Nasceu a 15jul1606 (Leida) - Leiden
e morreu a 4out1669 (Amesterdão)
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Rembrandt Harmens van Rijn
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Século de Ouro dos Países Baixos
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Um dos maiores pintores de todos os tempos
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"Escolha apenas um mestre - a Natureza."
"A velhice é um obstáculo à criatividade, mas não pode esmagar o meu espírito jovem."
"A sinceridade é o eventual engano de todos os grandes homens."
"Eu não posso pintar do jeito que eles querem que eu pinte e eles também sabem disso."
https://www.pensador.com/autor/rembrandt_van_rijn/
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http://www.auladearte.com.br/historia_da_arte/rembrandt.htm#axzz4ETZJ2Ffc
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15 de Julho de 1606: Nasce o pintor holandês Rembrandt, autor de "A Lição de Anatomia do Doutor Tulp"
Considerado como um dos grandes mestres da arte
ocidental, Rembrandt Harmenszoon van Rijn nasceu a 15 de julho de 1606, em
Leiden, o centro intelectual da Reforma. Estudou em Amesterdão na oficina do
pintor Pieter Lastman, seguidor de Caravaggio e de Elsheimer. Em 1631
estabeleceu-se definitivamente em Amesterdão. Obteve um
imenso sucesso com a obra A
Lição de Anatomia do Doutor Tulp (1632), recebendo inúmeras encomendas de
retratos e de temas religiosos. O príncipe de Orange, Frederick Hendrik, foi um
dos seus protetores. O atelier tornou-se frequentado por muitos alunos e não
deixou de ensinar até ao fim da vida. Em 1634 casou-se com Saskia van
Uylenburgh, que se tornaria o modelo preferido do artista. Os trabalhos de
Rembrandt desta época apresentavam fortes efeitos de luz. Os retratos eram
tratados de maneira minuciosa e clara, de acordo com a herança de Jan Van Eyck.
Na representação de Agatha
Bas (1641) vai mais longe na
penetração psicológica, atendendo contudo à fina observação dos detalhes. Nas
obras mais pessoais aplicava uma pincelada livre, a tinta era mais empastada. Na
década de 40 passou por difíceis provações que não obstaram a que o seu estilo
ganhasse em interioridade e amplitude. Sugeria as formas e as texturas em vez de
se debruçar exaustivamente sobre a reprodução exata dos pormenores. Começou a
interessar-se por paisagens e na gravura Três Árvores demonstra exemplarmente a sua capacidade de
criar um ambiente e um espaço. Ocupou-se menos com os retratos de personagens
públicas e executou mais quadros de temas religiosos, para além dos inúmeros
auto-retratos que sempre pintou ao longo da vida. Fez igualmente um grande
número de desenhos e de gravuras, sendo incontestável a sua mestria na técnica
da água-forte. O desenho Mulher
Adormecida é inexcedível na
economia e na ousadia do traço. No último período da sua carreira, usava
frequentemente a técnica do empaste. A expressividade emocional, a captação de
um ambiente dramático através dos jogos de luz e de sombra (Retrato de Jan
Six - 1654), são características
que só no Romantismo virão a ser devidamente apreciadas. Rembrandt veio a
falecer em 4 de outubro de 1669.
Rembrandt. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora,
2003-2011.
wikipedia (Imagens)
wikipedia (Imagens)
Auto retrato com 22 anos
Auto retrato
(1632)
Auto retrato
(1660)
Auto retrato (1669, ano
da sua morte)
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/07/15-de-julho-de-1606-nasce-o-pintor.html*
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/07/15-de-julho-de-1606-nasce-o-pintor.html?spref=fb&fbclid=IwAR16Z03nIKtikCSydPpm3LcshZNMONBuKc5-AIetM5ksyunfFAdJb3huB2k
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Rembrandt e "A Lição de Anatomia do Dr. Tulp"
Considerado como um dos grandes mestres da arte ocidental, Rembrandt Harmenszoon van Rijn nasceu a 15 de julho de 1606, em Leiden, o centro intelectual da Reforma. Estudou em Amesterdão na oficina do pintor Pieter Lastman, seguidor de Caravaggio e de Elsheimer. Em 1631 estabeleceu-se definitivamente em Amesterdão. Obteve um imenso sucesso com a obra A Lição de Anatomia do Doutor Tulp (1632), recebendo inúmeras encomendas de retratos e de temas religiosos. O príncipe de Orange, Frederick Hendrik, foi um dos seus protetores. O atelier tornou-se frequentado por muitos alunos e não deixou de ensinar até ao fim da vida. Em 1634 casou-se com Saskia van Uylenburgh, que se tornaria o modelo preferido do artista. Os trabalhos de Rembrandt desta época apresentavam fortes efeitos de luz. Os retratos eram tratados de maneira minuciosa e clara, de acordo com a herança de Jan Van Eyck. Na representação de Agatha Bas (1641) vai mais longe na penetração psicológica, atendendo contudo à fina observação dos detalhes. Nas obras mais pessoais aplicava uma pincelada livre, a tinta era mais empastada. Na década de 40 passou por difíceis provações que não obstaram a que o seu estilo ganhasse em interioridade e amplitude. Sugeria as formas e as texturas em vez de se debruçar exaustivamente sobre a reprodução exata dos pormenores. Começou a interessar-se por paisagens e na gravura Três Árvores demonstra exemplarmente a sua capacidade de criar um ambiente e um espaço. Ocupou-se menos com os retratos de personagens públicas e executou mais quadros de temas religiosos, para além dos inúmeros auto-retratos que sempre pintou ao longo da vida. Fez igualmente um grande número de desenhos e de gravuras, sendo incontestável a sua mestria na técnica da água-forte. O desenho Mulher Adormecida é inexcedível na economia e na ousadia do traço. No último período da sua carreira, usava frequentemente a técnica do empaste. A expressividade emocional, a captação de um ambiente dramático através dos jogos de luz e de sombra (Retrato de Jan Six - 1654), são características que só no Romantismo virão a ser devidamente apreciadas. Rembrandt veio a falecer em 4 de outubro de 1669.
