10/08/2016

9.675. (10ag2016.7.7') Museu do Louvre

***
site oficial 
http://www.louvre.fr 
***
https://www.youtube.com/watch?v=uMTuk3Daq6c&feature=related
***
Ir ao Louvre
https://www.youtube.com/watch?v=_74Ma677iq8
***
Visita virtual
http://www.louvre.fr/llv/musee/visite_virtuelle.jsp?bmLocale=en
*
http://www.phototravel360.com/europa/paris/museu-do-louvre-em-360-graus-paris/
*
***

Louvre: dez curiosidades sobre o museu mais visitado do mundo


http://viagens.sapo.pt/viajar/viajar-mundo/artigos/louvre-dez-curiosidades-sobre-o-museu-mais-visitado-do-mundo
***
A pirâmide e os seus segredos
https://ginapsi.wordpress.com/2011/05/01/louvre-a-piramide-e-seus-segredos/
***
10ag1793: É inaugurado o Museu do Louvre em Paris.
Depois de mais de dois séculos como palácio real e sede do poder monárquico, o Louvre é inaugurado no dia 10 de Agosto de 1793 como museu público pelo governo revolucionário francês.
Hoje, o acervo do Louvre é um dos mais ricos e diversificados do mundo, com obras de arte – fundamentalmente pinturas e esculturas – e objectos representativos de 11 mil anos de civilização e cultura da humanidade.
O palácio do Louvre começou com o rei Francisco I em 1546 no local onde antes existiu uma fortaleza do século XII construída pelo rei Filipe II. Francisco era um grande coleccionador de arte e o Louvre servia como sua residência real. Os trabalhos de remodelação do palácio, supervisionados pelo arquitecto Pierre Lescot, continuaram após a morte de Francisco e prosseguiram nos reinados de Henrique II e Carlos IX.
Quase todos os monarcas que se seguiram ampliaram o Louvre e os terrenos em volta, porém as maiores ampliações ocorreram sob o reinado de Luis XIII e Luis XIV no século XVII. Ambos os reis expandiram enormemente os bens artísticos da coroa, chegando Luis XIV a adquirir toda a colecção de arte do rei Carlos I de Inglaterra após a sua execução na Guerra Civil inglesa. Em 1682, Luis XIV mudou a corte para Versalhes e o Louvre deixou de ser a principal sede e residência da monarquia.
http://estoriasdahistoria12.blogspot.pt/2016/08/10-de-agosto-de-1793-e-inaugurado-o.html