02/11/2015

9.021.(1noVEM2015.20.20') José Fonseca e Costa

Nasceu a 27jun1933
e morreu a 1noVEM2015
***
Via PCP

https://www.facebook.com/cineavante.festadoavante/photos/a.221198017931221.71886.193809724003384/1016516015066080/?type=3&theater
José Fonseca e Costa figura incontornável da cultura portuguesa
O Secretariado do Comité Central do PCP endereçou uma mensagem de condolências à família de José Fonseca e Costa, manifestando o “seu sentido pesar pelo falecimento do amigo José Fonseca e Costa, figura incontornável da cultura portuguesa e um dos nomes mais marcantes do cinema português”.
Na mensagem endereçada, o PCP assinala “O cineasta, o intelectual que ao longo de 50 anos construiu uma impressionante filmografia onde pontificou uma visão da produção e da fruição cinematográfica como direitos e não como nichos de elite. Uma visão do cinema para as massas, na medida da elevação da sua consciência e não da diminuição da qualidade da sua produção, como se pode verificar no seu filme “cinco dias e cinco noites”, realizado em 1995 a partir da obra de Álvaro Cunhal, com o mesmo nome”, destacando ainda “não apenas o cineasta e o intelectual, mas também o Homem, que desde a sua juventude assumiu a sua condição de antifascista e anticolonialista, mantendo sempre uma ligação estreita às suas origens e uma luta persistente pela liberdade e a democracia”.
Nota do Gabinete de Imprensa do PCP
***
Kilas o mau da fita
https://www.youtube.com/watch?v=y3bSkOuRGzw
Três excertos do filme realizado por José Fonseca e Costa em 1980.
http://www.cinept.ubi.pt/pt/filme/2435
***
Via expresso

http://expresso.sapo.pt/sociedade/2015-11-01-Morreu-o-cineasta-Jose-Fonseca-e-Costa
 faleceu na manhã deste domingo no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O Expresso soube que o cineasta português morreu vítima de uma pneumonia, na sequência de uma pré-leucemia.
Nascido em Angola a 27 de junho de 1933, Fonseca e Costa mudou-se para Lisboa em 1945. Em 1951 entraria no curso de Direito da Universidade de Lisboa, mas acabaria por trocá-lo para se dedicar à sétima arte.
O seu percurso profissional tem início Itália, nos anos 60, num estágio com Michelangelo Antonioni no filme “L' Eclisse” (“O Eclipse”). Inicialmente, ficaria conhecido pelo seu trabalho como documentarista e realizador de filmes publicitários.
Sócio-fundador do Centro Portugês de Cinema, é um dos pioneiros do movimento do Novo Cinema em Portugal. A sua carreira ficou marcada por filmes como “O Recado” (1972), “A Mulher do Próximo” (1988) e “Cinco Dias, Cinco Noites (1996). Mas seria “Kilas, o Mau da Fita” (1981) o seu filme mais famoso - e um dos maiores êxitos de bilheteira da história do cinema português.
Fonseca e Costa foi ainda dirigente da Associação de Realizadores de Cinema e Audiovisuais e presidente do Conselho de Administração da Tobis Portuguesa.
O produtor Paulo Branco - que estava a produzir o último filme do realizador, “Axilas”, baseado num conto de Ruben da Fonseca - afirmou, em declarações à Lusa, que o realizador tinha decidido avançar com este projeto recente “que era muito importante para ele”.
***
5 dias 5 noites
https://www.youtube.com/watch?v=9Kh4v8N7ZZY
Portugal, final dos anos 40. André, 19 anos, vê-se forçado a abandonar o país depois de fugir da prisão. No Porto, uns amigos arranjam-lhe um passador (Lambaça), contrabandista dado ao vinho e brigão, que conhece bem a fronteira de Trás-os-Montes. A sua antipatia e desconfiança mútua nascem logo no primeiro encontro. Mas, ao longo de cinco dias e cinco noites, atravessando montes e vales, escondendo-se da guarda e da polícia política, e com a ajuda de muito conhecidos de Lambaça (entre os quais a bela Zulmira), os dois homens vão ter tempo para se conhecer melhor um ao outro. E desse antipatia e desconfiança iniciais, do encontro desses dois mundos que de outra forma nunca se cruzariam, irá talvez ficar, quando finalmente se despedem, uma amizade e admiração que nenhum deles esquecerá.

INTÉRPRETES: Paulo Pires; Sinde Filipe; Vítor Norte; Laura Soveral; Miguel Guilherme; Joaquim Nicolau; Rita Durão; Canto e Castro; Ana Padrão.
***
Via Vitor Dias

Com um vídeo de «Cinco Dias, Cinco Noites» aqui em
http://otempodascerejas2.blogspot.pt/2015/11/faleceu-hoje.html