17/10/2016

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2015
http://oportugalbipolar.blogspot.pt/2015/02/litio-na-reindustrializacao-de-portugal.html

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015


Lítio na Reindustrialização de Portugal – Senhor dos Anéis – Cap.56


Portugal não é produtivo e não tem industria mas sendo pouco produtivo é o 5º produtor mundial de Lítio e o maior produtor da EUROPA.

Nos últimos 5 anos, muito se falou das nossas reservas de Lítio, neste momento exportamos os calhaus, que são transformados na Alemanha, vendidos acrescentando mais-valias.

Não sendo isso suficiente, aproveitam o Lítio transformado como matéria-prima, produzindo baterias, que depois exportam com valor acrescentado, para todo o mundo.

Portugal não tem 3 mil milhões de €uros para Junto às minas da Felmica na Guarda, construir uma fundição (mil milhões de €uros) e uma fábrica de baterias com capacidade de produção de 2 GWh por ano (2 mil milhões de €uros), mas teve 8.5 mil milhões de €uros para pagar de juros, sobre uma divida que continua a crescer.

Assim não dá, não vamos a lado nenhum, o caminho passa por definir o Lítio como reserva estratégica nacional, construir uma fundição e uma fábrica de baterias.


Um verdadeiro 1º Ministro informa a Alemanha para continuar a produzir Lítio e Baterias vai construir a fundição e a fábrica de baterias em Portugal, caso contrário, virão outros produzir, mas a matéria-prima deixa de ser exportada, para depois aparecer como Produção Alemã.

Tem interesse no Lítio? Vem produzi-lo em Portugal!

Basta trazer o Know-how, oferecemos Terrenos, junto à Mina, poupando no transporte e 3 mil milhões de €uros.

Os terrenos são para oferecer às empresas que se instalarem, os 3 mil milhões, são para PAGAR com os Lucros da actividade exercida, no fundo é pagar com o pelo do próprio cão, mas passa a ser produção nacional.

Não pagam juros, devolvem o dinheiro com os lucros e entram no Senhor dos Anéis, pagando 10% S. Social sobre a mão-de-obra e 10% de IRC sobre os lucros obtidos, melhor que isto só na china!

A Fundição necessita de quantidades enormes de energia, mas a REN chega com a rede de Gás á Guarda, com capacidade de entrega de 7.000m³ / Hora.







O preço será negociado no mercado ibérico liberalizado, podendo o gás ser adquirido em Espanha e entrar por Portugal em Campo Maior (134 GWh por dia) ou ser adquirido em Portugal, mas será sempre a preços de mercado.

O Lítio, além de ser matéria-prima no fabrico de baterias, pode ser usado nas seguintes aplicações:

 - Cerâmicas e vidrarias;
 - Graxas e lubrificantes;
 - Indústria Eléctrica e Electrónica;
 - Indústria Nuclear;
 - Indústria militar;
 - Indústria Medicamentos;
 - Indústria Metalúrgica;
 - Indústria Óptica;
 - Purificação do ar.

A produtividade de um país passa pelos seus representantes saberem defender os interesses do seu país e dos seus cidadãos, mas isso é coisa que por cá, ainda não temos.
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2012
http://repositorio.lneg.pt/bitstream/10400.9/1742/1/35353.pdf
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2011...
20nov
http://engeoweb.blogspot.pt/2011/11/litio-em-portugal-parte-iv.html
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via expresso

http://expresso.sapo.pt/economia/economina_energia/portugal-a-beira-de-ficar-rico=f631254
Um estudo divulgado esta semana pela empresa de consultoria MarketResearch.com indica que a procura de litío para a construção de baterias de iões de lítio para a indústria automóvel vai quadriplicar ao longo dos próximos 10 anos.
O mesmo estudo revela que em 2010 o mercado mundial de lítio ascendeu a 11 mil milhões de dólares (€8 mil milhões), mas que em 2020 deverá rondar os 43 mil milhões de dólares (€31,5 mil milhões).
Alguns analistas do setor extrativo garantem ao Expresso que Portugal tem aqui uma oportunidade única para "marcar pontos" neste importante mercado, pois atualmente já é o 5º maior exportador mundial de lítio, e tem potencial de exploração para mais 70 anos. Estes dados são confirmados, aliás, num dos relatórios mais recentes do Departamento de Energia norte-americano.

