02/11/2017

2.614.(2noVEMbro2017.7.7') Fernando Savater

Fernando Savater nasceu a 21JUN1947
em San Sebastian...país basco...
autor de + de 40 livros d' ensaio, narração e teatro
*
Via pensador:
"A predilecção que nós leitores sentimos por um ou outro personagem vem da facilidade com que nos identificamos com eles. Algo em nós se identifica com essa individualidade imaginária, algo contraditório com outras identificações semelhantes. A paixão pela literatura é também uma maneira de reconhecer que cada um somos muitos, e que dessa raiz, oposta ao senso comum em que vivemos brota o prazer literário."
"Podemos viver de muitos modos, mas há modos que não nos deixam viver."
https://www.pensador.com/autor/fernando_savater/
*
https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/9192/1/Revista%20Percursos%20n14_Da%20Teoria%20%C3%89tica%20de%20Fernando%20Savater.pdf
*
ÉTICA PARA AMADOR
 POLÍTCA  "        "
*
O VALOR DE EDUCAR
"O Valor de Educar" é um livro que discute as implicações de nos tornarmos humanos por meio da educação. Fundamentado em diferentes filósofos, de diferentes épocas, o autor valoriza a função de quem toma a si a tarefa de educar, seja a família, seja o professor. Ele mostra a importância da interacção entre os seres humanos na educação e de se estimular o gosto pelo conhecimentos. 
O Valor de Educar
https://www.fnac.pt/O-Valor-de-Educar-Fernando-Savater/a25067
*
(...) Entre outros galardões, recebeu o Prémio Francisco Cerecedo da Associação de Jornalistas Europeus e o Prémio Sakharov de Direitos Humanos.
Fernando Savater é um dos pensadores mais destacados de Espamha e tem vindo a ganhar grande popularidade no mundo inteiro.

http://www.temasedebates.pt/autores/ficha?id=2119
*
via wikipédia
"Fernando Fernández-Savater Martín é um escritor e professor de filosofia espanhol, catedrático de Ética na Universidade do País Basco"
***
1noVEMbro2017...meio-dia...
Após ter encontrado 1 cêntimo na Rua do Pôr-do-sol
1 cêntimo td amolgado
? pelas pedras/rodas dos carros??
*
Comecei a ler O MEU DICIONÁRIO FILOSÓFICO
recomendado pela filósofa ML
*
aqui ficam as minhas notas
e comecei por escolher uma das dezenas de palavras...
E escolhi a antepenúltima -TERESA
depois
segui até ao final do livro
361-Teresa
livros filosóficos no séc XVIII incluíam as obras pornográficas
filósofos eram libertinos, agora professores
*
Thérèse philosophe
prazeres eróticos
bom senso
*
Citação de Georges Bataille
no livro EROTISMO
"No fundo, nada é ilusório na verdade do amor: o ser amado equivale para o amante, mas que importa isso, a verdade do ser. O acaso quer que através dele, uma vez desaparecida a complexidade do mundo, o amante percebe o fundo do ser, a simplicidade do ser."
*
"Eros enlouquece-nos: e quanto mais loucos estamos tanto mais paixão refinada pomos num assunto que deveria resolver-se com a mesma higiénica sobriedade aconselhável para qualquer urgência excretória. (...)
O erotismo é a função intelectual da sexualidade: brota desta e necessita de se apoiar nele e o transcende. Apesar do amor ser reino de engano e do mal-entendiod, há nele uma possibilidade insubstituível de lucidez: pelo erotismo pode chegar-nos a visão decisiva.
(...)
Há algo comevedoramente inteligente até à obscenidade que parece vil ao delicado, até na imundíce mais deliberada que repugna e sobressalta a carne débil dos tentados por ela.
A filosofia demasiado respeitável equivoca-se quando tapa os ouvidos com desdém idealista perante a música erótica que muitas sereias perturbadoras -masturbadoras...- nunca deixam de soar."
369-uniVERsalIDADE
"...desperta clafrios e repulsa, mas responde a ferverosos conjuras que o convocam.(...)
No plano pessoal, a universalidade é uma forma de entender o funcionamento da razão e da ética que só compromete quem a adopta; mas como projecto de instituição de alcance mundial é a aspiração (revolucionária, utópica, o que se quiser) a um novo tipo de mega-império que poderia chegar a transformar gradual mas radicalmente todos os modelos de soicedade políticas em que os homens viveram."
*
cultura/civilização
Ésquilo-gregos-egípcios-teba-estoicismo-fraternidade cristã-renascentismo-talmúdicos-muçulmanos-orientais
*
"Rousseau dava muita importância à compaixão."
*
Shakespeare, na sua peça O MERCADOR DE VENEZA
através da fala do judeu Shylock:
"Sou 1 judeu. Será que 1 judeu não tem olhos? Será que 1 judeu não tem mãos, órgãos, proporções, sentidos, afectos, paixões? Não se nutrirá pelos mesmos alimentos? Não será ferido pelas mesmas armas, sujeito às mesmas doenças, curado pelos mesmos meios, aquecido e resfriado pelo mesmo Verão e pelo mesmo Inverno que 1 cristão? Se nos feris, não sangramos? Se nos fazeis cócegas não nos rimos? Se nos envenenais, não morremos? Se nos ultrajais, não nos vingaremos? Se nos parecemos em tudo, também nos parecemos nisso."
*
Visão da Humanidade pelo Iluminismo
   "     "        " pela concepção romântica
*
Modernidade iluminada
     "                romântica
*
pós-modernidade
a que "Zygman Baunman definiu como Modernidade sem ilusões"