Rembrandt. In
Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012.
wikipedia (Imagens)
https://www.youtube.com/watch?v=lfFVY8mqnFU
A Lição de Anatomia do Dr. Tulp é uma pintura a óleo sobre
tela de Rembrandt, pintada em 1632. É uma de suas obras mais famosas e
revolucionárias.
A obra retrata uma aula de anatomia do doutor Nicolaes Tulp. O corpo que
aparece no quadro é de um marginal que havia sido condenado à morte por
assalto a mão armada no dia anterior à lição. Lições de anatomia realmente existiam e aconteciam em anfiteatros, dadas por doutores anatomistas.
Algumas curiosidades sobre esta obra:
O
nome do pintor e a data da conclusão da pintura podem ser vistos num
quadro de avisos pendurado na parede ao fundo do laboratório de
anatomia. Rembrandt, para não macular sua bela obra, preferiu não
colocar sua assinatura como se faz usualmente.
O
aluno mais próximo do Dr Tulp tem à mão uma folha de papel, na qual
imaginava-se que estavam escritos os nomes dos músculos do antebraço que
estão a ser mostrados, impressão que se desfaz quando se percebe que,
imediatamente acima do chapéu do Dr. Tulp, há uma pincelada com o número
1. Assim, o primeiro nome da lista é o do Dr. Tulp, os outros sete
números correspondem ao nome dos alunos presentes na aula.
O corpo dissecado pertencia a Adriaan Adriaans, também conhecido por Aris Kint, um ladrão que havia sido enforcado por roubo. Estudiosos
da pintura acreditam que o braço esquerdo pintado não é o braço de Aris
Kint, mas de um outro cadáver previamente dissecado por Tulp (É
bastante perceptível que o antebraço esquerdo é maior que o direito).Segundo
mostrou o raio X da pintura, inicialmente a mão direita do cadáver não
tinha dedos. Rembrandt pintou-a posteriormente com base na mão de outra
pessoa (É uma mão delicada, com unhas bem cortadas, nada lembrando a de
um ladrão). Considera-se a possibilidade de Aris Kint ter tido a mão
cortada quando ainda vivo, pois no século XVII, em algumas situações,
havia na Holanda a prática jurídica de se amputar a mão do ladrão como
pena prévia à pena capital. A Lição de Anatomia do Dr. Tulp está exposta no Museu Mauritshuis, em Haia, na Holanda. A casa onde funciona o Museu pertenceu ao colonizador Maurício de Nassau.
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Análise da obra "A Ronda da Noite", de Rembrandt
Uma das obras mais
famosas de Rembrandt, é A Ronda da Noite. Quando o quadro
foi pintado (entre 1640 e 1642) foi designado "A Companhia de
Frans Banning Cocq e Willem von Ruytenburch". A designação Ronda
da Noite apenas apareceu no princípio do século XIX. A origem deste
título surge de uma equivocação de interpretação, nessa altura, o quadro estava
bastante deteriorado e obscurecido pela oxidação do verniz e as suas
figuras eram quase indistinguíveis, a obra assemelhava-se a uma cena nocturna.
Depois do seu restauro em 1947, onde se eliminou o verniz obscurecido,
descobriu-se que o título não se ajustava à realidade, já que a acção se
desenvolve de dia, na penumbra .
