08/03/2016

5.236.(8mar2016.7.7') Comunicados de Imprensa março 2016 - CDU Alcobaça


COMUNICADOS DA CDU
*
28março2016
Com intervenção de Vladimiro Vale

    CDU de Alcobaça assinala 40º aniversário
    da Constituição da República
      
                            Cartaz
    A CDU de Alcobaça vai assinalar, no dia 2 de abril, no Restaurante Caçador, no Casal da Areia, a Constituição da República, precisamente no dia em que foi aprovada há 40 anos. “Estávamos e estamos com os mesmos objetivos de construir uma democracia a sério. A lei fundamental é um guia para a nossa vida política. Podemos melhorar as nossas práticas políticas em todos os sectores e pelouros”, refere a CDU, justificando assim a realização deste jantar-convívio com Conversa Pública, com intervenção de Vladimiro Vale, membro do Comité Central do Partido Comunista Português.
    01-04-201
    *
    21mar2016
    COMUNICADO DA CDU

    A Água
    A Mata do Vimeiro


    À comunicação Social
    Às e Aos Alcobacenses

    1. Quando se comemora do Dia Mundial da Água a CDU não esquece a importância do vector estratégico da Água no nosso município...
    Estudos apontam para que daqui a poucos anos haverá défice de água em muitas zonas do mundo…
    Alcobaça tem de passar a cumprir muito melhor gestão e protecção dos seus recursos hídricos, no elevar da qualidade água fornecida, no tratamento das águas residuais e na prevenção de catástrofes naturais.
    O regadio agrícola tem também de ser cada vez mais eficiente e a utilização de pesticidas tem que ser cuidada.
    A água é uma necessidade básica para a vida e Alcobaça deve preparar-se para exportar este bem, respondendo a necessidades doutras zonas do mundo.
    A CDU vai, de novo, ajudar a encontrar soluções nos Serviços Municipalizados que atenuem um passado ruinoso na gestão da água em alta e no saneamento. Os nossos eleitos vão propor que se aumente a resposta do saneamento e no implementar medidas de maior poupança nas perdas de água tratada.

    2. Também se comemora a importância da Floresta.
    A CDU vai trazer, de novo, para a ordem do dia, o pressionar do Estado, para acabar com o desleixo e avançar, em parceria com o município de Alcobaça, e freguesias confinantes, nas soluções de valorização da Mata do Vimeiro.


    Pel’ A COORDENADORA CONCELHIA DA CDU

    ALCOBAÇA, 21 de março de 2016
    *
    14mar2016
    1.A extraordinária força dos voluntários na economia social.
    2. É correcto reunir descentralizadamente.
    3. CDU congratula-se pela 1.ª reunião descentralizada e pela 1.ª vez que se avalia, atempadamente, politicamente as contas e gestão

    À comunicação Social
    Aos e às Alcobacenses

    1. Alcobaça tem um exército extraordinário de voluntários (as) no movimento associativo, nas instituições sociais, nas cooperativas e noutras organizações da economia social. Conjuntamente, assumem inúmeras responsabilidades do estado (Central e Local) tornando a vida da comunidade mais inclusiva, mais participativa e mais democrática. Há que valorizar mais o seu trabalho, apoiando-o nas diferentes competências, com melhoria dos critérios de apoio financeiro. É preciso incentivar a sua organização, investir na formação e na qualificação das organizações e dos dirigentes, procurar a eficácia e a eficiência deste Movimento que, legitimamente, devemos considerar um vector estratégico do desenvolvimento do nosso concelho.
    2. A primeira reunião de câmara descentralizada, em dezoito anos, foi em Alfeizerão, e provou que é correcto o que a CDU sempre reclamou: O aproximar do executivo municipal a todos os autarcas da freguesia valorizando não só o Presidente da Junta; Informar do Plano Estratégico que foi aprovado por unanimidade de todas as forças políticas e que tem tanto para explicitar de cada freguesia; Concretizar o Planear com Todos, anunciando os próximos projectos e projectar o que se pensa fazer e deixar para melhor análise e recolha de contributos; Ouvir os munícipes…
    3. A CDU congratula-se também por verificar a concretização de outra prática que reivindica desde 1998: a avaliação política das contas e gestão de cada ano, com tempo, e espera que também se concretize a entrega atempada de toda a documentação de 2015, quer da Câmara quer dos Serviços Municipalizados.

