13/02/2016

9.600.(13fev2016.17.55') Clube das mais belas baías do mundo - São Martinho do Porto

***
14mar2018
Via cister.fm
vereadores PS retomam a nossa proposta da CDU:
O clube The Most Beautiful Bays In The World Club é constituído por mais de quatro dezenas de enseadas distribuídas um pouco por todo o planeta. É um clube restrito que procura promover a troca de experiências entre os membros ao nível de políticas de proteção, conservação e desenvolvimento sustentado das baías.
A promoção de intercâmbios culturais, sociais, desportivos, econômicos e industriais entre os habitantes das baías é outro dos objetivos nos eventos realizados pelo clube. O Clube das Baías Mais Bonitas do Mundo foi formado em 10 de março de 1997, em Berlim, com a designação “Club des Plus Belles Baies du Monde”, e hoje tem 41 baías nos 4 continentes, sendo uma associação que é governada de acordo com a lei francesa.
O conceito do clube das baías mais bonitas
No início do terceiro milênio, parece mais do que evidente a importância de agrupar numa única identidade os mais belos locais do litoral do planeta e, em particular, as baías que são uma ligação simbólica entre o oceano e o continente. A forma do arco de baías é em si uma representação esquemática do confronto ou reunião desses dois mundos.
Na verdade, as baías, são carregadas de interesse mítico, pois, desenvolveram ao longo de sua história traços particulares de geografia, fisiologia, hidrologia e biologia, que são muito ricos em particular em flora e fauna.
Como podemos conciliar a atração e o valor desses sites frágeis sabendo que uma passagem demais ou um desenvolvimento turístico mal gerenciado acabará por levar à destruição do site e, consequentemente, menos interesse do público?
O interesse das baías em termos de meio ambiente, e atividade turística, tudo em complementaridade com o desenvolvimento econômico local, óbvio. É toda a razão do clube do baia mais bonito do mundo, que tem o objetivo de contribuir através de reflexões e trocas de experiencias, para garantir que esses locais excecionais permanecerão nos próximos anos.
Devido a esta área de troca de ideias e realizações concretas, os membros do clube de baias mais bonitos do mundo devem tornar-se referências internacionais para a gestão inteligente das áreas costeiras.
A baia de São Martinho do Porto é um tesouro natural do nosso concelho e uma referência regional e nacional. A praia é, sem dúvida, uma das mais belas praias de Portugal. A Baía natural em forma de concha, única no país, encontra-se resguardada do Oceano Atlântico por arribas rochosas imponentes que a protegem dos ventos e das ondas, a praia tem águas serenas e condições únicas que a permitem desfrutar durante quase todo o ano.
A divulgação, promoção e a notoriedade são uma das chaves do sucesso de qualquer produto turístico.
Os vereadores do PS na Câmara Municipal de Alcobaça propõem que o executivo inicie os procedimentos e pedidos de informação com vista à integração da baia de São Martinho do Porto neste clube.
https://cister.fm/cister/noticias/politica/clube-das-mais-belas-baias-do-mundo/
***
ver postagem da reunião de câmara
5.403
(extracto)
Intervim:
1. Fiz a proposta de Alcobaça contactar a Presidente de Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira,  que é Presidente do Clube das mais belas baías do mundo e ver as condições para nos candidatarmos com a nossa mais bela baía de SÃO MARTINHO DO PORTO:
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2016/02/960013fev20161755-associacao-das-mais.html
P.Câmara concorda e informa que reuniu com a Ministra do Mar sobre outras questões que a CDU levantou: assoreamento, farol, arriba...
A Ministra diz que vai responder daqui a 2 meses...
Protocolo de parceria para governar a Baía...
13fev2016
 Clube das mais belas baías do mundo - São Martinho do PortoVou propôr em reunião de câmara que Alcobaça faça parte da Associação das mais belas baías do mundo
s.MARtinho do porto deve ser 1 das + belas!!!
*
video com vistas aéreas
Portugal visto do céu
https://www.youtube.com/watch?v=S-nUT-WX9jQ
*
"semelhante a s.MARtinho do porto...o bELO entrar e sair do atlântico na BB bela baía...Alcobaça que vos abRRaça devia participar na associação das + belas baías do mundo...Ver com Setúbal
https://www.facebook.com/1552814161699532/videos/1557440027903612/?pnref=story
***
1 blogue:
http://perolasdooeste2.blogspot.pt/2008/12/s-martinho.html
***
5fev2016 by João Moura

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=959951360747313&set=gm.10154006005728969&type=3&theater
***
Via câmara CDU de Setúbal

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, toma posse como presidente do Clube das Mais Belas Baías do Mundo para o triénio 2016/2019, em cerimónia a realizar nas Filipinas.


http://setubalnarede.pt/noticias/presidencia-do-clube-das-mais-belas-baias-do-mundo-12441/
*
O Clube das Mais Belas Baías do Mundo, constituído a 10 de março de 1997, em Berlim, Alemanha, procura promover a troca de experiências entre os membros ao nível de políticas de proteção, conservação e desenvolvimento sustentado das baías.
O restrito clube, que em duas décadas de existência entrega pela primeira vez a presidência a uma mulher, conta com 38 representantes, espalhados por 25 países e em quatro continentes.
A baía de Setúbal pertence ao organismo desde 14 de novembro de 2002.

http://www.mun-setubal.pt/pt/pagina/clube-das-mais-belas-baias-do-mundo/206
Setúbal pertence desde 14 de novembro de 2002 ao restrito Clube das Mais Belas Baías do Mundo, o qual é constituído por mais de três dezenas de enseadas distribuídas um pouco por todo o planeta.
O clube procura promover a troca de experiências entre os membros ao nível de políticas de proteção, conservação e desenvolvimento sustentado das baías.

A promoção de intercâmbios culturais, sociais, desportivos, económicos e industriais entre os habitantes das regiões das baías é outra das metas procuradas nos eventos desenvolvidos pelo clube.

Clube das Mais Belas Baías do Mundo foi constituído a 10 de março de 1997, em Berlim, com a designação “Club des Plus Belles Baies du Monde”, sendo uma associação que se rege segundo a legislação francesa.
Baía de Setúbal
A baía sadina encontra-se dentro do limite da REN – Reserva Ecológica Nacional, pertencendo ao estuário do Sado.
A orla costeira da baía, enriquecida pela imponência da serra, alberga tesouros da Natureza como o Portinho da Arrábida, votado pelo País como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, ou a Pedra da Anixa, considerada Reserva Zoológica.
A Baía de Setúbal é também o habitat natural do roaz-corvineiro, uma das raras comunidades sedentárias de golfinhos na Europa.
***
Videoclip sobre a vila de S. Marinho do Porto
TIRANDO O IR PARA AS CALDAS!!!
Voz - Diana Abreu
Letra - Fátima Mendonça
https://www.youtube.com/watch?v=MWB1y4EdqEg&feature=share&desktop_uri=%2Fwatch%3Fv%3DMWB1y4EdqEg%26feature%3Dshare&app=desktop