04/04/2017

8.663.(4.4.4.44'4") Maya Angelou

Nasceu a 4.4.1928
e morreu em 28maio2014
***
28maio2020

***
Nasceu a 4ab1928
e morreu a 28maio2014
***
" O sucesso é gostar de si mesmo, gostar do que faz e gostar de como fazê-lo."
" O preconceito é um fardo que confunde o passado, ameaça o futuro e torna o presente inacessível."
"Toda vez que uma mulher se defende, sem nem perceber que isso é possível, sem qualquer pretensão, ela defende todas as mulheres."
" Uma mulher em harmonia com seu espírito é como um rio fluindo. Ela vai onde vai sem pretensão e chega ao seu destino para ser ela mesma e somente ela mesma."
" Eu tinha um monte de nuvens, mas eu tive tantos arco-íris em minhas nuvens."
" É um dos melhores presentes que você pode se dar, perdoar. Perdoe todo mundo."
" Se não gosta de alguma coisa, mude-a. Se não puder mudá-la, mude a sua atitude. Não reclame."
" Você pode encontrar muitas derrotas, mas você não pode se deixar derrotar."
" O amor exige tudo de nós, e sempre exigirá. Ainda assim, é só o amor que nos liberta."
" As pessoas podem não lembrar exatamente o que você fez, ou o que você disse, mas elas sempre lembrarão como você as fez sentir."
" O alcance dos meus braços,
A curva do meu quadril,
A largura do meu passo,
A onda dos meus lábios.
Eu sou uma mulher,
fenomenalmente.
Mulher fenomenal,
Sou eu."
" Cometi muitos erros e, sem dúvida, irei cometer ainda muitos até morrer. Como não posso apagar a história e a única coisa que posso oferecer a Deus é o meu arrependimento, tenho esperança de que as minhas desculpas sinceras tenham sido aceites.
Podes não controlar todos os acontecimentos da tua vida, mas podes decidir não deixar que eles te debilitem. Tenta ser o arco-íris da nuvem de outra pessoa. Não te queixes. Esforça-te por mudar as coisas de que não gostas. Não te lastimes. As lamúrias permitem ao agressor saber que há uma vítima nas redondezas."
" Pergunte o que você quer e estar preparado para obtê-lo.

A vida não é medida pelo número de respirações que damos, mas sim pelos momentos que nos tiram a respiração.

Se você não gosta de algo, mude-o. Se você não pode mudá-la, mude sua atitude. Não reclame.

Eu aprendi que as pessoas vão esquecer o que você disse, as pessoas vão esquecer o que você fez, mas as pessoas nunca esquecerão como você as fez sentir.

O amor não conhece barreiras. Ele pula pula obstáculos, cercas, penetra paredes para chegar a este destino cheio de esperança.

Um pássaro não canta porque tem uma resposta, ele canta porque tem uma canção.

O sucesso é gostar de si mesmo, gostar do que você faz, e gostando de como fazer isto."

" Aprendi que aconteça o que acontecer....
Aprendi que, aconteça o que acontecer, pode até parecer ruim hoje, mas a vida continua e amanhã melhora.
Aprendi que dá para descobrir muita coisa a respeito de uma pessoa observando como ela lida com três
coisas:
dia de chuva, bagagem perdida e luzes de árvore de natal emboladas.
Aprendi que, independentemente da relação que você tenha com seus pais, vai ter saudade deles quando se
forem.
Aprendi que ganhar a vida não é o mesmo que ter uma vida.
Aprendi que a vida, às vezes, nos oferece uma segunda oportunidade.
Aprendi que a gente não deve viver tentando agarrar tudo pela vida afora.
Tem que saber abrir mão de algumas coisas.
Aprendi que quando decido alguma coisa com o coração, em geral vem a ser a decisão correta.
Aprendi que mesmo quando tenho dores, não tenho que ser um saco.
Aprendi que todo dia a gente deve estender a mão e tocar alguém.
As pessoas adoram um abraço apertado, ou mesmo um simples tapinha nas costas.
Aprendi que ainda tenho muito o que aprender.
Aprendi que as pessoas esquecem o que você diz, esquecem o que você faz, mas não esquecem como você faz
com que elas se sintam."
" Ainda Assim Eu Me Levanto – (“Still I Rise”)

