21/05/2015

7.746.(21mai2015.7.7') Neste dia...21maio...vou rELEVAR: UM+66.avÔ, Teresa Almeida, Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento e as 3 pitadinhas matinais de Joaquim Pessoa:

***
2020
4A/66D/AVÔ
tanta coisa a correr bem e
de supetão surge um mal-estar
que nos arrasa
*
dia da espiga
pão
fortuna
amor
luz
saúde
alegria
 
 https://www.facebook.com/photo?fbid=10220137851027963&set=a.10210772205372675
*** ***
2019
III-LXVI-AVÔ
O infinitoo
              que me fALTA
                                 conheCER
            COMpreender
                                 analisAR
saber
    e aplicar
***
2018
2/66aVÔ
6.6.6"
Há muito que a passarada
não se antecipava ao alarme
*
IPO.COIMBRA
preferi ir sozinho!!!
*
procurAR-TE
em cada poro
ambos
vestidos de nu total
surpreendido
não sabendo explicar
este inTENSO 
sentIR
***
2017
UM+66avÔ
harmonizar o nosso SER
com o estar
cRIar SINfonia com quem estamos
saber viVER
***
66.avÔ
estou a ouvir um silêncio
pleno de aCORDes
*
esCUto 
tem mesmo no meio
bem no centro
CU
*
OIço
e OUço
o que difere é o i e o u
*
ecos ecoam no siLÊncio
*
estOU e sOU
1 consCIÊNCIA
aquiiiiiiiii
em sessão SOlene coMIGO
aliiiiiiiiiii
feito EU
neste pequenino
uniVERSO
onde vou corAGINDO
*
perdi a confiança em ti 
                 naquela facada

                                 é para toda a vida
***
2017...memórias deste dia:
9.30'
https://www.facebook.com/roodinhas.btt.team/photos/gm.287003668423825/1829072364009670/?type=3&theater
*
13h...mostra gastronómica Cela Velha

 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1861871783853891&set=a.570805612960521.1073741827.100000932630356&type=3&theater
*
18.30'...CTAlcobaça
concerto da Banda d' ALCOBAÇA

https://www.facebook.com/bandadealcobaca/photos/a.224668054266908.54345.142323399168041/1374564325943936/?type=3&theater
***
2016...memórias deste dia:
encontro dos finalistas do Liceu de Leiria 1967.1968
casarão...1 tarde de memórias...48anos depois...
vamos preparar os 50 fiquei de convencer a Helena Dias e o Zé Machado
maio 2018
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1181077518625488&set=pcb.845819282191370&type=3&theater

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1181082085291698&set=pcb.845819282191370&type=3&theater
*
SAMarionetas no Museu...Lisboa

