24/11/2015

2.853.(24noVEM2015.7.7') Um desabafo...TÍTULOS DE JORNAIS...

Caros e Caras 
Jornalistas
Um bom dia
e votos de um bom trabalho...
Hoje não foi possível enviar um comunicado da Coordenadora da CDU...
Aproveito para um desabafo...
Façam dele o que entenderem...

Aquel'abRR ação
Rogério Raimundo
***
Títulos de jornais
(A propósito dos escândalos da água e do saneamento
Na gestão PSD do município de Alcobaça)

Vi muitos títulos de notícias sobre a CDU depois de ter estado na reunião de câmara de 30 de outubro de 2015, cuja síntese pessoal pode ser lida aqui:

Com base na mesma reunião nunca encontrei um título assim:
CDU está contra o pagamento do tratamento da água da chuva;
CDU está contra o pagamento de água que não se consome;
CDU está contra a não contratação de trabalhadores para realizar mais saneamento e mais abastecimento de água;
PS e CDS deixaram passar, sem abrirem a boca, o escândalo do pagamento de muitos milhões de euros de água que não se consome e do pagar do tratamento da  água da chuva que entra nas nossas ETAR’s…
Interrogo-me porque é que assuntos que são uma vergonha, são gestão danosa, são prejuízo de muitos milhões de euros para o município, nunca tiveram o “tempo de antena” que mereciam nos jornais do nosso concelho. 

Rogério Raimundo
24novembro2015
***
Via Benedita.fm
http://www.beneditafm.pt/?p=25949

Alcobaça: As propostas da oposição que entram no orçamento da CMA e as que ficam de fora


O Orçamento Municipal para 2016 foi aprovado na passada sexta-feira apesar dos votos contra de PS e CDS, que pela primeira vez este mandato rejeitaram oalcobaca.ALCOBACA_CAMARAgk-is-166documento anual.
Rogério Raimundo, que substituiu Vanda Marques na reunião onde decorreu a votação, absteve-se, permitindo a aprovação do orçamento.
O documento irá agora ser votado em Assembleia Municipal, onde a CDU poderá mudar o sentido de voto, uma vez que, segundo Vanda Marques, a CDU tinha intenção de votar contra o documento, sendo que a decisão do seu substituto surpreendeu a própria vereadora dos comunistas.
Audio Player
Em declarações à Benedita FM Rogério Raimundo explicou o porque desta alteração no sentido de voto. Segundo o responsável da CDU, a autarquia terá aceite pela primeira vez propostas da oposição, mudando a sua forma de atuar em relação ao passado na votação deste tipo de documento político.
Segundo Rogério Raimundo, as propostas apresentadas pela CDU foram aceites pela autarquia. “Debates estratégicos e reuniões descentralizadas da autarquia, respostas de rendas sociais para famílias carenciadas, criação de postos de trabalho para famílias carenciadas nas instituições através da rede social de freguesias” eram as propostas da CDU, perante as quais e “face ao sinal positivo e compromisso forte” que diz ter sido garantindo pela autarquia, Rogério Raimundo decidiu mudar o sentido do voto abstendo-se.
PS considera “curtas” as garantias deixadas pela autarquia
Do lado do PS Eugénia Rodrigues considera curtas as garantias “verbais” dadas acerca de algumas das propostas socialistas. apesar da autarquia ter aceite implementar o subsidio de natalidade, reduzindo no entanto a proposta dos socialistas para metade do valor, cerca de 500 euros em produtos comprados na região para famílias que tenham filhos e residindo no concelho, os vereadores votaram contra o orçamento.
A medida incluída no orçamento com uma previsão de 240 mil euros. uma verba que não satisfaz os socialistas.
Audio Player
Segundo a vereadora Eugénia Rodrigues as garantias dadas pela autarquia sobre as três propostas apresentadas na passada segunda-feira pela autarquia são insuficientes, “face aos aumentos de receita por via de impostos diretos” nomeadamente IMI, registados nos últimos dois anos.
Os socialistas proponham ainda medidas de apoio à fixação de empresas e criação de postos de trabalho, remetida para a Assembleia Municipal segundo o executivo em funções. Foi ainda aceite o aumento em cinco das bolsas de estudo atribuídas pela autarquia.
Audio Player
Respostas que os socialistas consideram insuficientes, recusando ainda votar a favor de um orçamento onde garantem, não compreendem muitos dos valores inscritos, nomeadamente para projetos como o que foi inscrito para o Mercoalcoa, de 1,5 milhões de euros, ou 600 mil euros para o Parque de Campismo de Alcobaça.
CDS votou contra pela primeira vez 
No CDS, Carlos Bonifácio, vereador na Câmara Municipal, justifica o primeiro voto contra dos centristas neste mandato com a falta de abertura demonstrada pela autarquia para ouvir as suas propostas. Carlos Bonifácio queixa-se de que a sua força política não foi ouvida em reunião ao contrário das restantes e que as suas propostas não mereceram resposta no orçamento.
Audio Player
O CDS defendia que a Loja do Cidadão em Alcobaça deveria ser colocado num outro espaço fora do Mercado Municipal e ainda proponha valores para os documentos previsionais sobre projetos como as zonas industriais em Pataias e Benedita, reposição da feira do Gado na Benedita ou alterações no modelo de funcionamento e gestão do Parque de Negócios de Alcobaça. Questões que garante Carlos Bonifácio, não foram tidas em conta pela autarquia.
Para a Aleb o CDS-PP apontava para um “valor estimativo” de 150 mil euros para 2016.
Audio Player
Orçamento deverá ser discutido em Assembleia Municipal durante mês de novembro. Os votos dos presidentes de junta podem ser decisivos na aprovação tanto do orçamento como dos documentos previsionais.
***
Via região de cister