Você pode me inscrever na História
Com as mentiras amargas que contar,
Você pode me arrastar no pó
Mas ainda assim, como o pó, eu vou me levantar.
Minha elegância o perturba?
Por que você afunda no pesar?
Porque eu ando como se eu tivesse poços de petróleo
Jorrando em minha sala de estar.
Assim como lua e o sol,
Com a certeza das ondas do mar
Como se ergue a esperança
Ainda assim, vou me levantar
Você queria me ver abatida?
Cabeça baixa, olhar caído?
Ombros curvados com lágrimas
Com a alma a gritar enfraquecida?
Minha altivez o ofende?
Não leve isso tão a mal,
Porque eu rio como se eu tivesse
Minas de ouro no meu quintal.
Você pode me fuzilar com suas palavras,
E me cortar com o seu olhar
Você pode me matar com o seu ódio,
Mas assim, como o ar, eu vou me levantar
A minha sensualidade o aborrece?
E você, surpreso, se admira,
Ao me ver dançar como se tivesse,
Diamantes na altura da virilha?
Das chochas dessa História escandalosa
Eu me levanto
Acima de um passado que está enraizado na dor
Eu me levanto
Eu sou um oceano negro, vasto e irriquieto,
Indo e vindo contra as marés, eu me levanto.
Deixando para trás noites de terror e medo
Eu me levanto
Em uma madrugada que é maravilhosamente clara
Eu me levanto
Trazendo os dons que meus ancestrais deram,
Eu sou o sonho e as esperanças dos escravos.
Eu me levanto
Eu me levanto
Eu me levanto!"
 https://www.pensador.com/autor/maya_angelou/
***

 Maya Angelou (1928-2014) foi uma das mais destacadas vozes das artes e letras norte-americanas. Escritora, poeta, cantora e ativista dos direitos humanos, tornou-se conhecida sobretudo pelas suas sete autobiografias, que são também uma história da América. Ao longo de 50 anos, escreveu ainda ensaios, coletâneas de poemas, peças de teatro e guiões para filmes, que lhe valeram mais de meia centena de prémios. Na sua juventude foi ajudante de cozinha, dançarina em clubes noturnos, prostituta, fez parte do elenco do musical Porgy and Bess e foi jornalista no Egipto e no Gana durante os tempos da descolonização. Ativista dos direitos civis, trabalhou com Martin Luther King Jr. e Malcolm X. A partir de 1990, começou a dar palestras um pouco por todo o mundo, missão que prolongou até depois dos 80 anos. Em 1993, recitou um dos seus poemas na inauguração do primeiro mandato do presidente Bill Clinton.
Sei Porque Canta o Pássaro na Gaiola