    Pel’ A COORDENADORA CONCELHIA DA CDU


    *
    cister.fm
    http://cister.fm/cister/noticias/politica/comunicado-da-cdu-20/
    ***
    7mar2016
    COMUNICADO DA CDU
    - A trabalho igual salário igual
    - A Assembleia Municipal de 27fev2016, aprovou, por unanimidade, a proposta de moção da CDU sobre “o dia incontornável no caminho de uma sociedade justa, livre de desigualdades e discriminações.”

    À comunicação Social
    Aos Alcobacenses

    MOÇÃO
    Dia Internacional da Mulher – 8 de Março
    O Dia Internacional da Mulher está historicamente ligado à luta das mulheres trabalhadoras pela sua emancipação política, económica e social.
    Ao longo de mais de um século, desde a aprovação durante a 2.ª Conferência Internacional de Mulheres (Copenhaga) em 1910 de um Dia Internacional da Mulher, são inúmeros os exemplos em que este dia se eleva como manifestação e luta pelas mais justas aspirações das mulheres de todo o mundo, um dia de acção das mulheres pelos seus direitos próprios, contra todas as formas de discriminação.
    Os objectivos que estiveram na origem da instituição do Dia Internacional da Mulher mantêm-se actuais: a sociedade em que vivemos é marcada pelo triunfo de desigualdades, pela gigantesca desproporção entre os poucos detentores da riqueza e os muitos milhões de homens, mulheres e crianças que não têm nada. Milhões de mulheres no mundo não têm garantida a sua sobrevivência e dos seus familiares. São as primeiras vítimas dos conflitos armados.
    O 8 de Março assume-se pelo facto de transportar para o tempo presente um património histórico de luta das mulheres pela sua emancipação, com reivindicações específicas, que constitui um factor de enriquecimento de uma luta comum a homens e mulheres pela transformação social.
    O Poder Local tem tido um papel importante na promoção dos direitos das mulheres, da valorização da sua participação como parte integrante da história das regiões.
    Em Portugal, está a ser feito um caminho de recuperação de direitos de grande significado para as mulheres: o aumento do salário mínimo nacional, a reposição dos quatro feriados suspensos, o direito das mulheres à interrupção voluntária da gravidez sem pressões nem condicionamentos, a eliminação das penhoras e hipotecas da habitação em execuções fiscais.
    É um caminho de avanços que importa consolidar.
    A Assembleia Municipal de Alcobaça, reunida a 26 de Fevereiro de 2016, apela às mulheres para que, com a sua determinação, coragem e confiança no futuro, comemorem o Dia Internacional da Mulher, honrando todas e todos os que lutam por uma sociedade justa, livre de desigualdades e de discriminações.
    Pel’ A COORDENADORA CONCELHIA DA CDU
    ALCOBAÇA, 7 de março de 2016
    Clementina Henriques
    917 287 798

    João Paulo Raimundo

    917 217 060
    ***
    Via cister.fm
    http://cister.fm/cister/noticias/politica/comunicado-da-cdu-19/
    ***
    O FUTURO
    José Carlos Ary dos Santos
    Isto vai meus amigos isto vai
    um passo atrás são sempre dois em frente
    e um povo verdadeiro não se trai
    não quer gente mais gente que outra gente

    Isto vai meus amigos isto vai
    o que é preciso é ter sempre presente
    que o presente é um tempo que se vai
    e o futuro é o tempo resistente

    Depois da tempestade há a bonança
    que é verde como a cor que tem a esperança
    quando a água de Abril sobre nós cai.

    O que é preciso é termos confiança
    se fizermos de maio a nossa lança
    isto vai meus amigos isto vai.

    ***