04/11/2016

7.603.(4noVEMbro2016, 13.55') Jacques Offenbach

***
Nasceu a 20jun1819
e morreu a 5out1880
***
Jacques (Jacob) Offenbach, festejado compositor e violoncelista alemão, naturalizado francês, morre em Paris em 5 de outubro de 1880. 

Offenbach nasceu na Alemanha em 1819. Filho de pai músico e cantor judeu da sinagoga local, de nome de Isaac Eberst, originário de Offenbach-am-Main perto de Frankfurt, de onde o nome que adotaria antes mesmo do nascimento de Jacques. Era o sétimo entre os irmãos e tomou lições de violino com seu pai. Toda a família era musical e nas noites costumavam se reunir para tocar música de câmara. Offenbach descobriu muito cedo que o violoncelo era o seu instrumento favorito, iniciando seus estudos com um professor local. Começou a compor música com 6 anos e deu o seu primeiro concerto aos 12. Diante do talento do filho, o pai resolve enviá-lo a Paris a fim de prosseguir seus estudos no prestigioso Conservatório de Música. 
https://www.youtube.com/watch?v=lRUBigCcVA8
Êmulo de Rossini e de Mozart, inventa a “ópera bufa” francesa que muitos confundiram com a opereta, gênero em que igualmente se mostrou excelente, mas cuja paternidade se deve a seu rival – apesar de tudo, amigo – o compositor,intérprete e libretista Florimond Ronger, conhecido como Hervé. Entre as centenas de obras que compôs, muitas se tornaram clássicos do repertório lírico como Orfeu no Inferno (1858), seu primeiro grande sucesso, Contos de Hoffmann, passando pela Grande Duquesa de Gerolstein, A Bela Helena e A Vida Parisiense. 

Durante a Revolução de 1848, Offenbach viajou a Colônia, onde produziu a opereta em um ato, Marietta, em 1849. Em 1850, foi indicado regente da Comédie Française, que lhe deu oportunidade de usar suas próprias composições nas encenações da companhia. Uma peça que se tornou muito famosa foi a Canção de Fortúnio. Manteve-se no posto por 5 anos, ganhando experiência em trabalhos orquestrais para o teatro. 

Em 1855, fundou o seu próprio teatro, Les Bouffes-Parisiens (As Óperas Burlescas Parisienses) a fim de que ali fossem executadas suas próprias obras. Trabalha então, entre outros com os libretistas Henri Meilhac e Ludovic Halévy. Produz Os Dois Cegos. Em dezembro muda de sede para um novo teatro, continuando a construir sua reputação de compositor e produtor artístico. 
https://www.youtube.com/watch?v=sQR0LQskL4E
As melodias de Offenbach eram contagiantes e cheias de alegria. Produziu de 3 a 7 produções a cada ano, muitas das quais foram enviadas diretamente a Londres para serem encenadas nos palcos locais. Em 1858 lança a versão em dois atos do Orfeu no Inferno que ridicularizava muitas das mais proeminentes figuras da época. 

Durante sua vida, Offenbach visitou Londres e Viena muitas vezes como maestro convidado. Viajou para os Estados Unidos porém a viagem não fez bem à sua saúde. Morreu de gota em 1880 e jamais pôde ver encenada a ópera Os Contos de Hoffmann. 

Offenbach é conhecido como o pai da opereta e sua influência espalhou-se por toda parte. Viveu num mundo em que a música romântica era muito popular. Muitos de seus trabalhos permanecem desconhecidos. É também conhecido por suas aberturas, umas tantas canções de suas famosas operetas burlescas e pelo famosíssimo can-can. 
***
Barcarolle
por André Rieu
https://www.youtube.com/watch?v=BZcltKe-hoQ&list=RDBZcltKe-hoQ#t=17
*
https://www.youtube.com/watch?v=Z-K8JFIIhxs