*
nacionalismo
*
"guerra de classes acaba e é substituída pela guerra das civilizações"
"civilizações: ocidental, islâmica, chino-japonesa"
E
395 - veneNOS
"O medo e a estupidez são os únicos venenos sociais contra os quais não parece haver cura nem no século das luzes nem no século das sombras."
*
nesta palavra escreVIVEU muito sobre VOLTAIRE:
"Voltaire e outros iluminados ainda consideravam os negros a meio caminho entre o gorila e o homem propriamente dito."
o tal do partido dos filósofos, dos guerrilheiros intelectuais.
**
PALAVRAS PARA TRABALHAR
autonomásia?
coceguenta?
onanismo?
pícaro?
pristina?
hedonista?
jocunda?
férula?
PALAVRAS PARA UTILIZAR COM MAIS FREQUÊNCIA:
aFÃ
delícIA...deliCIOsa...
eloQUENTE
escarCÉU
***
2016
entrevista em espanhol
https://www.youtube.com/watch?v=FJjUavXjQls
***
2015

«La libertad y el sentido de la vida»

https://www.youtube.com/watch?v=P6pO9J2hJ9o
***
TVI...16ouTUbro2008
O escritor e filósofo espanhol Fernando Savater venceu a 57ª edição do Prémio Planeta com o romance «La Hermandad de la buena suerte», anunciou quarta-feira à noite a organização do galardão, a Editorial Planeta, noticia a Lusa. 

A obra premiada é «uma novela de aventuras e desventuras, um pouco metafísica e inspirada num universo das corridas de cavalos», descreveu quarta-feira à noite Fernando Savater na entrega do galardão. 

Com «La hermandad de la buena suerte», apresentada com o título fíctício «La curva del pardo», Fernando Savater recebe um prémio monetário de 601 mil euros, um dos mais valiosos das letras europeias. 

Segundo Savater, o romance é uma ficção inventada sobre um cavaleiro que desaparece pouco antes de uma corrida de cavalos e que nele não há referências aos seus ensaios filosóficos. 

«Como os meus leitores já se resignaram a aguentar com os meus sermões de filosofia, política e nacionalismo, neste romance decidi tirar férias de mim próprio», disse o escritor. 

O júri do Prémio Planeta decidiu ainda premiar, com 150.250 euros, a obra que ficou em segundo lugar, «Muerte entre poetas», de Ángela Vallvey. 

Fernando Savater nasceu em San Sebastian em 1947 e autor de uma vasta obra de ensaio, teatro e ficção. 

Em Portugal acaba de ser editada, pela Dom Quixote, a obra «A vida eterna - Um convite lúcido a reflectir sem medo sobre religião, a razão, a morte e a vida eterna». 

Savater foi convidado para participar em Janeiro no congresso internacional «Formar leitores para ler o mundo», que a Fundação Calouste Gulbenkian acolhe em Lisboa. 

Em 2007 o Prémio Planeta foi atribuído ao escritor e jornalista Juan José Millás com o romance histórico «El mundo». 

O prémio Planeta foi criado em 1952 pelo editor da Editorial Planeta, como forma de promover e divulgar obras inéditas de escritores espanhóis.

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/literatura/fernando-savater-distinguido
***
5noVEMbro2007
conferência:

"El sentido Humano y Social de la Universidad" con motivo del 50 aniversario de la Universidad Autónoma de Baja California, UABC. Mexicali, Baja California, 


https://www.youtube.com/watch?v=cRVEoO1su4Y