CDU viabiliza orçamento da Câmara de Alcobaça

 camara-alcobaca.jpg
http://www.regiaodecister.pt/pt/noticias/cdu-viabiliza-orcamento-da-camara-de-alcobaca
A CDU absteve-se, esta sexta-feira, na votação do orçamento da Câmara de Alcobaça para 2016 e viabilizou o documento apresentado pela maioria relativa do PSD.
As socialistas Eugénia Rodrigues e Alexandrina Lourenço (esta em substituição de José Canha) e o vereador do CDS-PP, Carlos Bonifácio, votaram contra o orçamento, no valor de 37 milhões de euros. 
Rogério Raimundo, que participou na reunião em substituição de Vanda Furtado Marques, justificou a abstenção, e a inversão no sentido de voto contra da CDU, devido às promessas que recebeu de Paulo Inácio de mudança "de práticas, desenvolvendo um conjunto de reuniões descentralizadas da Câmara, contratando parcerias para empregos para respostas de emergência e criando respostas de renda apoiada, num trabalho em rede, que já existe nas freguesias",
Na Benedita, à margem da inauguração da Praça Damasceno Campos, o chefe do executivo municipal mostrou-se "surpreendido" com os votos contra de PS e CDS-PP. "A Câmara aceitou todas as propostas da oposição que estavam previstas no orçamento, numa abertura construtiva da minha parte relativamente ao que foi apresentado. Fiquei surpreendido com os votos contra. Diria que mais de 90% das propostas foram aceites, até porque já constavam do nosso projeto", frisou Paulo Inácio, garantindo que a postura do PSD na elaboração do documento "foi de diálogo" e as "preocupações dos vereadores ficaram plasmadas no orçamento".
Em comunicado, o PS/Alcobaça justificou o voto contra, considerando que seria "expectável" que o Orçamento para 2016 e o Plano Plurianual de Investimentos "refletisse finalmente, uma ideia e estratégia para o concelho", o que os socialistas entenderam não se verificar. "Não é com agrado que votamos contra, mas sim na esperança que este voto mostre e demonstre que é possível fazer mais e melhor", defende a estrutura liderada por César Santos.
O PS abstivera-se nas votações do orçamento do município nos últimos dois anos, tal como Carlos Bonifácio (CDS-PP), que considerou ter votado contra aquele que é "globalmente um dos piores planos e orçamentos de sempre, o que evidencia uma total falta de planeamento e um completo vazio estratégico". O antigo vice-presidente da Câmara revelou que o CDS-PP não foi abordado pela maioria para "possíveis entendimentos", contrariamente "ao que aconteceu com outras forças políticas", lamentando que as propostas que apresentou não tenham sido tidas em conta por Paulo Inácio.
***
até deu 1.ª página no ALCOA!!!
https://www.facebook.com/oalcoa/photos/a.330641550287640.87229.330628883622240/1075769405774847/?type=3&theater
*
uau...tanto tempo de antena
http://www.oalcoa.com/vanda-marques-contra-abstencao-de-rogerio-raimundo/
Em Alcobaça, o orçamento municipal para 2016, de cerca de 37 milhões de euros, foi aprovado com os votos contra do PS e CDS-PP que, pela primeira vez neste mandato rejeitaram o documento, e com a abstenção do antigo vereador Rogério Raimundo, da CDU, que substituía a atual vereadora, Vanda Marques, na reunião da votação.
Rogério Raimundo, cuja abstenção viabilizou o orçamento, justifica a sua decisão com o facto da autarquia ter mudado a sua forma de atuar em relação ao passado, de ter passado a considerar pela primeira vez propostas da oposição, inclusivamente da CDU. Mas esta argumentação não é secundada pela vereadora da CDU em efetividade de funções. Em declarações a’O ALCOA, Vanda Marques referiu que a sua “decisão era votar contra porque o orçamento continua a não ser transparente, porque há falta de estratégia e de incumprimento de algumas promessas e as ideias da CDU continuam a não ser ouvidas”, acrescentando que “deveríamos ter votado contra, mas agora não há grande coisa a fazer”. O documento irá agora ser apreciado em Assembleia Municipal, onde a CDU poderá mudar o sentido de voto, intenção que, segundo Vanda Marques, tem o seu partido, votando contra.
***