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10209230220608119&set=gm.10153620409416699&type=3&theater
**
mercado séc.XIX
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/05/79746maio20141355-17-e-18.html
*
Alpedriz
https://www.facebook.com/events/1738463629755463/
*
Bica
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1719194215017535&set=a.1379762732294020.1073741830.100007809187661&type=3&theater
*
pataias...2.º baile de Chita
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1028816393864541&set=a.122147044531485.29813.100002085714836&type=3&theater
*
 1 bravíssimoooooooooo para a Julieta Aurélio (Mimos e Mimices, Cristina Fragoso e Alcobaça.Vestiaria)...Coesão das freguesias pela Chita d' ALCOBAÇA que vos abRRaça
https://www.facebook.com/jfalcobacaevestiaria/photos/a.1639521239604146.1073741869.1440012799554992/1743816719174597/?type=3&theater
***
2015...memórias deste dia:
neste dia...21maio.21h30' há Conversa Pública...Aud. Biblioteca. Alcobaça...com Sérgio Ribeiro...Há soluções! Há alternativa a este governo PSD.CDS!!!
 https://www.facebook.com/CDUPCPPEV/photos/a.166525036739202.36657.166405943417778/895661760492189/?type=3&theater
*** 
2014...memórias deste dia:
Lisboetas e dos arredores...Aproveitem e vão à Oficina Plástica...11h de Sábado 24.A Irina Raimundo está em Alfama, na ATLA, com a Joana Ratão...e com "uma artista por mês...que bem que me fez"...que falta que faz a Irina em Alcobaça que vos abRRaça
 http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/05/808621maio20141455-24maio11h-1-artista.html
*
 A minha querida filha faz ateliers para pais e filhos que são 1 espantoooooooo...O próximo é em dia de votar bem: 25maio!
ATLA-Alfama-Lisboa...Quem é sortudo(a) para participar???
 http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/05/808521maio20141244-25maioha-que-votar.html
*
 A importância do SOL nas fachadas do Mosteiro d'ALCOBAÇA que vos abRRaça...Uma "LIÇÃO" do grand' arq.Gil Moreira!!!
 http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/05/808421maio20141020-arqcarlos-gil.html
*
 AMANHÃ.22.quinta.21h CTALCOBAÇA que vos abRRaça...1 PROJETO COM ARTE e juventudeeeeeeeeeeee!
 http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/05/808321maio2014818-22maio21hquintactajoa.html
*
 23.sexta.19.30'.Café Paris (onde Zeca jogava xadrez quando leccionou. em ALCOBAÇA que vos abRRaça)...Beja, Basílio e Henrique promovem homenagem!!! ESPALHEM A NOTÍCIA...até porque Manuel Freire tb vai comparecer!!!
 http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/04/77652abril20141748-jose-afonso.html
*
 quem trabalhou no PE? os 2 da CDU trabalharam...os 2 da CDU vieram a ALCOBAÇA que vos abRRaça...e os outros 20???...Há que premiar quem trabalha!!!
 https://www.facebook.com/JuventudeComunistaPortuguesa/photos/a.402395799859735.1073741828.401661266599855/570035926429054/?type=3
*
 ontem...paREDES da VITÓRIA...bdiaaaaaaaaaaaaa...d'ALCOBAÇA que vos abRRaça
***
2013...memórias deste dia:
O grupo de teatro FUGA DE GATAS volta ao activo...24.25 e 31 maio...21.45'...Casa do Pessoal da Cibra...Pataias Gare...divulguem e compareçam!!! Grupo de Alcobaça que vos abRRaça
 http://uniralcobaca.blogspot.pt/2013/05/658921maio201319h-fuga-de-gatas-em.html
*
 domingo26maio.13h...vamos emagrecer com a bela gastronomia.eu só vou comer: canja da Ti Farrica...Cela Velha. D' Alcobaça que vos abRRaça...Inscrevam-se antes que se esgote...
 https://www.facebook.com/vitorhugolcvieira/posts/538006909574308
***
2011...estávamos em plena campanha eleitoral...
foto by TINTA FRESCA
 Vanda Marques: “ALCOBAÇA TEM UM POTENCIAL FANTÁSTICO, TEMOS QUE TIRAR PROVEITO, TEMOS QUE DIALOGAR E ENCONTRAR SOLUÇÕES. A CULTURA É PRIMORDIAL EM QUALQUER CIVILIZAÇÃO. A POLÍTICA PATRIMONIAL E CULTURAL É MUITO IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS POPULAÇÕES.”

