17 de Fevereiro de 1843: Abertura do trânsito na ponte Ponte Pênsil, no Porto
A ponte
Pênsil originalmente chamada de D.Maria II, ligava as margens das
cidades do Porto e de Gaia. Começou a ser construída em Maio de 1841,
para homenagear a Rainha D.Maria II, no 7º aniversário da sua coroação.
A
sua construção foi entregue à empresa francesa Claranges Lucotte &
Cie, de propriedade do Conde Claranges Lucotte, inserindo-se no plano de
construção da futura estrada que ligaria o Porto e Lisboa. O projecto
foi da autoria do engenheiro Stanislas Bigot com a colaboração do
engenheiro José Vitorino Damásio. Os engenheiros Mellet e Amédée
Carruette colaboraram durante a sua construção.
Inaugurada
a 17 de Fevereiro de 1843 foi a primeira obra permanente construída em
Portugal sobre o Rio Douro. Para a sua travessia eram cobrados 5 reis
por cada pessoa a pé, 20 reis por cada cavalo e 40 por um carro com uma
junta de bois. Cada cadeirinha de mãos pagava 60 reis. Os preços
duplicavam à noite, passados três quartos de hora do pôr-do-sol,
voltando às taxas normais três quartos de hora antes do nascer do
sol. Manteve-se em funcionamento durante cerca de 45 anos, até ser
substituída pela Ponte Luís I, construída ao seu lado. Foi desmontada em
1887 e actualmente apenas restam os dois pilares e a casa do Guarda
Militar, que assegurava o pagamento de portagem para a sua travessia, na
margem do Porto.
wikipedia(imagens)
Gravura de Dorey
Gravura pelo Barão de Forrester

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Ponte Luís I
https://www.youtube.com/watch?v=t74zevNJ9ys
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31 de Outubro de 1886: Inauguração da Ponte D. Luís I (Porto)
A
Ponte Luís I mais conhecida por Ponte D. Luís, teve o seu arco e
tabuleiro superior, inaugurados a 31 de Outubro de 1886, dia do
aniversário do rei D. Luís I.
Esta ponte sobre o rio Douro teve a sua construção iniciada em 1881. A estrutura, suportada por arcos de aço,tem dois tabuleiros rodoviários, o superior com cerca de 390 m e o inferior com cerca de 174 m. Os autores do projecto foram os alunos do engenheiro francês Gustave Eiffel, Artur Maury e Teófilo Seyrig.
Esta ponte sobre o rio Douro teve a sua construção iniciada em 1881. A estrutura, suportada por arcos de aço,tem dois tabuleiros rodoviários, o superior com cerca de 390 m e o inferior com cerca de 174 m. Os autores do projecto foram os alunos do engenheiro francês Gustave Eiffel, Artur Maury e Teófilo Seyrig.
O
lançamento dos trabalhos de construção da Ponte Luís I, em 1 de
Dezembro de 1881, contou com a presença do rei D. Luís I, da rainha D.
Maria Pia, do príncipe D. Carlos, do infante D. Afonso e de diversas
autoridades civis e militares do Porto e de Vila Nova de Gaia e decorreu
num pavilhão construído no terreiro do mosteiro da Serra do Pilar.
Pela
passagem na ponte de peões, animais e carruagens era devida portagem,
estabelecida por portaria, com valores que iam dos 5 réis, para peões,
aos 240 réis para carruagens de 4 rodas e carroções.Esta construção veio substituir a antiga ponte pênsil que existia no mesmo local. A construção da ponte pênsil foiiniciada em Maio de 1841 e esteve a cargo da firma francesa Claranges Lucotte e Cª. Ficou concluída no final de1842, foi testada em Janeiro de 1843 e abriu ao público em Fevereiro do mesmo ano. Acabou por ser desmontadaem 1887 por não oferecer condições de segurança, tendo sido substituída pela Ponte Luís I. Da ponte pênsil,apenas restam os pilares.
