24/03/2016

4.368.(24mar2016.) 20.44') JF de Alcobaça contrata contratenores...Um texto mui.estranho da UF de Alcobaça e Vestiaria...Para tratar com serenidade em câmara e junto da Directora do Mosteiro...O que me informaram em Câmara não joga com esta "narrativa...

***
espero 
O BOM SENSO IMPERE
que a música
a animação de rua 
e a harmonia 
ACONTEÇA 
em Alcobaça que vos abRRaça
***
Intervim na reunião de câmara de 4.4.2016
Parece que vai haver acordo entre todas as partes para que voltem a actuar no Mosteiro...
***
31mar2016
12h
https://www.facebook.com/paulo.inacio.presidente.municipio.alcobaca/photos/a.325064580899485.75233.280278222044788/1051884534884149/?type=3&theater
Presidente da Câmara no seu face:
Fomos o elemento facilitador em todo este processo que culminou no excelente espetáculo de rua de Luís Peças e João Paulo Ferreira. Necessitamos de mais eventos de animação de rua bem como de alguma exploração de índole comercial nas ruas de Alcobaça, com o devido equilíbrio e respeito pelo comércio local. 

Julgo que paulatinamente a sociedade civil vai estando cada vez mais preparada e aberta para este tipo de eventos. Esta solução encontrada por estes artistas, com o nosso entusiasmo e anuência, é necessária num cenário de complementaridade entre os espetáculos de rua e os recitais naquela que é casa-mãe destes dois excelentes cantores líricos: o Mosteiro de Alcobaça. No momento certo, que será tão breve quanto possível, Luís Peças e João Paulo Ferreira irão regressar à sua casa mantendo a referida complementaridade entre os dois tipos de espetáculo.

Este assunto será objeto de uma discussão concreta e efetiva na reunião que terei amanhã com a Diretora-Geral da DGPC. Serei exigente e contundente.
***
31mar2016
que grande ousadia:
JF de Alcobaça contrata Luís Peças (e João Paulo Peças ??)
comentei assim:
Mbem! Animar a rua da cidade com qualidade...Uma JF com grande capacidade financeira!...Só contratou o Luís? E o João Paulo?...Por quanto? Em que termos? Conseguiu cooperantes neste investimento?
Junta de Freguesia de Alcobaça e Vestiaria Sr. Vereador nem parece seu. Sabe bem que não escondemos nada. Por agora temos uma prestação acordada por 2 meses com os dois tenores. Veremos se temos de estender. Dependerá da atuação da Autarquia onde tem vereação e responsabilidade acrescida. Esperemos que ajude a garantir o regresso do Luis ao Mosteiro. Tal como temos feito até aqui, entendemos que o orçamento da UFAV deve ser utilizado em prol da freguesia e de tudo o que a valoriza. Umas vezes são projetos que nos são propostos, outras são no seguimento das nossas estratégias. Neste caso é uma opção da UFAV. Poupar o nosso orçamento em alguns campos para assegurar uma participação fundamental para a cidade, tal como são os projetos POSITIVISMO, SOS BRINCAR, NATAL, PÁSCOA, ALCOBAÇA FLORIDA. Infelizmente a capacidade financeira não é a melhor, mas é compensada com a dedicação de muitos (executivo e fregueses).
Não gostoResponder110 min