Carta à Minha Filha
https://www.wook.pt/autor/maya-angelou/23011
***
via Vida breve
Maya Angelou Recites Phenomenal Woman
28maio2020
Maya Angelou...”pseudónimo de Marguerite Ann Johnson (4 de Abril de 1928 — 28 de Maio de2014), escritora, poetisa e activista dos direitos civis norte-americana, recita o seu poema “Phenomenal woman” / “Mulher fenomenal“, em baixo no original e em tradução portuguesa.
.
PHENOMENAL WOMAN
.
Many people wonder where my secret lies.
I'm not cute or built to suit a fashion model's size
But when I start to tell them,
They think I'm telling lies.
I say,
It's in the reach of my arms
The span of my hips,
The stride of my step,
The curl of my lips.
I'm a woman
Phenomenally.
.
I walk into a room
Just as cool as you please,
And to a man,
The fellows stand or
Fall down on their knees.
Then they swarm around me,
A hive of honey bees.
I say,
It's the fire in my eyes,
And the flash of my teeth,
The swing in my waist,
And the joy in my feet.
I'm a woman
Phenomenally.
.
Men themselves have wondered
What they see in me.
They try so much
But they can't touch
My inner mystery.
When I try to show them
They say they still can't see.
I say,
It's in the arch of my back,
The sun of my smile,
The ride of my breasts,
The grace of my style.
I'm a woman
Phenomenally.
.
Now you understand
Just why my head's not bowed.
I don't shout or jump about
Or have to talk real loud.
When you see me passing
It ought to make you proud.
I say,
It's in the click of my heels,
The bend of my hair,
the palms of my hands,
The need of my care,
'Cause I'm a woman
Phenomenally.
All you women and me
.
.
MULHER FENOMENAL
.
Muita gente se pergunta onde mora o meu segredo
Não sou bonita nem tenho corpo de modelo
Mas quando começo a contar
Todos pensam que eu minto.
Eu digo
Está ao alcance dos meus braços
Na largura das minhas ancas
Na cadência dos meus passos
Na curva dos meus lábios.
Eu sou mulher
Uma mulher fenomenal
.
Quando entro numa sala,
Elegante quanto baste,
E me dirijo a um homem
Os amigos ficam de pé
Ou caem de joelhos.
E juntam-se à minha volta,
Como um enxame de abelhas
Eu digo
É o fogo dos meus olhos
E o brilho dos meus dentes
O vaivém das minhas ancas
O ritmo dos meus pés.
Eu sou mulher
Uma mulher fenomenal
.
Mesmo os homens se perguntam
O que é que vêem em mim
E por mais que eles se esforcem
Não descobrem o meu mistério
Quando lho tento mostrar
Dizem não conseguir ver.
Eu digo
É na curva das minhas costas
O sol do meu sorriso
O ímpeto dos meus seios
A graça do meu estilo.
Eu sou mulher
Uma mulher fenomenal
.
Agora tu compreendes
Que eu tenha a cabeça erguida
Que não grite ou me enerve
Nem tenha de falar bem alto.
Quando me vês passar
Devias sentir orgulho.
E digo
É o som dos meus saltos
As ondas dos meus cabelos
As palmas das minhas mãos
O querer a minha atenção
Eu sou mulher
Uma mulher fenomenal
Todas as mulheres e eu
Tradução/versão nossa.”
.
.
***
notícia do Público
da morte dela
Os Estados Unidos despedem-se de “um tesouro nacional”, uma negra do sul segregado que lutou pelos direitos civis ao lado de Martin Luther King e Malcolm X.
Maya Angelou foi uma das autoras negras mais lidas dos Estados Unidos
A poeta e activista norte-americana Maya Angelou morreu esta quarta-feira. Tinha 86 anos e a sua agente, Helen Brann, explicou à comunicação social que a sua saúde se vinha deteriorando nos últimos tempos. Pouco depois, o filho, Guy B. Johnson, confirmou a notícia com uma declaração pública.
“A família está extremamente grata que a sua ascensão não tenha sido desmerecida por uma perda de acuidade ou compreensão. Viveu uma vida como professora, activista, artista e ser humano. A família está agradecida do tempo que teve com ela e sabemos que está a olhar para nós lá de cima com amor.”


Angelou, que foi convidada a ler poemas em duas tomadas de posse presidenciais – em 1993, com Bill Clinton, e de novo em 2009, com Barack Obama –, foi uma das escritoras negras mais lidas nos Estados Unidos. Entre as suas obras mais conhecidas estão I Know Why the Caged Bird Sings, de 1969, e Carta à minha filha: um legado inspirador para todas as mulheres que amam, sofrem e lutam pela vida – dedicado à filha que nunca tive, de 2008 mas editada em Portugal em 2009 pela Estrela Polar.
Professora de Estudos Americanos na Wake Forest University a partir de 1982, Angelou “era um tesouro nacional, cuja vida e ensinamentos inspiraram milhões de pessoas pelo mundo”, escreveram em comunicado os responsáveis pela universidade.
Nascida em Saint Louis, no Missouri, em 1928, e baptizada como Marguerite Ann Johnson, Maya Angelou cresceu no sul segregado. Vítima de abusos sexuais aos oito anos, foi mãe aos 16, chegando a prostituir-se antes de conseguir começar uma carreira como cantora, actriz e, depois, escritora.
Com um pequeno papel na remontagem de 1952 da conhecida ópera Porgy e Bess, de George Gershwin, foi com o elenco do espectáculo que entre 1954 e 1955 viajou por cerca de vinte países europeus e africanos. No ano anterior, tinha conhecido e casado com o músico Tosh Angelous. Foi quando começou a ter aulas de dança e conheceu o bailarino e coreógrafo Alvin Ailey, com quem chegou a ter uma dupla a que chamavam Al e Rita

