03/11/2016

4.187.(3noVEMbro2016.7.7') Henri Matisse

Nasceu a 31dez1869
 e  morreu 3noVEMbro1954
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Henri Émile Benoît Matisse foi um importante desenhista, escultor e pintor francês. Nasceu em 31 de dezembro de 1869 na cidade francesa de Le Cateau-Cambrésis e faleceu em 3 de novembro de 1954 na cidade de Nice (sul da França). Foi um dos principais representantes do movimento artístico conhecido como Fauvismo.
http://www.suapesquisa.com/biografias/henri_matisse.htm
Biografia resumida (principais momentos da vida):
- Na juventude, trabalhou como escriturário.
- Em 1888, terminou o Ensino Médio e foi estudar Direito na Universidade de Paris.
- Com vinte e um anos de idade, teve contato com a pintura, se apaixonou por ela, e passou a se dedicar às artes plásticas.
- Estudou desenho na escola de pintura Maurice-Quentin Delatour.
- Em 1891, entrou para a Academia Julián de Paris. Abandonou a carreira de Direito.
- Participou do estúdio de artes do artista francês Duconseil.
- Em 1894, nasceu sua primeira filha, Marguerite, com Amélie Parayre.
- Em 1895, entrou para a Escola de Belas Artes de Paris.
- Em 1896, expôs quatro obras na Exposição da Sociedade Nacional.
- Em 1894, ocorre sua primeira exposição individual na Galeria Vollard.
- A partir de 1907, passou a pintar sobre a influência do fauvismo.
- Em 1908, ocorreu sua primeira exposição individual em Nova Iorque.
- Entre 1912 e 1913, viajou para o Marrocos.
- A partir de 1916, suas obras demonstram grande influência do cubismo.
- Em 1917, foi morar na cidade de Nice, onde conheceu Renoir.
- Em 1950, decorou a capela do Rosário.
Estilo artístico de Matisse:
- No começo de sua carreira artística seguiu um estilo tradicional.
- A partir de 1907, passou a pintar dentro do estilo fauvista. 
- Usou a cor como destaque principal de suas obras.
- Utilizou-se de formatos variados em suas obras.
- Usou a simplificação e a exclusão de detalhes em suas pinturas.
- Buscou passar equilíbrio e tranqüilidade em suas obras, trabalhando a organização estrutural das mesmas.
- Trabalhou, em alguns quadros, com a sensação de bidimensionalidade, eliminando a profundidade, usando a mesma intensidade cromática em suas obras.

Femme au Chapeau (Mulher com Chapéu), 1905, Museu de Arte Moderna de São Francisco
Principais obras de Matisse:
- Mulher lendo, 1894
- Mesa de jantar, 1897
- Carmelina, 1903
- Place des Lices, 1904
- Retrato de Madame Matisse, 1905
- Janela aberta, 1905
- Mulher com chapéu, 1905
- Harmonia em vermelho, 1908
- Música, 1910
- Madame Yvonne Landsberg, 1914
- A Janela, 1916
- Meu quarto em Beau-Rivage, 1918
- Odalisca, 1923
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https://www.youtube.com/watch?v=l3L8tNBYUIE
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Na verdade, um pintor não tem outros inimigos sérios senão os seus quadros maus.
 Desenhar é como fazer um gesto expressivo mas com a vantagem da permanência.
 “O tempo extrai vários valores de um trabalho de um pintor. Quando esses valores são esgotados, os quadros são esquecidos, e quanto mais um quadro tem a dar, mais importante ele é.”
 - https://kdfrases.com/autor/henri-matisse
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https://www.youtube.com/watch?v=LTxNeZwCSmE
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Henri Émile Benôit Matisse

Na verdade, um pintor não tem outros inimigos sérios senão os seus quadros maus.
http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/henri-emile-benoit-matisse
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Análise da obra: "Retrato de Madame Matisse" ou "A Linha Verde", de Henri Matisse

A obra “Retrato de Madame Matisse” também conhecida como “A Linha Verde”, foi pintada por Henri Matisse em 1905. É um retrato da sua esposa, Amélie Noellie Parayre. ´