Estranho
é a ponte ter o seu nome oficial como Luís I, e não Dom Luís I, como é
popularmente conhecida. Há boatos de que o rei não esteve presente na
inauguração e, por causa do “acto desrespeitoso”, a população do Porto
decidiu retirar o ‘Dom’. Claro que isso é apenas uma lenda. Nos próprios
jornais que datam o período da construção, sempre foi referida como
“Ponte Luiz I”. Outras construções, como a da ponte Maria Pia (Dona
Maria Pia) mostram que as construções que levaram nomes da família real
não recebiam o seu título como governantes.
Fontes:Ponte de D. Luís I. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012.
Wikipedia (imagens)
Memoriasgaienses
Construção da Ponte Luís I
A Ponte em construção
Ponte em construção, foto de Emílio Biel
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/10/31-de-outubro-de-1886-inauguracao-da.html?fbclid=IwAR0BwDkTmIrEtFKjyNS0luvr-Vbhln5uPYJyBpacwBHi9CJsZM1ffK4aqYY
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/10/31-de-outubro-de-1886-inauguracao-da.html?fbclid=IwAR0BwDkTmIrEtFKjyNS0luvr-Vbhln5uPYJyBpacwBHi9CJsZM1ffK4aqYY
Inaugurada a 4noVEMbro1877
https://www.youtube.com/watch?v=L5ZH6v-R2d0
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14ab2016 - JN
Novo tabuleiro para a ponte Maria Pia

http://www.jn.pt/local/noticias/porto/porto/interior/novo-tabuleiro-para-a-ponte-maria-pia-5125063.html
Miguel Lopes de Sousa foi o vencedor do concurso de ideias para reabilitar a ponte Maria Pia, no Porto, organizado pelo Instituto Superior de Engenharia, ISEP. O autor propõe um novo tabuleiro inferior suspenso por cabos de aço.
A iniciativa contou com o apoio das Câmaras Municipais do Porto e de Gaia. Miguel Lopes de Sousa, arquiteto e aluno do ISEP, está na expetativa do seu projeto, designado por RIM, ser levado à prática.
Leia mais: Novo tabuleiro para a ponte Maria Pia http://www.jn.pt/local/noticias/porto/porto/interior/novo-tabuleiro-para-a-ponte-maria-pia-5125063.html#ixzz4P2B8QsyH
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http://www.trainlogistic.com/pt/Estrutura/ObrasArte/Norte/pt_dmaria.htm
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via Biblioteca Municipal de Alcobaça:
https://www.facebook.com/BibliotecaMunicipaldeAlcobaca/photos/a.444379262309624.1073741825.150448905035996/1150050748409135/?type=3&theater
Hoje é Dia 4 de Novembro. Não é dia de nada no calendário mas, faz hoje anos a ponte ferroviária Maria Pia, na cidade do Porto
A Ponte, unindo as duas margens do rio Douro, foi solenemente inaugurada a 4 de Novembro de 1877. O nome que lhe foi atribuído constituiu uma homenagem a D. Maria Pia de Sabóia, esposa do rei D. Luís I.
Foi projetada pelo Eng.º Théophile Seyrig e construída pela empresa de Gustave Eiffel.
O estado de degradação atingido pela centenária ponte e a existência de uma única via impossibilitando a passagem simultânea de duas composições, obrigou à sua descativação, sendo substituída pela ponte de São João, inaugurada a 24 de Junho de 1991.
Na BMA sugerimos hoje, algumas obras relacionadas
(Livros no átrio em destaque e sujeitos à requisição habitual)
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04 de Novembro de 1877: Inauguração da Ponte D. Maria Pia
Ponte
ferroviária metálica
construída sobre o
Rio Douro, em 1876, projectada pelo Eng.º
Théophile Seyrig e edificada, entre 1876 e1877, pela empresa Eiffel
Constructions Métalliques. Durante
mais de um
século, ligou a
cidade do Porto ao Sul
do País. Em
1991 o trânsito
ferroviário passou para
a Ponte de S. João,
construída a muito
pouca distância. A
Ponte de D.