Já no arranque da década de 1960, em Nova Iorque, juntou-se à Harlem Writers Guild, conhecendo, pouco depois, Martin Luther King e acabando por ser tornar numa das organizadoras do “Cabaret for Freedom”, com o qual foram angariados fundos cruciais para a Southern Leadership Conference, a organização presidida por Luther King para a luta pelos direitos civis dos negros. Nesta mesma altura, juntou-se também aos movimentos pró-castristas e à luta pelo fim do apartheid na África do Sul, conhecendo o activista Vuzumi Make, com quem se mudou por um breve período para o Egipto, onde foi editora do jornal The Arab Observer. Mudou-se pouco depois para o Gana onde conheceu e se tornou próxima de Malcolm X, a cujo movimento se juntou no seu regresso aos Estados Unidos, em 1965.
https://www.publico.pt/2014/05/28/culturaipsilon/noticia/poeta-maya-angelou-morreu-aos-86-anos-1637791
***
Ainda assim eu me levanto
Você pode me riscar da História
com mentiras lançadas ao ar.
Pode me jogar contra o chão de terra,
mas ainda assim, como a poeira, eu vou me levantar.
Minha presença o incomoda?
Por que meu brilho o intimida?
Porque eu caminho como quem possui riquezas dignas do grego Midas.
Como a lua e como o sol no céu,
com a certeza da onda no mar,
como a esperança emergindo na desgraça,
assim eu vou me levantar.
Você não queria me ver quebrada?
Cabeça curvada e olhos para o chão?
Ombros caídos como as lágrimas,
minh'alma enfraquecida pela solidão?
Meu orgulho o ofende?
Tenho certeza que sim
porque eu rio como quem possui
ouros escondidos em mim.
Pode me atirar palavras afiadas,
dilacerar-me com seu olhar,
você pode me matar em nome do ódio,
mas ainda assim, como o ar, eu vou me levantar.
Minha sensualidade incomoda?
Será que você se pergunta
por que eu danço como se tivesse
um diamante onde as coxas se juntam?
Da favela, da humilhação imposta pela cor,
eu me levanto.
De um passado enraizado na dor,
eu me levanto.
Sou um oceano negro, profundo na fé
crescendo e expandindo-se como a maré.
Deixando para trás noites de terror e atrocidade,
eu me levanto.
Em direção a um novo dia de intensa claridade,
eu me levanto
trazendo comigo o dom de meus antepassados,
eu carrego o sonho e a esperança do homem escravizado.
E assim, eu me levanto
eu me levanto
eu me levanto.
https://www.facebook.com/ceppirrio/posts/644189849007810
***
Via Pensador:
https://pensador.uol.com.br/autor/maya_angelou/
Aprendi que aconteça o que acontecer.... 
Aprendi que, aconteça o que acontecer, pode até parecer ruim hoje, mas a vida continua e amanhã melhora. 
Aprendi que dá para descobrir muita coisa a respeito de uma pessoa observando como ela lida com três 
coisas: 
dia de chuva, bagagem perdida e luzes de árvore de natal emboladas. 
Aprendi que, independentemente da relação que você tenha com seus pais, vai ter saudade deles quando se 
forem. 
Aprendi que ganhar a vida não é o mesmo que ter uma vida. 
Aprendi que a vida, às vezes, nos oferece uma segunda oportunidade. 
Aprendi que a gente não deve viver tentando agarrar tudo pela vida afora. 
Tem que saber abrir mão de algumas coisas. 
Aprendi que quando decido alguma coisa com o coração, em geral vem a ser a decisão correta. 
Aprendi que mesmo quando tenho dores, não tenho que ser um saco. 
Aprendi que todo dia a gente deve estender a mão e tocar alguém. 
As pessoas adoram um abraço apertado, ou mesmo um simples tapinha nas costas. 
Aprendi que ainda tenho muito o que aprender. 