É uma pintura de uma grande audácia cromática, que rompe com a representação realista das formas, da luz e da perspectiva, valorizando toda a potência expressiva da cor. Esta obra foi exibida durante o Salão de Outono de 1905, junto a trabalhos de pintores como André Derain, Albert Marquet ou Maurice de Vlaminck. Os participantes desta exposição seriam baptizados como Les fauves ("as feras") pelo uso estridente da cor e distorção das formas. Actualmente o quadro encontra-se no Museu Nacional de Arte da Dinamarca, em Copenhaga

O grupo fauvista defendia que um quadro, antes de ser a realidade retratada, era ele próprio uma realidade. Em “Retrato de Madame Matisse”, não temos uma mulher, mas uma pintura, que segue as suas próprias regras pictóricas, conforme a sensibilidade do artista. Trata-se de um retrato com um marcado tratamento anti naturalista da cor, que se emprega livremente, sem nenhuma intenção descritiva. A cor é o foco principal do pintor, que prescinde de outros aspectos  como a perspectiva.

Matisse utiliza tons puros, sem misturas ou nuances. Em “Retrato de Madame Matisse”, temos oito áreas de cor. Destaca-se a oposição entre o vermelho e o verde, cores complementares, presentes no fundo e repetidas nas roupas de Madame Matisse.

Nesta obra, a posição da cabeça é bastante convencional. O espaço, no entanto, é arbitrário, sem regras de perspectiva ou sugestão de profundidade. Tudo está na superfície, vibrando com os tons puros. As formas são simplificadas e a modelagem do rosto de Madame Matisse é bastante rudimentar.

Uma linha verde vertical separa a face de Madame Matisse em duas partes. Esta linha equilibra o rosto. Sem ela, as sobrancelhas e olhos escuros tornariam o retrato pesado. A linha verde actua como linha de sombra, separando a metade iluminada da que se encontra na penumbra. Matisse sugere o contraste entre ambas as secções alternando cores quentes e frias.  
wikipedia (imagens)

Henri Matisse em 1933
 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2015/10/analise-da-obra-retrato-de-madame.html?fbclid=IwAR1Bp0yalUlWe2PTQRq6-gZv0RlAN_54JPDURrbBT6co2r5Rl7-0vnbFHYY
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Análise da obra:"A Dança", de Henri Matisse

A Dança, do pintor francês Henri Matisse, é uma obra que se encontra exposta no Museu Hermitage em São Petersburgo na  Rússia . É pintada em óleo sobre tela e mede 260 centímetros de altura por 389 centímetros de largura.

Existem duas versões desta obra. A primeira (de 1909), actualmente no  MomA, em Nova Iorque, usa cores mais pálidas e menos detalhes. A segunda versão (1910), que se encontra no Museu Hermitage utiliza uma paleta cromática fauvista mais clássica.

A pintura foi encomendada pelo patrono de Matisse, Sergei Shchukin, em conjunto com outra obra, chamada Música.

As pinturas seriam colocadas no Palácio Trubetskoy, mansão de Sergei em Moscovo, e, a princípio, Sergei não gostou da ideia de ter pinturas com personagens nuas expostas ao público. Por isso pediu que as bailarinas tivessem vestidos, mas Matisse não concordou e enviou ao seu patrono esboços em aguarela das dançarinas nuas. Com o esboço em mãos, Sergei mudou rapidamente de ideias.

No entanto quando a obra, ainda inacabada, foi exposta no Salão de Outono de 1910 em Paris, o seu autor foi alvo de duras críticas, que fizeram com que o seu patrono cancelasse a encomenda. Embora o golpe tenha deixado o artista desanimado, após alguns dias de reflexão, Matisse decidiu concluí-la.



Acredita-se que a ideia da composição surgiu em 1905, enquanto o pintor observava alguns pescadores a realizar uma dança de roda, a sardana, numa praia do sul de França. As formas simplificadas das dançarinas ocupam toda a tela, num padrão rítmico de movimento expressivo. Além disso, Matisse limitou a sua paleta a apenas três cores: azul para o céu, laranja-rosado para os corpos e verde para as colinas.