Rogério Manuel Madeira Raimundo Junta de Freguesia de Alcobaça e Vestiaria TEMOS REUNIÃO 4.4.2016...Vou agir pela +, sempre!!!
https://www.dropbox.com/s/v5ozoe4ydqpqma0/RadioCister_31MAR2016.mp3?dl=0
https://www.facebook.com/jfalcobacaevestiaria/posts/1727782070778062?fref=nf
LUIS PEÇA CONTRATADO PELA UFAV PARA ATUAR EM ALCOBAÇA
Em declarações à Rádio Cister, a UFAV esclareceu que chegou a acordo com Luis Peças para que continue a atuar em Alcobaça, suportando na integra os valores contratualizados: Esclareceu ainda o seu ponto de vista sobre a fundamental continuidade do contratenor em Alcobaça.
Sendo o turismo um dos eixos em que a nossa Autarquia diz apostar, a UFAV pretende dar uma verdadeira ajuda e garantir que Luis Peça continue a fazer as delícias de milhares de turísticas que o ouvem e o recomendam. Os testemunhos de muitos demonstram a mais valia que tem sido para o nosso Mosteiro e para atrair novos visitantes.
***
24março2016
Fiquei surpreendido 
no face 
um texto de indignação...
Mas que não parece ser um texto institucional duma Junta de Freguesia...
??? 
Mas mesmo assim...
Vou verificar as informações que recebi em câmara, 
junto da directora do mosteiro 
e junto do contratenor Luís Peças
nunca esquecendo
MOSTEIRO DE ALCOBAÇA é Estado...Governado pelo PS...Apoiado por td a esquerda!!!
*
A CDU sempre aprovou entrar na parceria Câmara, DGPCultural e Luís Peças
*
Nas últimas reuniões de câmara
2016
 subscrevi que a ideia que a Câmara
 é que paga, portanto, tem esse poder.
Tb salientei que a animação de rua é competência exclusivamente nossa...No Mosteiro podemos pressionar...Temos outras alternativas para valorizar os nossos contatenores
PCâmara diz que tem tentado mediar...Aguarda posição da DGPatrimónio Cultural
***
20h33'
24mar2016
Postagem no face da
https://www.facebook.com/jfalcobacaevestiaria/photos/a.1440332716189667.1073741826.1440012799554992/1566810213541916/?type=3&theater
"É inédita a situação do nosso Luís Peças. Em Portugal, nenhum outro Mosteiro dispõe de um contra-tenor a fazer as delícias dos visitantes. Apesar de se tratar de um cenário aparentemente normal, constitui uma enquadramento legal particular e difícil. No entanto, alguém com muita visão resolveu aquilo que o sistema nacional complica e uniu o nosso Luis Peças à história e ao encanto do nosso Mosteiro. Uma mais valia para o nosso posicionamento turístico, foram Directores do Mosteiro, Directores Gerais, Secretários de Estado e até Ministros garantiram a sua presença durante estes últimos anos
Estariam todos errados? Ou estariam a apostar num jovem da terra, com um dom ímpar, a atrair e cativar visitantes, sobretudo internacionais? Visitantes que já reconhecem a sua presença e passam a palavra. Visitantes que já o procuram.
Existem duas perguntas sem resposta:
1. Qual a verdadeira intensão de uma proposta previsivelmente recusável porque não só altera significativa as condições atuais, como contrato, como ofende no seu formato.
2. Porque que é que a Câmara Municipal de Alcobaça não apresentou ainda uma proposta ao Luís, proporcionando-lhe as condições necessárias para que continue a atuar na nossa cidade, mesmo que no exterior do Mosteiro?
Como habitualmente, são perguntas que ficarão de certo sem respostas.
Enquanto uns dormem, outras cidades apresentaram-lhe soluções. Vale-nos a vontade que o Luis tem de não abandonar a sua cidade.
A UFAV considera que o Luís Peças é património humano e cultural da Cidade. Nesse sentido achamos escandalosa a forma como este assunto está a ser conduzido por parte dos vários intervenientes. Facto é que o Luís, com a dignidade que lhe reconhecemos, declinou a humilhante proposta de renovação que lhe foi apresentada. Não podemos ficar de braços cruzados neste teatro de egos e atitudes. O Mosteiro é um Património da Terra. O turismo uma forte aposta deste executivo. Mas as ações da Sr. Diretora e do Sr. Presidente da Câmara não o confirmam.
A UFAV está disposta a contratá-lo para continuar na nossa cidade. Não vamos permitir que outros o levem com exclusividade. E a razão é simples. O Luis já é um património humano. É uma atracão procurada. E Alcobaça quer o Luís por cá. Sabemos que estas não deveriam ser as nossas prioridades e assumimos a opção que estamos a tomar. Porventura estamos a fazer o trabalho de alguém. Mas assim têm sido os últimos tempos.
Mais uma vez, relembramos aos atores políticos e não só, que:
"A CULTURA DEVE SER OFERECIDA E O ENTRETENIMENTO DEVE SER PAGO”
https://www.youtube.com/watch?v=4ZMq2qZjrH0
*
Rogério Manuel Madeira Raimundo Não parece ser um texto institucional duma Junta de Freguesia...??? Mas mesmo assim...Vou verificar as informações que recebi em câmara, junto da directora do mosteiro e junto dos contratenores
GostoResponder114 hEditado
Bruno Rego Sr. Vereador Rogério Manuel Madeira Raimundo esta Junta sempre se afirmou diferente...para o bem, e para o mal.
GostoResponder414 h
Rogério Manuel Madeira Raimundo Bruno Rego: a informação que recebi não corresponde ao que este texto afirma...daí que vá verificar as 3 partes...Cada um, cada órgão assume as suas responsabilidade...aquel'abRRação
GostoResponder214 hEditado