Maria Pia é
hoje monumento nacional. A Ponte de
D. Maria Pia,
construída nos finais
do século XIX,
permitiu concluir a
ligação ferroviária entre o Porto
e Lisboa
que, na altura,
terminava na estação
das Devesas em
Vila Nova
de Gaia.
Foi inaugurada em
1877. De facto,
a revolução dos
transportes em Portugal
tornava urgente a
ligação direta entre
as duas principais
cidades, assumindo a
cidade do Porto
a posição de
nó de um
conjunto de linhas
importantes. As transformações operadas pela
introdução deste meio
de transporte na
cidade são evidenciadas
pela construção de
novas estruturas ferroviárias (pontes, túneis,
estações) e pelo
reordenamento do tecido
urbano em função
da localização das
estações .Em Maio
de 1875 foi
aberto um concurso
público internacional para a seleção da
empresa construtora. Das quatro soluções,
apresentadas pelas companhias francesas Eiffel et Ce, Fiver Liles
e Batignolles e
pela inglesa Medd,
Wrightson & Co,
foi seleccionada a
proposta dos engenheiros Gustave Eiffel
e Théophile Seyrig,
considerada a mais
económica e elegante.
De facto, o projecto de Eiffel, prevendo a construção de um tabuleiro
horizontal ao nível
da cota mais
alta das margens,
apoiado num enorme
arco parabólico, revela
uma especial atenção
aos valores paisagísticos do vale do
Douro,
procurando os pontos
de inserção mais
favoráveis num local
em que as
margens mais se
aproximam. Para além
de concretizar um
problema tecnicamente difícil que era a
implantação de uma
ponte numa escarpa
acentuada, esta estrutura representa um sucesso do ponto de
vista formal. O tabuleiro, com
354 metros de
comprimento e 4,5
metros de largura,
fica a 61
metros do nível
das águas, assentando
em seis pilares
que apoiam sobre
um arco com
160 metros de
vão e 42,60
metros de flecha,
formado por duas
curvas parabólicas que
no alto têm
uma separação de
dez metros. Apoia
sobre rolos de
fricção, o que
possibilita a sua
dilatação no sentido
longitudinal e o
torna independente dos
movimentos do arco. A construção foi
adjudicada em 5
de Janeiro 1876
e o contrato
previa um prazo
de construção de
dezoito meses. O
Inverno atrasou as
obras que se
fixaram em 22
meses, terminando em
30 de Outubro
de 1877. No
dia da conclusão
foi realizada uma
experiência de resistência tendo circulado dois comboios pela ponte.
Nesta
construção, vigiada pelos engenheiros Pedro
Inácio Lopes e
Manuel Afonso Espregueira, trabalharam cerca de duzentos operários. A montagem do arco, a operação mais
delicada exigiu a
presença dos engenheiros franceses Emil Nouguier e Marcel Augevère.
A
ponte foi inaugurada
em 4 de
Novembro, com assistência do rei e
da rainha que
daria o nome
à ponte, esta
estrutura manteve-se
operacional até 1
de Junho de
1991.Depois desta
obra notável, entre
1880 e 1884,
Eiffel construiu em
França o famoso
viaduto de Gabarit,
sobre a profunda
garganta do Truyère,
com 448 metros
de vão e
122 metros de
altura, seguindo o
modelo estabelecido para a Ponte D.
Maria Pia.
Ponte de D. Maria Pia. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto
Editora, 2003-2012.
paginas.fe.up.ptrepositorio-tematico.up.pt
Palácio Nacional da Ajuda
Ponte D. Maria Pia -Gravura de
1887
Cópia do projecto original da Ponte de D. Maria Pia
D.Maria Pia e D. Luís
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/11/04-de-novembro-de-1877-inauguracao-da.html?fbclid=IwAR3hYWjq8JweTeU3OzSmVoVtX4oZdVSCCJOcc9LoTBdHWWiqaKaSEyH1-2o***
http://www.portopatrimoniomundial.com/ponte-maria-pia.html
Centro Histórico do Porto
"As profundas alterações provocadas pela Revolução Industrial atingiram também a arquitectura. A influência da técnica associada à utilização de novos materiais, nomeadamente, o ferro, o aço e outros, acabaram por impor novas soluções arquitectónicas mais ajustadas às características da civilização industrial. No final do século XIX assistiu-se ao triunfo da arquitectura do ferro.
