literatura, a Filosofia Como Meio de a Aceder...
Simone de Beauvoir: "Com que contava para sobreviver - na medida em que pensava sobreviver: com a literatura ou com a filosofia? Como sentia a sua relação com a literatura e a filosofia? Prefere que as pessoas gostem da sua filosofia ou da sua literatura, ou quer que gostem das duas?
Jean-Paul Sartre: Claro que responderei: que gostem das duas. Mas há uma hierarquia, e a hierarquia é a filosofia em segundo e a literatura em primeiro. Desejo obter a imortalidade pela literatura, a filosofia é um meio de aceder a ela. Mas aos meus olhos ela não tem em si um valor absoluto, porque as circunstâncias mudarão e trarão mudanças filosóficas. Uma filosofia não é válida por enquanto, não é uma coisa que se escreve para os contemporâneos; ela especula sobre realidades intemporais; será forçosamente ultrapassada por outros porque fala da eternidade; fala de coisas que ultrapassam de longe o nosso ponto de vista individual de hoje; a literatura, pelo contrário, inventaria o mundo presente, o mundo que se descobre através das leituras, das conversas, das paixões, das viagens; a filosofia vai mais longe; ela considera que as paixões de hoje, por exemplo, são paixões novas que não existiam na Antiguidade; o amor...
Simone de Beauvoir: Quer dizer que para si a literatura tem um carácter mais absoluto, a filosofia depende muito mais do curso da história; está mais submetida a revisões?
Jean-Paul Sartre: Ela chama necessariamente revisões porque ultrapassa sempre o período actual.
Simone de Beauvoir: De acordo; mas não há um absoluto no facto de ser Descartes ou de ser Kant mesmo se eles têm de ser ultrapassados de certa maneira? Eles são ultrapassados mas a partir do que me trouxeram; há uma referência a eles que é um absoluto.
Jean-Paul Sartre: Não o nego. Mas isso não existe em literatura. As pessoas que gostam de Rabelais de todo o coração, lêem-no como se ele tivesse escrito ontem.
Simone de Beauvoir: E de uma maneira absolutamente directa.
Jean-Paul Sartre: Cervantes, Shakespeare, lemo-los como se eles estivessem presentes; Romeu e Julieta ou Hamlet, são obras que parecem ter sido escritas ontem.
Simone de Beauvoir: Dá pois a primazia da sua obra à literatura? No entanto, no conjunto das suas leituras e da sua formação, a filosofia desempenhou um enorme papel.
Jean-Paul Sartre: Sim, porque a considerei como o melhor meio de escrever; era ela que me dava as dimensões necessárias para criar uma história.
Simone de Beauvoir: Não se pode ainda assim dizer que a filosofia era apenas um meio em si.
Jean-Paul Sartre: De início, foi.
Simone de Beauvoir: Ao princípio, sim; mas depois quando se vê o tempo que passou a escrever L'Être et le Néant, a escrever a Critique de la Raison Dialétique, não se pode dizer que isso era simplesmente o meio de fazer obras literárias; foi também porque, em si, isso o apaixonava.
Jean-Paul Sartre: Sim, interessava-me, é uma verdade. Queria dar a minha visão do mundo ao mesmo tempo que a fazia viver por persongaens nas minhas obras literárias ou em ensaios. Descrevia essa visão aos meus contemporãneos.
Simone de Beauvoir: Em suma, se alguém lhe dissesse: «É um grande escritor, mas, como filósofo, não me convence», preferi-lo-ia a alguém que lhe dissesse: «A sua filosofia é formidável, mas como escritor pode mudar de ofício?».
Jean-Paul Sartre: Sim, prefiro a primeira hipótese.
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/04/785215abril2014138-hj-e-dia-de-jean.html
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1931...Tomas Tranströmer: In The Deleted World
"Nós sentimo-nos sempre mais jovens do que realmente somos. Trago dentro de mim próprio os meus rostos anteriores, tal como a árvore contém os seus anéis. A soma deles sou eu. O espelho apenas vê o meu rosto mais recente, enquanto que eu conheço todos os meus rostos anteriores."
"A meio da vida, a morte chega para tomar as nossas medidas. A visita é esquecida e a vida continua. Mas o fato está a ser costurado às escondidas."
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2015/03/980527mar2015182-tomas-transtromer.html
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 hj é DM d' ARTE...amanhã tb!... e 1 vivaaaaaaaaaa a vinciiiiiiiiiii
1 saudAÇÃO a tds artistas, especialmente, à minha querida filha Irina Raimundo
que vai educando pela arte e fazendo soRRir crianças, jovens e adultos
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10208723917799837&set=a.10200236736945620.201572.1368561152&type=3&theater
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e a poesia de Joaquim Pessoa:

Joaquim Pessoa para iniciar o 15 d' ABRILiberdade
Dia 165. (excerto)
Hoje abandonarei o meu canto. E cantarei por ti.
Para que a primavera se precipite no fundo dos teus olhos.
Para que a coragem te absolva. E para que a luz das estrelas
volte a beijar as tuas mãos.

 Nenhuma descrição de foto disponível.
 POEMA X (excerto)

Aparece, ó pássaro de mim, em mim, poisa
no que resta da minha alegria, nos ramos da minha carne,
e canta, canta de uma forma irreparável
o meu canto e o canto alheio,
o meu grito e a vontade que tenho de chorar.
Com uma força destruidora da virtude,
ultrapassa a luz, ultrapassa o pensamento,
inscreve as minhas interrogações, as minhas dúvidas
na fadiga das horas, escreve com o teu bico celeste
o meu epitáfio, um poema de amor para a mulher
que me prendeu e me fez livre,
a que vive em mim, a que acredita em mim,
a que como tu desafia as manhãs e surpreende a noite,
a minha amada, pássaro, a mulher que eu amo
como os poetas amam a liberdade de alguns pássaros
e de todos os pobres.

 https://www.facebook.com/ATonalidadeDasPalavras/photos/a.490626794386738/553841328065284/?type=3&theater
*
in ANO COMUM, 2.ª ed.
Editora Edições Esgotadas, 2013.
*
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=650461478430586&set=gm.922466697795441&type=1&theater
"Dispo-te. Despes-me. 
Despidos,
vestimo-nos de amor."
**
https://www.facebook.com/mardapalha.dcl/photos/a.172535788416.149938.172530728416/10153281614318417/?type=1&theater
Madruguei demais. Fumei demais. Foram demais 
todas as coisas que na vida eu emprenhei. 
Vejo-as agora grávidas. Redondas. Coisas tais, 
como as tais coisas nas quais nunca pensei. 

Demais foram as sombras. Mais e mais. 
Cada vez mais ardentes as sombras que tirei 
do imenso mar de sol, sem praia ou cais, 
de onde parti sem saber por que embarquei. 

Amei demais. Sempre demais. E o que dei 
está espalhado pelos sítios onde vais 
e pelos anos longos, longos, que passei 

à procura de ti. De mim. De ninguém mais. 
E os milhares de versos que rasguei 
antes de ti, eram perfeitos. Mas banais. 

 in 'Ano Comum'

fotografia: José Manuel Fernandes
Bica, Lisboa.

*

POEMA 24

Bebo este café que as tuas mãos
me oferecem. Sabor de todas as mães ainda grávidas,
leite de lava vegetal, esplendor negro
no fruto branco do olhar.
Hoje é um dia igual a dias tão iguais,
café nos lábios, sol lavado, uma leitura,
jornal e poema. Oposição clara dos olhos à celebração
do corpo. Tomo este café num tempo
de obscuras certezas, de claríssimas dúvidas,
o tronco inclinado para o dia,
a voz merecendo-se, o peito em busca de respostas.
Uma palavra jovem, imediata, livre,
reúne todos os meus ossos. A língua desce
os degraus do açucar. Sorvo a sorvo
identifico-me, saúdo-te.
À mesa do amor.

in À MESA DO AMOR, Litexa Editora, 1994
(Ed. esp. ilustr. por Isabel Mendes Ferreira)