Bruno Rego Agradecemos que confirme, porque a informação que temos é exatamente esta. Mas mesmo assim, desejamos estar errados. E se assim for, trataremos de repor a informação que tiver que ser reposta.
Não gostoResponder214 hEditado
Rogério Manuel Madeira Raimundo Como Junta tb deverão saber da posição da entidade ESTADO...que é do governo PS, apoiado por toda a esquerda!!!
GostoResponder14 h
Bruno Rego Rogério Manuel Madeira Raimundo tivemos o cuidado de conhecer. O Luis não é um valor indesejado.
GostoResponder14 hEditado
Isabel Fonseca A informação é esta, o contrato proposto pelo mosteiro nada tem a ver com o que estava em utilização. A cma pode contratar o luis, se entender ser uma mais valia para cantar em toda a cidade, com excepção do mosteiro. O Sr Ministro da cultura afirmou aquando da sua visita o desejo de o manter.
Isabel Fonseca Sr. Vereador com todo o respeito, já devia ter verificado as 3 partes.
GostoResponder214 h

Rogério Manuel Madeira Raimundo Como a sr.ª Presidente sabe...O Mosteiro é Estado...Falta perceber a posição do governo PS apoiado por td a esquerda!!!
GostoResponder2 hEditado
Isabel Fonseca Sem comentários. ..
*Adelaide Malhó Mas quando os responsáveis desta cidade ,resolvem este problema continuo dizendo é vergonhoso,como ignoram e tratam os talentos da nossa cidade .
GostoResponder414 h
José Quitério O que eu vou dizer não tem nada a ver com o Luís Peças.
Mas, curiosidade de jurista reformado, gostava muito de conhecer o tal contrato.

GostoResponder213 h
Carlos Bonifácio Em reunião de câmara de 18/3/2016, questionei o Presidente sobre se foram tomadas algumas diligências para que o Luis Peças volte a cantar dentro do Mosteiro. É óbvio que a Câmara não tem qualquer poder ou jurisdição dentro do Mosteiro, mas não é menos...Ver mais
GostoResponder411 hEditado
Eugénia Rodrigues A posição dos vereadores do PS está no jornal da região de cister de ontem! Só é pena que não venha a posição e a resposta a esta situação,tal como nos foi transmitida pelo Sr. Presidente de Câmara!
GostoResponder210 h
Fernando Manuel Bernardino Bento Eu que estudei música durante tantos anos e nesse percurso tive o gosto de trabalhar nesta área com o Luís, que também tanto investiu nos seus estudos, estou inteiramente de acordo com a Sra. Isabel Fonseca, quando diz "A CULTURA DEVE SER OFERECIDA E O...Ver mais
Carlos Bonifácio Sr. Fernando Manuel Bernardino Bento. Concordo com praticamente com tudo o que disse, salvo a observação do "diálogos dos políticos", talvez quisesse dizer diálogos partidários. Na verdade são os políticos que têm que resolver este problema e disso não tenha dúvidas. Considero com franqueza este um pequeno problema e por isso, não compreendo como é que se arrasta há tanto tempo!
Fernando Manuel Bernardino Bento Eu não disse diálogos dos políticos, disse diálogos políticos, que para mim é diferente. Claro que concordo que deve ser resolvido pelos políticos.

Carlos Bonifácio Sim, compreendo o alcance das suas palavras. O que importa é que no essencial estamos de acordo.
GostoResponder1 h
Manuel Sampaio Deus continua a dar nozes a quem não tem dentes. Mas parece que Alcobaça, já tem de sobra, motivos de captar Turistas, que poderá muito bem dispensar este. Será por já não haver na localidade, onde acomodar tantos visitantes?
GostoResponder1 h
Bruno Rego Breve o Luis estará de volta com a UFAV.

***
https://www.facebook.com/inesdecastroepombapimba/photos/a.636156256486646.1073741829.635320289903576/776588562443414/?type=3&theater
***