A estrutura metálica revolucionou este tipo de arte, envolvendo novas e mais belas formas nos monumentos em que foi aplicada, entre os quais as pontes sobre o Douro. O Porto é, na Europa, a cidade que mais cedo utiliza a arquitectura de ferro.
A ponte de D. Maria Pia foi uma obra construída "no limite das possibilidades clássicas da construção metálica ". Disse-o, há mais de cem anos, Eiffel, o notável engenheiro francês que, na viragem do século, deu o nome à celebre torre de Paris. Na sua época a Ponte D. Maria Pia foi uma obra de engenharia que deslumbrou portugueses e estrangeiros.
Gustavo Eiffel realizou sobre o Douro um audacioso e criativo trabalho. A construção da Ponte iniciou-se em Janeiro de 1876, concluindo-se em Outubro de 1877. Ocuparam-se 150 operários e utilizaram-se 1.600.000 quilos de ferro. As dimensões exigidas pela largura do rio e das escarpas envolventes, foi considerado o maior vão construído até essa data, aplicando métodos revolucionários para a época. Testes à segurança foram efectuados como o emprego dos meios existentes e essa segurança foi largamente comprovada pela utilização, durante mais de 100 anos, ao serviço do caminho de ferro.
A inauguração em 4 de Novembro de 1877, foi presidida pelo rei D. Luís I e pela Rainha D. Maria Pia, que lhe deu o nome.
Esta Ponte, exclusiva para a ligação ferroviária Lisboa Porto, proporcionou uma maior cultura para o Porto e as suas gentes. Evoluíram os tempos e em 1991, com o aparecimento da nova Ponte de São João, a de D. Maria Pia, foi desactivada."
"As profundas alterações provocadas pela Revolução Industrial atingiram também a arquitectura. A influência da técnica associada à utilização de novos materiais, nomeadamente, o ferro, o aço e outros, acabaram por impor novas soluções arquitectónicas mais ajustadas às características da civilização industrial. No final do século XIX assistiu-se ao triunfo da arquitectura do ferro.
A estrutura metálica revolucionou este tipo de arte, envolvendo novas e mais belas formas nos monumentos em que foi aplicada, entre os quais as pontes sobre o Douro. O Porto é, na Europa, a cidade que mais cedo utiliza a arquitectura de ferro.
A ponte de D. Maria Pia foi uma obra construída "no limite das possibilidades clássicas da construção metálica ". Disse-o, há mais de cem anos, Eiffel, o notável engenheiro francês que, na viragem do século, deu o nome à celebre torre de Paris. Na sua época a Ponte D. Maria Pia foi uma obra de engenharia que deslumbrou portugueses e estrangeiros.
Gustavo Eiffel realizou sobre o Douro um audacioso e criativo trabalho. A construção da Ponte iniciou-se em Janeiro de 1876, concluindo-se em Outubro de 1877. Ocuparam-se 150 operários e utilizaram-se 1.600.000 quilos de ferro. As dimensões exigidas pela largura do rio e das escarpas envolventes, foi considerado o maior vão construído até essa data, aplicando métodos revolucionários para a época. Testes à segurança foram efectuados como o emprego dos meios existentes e essa segurança foi largamente comprovada pela utilização, durante mais de 100 anos, ao serviço do caminho de ferro.
A inauguração em 4 de Novembro de 1877, foi presidida pelo rei D. Luís I e pela Rainha D. Maria Pia, que lhe deu o nome.
Esta Ponte, exclusiva para a ligação ferroviária Lisboa Porto, proporcionou uma maior cultura para o Porto e as suas gentes. Evoluíram os tempos e em 1991, com o aparecimento da nova Ponte de São João, a de D. Maria Pia, foi desactivada."