A obra foi uma encomenda
da Corporação de Arcabuzeiros de Amsterdão para decorar a Kloveniersdoelen,
sede da companhia. A tela original era de grandes dimensões e no início do
século XVIII foi cortada, com o objectivo de decorar uma sala da Câmara
Municipal de Amsterdão com dimensões mais modestas. O quadro a óleo sobre
tela é ainda uma obra de grandes dimensões – 363 × 437 cm.
O primeiro plano
na obra é dominado pelo capitão Capitão Frans Banning Cocq e o
seu tenente Willem van Ruytenburch. A mão estendida para a frente e a boca
um pouco aberta do capitão indicam-nos que está a falar. Caminha sem olhar para
o tenente, que escuta as suas ordens. À direita e à esquerda do portal, outras
personagens conversam. A meio da tela, homens de capacetes ou chapéus, estão
armados com espadas e lanças, outros ostentam escudos redondos. Alguns
apoderam-se de lanças apoiadas na parede do edifício, à direita. Outros saem do
portal e abrem caminho através da turba. Os elementos da companhia aparecem
captados pelo pintor tal qual os pôde contemplar em numerosas
ocasiões no momento em que diariamente se preparavam para formar e sair para
percorrer a cidade na sua missão de vigilantes da ordem.
Há também em cena uma
personagem feminina que se destaca: tem um vestido dourado, na mão um corno que
serve para beber, à cintura uma bolsa e um frango morto, preso pelas patas. A
personagem feminina é uma fonte de mistério. Embora a sua estatura não seja
muito maior do que a de uma criança, ela está bem realçada no quadro, uma vez
que sobre a mesma incide uma luz forte. É uma personagem chave no quadro, não se encontra na
penumbra e as sombras não a tocam. Alguns críticos vêm nesta menina um retrato
de Saskia van
Uylenburgh, primeira esposa do pintor, que faleceu
prematuramente no ano em que foi pintada a tela, possivelmente de tuberculose.
Saskia era habitual modelo de muitos dos retratos do autor.
O mistério de 'A Ronda
da Noite' segundo Greenaway
Segundo o realizador
Peter Greenaay, Rembrandt pintou A Ronda da Noite para denunciar o assassínio
de uma das pessoas que deveria ter sido representada no quadro, e apontar os
culpados, nele imortalizados.
Greenaway chama à
obra-prima "o j'accuse de Rembrandt". Um corajoso ataque aos
burgueses que encomendaram e pagaram a tela, e estavam envolvidos numa cabala
para obter mais dinheiro, influência, proeminência social e mais poder em
Amesterdão, na altura a cidade mais rica e próspera do Ocidente.
De acordo com Greenaway,
a originalidade formal da famosa tela mais não é do que a maneira que o artista
encontrou para semear as pistas alegóricas que permitiriam aos bons
observadores desvendar o mistério e identificar os assassinos, sob a forma de
várias "anomalias" pictóricas.
Esta tese está exposta
no filme do realizador, A Ronda da Noite. O cineasta vai mais
longe. Na sua opinião, Rembrandt pagou muito caro a ousadia. O artista terá
ficado arruinado e perdido a sua posição social e os favores dos poderosos e
influentes, não pelo gosto em pintura e a moda artística terem mudado nessa
altura na Holanda, mas devido a uma conspiração dos visados no quadro, que o
desacreditaram moral e socialmente, e levaram à penúria.
Fontes: http://www.artehistoria.
wikipedia (Imagens)
A Ronda da Noite
Cópia de A ronda nocturna anterior à mutilação da tela em 1715, onde se pode observar suas dimensões originais
Detalhe da Menina
Detalhe do Chapéu do Tenente
https://www.youtube.com/watch?v=3ICHq-BUeJchttps://www.youtube.com/watch?v=7KbmClpWuhU
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2013/07/analise-da-obra-ronda-da-noite-de.html
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Rembrandt
documentário:https://www.youtube.com/watch?v=64HaXNWfgoE
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Filme completo
https://www.youtube.com/watch?v=BlHIpFA166o
Año: 1936
Duración: 84 min.
País: Reino Unido
Director: Alexander Korda
Reparto: Charles Laughton, Elsa Lanchester, Gertrude Lawrence, Edward Chapman
Género: Drama | Biográfico. Siglo XVII. Pintura
Película biográfica sobre el célebre pintor holandés. En 1642, habiendo alcanzado la cima de la fama, muere repentinamente su adorada esposa Saskia. Desde entonces su pintura es más oscura, pesimista y dramática, lo que disgusta a sus mecenas. En 1656 Rembrandt está arruinado, pero se consuela con la compañía de la bella Hendrickje, con la que no llega a casarse. Sin embargo esta relación extraconyugal lo condena al ostracismo, aunque también le proporciona algunos momentos de felicidad.
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