***
 hj (amanhã tb) Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento
urge DIAlogar e abrir.unir.construir.Desenvolver em ALCOBAÇA que vos abRRaça
 http://uniralcobaca.blogspot.pt/2015/05/986521mai2015722-dia-mundial-do.html
***
 1471...Albrecht Dürer... pintor renascentista
"Artista gráfico e humanista alemão, Dürer nasceu em Nuremberga a 21 de Maio de 1471, sendo filho de um ourives de origem húngara. Foi admitido com quinze anos na oficina do pintor e gravador Michael Wolgemut. Viajou durante quatro anos, cumprindo a tradicional viagem de "companheiro" pelos centros artísticos da Alemanha. Pintou o seu primeiro auto retrato em 1493. O primeiro contacto com a arte italiana produziu-se através dos cobres de Mantegna. Durante uma viagem a Itália começou a pintar em aguarela. Iniciou nesta época as ilustrações do Apocalipse, editadas em Nuremberga em 1498. Desenvolveu a técnica da aguarela, usando como tema plantas e animais que reproduzia fielmente, com imensa sensibilidade. Em Adoração dos Reis Magos (1504), demonstra a mestria que entretanto adquiriu da perspectiva e do estudo das proporções do corpo humano. O trabalho Adão e Eva, de 1507, sintetiza o seu ideal de beleza. Mas a Adoração da Santíssima Trindade (1511) fica como a obra-prima mais representativa deste período. De 1512 a 1520 surgem as melhores estampas: O Cavaleiro, A Morte e o Diabo, S. Jerónimo na Sua Cela e Melancolia, em que o mistério das alegorias é servido por uma técnica perfeita. Em 1512 é nomeado pintor de corte de Maximiliano I. Em 1520, depois da morte do imperador, parte para os Países Baixos, tendo visitado muitas das cidades do Norte e conhecido pintores e homens de Letras, entre os quais Erasmo de Roterdão. Nos últimos anos da sua vida, em Nuremberga, trabalhou em tratados teóricos, pois os seus interesses, no espírito humanista do Renascimento, abrangiam muitos campos: a matemática, a geografia, a arquitectura, a geometria e a fortificação. O Tratado das Proporções do Corpo Humano (1528) será muito utilizado pelos pintores dos séculos XVI e XVII. Os melhores retratos pertencem a esta última fase. Na última grande obra, Os Quatro Apóstolos, as personagens encarnam o homem nas suas diversas idades e tendências. Dürer obteve uma síntese entre a linguagem pictural das escolas do Norte e a italiana, integrando assim a Alemanha no movimento do Renascimento. Morreu a 6 de Abril de 1528."
 https://uniralcobaca.blogspot.com/2019/05/605421maio201999-albrecht-durer.html
***
1686...Alexander Pope..."Aquele que diz uma mentira não calcula a pesada carga que põe em cima de si, pois tem de inventar infinidade delas para sustentar a primeira."
"O estudo interessante para o homem é o próprio homem."
"Uma mente nobre tem vergonha de não se arrepender."
"Quem confessa os seus erros é mais sábio hoje do que ontem."
"O tempo a tudo vence. Obedeçamos, pois, ao tempo."
"A falta de modéstia é falta de senso comum."
"É impossível que o homem de coração duro se interesse pelo bem público. Como pode amar milhões de homens aquele que não amou um só?"
"Estar com raiva é vingar-se das falhas dos outros em nós mesmos."
"Algumas pessoas nunca aprendem nada, porque entendem tudo muito depressa."
"Basta sujar um livro com notas e observações para se adquirir o título de homem de letras."
"As mulheres manejam os homens como os bons jogadores de xadrez manejam os peões; não tocam num sem terem a vista fixa noutro, que pode dar melhor resultado."
"Comprar livros, como fazem certas pessoas que se não servem deles, somente porque foram impressos por um impressor célebre, é pouco mais ou menos como se alguém comprasse fatos que não lhe servissem, simplesmente por terem sido feitos por um alfaiate de fama."
"Todos os deveres humanos se encerram nestes dois pontos: resignação à vontade do Criador e caridade para com os nossos semelhantes."
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2018/01/578931jan201877-alexander-pope.html
***
 1844...Henri Rousseau...pintor francês...precursor da arte 'naïf'
"Pintor francês, nascido a 21 de Maio de 1844 e falecido a 2 de Setembro de 1910, é considerado o expoente da arte naïf. Conhecido por Le Douanier (o que significa: o empregado da alfândega).
Henri Rousseau, filho de Julien Rousseau (latoeiro) reflecte ao longo da sua vida o insucesso financeiro da sua família e o tormento pela falta de perspectivas resultante desse nível social inferior. A sua vida escolar até 1860 decorre em Laval, incluindo a permanência num internato em consequência da vida pouco sedentária que os seus pais se vêem obrigados a levar após a falência do negócio do pai.

A reacção à sua pintura é, no início, maioritariamente negativa. No entanto algumas vozes começam-se a pronunciar positivamente, chegando mesmo a comparar Rousseau aos pintores do Proto-Renascimento em Itália onde as noções de perspectiva espacial ainda estão no seu estado embrionário, mas que não deixam por isso de ter uma certa originalidade criativa. Já em 1886 Pissaro expressa a sua admiração ao ter contacto com as suas obras no salão dos independentes e Gauguin que, juntamente com Alfred Jarry (escritor) e Guillaume Apollinaire (escritor, poeta e crítico), o vai denominar de artista naïf (ingénuo), dá a conhecer em 1890, do mesmo modo, uma crítica positiva acerca da obra “Eu-Próprio, Retrato-Paisagem”.

Esta simplicidade e aparente ingenuidade opõem-se, no entanto, à imagem de ambição que lhe é atribuída pelo público. Este seu carácter de personalidade ambígua espelha-se também na sua arte que, embora ingénua e infantil, retrata também por vezes uma certa malícia. Pode-se talvez pensar que Rousseau tenha encerrado em si um complexo de inferioridade devido às suas origens humildes e pelo facto de não ter tido acesso às mesmas oportunidades de um pintor académico. Assim como ele se fecha em si próprio com o seu sofrimento interior, as suas pinturas são introvertidas e enigmáticas. Por outro lado, acredita firmemente nas suas capacidades e expressa tanto o seu orgulho como o seu desejo de se tornar o maior e o mais rico pintor francês, aproveitando todas as oportunidades que lhe surgem, mesmo quando é apelidado de palhaço. Já perto do final da sua vida, em 1908, conhece Picasso, que reconhece que a sua ingenuidade não é necessariamente sinónimo de inexistência de profissionalismo."
 https://uniralcobaca.blogspot.com/2018/09/69372setembro20181010-henri-rousseau.html
***
1993...Teresa Almeida...hj é de dar paraBÉNS à nossa vice-campeã do bodyboard...do Vimeiro, d' ALCOBAÇA que vos abRRaça...
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2014/05/813727maio20141331-teresa-almeida-do.html
***
e as pitadinhas matinais de Joaquim Pessoa:
2014
para começar bem o dia 21
POEMA I (excerto)

Inventei-te em delírio. E trago-te em mim
por entre os mortos exilados que caminham comigo pelas ruas.
Trago-te levantada nas minhas mãos como a única espada
para vencer o mundo.
A minha pedra absoluta.
A minha eterna sede.
A minha ilha.