A simplicidade do desenho, com os seus três elementos básicos - dançarinas, uma vastidão vazia de verde e outra de azul -, cria uma imagem na qual as relações abstractas entre forma e cor são fundamentais.
Destacam-se nesta obra entre outros elementos, as imagens distorcidas: cinco personagens dão as mãos com o objectivo de criar um círculo, como parte de uma dança em turbilhão. A energia resultante da dança é passada ao espectador através dos contornos sinuosos das pernas e dos pés da dançarina na extremidade.

As curvas rítmicas: dispostos contra o fundo azul, os braços castanho-avermelhados das dançarinas criam um ritmo ondulado por toda a composição. A anatomia delas é simplificada para aumentar o impacto. Enquanto a dançarina do meio inclina a sua cabeça para a frente, a curva dos seus ombros torna-se parte dos padrões ascendentes e descendentes dos braços entrelaçados. Surgem ainda elementos cortados: na parte superior, à direita, o contorno da cabeça de uma das dançarinas é cortado pelo limite da tela, ajudando a dar a impressão de movimento. Em outros pontos do quadro as personagens atravessam ou tocam a margem. O confinamento faz com que o olhar se mantenha concentrado na composição intencionalmente simples.

A Dança de Matisse alude à obra de Igor Stravinsky A Sagração da Primavera. Sob certo ponto de vista, a representação de figuras que dançam num frenesim embriagante e primitivo, em A Dança alude ao ritmo diabólico e demolidor de A Sagração da Primavera.
wikipedia(imagens)
File:La danse (I) by Matisse.jpg
A Dança (1909) Henri Matisse
File:Matisse - Music.jpg
Música  (1910) - Henri Matisse. A obra  A Dança  foi encomendada pelo patrono de Matisse, Sergei Shchukin, em conjunto com esta obra.
File:Matissedance.jpg
A Dança (1910) Henri Matisse
 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2013/12/analise-da-obraa-danca-de-henri-matisse.html?fbclid=IwAR0egIvS4tin1z62vTWjNS-ON3hyLDSCkv0rw1qbWzUBErKR49liRCr4DYs
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31 de Dezembro de 1869: Nasce o pintor francês Henri Matisse

Pintor francês, Henri Matisse nasceu a 31 de Dezembro de 1869 no Norte de França. Abandonou os estudos de Direito para se dedicar à Pintura, tornando-se aluno de Gustave Moreau na Escola de Belas-Artes de Paris. Familiarizou-se com os pintores do pós-impressionismo, particularmente com Cézanne. O pontilhismo inspirou-lhe cores mais fortes e arrojadas e dessa técnica surgiu o fauvismo. Em Mulher com Chapéu (1905) as pinceladas são vigorosas e as cores abrangem áreas maiores. A cor passa a assumir um papel predominante na obra de Matisse. Em Bonheur de Vivre (1906) aborda um tema pastoril, clássico e sereno. Este quadro corresponde ao abandono definitivo do neo impressionismo. Em 1908 já adquirira uma reputação internacional, os seus quadros eram expostos na Alemanha. A exposição de Nova Iorque em 1913, apresentando a arte moderna aos americanos, incluía 13 trabalhos de Matisse. Neste período concebeu quadros que vieram a ser reconhecidos como as obras-primas do século XX. O seu estilo tornou-se muito versátil, incluindo trabalhos austeramente geométricos e exuberantemente decorativos. As viagens ao Norte de África, Itália, Espanha e Taiti acrescentaram cores mais ricas e imagens e padrões exóticos. Nos anos 40 instalou-se definitivamente na Riviera, onde produziu A Cortina Egípcia e Mesa de Jantar - Harmonia em Vermelho. Veio a falecer em Nice a 3 de Novembro de 1954. No fim da vida, a paixão pelo desenho e pela cor resultou nos guaches em recortes da série dos Nus Azuis (1952) e de Recordação da Oceânia (1953). O último trabalho traduziu-se na decoração da Capela do Rosário, perto de Nice, o que incluiu o projecto das janelas, dos murais e praticamente de todos os objectos interiores e exteriores.
Henri Matisse. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012.
Wikipedia(imagens)

File:Portrait of Henri Matisse 1933 May 20.jpg
Henri Matisse, 1933
Arquivo: Matisse-The-Sobremesa Harmonia-em-Vermelho-Henri-1908-fast.jpg
A Sobremesa (Harmonia em Vermelho)- Henri Matisse