INDÚSTRIA AUTOMÓVEL INTERESSADA NO LÍTIO PORTUGUÊS 

O problema é que Portugal apenas vai até à produção de concentrado de lítio, ou seja, não acrescenta mais valor ao seu produto, tendo que o vender em bruto para os smelters (proprietários de fundições) de outros países. Esses, sim, é que entregam à indústria automóvel o lítio pronto para ser utilizado em baterias de carros elétrios. São também estes intermediários que faturam uma parte considerável do processo de transformação do lítio.
O Expresso sabe, no entanto, que o principal produtor de lítio em Portugal está já a ser sondado por várias empresas multinacionais da indústria das baterias para carros elétricos, no sentido de formar parcerias que possam passar pela criação de uma fundição em Portugal. Ou seja, poderia ser um passo à frente no processo, em que o país acrescentaria valor ao seu recurso natural.
Para além da indústria automóvel, o lítio também, é utilizado na indústria eletrónica (telemóveis), farmacêutica e prevê-se que venha a ter cada vez mais aplicações na indústria aeroespacial e também na área militar.
A preocupação das construtoras de automóveis é tão grande em relação ao lítio que algumas já estão a entrar no capital social de algumas empresas mineiras em várias zonas do globo. A nipónica Mitsubishi ainda recentemente tomou posição em algumas empresas do sector extrativo, na área do lítio, em dois países da América do Sul. Também a Toyota terá feito o mesmo, segundo algumas fontes do sector automóvel.
Com estes avanços para a área mineira, a indústria automóvel quer garantir, de alguma forma, que não vai ter problemas no abastecimento dessa importante matéria-prima, para que a nova área de negócio dos carros elétricos, que agora desponta, não fique comprometida.
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2010
http://boasnoticias.pt/mobile/noticias.php?id=1081

Portugal tem maior mina de lítio da Europa


Portugal é o 5.º maior produtor mundial de lítio, um mineral de cor violeta que é utilizado na construção de baterias para os carros elétricos A mina da Felmica, na Guarda, é a maior da Europa, noticia o jornal Expresso.

É com lítio que se vão produzir as baterias dos novos carros elétricos que as marcas estão a anunciar, mas a indústria automóvel tem tido dificuldades em encontrar um fornecedor de matéria prima em abundância. Portugal pode vir a ser a solução.

"Temos a matéria prima já concentrada e já estamos a fazer um estudo para podermos preparar o lítio para poder ser aplicado no setor das baterias", explicou Carlos mota, presidente da Felmica ao jornal Expresso.

A mina da Felmica, na região da Guarda, é a maior da Europa e dispõe de reservas para 30 anos de produção. Portugal é já o quinto produtor mundial deste mineral.

Carlos Mota adiantou ao jornal que a empresa já foi contactada por dois grandes grupos da indústria automóvel e que poderão ser parceiros na fase de transformação do lítio, ou seja, na sua preparação para utilização nas baterias.

Portugal dispõe de dois milhões de toneladas de reservas de minério de lítio. Quanto a reservas possíveis, a fasquia sobe até às doze milhões de toneladas, o que é suficiente para perto de 70 anos de exploração mineira.

Em termos de exploração, o lítio apresenta uma vantagem relativamente a outros minerais já que as ocorrências deste minério estão entre os 20 e os 30 metros de profundidade pelo que não é necessário abrir minas subterrâneas.
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2009
visão
http://visao.sapo.pt/actualidade/economia/litio-um-tesouro-desaproveitado=f527066