Ó meu amor, meu amor, meu amor.

*
in OS OLHOS DE ISA.
  QUEM
Aqui ao meu lado do hospital psiquiátrico Júlio de Matos
saem os doentes para a rua e há um
que se despe e passeia orgulhoso do seu corpo pela Avenida

do Brasil até ao Campo Grande
enquanto outro com uma magnifica cabeça que me faz
lembrar a do velho Hemingway
se senta à mesa do café e repete incessantemente uma teoria
singular sobre o amor

Quase em frente outros dois limpam a seco os pára-brisas dos
carros que param no semáforo
a troco de um cigarro de umas moedas ou de um simples
movimento de cabeça
do condutor assustado que fecha o vidro da janela

Há dias um deles pediu-me um cigarro: Estou aqui no Júlio
acrescentou ele
vestia unicamente um casaco cinzento e uma toalha enrolada
na cintura
Quando caminhava descobria o sexo e
duas adolescente olhavam fascinadas

in Os Dias da Serpente
*imagem do filme Voando Sobre Um Ninho de Cucos

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=680679581967208&set=gm.738008292907950&type=3&theater
*
"DIA 356. (excerto)
*
Não há rapidez na ternura, nem inteligência nos espelhos.
Dentro de cada ideia há um jogo, tão simples quanto possível.
E quanto mais simples for a ideia, mais verdadeira e melhor
parecerá. Só as ideias complicadas tendem a esconder o que
é honesto e luminoso, a encobrir a face, a desdizer a boca.
Por vezes calo-me, como o mais completo cantor de silêncios.
Irrelevante, é que sejam apaziguadas as palavras. É até bom
que se batam, que se sublevem e se subvertam, que se ins-
crevam e se instalem no discurso.
Todo o pensamento resulta de um processo silencioso mas
que, por vezes, está cheio de palavras com vontade de gritar
coisas que nem vale a pena dizer baixinho."


in ANO COMUM, 2.ª ed.
Editora Edições Esgotadas.
**
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=853285461373285&set=gm.941551869220257&type=1&theater
Dia 352

Ataquei a tua boca. Como um animal 
uivando a fome ancestral dos primeiros predadores.
Devorei-te os lábios, o pescoço, a língua, deslizei pelo 
interior da tua boca, e tentei penetrar pela tua garganta
até ao peito para apoderar-me, deslumbrado e faminto, 
do teu coração. Beijei como quem morde. E mordi 
como quem devora e se sacia de carne fresca, 
os músculos, os nervos, os centros do desejo. Bebi 
dos poços mais profundos, das nascentes da tua pele,
até me escorrerem pela face os fios molhados da felicidade, 
até sentir o gosto que só têm o êxtase e a alegria.
E de súbito todo o teu corpo era um festim.
Os teus seios, as tuas coxas, as tuas nádegas
longamente gritaram na minha boca, entregando-se
como presas resignadas ao sacrifício que
o meu sangue enfurecido cantou, e cantou, e cantou.
Depois, com a mais azul serenidade, 
lambi-te os golpes e as feridas. Beijei o teu corpo
espantado por ver descer a madrugada suplicante,
num ritual que o fez regressar à vida.
E reparei que as marcas, os golpes, as feridas, 
estavam também doendo em mim. Que eu fora
igualmente dominado, mordido, que havia sangrado até
no interior da voz, no pensamento, no desejo infinito
de confundir no teu corpo os limites do meu corpo.
E voltei a uivar. Cantei na noite o obscuro domínio
de um animal que outro animal possui e é também
possuído numa luta, numa vitória que é de ambos, onde
se misturam o sal, a saliva, o sangue, a sombra, 
para que assim se penetrem, se amem, se confundam.
Demarquei no teu corpo o meu território. Agora, 
defendê-lo-ei até aos meus limites. Com a própria vida.

in ANO COMUM - 2ª edição
Editora: Edições Esgotadas

Foto de Ben Lamberty

**
https://www.facebook.com/112890882080018/photos/a.114014221967684.7650.112890882080018/848129295222836/?type=1&theater

in A GUARDAR O FOGO (Edições Esgotadas, 2013)

POEMA QUADRAGÉSIMO OITAVO

Um livro é como um ninho. Faz-se
entrelaçando palavras, raminhos
de fala, pedacinhos de canto e de
sabedoria. Com a destreza
e o êxtase
da luz.

O poeta habita o livro. A casa
de versos. Nela come e dorme e sofre
com as palavras. Mas também se comove
e se diverte. Com elas saúda
as mãos, os olhos, a vida
do leitor.

Fotografia: Book Nest, de Kirsty Mitchell

*(CC)