03/06/2017

6.160.(2jun2017.18.18') Comunicados de Imprensa da CDU.Alcobaça junho2017

***
19jun2017
NOTA DE IMPRENSA SOBRE O “NO POUPAR É QUE ESTÁ O GANHO”
E PESAR

À Comunicação Social
Aos e às Alcobacenses


Ao longo das sucessivas candidaturas da CDU apresentámos um modelo de governação diferente, alternativa ao PSD, procurando a eficácia e a eficiência e com a participação das populações.
Por exemplo temos estado contra a forma como têm sido geridos os Recursos Humanos da Câmara e dos Serviços Municipalizados, propondo o fim da precariedade, e o incremento da motivação dos trabalhadores, princípio da eficiência.
Sempre estivemos contra as práticas de excessos de assessorias políticas, excessivas, (ainda por cima todas partidárias da maioria PSD o que inibe o debate politico) e contra a forma de utilização de viaturas pelos autarcas do PSD e seus assessores, sem qualquer tipo de racionalidade, que aumenta a despesa, evitável!
Nestes anos todos em que o povo deu maiorias ao PSD calculamos que mais de 3 milhões de euros foram gastos, sem qualquer vantagem para a população, para o município. É escasso o investimento, não se cuidam a identidade material e imaterial de uma cidade que é Património da Humanidade pela UNESCO.
Na alternativa da CDU, em vez de assessores políticos, vai capacitar os/as funcionários/as para esse desempenho e melhor a sua produtividade, valorizar as tarefas atribuídas o que permite potenciar a motivação e a qualidade de cada trabalhador/a.

Aparte do tema desta nota de imprensa, a Coordenação da CDU – Alcobaça, atendendo às terríveis notícias que nos chegaram de Pedrógão Grande, durante este fim-de-semana, Concelho do nosso distrito de Leiria, deixa uma mensagem de profundo pesar pelas famílias e amigos das vítimas dos incêndios. Saúda também os Soldados da Paz, nomeadamente das 4 Corporações do nosso concelho, que foram cooperar no que urge fazer agora no combate aos incêndios e nos terríveis rescaldos dos territórios onde houve tantas vítimas…
Pel’ A Coordenadora da CDU – Alcobaça
19junho2017
Clementina Henriques - 917 287 798
Rogério Raimundo – 966 938 402

Aqui poderão encontrar as linhas gerais da governação CDU e as medidas alternativas ao PSD:
 
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2017/02/35755fev201788-29-frentes.html
***
NOTA DE IMPRENSA SOBRE O Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas

À Comunicação Social
Aos e às Alcobacenses


 Hoje é dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
.
ALCOBAÇA tem de saber valorizar a sua importância como centro do mundo de Cister e como essencial na fundação de Portugal. Tem que saber unir a experiência dos nossos emigrantes para desenvolver a Alcobaça Global, que vive em todos os Continentes.
Hoje nada foi promovido pelo município de Alcobaça.
 A CDU entende que Alcobaça tem de saber abraçar a diáspora. Temos que nos aproximar dos +22% de alcobacenses.

É uma das novidades do programa eleitoral da CDU para as eleições autárquicas de 1 de Outubro de 2017: Envolver mais e mais os nossos emigrantes; Criar rede; Estabelecer laços; Desenvolver o ECOA (embaixadores do concelho d' ALCOBAÇA); Implementar o dia/festa do emigrante; Promover conferências com alcobacenses destacados nas mais variadas áreas; Preparar um congresso da emigração; Incentivar e apoiar o regresso àqueles que se sentirem motivados para criar empresas e empregos aqui no nosso concelho; Evitar o êxodo definitivo de jovens do concelho.
***
 Foto de Rogério Manuel Madeira Raimundo.
2jun2017