Aprendi que as pessoas esquecem o que você diz, esquecem o que você faz, mas não esquecem como você faz 
com que elas se sintam.
***
Maya Angelou
Todo o meu trabalho é feito para dizer:você pode encontrar muitas derrotas, mas não deve ser derrotado.
O que é ser uma mulher fenomenal? Você liga a televisão, abre uma revista ou até mesmo caminha pelas ruas e uma chuva de propagandas cai sobre você. Use tal produto cosmético. Tinja seu cabelo de tal cor. Faça x horas de academia para ter um corpo de arrasar. Vista a roupa x para ser elegante e sexy (?). Compre, consuma, compre, consuma. Novamente fica a pergunta: o que é ser uma mulher fenomenal? Será que é uma questão puramente de aparência ou será que é uma questão de atitude?
Numa de minhas últimas aulas de Língua Inglesa falamos sobre Maya Angelou, e mais especificamente sobre um de seus poemas, Phenomenal woman, publicado no livro And Still I Rise (1978). Pseudônimo de Marguerite Ann Johnson, Maya Angelou nasceu no Missouri em 4 de abril de 1928. Vinda de uma família de escravos, participou de movimentos em prol do Civil Rights ao lado de Martin Luther King Jr. e esteve presente em vários outros marcos históricos da luta pela transformação social e política dos negros. Autora de poemas, peças de teatro, autobiografias, seriados de televisão, ensaios e livros infantis, Maya Angelou diz escrever para a voz Negra e para todos os ouvidos que podem ouvi-la, ou seja, não há barreiras para suas palavras. Entre seus autores favoritos estão Kipling, Poe, Butler, Thackeray e Henley, embora suas verdadeiras paixões sejam Paul Laurence Dunbar, Langston Hughes, James Weldon Johnson e William Edward Burghardt DuBois, todos autores negros (o que nos lembra o quanto nossas preferências estão interligadas à nossa identificação cultural). Guiada pelo seu amor à literatura, superou diversos momentos difíceis em sua vida e hoje é considerada uma das maiores vozes do cenário mundial.
Angelou é uma mulher fenomenal e em seu poema, deixou-nos o segredo da beleza. À primeira vista, os versos parecem retratar uma mulher um tanto convencida e arrogante, mas se olharmos mais atentamente, captaremos a real mensagem da autora. Trata-se do amor por quem se é e da admiração por como se é, além de uma crítica ao conceito errôneo que a sociedade tem sobre a beleza. Eis minha tradução de Phenomenal woman:
Mulheres bonitas se perguntam onde repousa meu segredo/ Eu não sou bonitinha nem feita de acordo com o tamanho de uma modelo/ Mas quando eu começo a contar a elas,/ Elas pensam que eu estou mentindo./ Eu digo/ Está no alcance dos meus braços,/ Na extensão dos meus quadris,/ No ritmo dos meus passos,/ Na curva dos meus lábios./ Eu sou uma mulher/ Fenomenalmente./ Mulher fenomenal./ É o que sou.
Eu entro em uma sala/ Tão indiferente quanto você queira/ E quanto aos homens,/ Eles se levantam/ Ou caem de joelhos./ Então eles pairam ao meu redor/ Como um enxame de abelhas no mel./ Eu digo,/ É o fogo nos meus olhos,/ E o brilho dos meus dentes,/ O balanço da minha cintura,/ E o contentamento dos meus pés./ Eu sou uma mulher/ Fenomenalmente./ Mulher fenomenal./ É o que sou.
Os homens têm se perguntado/ O que eles veem em mim./ Eles tentam muito/ Mas não conseguem alcançar/ Meu mistério mais profundo./ Quando eu tento mostrar a eles/ Eles dizem que ainda assim não conseguem ver./ Eu digo,/ Está no arco das minhas costas,/ No sol do meu sorriso,/ No percurso dos meus seios,/ Na graça do meu estilo./ Eu sou uma mulher/ Fenomenalmente./ Mulher fenomenal./ É o que sou.