File:La danse (I) by Matisse.jpg
A Dança, primeira versão, 1909
File:Matissedance.jpg

A Dança, segunda versão, 1910
  https://www.youtube.com/watch?v=5m-B_15icZA&feature=youtu.be&fbclid=IwAR0GCOY5SfghrlNJvjAytDwuhBpgNz45qataDRgKzSvBWyl5ERZAM85glME
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/12/31-de-dezembro-de-1869-nasce-o-pintor.html?fbclid=IwAR307z6vY50kuQ9T6PifUP1y71PYVcTMZTVobbz6WAU6bQfdvl_YUdOXRFw
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03 de Novembro de 1954: Morre o pintor francês Henri Matisse

Pintor francês, Henri Matisse nasceu a 31 de Dezembro de 1869 no Norte de França. Abandonou os estudos de Direito para se dedicar à Pintura, tornando-se aluno de Gustave Moreau na Escola de Belas-Artes de Paris. Familiarizou-se com os pintores do pós-impressionismo, particularmente com Cézanne. O pontilhismo inspirou-lhe cores mais fortes e arrojadas e dessa técnica surgiu o fauvismo. Em Mulher com Chapéu (1905) as pinceladas são vigorosas e as cores abrangem áreas maiores. A cor passa a assumir um papel predominante na obra de Matisse. Em Bonheur de Vivre (1906) aborda um tema pastoril, clássico e sereno. Este quadro corresponde ao abandono definitivo do neo impressionismo. Em 1908 já adquirira uma reputação internacional, os seus quadros eram expostos na Alemanha. A exposição de Nova Iorque em 1913, apresentando a arte moderna aos americanos, incluía 13 trabalhos de Matisse. Neste período concebeu quadros que vieram a ser reconhecidos como as obras-primas do século XX. O seu estilo tornou-se muito versátil, incluindo trabalhos austeramente geométricos e exuberantemente decorativos. As viagens ao Norte de África, Itália, Espanha e Taiti acrescentaram cores mais ricas e imagens e padrões exóticos. Nos anos 40 instalou-se definitivamente na Riviera, onde produziu A Cortina Egípcia e Mesa de Jantar - Harmonia em Vermelho. Veio a falecer em Nice a 3 de Novembro de 1954. No fim da vida, a paixão pelo desenho e pela cor resultou nos guaches em recortes da série dos Nus Azuis (1952) e de Recordação da Oceânia (1953). O último trabalho traduziu-se na decoração da Capela do Rosário, perto de Nice, o que incluiu o projecto das janelas, dos murais e praticamente de todos os objectos interiores e exteriores.
Henri Matisse. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012.
Wikipedia(imagens)
Arquivo: Matisse-The-Sobremesa Harmonia-em-Vermelho-Henri-1908-fast.jpg
A Sobremesa (Harmonia em Vermelho)- Henri Matisse
 https://www.youtube.com/watch?v=rcmxLVm6g7A&feature=youtu.be&fbclid=IwAR3Ypac6FH5h7_ZW2RioEm4j_lLsrNgZDp2q26wNBL6x4ip_N8SlIXvUUbs
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 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/11/03-de-novembro-de-1954-morre-o-pintor_3.html?fbclid=IwAR2WBakoOUfl5vD_5masIApKcx8jUNIVfyoDdKHPtlMw6nmzZ5gT9oRYNqc
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http://7dasartes.blogspot.pt/2011/10/vida-e-obra-de-henri-matisse-1869-1954.html

Vida e obra de Henri Matisse (1869 - 1954).


O esteta da simplicidade e da cor

Aos 19 anos de idade, estudante de Direito em Paris, Henri Matisse dividia seu tempo entre o trabalho vespertino de escriturário em uma firma de advocacia e, pela manhã, as aulas em uma escola de desenho. Foi quando uma crise de apendicite o deixou um longo tempo preso à cama e assim, afastado do trabalho burocrático, começou a se dedicar com mais afinco à pintura. "Antes, o cotidiano me aborrecia. Ao pintar, passei a sentir-me gloriosamente livre e tranqüilo", ele dizia.