NOTA DE IMPRENSA SOBRE A AMEAÇA DE CORTE DE TURMAS NO ECBENEDITA

À Comunicação Social
Aos e às Alcobacenses

A CDU ACOMPANHOU a convulsão havida no ano lectivo passado à volta da questão dos colégios e dos cortes de turmas que aconteceram e que se prevêem que aconteça nos próximos anos. Então esclarecemos a nossa posição distinguindo o Particular (do negócio e do lucro que tem toda a razão de existir mas que as famílias terão de pagar) do Ensino Cooperativo que não tem dirigentes a receber salário e que os objectivos são como o da Escola Pública. Valorizámos o Externato Cooperativo da Benedita pela sua importante história no desenvolvimento da freguesia. Trouxemos 3 deputados à Benedita que defenderam as posições da CDU e do ECBenedita.
No dia 24 de maio de 2017, reunimos com o Sr. Director do ECB, no âmbito das autárquicas 2017, recolhemos ideias para parcerias e novas respostas entre a câmara e o ECB e nada fazia esperar esta ameaça da corte de turmas.
Iremos à luta com todas as instituições, na Câmara e Juntas, de forma a alterar esta posição do governo PS.
Mais em baixo transcrevemos o Requerimento de Informação ao Governo PS, apresentado a 1 de junho de 2017, pelo deputado do PCP, Bruno Dias.
Pel’ A Coordenadora da CDU – Alcobaça
2junho2017
Clementina Henriques - 917 287 798
Rogério Raimundo – 966 938 402
https://www.facebook.com/cdualcobaca/

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO DO DEPUTADO BRUNO DIAS
Assunto: Situação atual e perspetivas futuras do Externato Cooperativo da Benedita (Concelho de Alcobaça, Distrito de Leiria)
O Grupo Parlamentar do PCP tem vindo a acompanhar o trabalho desenvolvido pelo Externato Cooperativo da Benedita e sua comunidade educativa, tendo tomado conhecimento da divulgação, pelo Ministério da Educação, da lista provisória que prevê somente a abertura de quatro turmas para o 10.º Ano (duas para o ensino regular e duas para os cursos profissionais). De acordo com a informação divulgada, não foi dada autorização para a abertura das nove turmas previstas necessárias para acolher os atuais alunos do 9.º ano deste estabelecimento de ensino.
Temos em conta que esta é uma instituição altamente relevante na comunidade local e até regional, com um projeto de longo prazo, com iniciativas inovadoras e importantes parcerias para o desenvolvimento integrado, cultural, social e a todos os níveis. Trabalham atualmente no Externato Cooperativo 84 professores, uma psicóloga e 32 funcionários.
Já no final do passado ano letivo (a 06-06-2016), o Grupo Parlamentar do PCP teve oportunidade de visitar o Externato Cooperativo e reunir com a sua Direção, tomando contacto direto com as condições da escola e o seu investimento em instalações e infraestruturas, bem como as informações que nos foram transmitidas sobre o projeto educativo e os quadros de docentes e trabalhadores em geral. Nessa ocasião foi possível testemunhar que não estamos perante um negócio de “colégio privado” em termos comuns, mas sim de um projeto sem fins lucrativos que aposta na qualidade e não no economicismo.
Considerando os alertas e as críticas de responsáveis e docentes do Externato Cooperativo da Benedita, é fundamental ter presente as potenciais consequências de uma decisão que venha colocar em causa a viabilidade do ECB, com cortes ao seu funcionamento. Estamos perante a freguesia mais populosa do concelho, também a freguesia mais meridional e logo por isso das mais distantes da sede de concelho (sendo que o estabelecimento de ensino da rede pública mais próximo está situado em Alcobaça, a 18 quilómetros de distância). Trata-se de uma freguesia onde a oferta da educação pública termina no 6º ano.
Tal como o PCP oportunamente sublinhou, importa não compactuar com generalizações, mas sim contribuir para um debate sereno, construtivo e responsável, tratando de questões prioritárias da educação do nosso país, contribuindo para que as decisões a adotar sejam efetivamente as mais adequadas.
Assim, ao abrigo da alínea d) do artigo 156.º da Constituição e nos termos e para os efeitos do artigo 229.º do Regimento da Assembleia da República, solicito ao Governo os seguintes esclarecimentos:


Qual o fundamento e análise que estiveram na base desta decisão agora anunciada?
Como avalia o Ministério da Educação a situação concreta do Externato Cooperativo da Benedita, e da sua comunidade educativa, o trabalho que ali tem sido desenvolvido e as medidas necessárias para a defesa dos interesses da comunidade local a este nível?
Que medidas considera o Governo desenvolver no sentido de uma reponderação destas decisões relativamente à abertura de turmas para o próximo ano letivo?