Agora você entende/ Por que minha cabeça simplesmente não se curvou/ Eu não grito ou tento aparecer/ Nem tento falar alto./ Quando você me vê passando/ Você deveria se sentir orgulhoso./ Eu digo,/ Está no som dos meus saltos,/ Na curva dos meus cabelos,/ Na palma da minha mão,/ Na necessidade de me cuidar./ Porque eu sou uma mulher/ Fenomenalmente./ Mulher fenomenal./ É o que sou.
É possível perceber a feminilidade transbordando por cada parte do corpo da mulher nestes quatro versos, e por esse motivo ela não precisa gritar aos quatro ventos para chamar a atenção – sua beleza vem de dentro e isso a torna uma mulher fenomenal. Quando Angelou afirma que não é “bonitinha nem feita de acordo com o tamanho de uma modelo“, fica evidente sua autoconfiança e apreço por ser quem é e da maneira que é, mesmo tendo sido abusada sexualmente quando criança. A crítica sobre o que é belo é muito forte neste poema, visto que a autora sofreu discriminação racial num país em que a beleza pertencia apenas (teórica e estupidamente) àquelas que possuíam pele e olhos claros. Novamente, constatamos que a verdadeira beleza está muito longe daquilo que a sociedade prega.
Outra crítica que Angelou faz é em relação àqueles que questionam a autoconfiança de uma pessoa: “Mulheres bonitas se perguntam onde repousa meu segredo”, “Os homens têm se perguntado/ O que eles veem em mim./ Eles tentam muito/ Mas não conseguem alcançar/ Meu mistério mais profundo.”. De forma resumida, Phenomenal woman está aí para nos lembrar que não importa a cor de nosso cabelo ou o formato de nosso corpo, ser bonita é um reflexo de como nos sentimos a nosso respeito – a mulher fenomenal é simplesmente ela mesma.
Veja a versão original do poema de Maya Angelou, interpretado por Ruthie Foster:
https://www.youtube.com/watch?v=rkYh2BYONms
http://homoliteratus.com/fenomenalmente-maya-angelou/
***
Via Soledade Diamantino Santos
"We are more alike, my friends,
than we are unalike."
Não é demais lembrá-lo, em tempos tão absurdos como os nossos.
Família Humana - Poema de Maya Angelou, que hoje faria 89 anos.
I note the obvious differences
in the human family.
Some of us are serious,
some thrive on comedy.
Some declare their lives are lived
as true profundity,
and others claim they really live
the real reality.
The variety of our skin tones
can confuse, bemuse, delight,
brown and pink and beige and purple,
tan and blue and white.
I've sailed upon the seven seas
and stopped in every land,
I've seen the wonders of the world
not yet one common man.
I know ten thousand women
called Jane and Mary Jane,
but I've not seen any two
who really were the same.
Mirror twins are different
although their features jibe,
and lovers think quite different thoughts
while lying side by side.
We love and lose in China,
we weep on England's moors,
and laugh and moan in Guinea,
and thrive on Spanish shores.
We seek success in Finland,
are born and die in Maine.
In minor ways we differ,
in major we're the same.
I note the obvious differences
between each sort and type,
but we are more alike, my friends,
than we are unalike.
We are more alike, my friends,
than we are unalike.
We are more alike, my friends,
than we are unalike.
Maya Angelou
*
https://www.poetryfoundation.org/features/articles/detail/70265?utm_source=facebook&utm_medium=social_media&utm_campaign=npm17