Henri Emile Bernoit Matisse nasceu no último dia do ano de 1869, em Le Cateau, no norte da França. Era filho de um farmacêutico e comerciante de grãos, que sonhava em fazer do filho um próspero advogado. Contudo, Matisse preferiu abandonar a carreira jurídica e dedicar-se integralmente à pintura. Enquanto freqüentava como ouvinte a Escola de Belas-Artes, em Paris, ia ao Louvre para copiar os quadros de grandes mestres ali expostos.

No começo, tudo parecia ir bem. Matisse teve quatro obras expostas no Salão da Sociedade Nacional de Belas Artes e foi convidado para ser membro associado da entidade. Contudo, seu flerte inicial com a estética impressionista contrariou as expectativas da parcela mais conservadora da crítica e ele passou a encontrar dificuldades em divulgar seu trabalho.

A situação se radicalizou quando participou do célebre Salão de Outono de 1905, em Paris, ao lado de Albert Marquet, Maurice Vlaminck e André Derain, que rejeitavam a paleta suave dos impressionistas e aderiram às cores fortes e aos traços expressivos, próximos aos de Vincent van Gogh e Paul Gauguin. A crítica detestou e reagiu com violência.

Matisse e seus colegas foram então chamados de "fauves", numa livre tradução, "bestas selvagens". Daí surgiu o termo "fauvismo", utilizado inicialmente de forma pejorativa, para definir o movimento, de duração efêmera.

Porém, o escândalo e a controvérsia ajudaram a divulgar o nome de Matisse e a aproximá-lo de marchands mais esclarecidos e das vanguardas estéticas de seu tempo. O artista passou a vender um quadro atrás do outro e a fazer viagens pela Europa, África e Ásia, onde manteve contato com novas influências que se refletiram em seu trabalho, desde a tapeçaria oriental aos arabescos da arte islâmica.

Mas foi na luminosa cidade de Nice, na Riviera Francesa, com suas construções brancas e o mar azul do Mediterrâneo ao fundo, que Henri Matisse encontrou seu principal refúgio. Distanciado cada vez mais dos arroubos fauvistas, o artista buscava a harmonia e a paz de espírito. "Sonho com uma arte do equilíbrio, pureza e serenidade, isenta de temas inquietantes e perturbadores", dizia. "Quero que minha arte seja como uma boa poltrona em que se descansa o corpo cansado".

Em 1941, combalido por um câncer no intestino, Matisse foi submetido a duas cirurgias, que lhe tolheram os movimentos e o deixaram em uma cadeira de rodas. Foi nesse período que passou a trabalhar mais intensamente com uma técnica que desenvolvera desde 1937: a aplicação de tinta em papel recortado, os famosos gouaches découpées, que serviriam para ilustrar seu livro Jazz, de 1947. As fotos desta época mostram Matisse em seu quarto de hotel, com tesoura na mão e pilhas de papel colorido no chão.

Cada vez mais recluso, cercado de plantas e de pássaros que criava livremente no quarto, Henri Matisse viveu até 1954. Seu último trabalho foi o projeto de decoração de uma pequena capela na cidade montanhesa de Vence. Para a construção, despojada e banhada de sol, desenhou vitrais azulados e murais com finos traços negros sobre azulejos brancos. Considerava ter atingido ali a plenitude da simplicidade, sua obra-prima.


Curiosidades
  • Tempos bicudos
    Henri Matisse casou em 1898, com Amélie Parayre, que ajudou o marido servindo-lhe de modelo e confeccionando chapéus para complementar a renda familiar. A situação financeira do casal nos primeiros anos após o casamento era crítica, ao ponto de Matisse ter que recorrer ao emprego de assistente de cenógrafo, encarregado de pintar folhas de louro para a decoração do pavilhão onde seria realizada Exposição Universal de 1900.
  • Uma ajuda providencial
    Uma das primeiras pessoas a acreditar no talento de Henri Matisse foi a escritora Gertrude Stein. Colecionadora de arte, ela comprou vários quadros do início de carreira de Matisse. Foi ela também quem o apresentou a muitos marchands parisienses, o que ajudou a divulgar o nome de Matisse entre as principais galerias da capital francesa.
  • Ilustrador de James Joyce
    Matisse foi também um exímio ilustrador. Entre seus trabalhos no gênero, destacam-se as gravuras que fez para uma edição de Flores do Mal, do poeta Baudelaire, e para o romance Ulysses, de James Joyce. Em 1937, também desenhou os cenários e os figurinos para uma montagem teatral de O Vermelho e o Negro, de Stendhal.
  • Pintando na cama
    Quando caiu enfermo, vitimado pelo câncer, Matisse continuou a pintar, embora passasse bom tempo na cama. Ele fixava pontas de carvão na extremidade de longas varas e, com elas, rabiscava as paredes e o teto de sua suíte no hotel Régina, em Nice.
  • Duelo de gigantes
    Picasso e Matisse nutriram uma convivência baseada na competição e, ao mesmo tempo, na admiração mútua. Ambos conquistaram fãs arrebatados e radicais no mundo das artes. "Picassistas" e "matissistas" chegavam a trocar ofensas e defendiam de forma ardorosa a suposta supremacia de seu respectivo ídolo. "Ninguém nunca olhou tão atentamente para meu trabalho quanto Picasso, nem tão atentamente ao trabalho dele como eu", ponderava o próprio Matisse.

