04/11/2015

9.164.(4noVEM2015.7.7') Comunicados CDU noVEM2015...16.11. emprego.habitação imigração segurança e nomeação 1.ºministro...9.11. sobre o governo PS apoiado pelo PCP.BE.PEV...2.11: reunião de 30out2015

COMUNICADO DA CDU - 16noVEM2015
1. Alcobaça tem de ter respostas em emprego e na habitação para todos.
2. Saber incluir: Desempregados, imigrantes e refugiados; melhorar a Segurança.
3. O país tem de ter governo a sério.



1. A CDU reafirma que o município de Alcobaça tem de ter uma Rede Social com eficácia e saber responder aos problemas locais da segurança das pessoas, que passa nomeadamente:
- pelo incentivo à criação de emprego com salários justos que permitam as pessoas poderem ter uma vida digna;
- pela renda apoiada para quem está com problemas de habitação;
- pela inclusão dos públicos desfavorecidos.

2. A CDU entende que o município tem que se preparar, bem melhor para as políticas de solidariedade efectiva de quem precisa pelo que se deve preparar para incluir melhor os imigrantes que vieram e virão para o nosso concelho, mas também respostas para os refugiados porque são vítimas das guerras originadas em interesses sem escrúpulos.

3. A CDU de Alcobaça está preocupada com a demora do Presidente da República na nomeação do 1.º ministro António Costa, única solução resultante das eleições de 4 de outubro de2015.
  
 A CDU recomenda que haja envolvimento dos Alcobacenses em todas estas matérias e não ficarmos apenas pelas Conselhos Locais ou Municipais.

COORDENADORA CONCELHIA DA CDU

ALCOBAÇA, 16 de novembro de 2015
***
COMUNICADO DA CDU - 9.11.2015
Estamos a viver momentos históricos no País.
Esperamos que a política do governo PS, apoiado por toda a esquerda, resolva muitos dos problemas que PSD/CDS criou ao Poder Local e que se resolvam muitas causas pendentes no concelho de Alcobaça.

Nestes dias em que temos a provável constituição de um governo do PS apoiado por toda a esquerda, se não houver uma barreira inconstitucional de Cavaco Silva, A CDU alinha com a esperança e a confiança que impera em muitos dos alcobacenses.
Neste caso, estaremos muito atentos, na CDU, para de novo levantarmos as questões importantes, as muitas causas de Alcobaça, que não foram resolvidas nestes quatro anos e meio de governo PSD/CDS.

A CDU espera que o município de Alcobaça possa desenvolver os seus eixos estratégicos e concretizar muitos dos 53 projectos estratégicos que tem consensualizados, sem perder a pequena e média obra, que responda às populações e que crie mais e melhores acções em todas as áreas que conduzem à qualidade de vida dos alcobacenses.

Entretanto recordamos a posição do PCP em 8 de novembro de 2015:
http://www.pcp.pt/sobre-reuniao-do-comite-central-do-pcp-11

    A CDU vai continuar a praticar, sempre, uma oposição crítica mas construtiva.


***

COMUNICADO DA CDU

 Sobre a reunião de câmara de 30 de outubro de 2015.

Há que esclarecer que a CDU está sempre numa prática política coerente e construtiva.
1.O vereador da CDU, Rogério Raimundo, em substituição da Vereadora Vanda Marques, absteve-se na votação dos Documentos Previsionais para 2016 e seguintes da Câmara pelas seguintes razões essenciais em que se releva uma prática nova de envolvimento das propostas de toda a vereação:
1.1. Os documentos técnicos chegaram à frente da estratégia política e não houve resposta para o grande problema financeiro da PPP Cister Equipamentos SA. Houve compromisso de mudar de prática de colocar a política em primeiro lugar, mas não há solução para a PPP.
1.2. Houve resposta positiva, na generalidade, a todas as outras propostas dos vereadores da oposição e que a CDU também considerou: incentivos à natalidade e ao emprego; parque de campismo de alcobaça; avanços na beira-rio.
1.3. Para compromissos concretos com a CDU ficaram: Debates Públicos sobre o Plano, eixos e 53 projectos estratégicos em todo o concelho, que fazem parte do programa da CDU; reuniões descentralizadas da reunião de câmara abertas à população e envolvendo os autarcas das freguesias, que foi sempre uma reivindicação da CDU; renda apoiada para as famílias carenciadas que aguardam resposta da câmara e que há muito ano a CDU reclama; e a contratação de parcerias que criem empregos para casos de famílias carenciadas identificadas na rede social, em cada freguesia.
2. Também votou contra nos Documentos Previsionais dos Serviços Municipalizados e soube explicar porquê: não há respostas concretas da maioria PSD para os grandes problemas da compra de água em alta, que não se consome; continua o escandaloso pagamento do tratamento da água da chuva, que entram nos colectores e chegam às ETAR’s; não há vontade política para contratar trabalhadores e formar equipas para as urgentes renovações de condutas em abastecimento de água e novas condutas para o saneamento.
3. Na mesma reunião o Vereador da CDU votou contra a renovação do contrato com a SUMA, para a recolha do lixo e outros serviços, porque a CDU sempre considerou, que podia haver melhor qualidade no serviço da Câmara, com menor custo e com mais empregos para as famílias alcobacenses. A actual redução de custos, em quase meio milhão de euros, por ano, na renovação por mais 8 anos, é prova da nossa razão. A CDU reconhece a qualidade da empresa, dos empregos que criou no nosso concelho e o investimento que fez com a construção da sua sede na ZI do Casal da Areia.
A CDU vai continuar a praticar, sempre, uma oposição crítica, coerente e construtiva.
COORDENADORA CONCELHIA DA CDU
ALCOBAÇA, 2 de novembro de 2015