14/03/2017

7.588.(13mar2017.7.7') Teresa Martins

Nasceu a 29nov1985
***
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10154793613225625&set=a.476103755624.255852.570025624&type=3&theater
Filha do nosso camarada Basílio Martins
***
Fiz saudação em reunião de câmara de 3mar2017
***
Via Região de Cister
http://www.regiaodecister.pt/noticias/alcobacense-distinguida-com-1o-premio-de-oncologia-pediatrica
O Serviço de Pediatria do IPO de Lisboa, que integra a alcobacense Teresa Martins, venceu o 1.º prémio Fundação Rui Osório de Castro/Fundação Millennium BCP, no valor de 15 mil euros, com um projeto de investigação que visa reduzir os tempos de internamento das crianças que fazem neutropenia febril, uma consequência dos tratamentos de quimioterapia. 
Segundo o júri, do conjunto dos trabalhos apresentados, este foi o projeto “que mais contribui para desenvolver a melhoria dos cuidados prestados às crianças com doença oncológica. A mudança da antibioticoterapia endovenosa para oral permitirá melhorar a qualidade de vida das crianças com neutropenia febril e das suas famílias e comporta um baixo risco de complicações médicas e de reinternamento”.
O projeto, intitulado “O papel da procaltitotina e outras variáveis na mudança da antibioticoterapia endovenosa para oral nas crianças com doença oncológica e neutropenia febril“, visa identificar os fatores capazes de prever os eventos adversos no contexto da neutropenia febril, definindo assim um grupo de doentes de baixo risco em que se pode implementar, precocemente, a mudança de antibioticoterapia endovenosa para oral.
O estudo, que vai agora arrancar, tem uma duração prevista de dois anos e envolve três pediatras do IPO: Joaquin Duarte, o coordenador, Pierre Gonçalves e Teresa Martins.
***
Via Alcoa
vida principal - creditos da foto arslvt.min-saude
Investigação. Médica alcobacense participa em estudo premiado
http://www.oalcoa.com/medica-alcobacense-participa-em-estu…/
O Serviço de Pediatria do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa venceu o 1º prémio Fundação Rui Osório de Castro/Fundação Millennium BCP, no valor de 15 mil euros, com um projeto de investigação que visa reduzir os tempos de internamento das crianças que fazem neutropenia febril, uma consequência dos tratamentos de quimioterapia. Envolvidos neste estudo estão três pediatras do IPO: Joaquim Duarte, o coordenador, Pierre Gonçalves e Teresa Martins, uma jovem alcobacense de 31 anos.
Teresa Martins, filha de Basílio Martins, advogado e antigo diretor do jornal A Voz de Alcobaça, nasceu e estudou em Alcobaça, primeiro na escola Frei Estevão Martins e depois na Escola Secundária D. Inês de Castro, tendo ingressado, em 2003, na Faculdade de Medicina de Lisboa, onde se formou, em 2009. A jovem médica escolheu a especialidade de Pediatria, o que a levou, em janeiro de 2011, a fazer o internato no Hospital Garcia de Orta, em Almada.
No âmbito deste projeto premiado, a jovem médica, que trabalha atualmente no serviço de Pediatria Oncológica, em Lisboa, dedica-se a investigar, com a restante equipa, como diminuir os períodos de internamento das crianças sujeitas a quimioterapia, cuja redução acentuada de glóbulos brancos aumenta o risco de infeções graves. Por isso, quando as crianças, que recebem este tratamento oncológico, fazem febre, os médicos optam pelo seu internamento e pela administração de antibióticos por via endovenosa. Nalguns casos, os internamentos podem ser prolongados.
(Saiba mais na edição em papel e digital de 9 de março de 2017)