Contexto histórico
Ombro a ombro com picasso
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Matisse é considerado por muitos críticos e historiadores da arte, junto com Pablo Picasso, o pintor mais importante e revolucionário do século 20. Uma de suas maiores inovações foi libertar a cor do caráter naturalista. Em 1905, por exemplo, ao pintar o retrato de sua esposa, pôs uma sombra verde no meio do rosto dela. "Quando pinto um verde, não significa dizer grama; quando pinto um azul, não quer dizer céu", observava.

É curioso notar que a obra de Matisse, ao contrário da de Picasso, não absorveu nenhum dos grandes momentos de tensão da história européia na primeira metade do século passado. Durante a Primeira Guerra Mundial, após não conseguir se alistar por que já havia passado da idade máxima permitida para o recrutamento, praticamente deixou de pintar, preferindo dedicar-se ao estudo do violino. Quando estourou a Segunda Guerra, já estava muito mais atormentado com a própria saúde, lamentando ter que deixar Nice por causa do avanço das tropas inimigas.

As obras iniciais de Matisse, sobretudo "Luxo, Calma e Volúpia", de 1904, com suas pinceladas isoladas, ainda são tributárias do neo-impressionismo, embora já anunciasse uma simplificação dos traços e dos volumes. Com o tempo, sua pintura evoluirá para uma crescente busca pela pureza da forma, da linha e das cores, o que atingirá seu ponto máximo nos gouaches découpées, os trabalhos de colagem com papel recortado.

O crítico italiano Giulio Carlo Argan afirmava que a obra de Henri Matisse era, de certo modo, uma resposta negativa ao cubismo. "Ao cubismo, que analisa racionalmente o objeto, ele contrapõe a intuição sintética do todo". Em uma das obras mais famosas do artista, "A Dança", no qual cinco figuras humanas se alongam e dançam de mãos dadas, Argan vê a suprema realização do objetivo central da trajetória artística de Matisse: expressar a máxima complexidade por meio de uma enorme simplicidade.

Sites relacionados
  • Museu Matisse - Site com reprodução de inúmeros desenhos e telas do artista. Em inglês e francês.
  • Masp - Conheça a obra "O Torso de Gesso", que pertence ao acervo do Museu de Arte de São Paulo.
  • Henri Matisse Art Gallery - Galeria virtual, com muitas obras de Matisse, organizadas por ordem alfabética. Em inglês.

 

Principais obras

1. Luxo, Calma e Volúpia (1904) - O quadro pertence à uma das primeiras fases de Matisse, ainda fortemente influenciado pelo neo-impressionismo. 

2. A Janela Aberta (1905) - Exposto no Salão de Outono, que deu origem ao nome "fauvismo"

3. Madame Matisse (1905) - O abandono do uso naturalista da cor. O quadro também é conhecido como "Retrato com Listra Verde".

4. A Dança (1909-1910) - Uma das realizações mais notáveis de Matisse, que expressa vigor e leveza ao mesmo tempo.

5. Interior vermelho (1947) - Um dos mais expressivos dos inúmeros quadros com cenas de interiores de casas pintadas por Matisse.

6. Jazz (1947) - Série de 20 gravuras feitas em papel recortado, técnica que marcaria os últimos trabalhos do artista.


Fonte: