06/11/2017

3.746.(6noVEMbro2017.7.7') Tchaikovsky

Nasceu a 7maio1840
Piotr Ilyich Tchaikovsky
https://www.youtube.com/watch?v=7_WWz2DSnT8&list=RD7_WWz2DSnT8#t=0
*
morreu a 6noVEMbro1893
...1 vivaaaaaaaaaaa à sua obra
https://www.youtube.com/watch?v=7_WWz2DSnT8
***
18DEZembro1892
estreia do QUEBRA NOZES 
em São Petersburgo
 https://www.youtube.com/watch?v=ZK4djjMk800&t=377s
*
https://www.youtube.com/watch?v=gJgJPhw4cvc
***
Pyotr Ilyich Tchaikovsky
https://kdfrases.com/autor/pyotr-ilyich-tchaikovsky
"Nunca estou longe do piano"
"Me alegra quando estou triste"
***
https://www.pensador.com/autor/tchaikovsky/
"Como não ser arrebatado pelos seus gestos, pela graça de seus movimentos e de suas atitudes."
***
 foi um compositor romântico russo que compôs géneros como sinfonias, concertos, óperas, ballets, para música de câmara e obras para coro para liturgias da Igreja Ortodoxa Russa. Algumas das suas obras encontram-se entre as mais populares do repertório erudito. Este foi o primeiro compositor russo a conquistar fama internacional, tendo sido maestro convidado no final da sua carreira pelos Estados Unidos e Europa. Como exemplo pode considerar-se o concerto inaugural do Carnegie Hall de Nova Iorque, em 1891. Tchaikovsky foi honrado em 1884 com uma pensão vitalícia pelo Imperador Alexandre III. Tchaikovsky foi educado para ter uma carreira como funcionário público. Na sua época as oportunidades para se ter uma carreira musical eram escassas e não existia um sistema público de educação musical. Quando surgiu a oportunidade, ingressou no Conservatório de São Petersburgo, onde se graduou em 1865. A sua vida foi preenchida por crises pessoais e depressões. Estas crises advém do facto de a sua mãe ter falecido prematuramente e do colapso da sua relação com a viúva Nadezhda von Meck. A sua homossexualidade foi sempre mantida em segredo. A sua morte prematura aos 53 anos de idade é atribuída à cólera, mas especula-se um possível suicídio. Embora não faça parte do chamado Grupo dos Cinco composto por compositores nacionalistas russos, a sua música tornou-se conhecida e admirada pelo seu carácter distintamente russo, bem como pelas suas ricas harmonias e vivas melodias. As suas obras, no entanto, foram muito mais ocidentalizadas que as de seus compatriotas, uma vez que utilizava elementos internacionais em simultâneo com melodias populares nacionalistas russas.

Referência: https://citacoes.in/autores/pyotr-ilyich-tchaikovsky/
*
https://www.ebiografia.com/tchaikovsky/

Biografia de Tchaikovsky

Tchaikovsky (1840-1893) foi um músico russo. "O Lago dos Cisnes", seu primeiro balé, estreou no teatro Bolshoi em Moscou. "A Bela Adormecida", o "Quebra Nozes" e a "Quarta Sinfonia" são algumas de suas composições. Um dos músicos russos mais conhecidos no mundo.
Tchaikovsky (1840-1893) nasceu em Votkinsk, na Rússia, no dia 7 de maio de 1840. Filho de Ilia Petrovitch, engenheiro, e de Alexandra d'Assier, de origem francesa. Com cinco anos já dedilhava o piano e aos sete já compunha. Em 1850, a família vai morar em São Petersburgo onde o jovem se encantou com o teatro e os concertos. Nesse mesmo ano, ingressa no curso de Direito. Em 1854, perde sua mãe, contaminada pela cólera.
***
BBC
Tchaikovsky's musical scores are lyrical, romantic and deeply emotional. This film endeavours to put the composer in context alongside Tolstoy as one of the most celebrated Russians of his time, examining his continuing significance in Russia today, and visiting locations which were important in Tchaikovsky's life. His life is scoured to reveal an abortive marriage, his true feelings about homosexuality and how this may have been expressed in his music. Contributors include pianists Mikhail Rudy and Yevgeni Kissin, violinist Maxim Vengerov, conductor Valery Gergiev, ballerina Natalia Makarova, opera director Graham Vick and the Tchaikovsky-loving tram driver, Valentina.   GREAT COMPOSERS -- THE SERIES   This landmark series presents the lives and works of seven musical giants from the Baroque era to the twentieth century. It examines the backgrounds, influences and relationships that make these seven composers part of the very fabric of the history of western music. Each composer's life and work is presented through extensive performance sequences, and through interviews and comment from some of today's greatest artists and most respected authorities.
https://www.youtube.com/watch?v=eXfPpRb5oDY
***
FILMES
COMPLETO
https://www.youtube.com/watch?v=DFKsQzqAjAw
*
Cena do filme 'Tchaikovisky', dirigido por Igor Talankin. Teve sua estréia em 1969 na União Soviética, sendo produzido pela Mósfilm, e lançado nos EUA em 1972. Scene from the movie Tchaikovsky aka "Chaykovskiy" (1969/1972). Directors: Igor Talankin, L. Sadikova Imdb: http://www.imdb.com/title/tt0065127/
https://www.youtube.com/watch?v=mZUi3FYXqYQ
**
Delírio de Amor
é sobre Tchaikovsky
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-6273/
**
A morte de Tchaikovsky
Sinopse Pyotr Tchaikovsky é um aclamado compositor de música clássica que morreu a 6 de Novembro de 1893 em São Petersburgo, vítima de uma causa não identificada. Acompanhando o processo de criação musical deste mítico compositor, apercebemo-nos que as obras não são provenientes de onde pensamos. Revelamos então, que a especulação existente em torno da sua morte tem uma causa plausível. Suicídio? Cólera? Assassinio? Como morreu este imortal compositor? REALIZAÇÃO: Nuno Félix ASSISTENTE DE REALIZAÇÃO: Tiago Carvalhas ARGUMENTO: Nuno Félix DIRECTOR DE FOTOGRAFIA: Zulmira Gamito MUSICA ORIGINAL: Pyotr Tchaikovsky SONOPLASTIA: Filipe Fernandes, Nuno Carvalho e João Azevedo. EDITORES: Nuno Rebelo ACTORES: José Eduardo (Pyotr Tchaikovsky) José Wallenstein (Modest Tchaikovsky) Fernando Marques (Homem). Ano 2008
https://www.youtube.com/watch?v=JuQSkzKnmhU
***

18 de Dezembro de 1892: Estreia do bailado "Quebra-nozes", de Tchaikovsky, em São Petersburgo

Conto de natal de Ernst Theodor Amadeus Hoffmann, publicado em 1881, que deu origem a um bailado com música de Tchaikovski e coreografia de Marius Petipa e Lev Ivanov. A acção decorre no século XIX, na Europa Oriental, na casa de Jans Stahlbaum, que passa a noite de Natal com a família e os amigos. Estes são aguardados com grande expectativa por Clara, Louise e Fritz, filhos dos donos da casa, ansiosos por prendas.
Clara recebe do padrinho, Drosselmeyer, o grande animador da festa, um lindo quebra-nozes em forma de soldado. Os irmãos, com inveja, tiram-lhe o presente, acabando por danificá-lo. O padrinho para consolar a afilhada, que ficara triste com o sucedido, garante-lhe que tudo se resolverá.
Terminada a festa, vão todos dormir. Clara acorda e vê que o Quebra-Nozes ganha vida. Como, na sala, havia barulho de ratos, o soldadinho convoca os seus companheiros para lutar contra eles e o seu rei. Depois de matar este, Quebra-Nozes transforma-se num Príncipe e leva Clara a conhecer o Reino das Neves e o dos Doces. Neste último, a Fada Açucarada organiza uma festa, onde dançam todas as figuras do reino, em homenagem à menina. Por fim, Clara e o Príncipe regressam a casa.
Clara acorda, apercebendo-se de que tudo não passara de um sonho maravilhoso.

O Quebra-Nozes. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012.
Wikipedia(imagens)



Ficheiro:Nutcracker design.jpg

Montagem do cenário por Konstantin Ivanov para a encenação original no Teatro Mariinsky (1º Acto)

File:Nutcracker1892.jpg
Produção original de O Quebra Nozes -1892
*
 - "Dance of the Sugar Plum Fairy" / Nutcracker - Bolshoi Ballet 2010
https://www.youtube.com/watch?v=Wz_f9B4pPtg
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/12/18-de-dezembro-de-1892-estreia-do.html?fbclid=IwAR3TXTlEsQrOQiDjRTlPVcVSL1J4jNd1_ZBNxQ4kNi0yHCW6D2vyFrMnKz8
**

07 de Maio de 1840: Nasce, em São Petersburgo, o compositor russo Petr Ilitch Tchaikovski

Compositor russo, nasceu em 1840, em Votkinsk, na Rússia, e morreu em 1893, em São Petersburgo. Ficou célebre pela inspiração melódica dos seus trabalhos e pela sua orquestração. É considerado o "pai" do ballet clássico, como o demonstrou com o Lago dos Cisnes, com o Quebra-Nozes e com a Bela Adormecida.
com vinte e um anos é que despertou para a arte dos sons, depois de terminar o curso de Direito e de se encontrar a trabalhar no Ministério da Justiça russo. A partir daí, resolveu dedicar-se inteiramente à música. Em 1862, ingressou no Conservatório de Música de São Petersburgo e, dois anos depois, compôs uma abertura baseada na peça de Aleksandr Ostrovsky, The Storm, que revelou o seu estilo musical. Em 1865, o irmão de Rubinstein ofereceu-lhe o cargo de professor de harmonia no Conservatório de Moscovo. Depois desse momento, começou a dedicar-se à composição. Após um breve contacto com Mili Balakirev e com o "Grupo dos Cinco", viveu um período de intensa criatividade, em que compôs uma boa parte das suas obras mais importantes. Mas esse esforço tão intenso acabou por originar uma grave doença nervosa.
Entre as várias obras que compôs destacam-se Symphony N.º 1 in G Minor (Winter Dreams), Opus 13 (1866); a fantasia Romeo and Juliet (1869); a ópera cómica Vakula the Smith (1874); Symphony N.º 4 in F Minor, Opus 36 (1877); a ópera Eugene Onegin (1877-78), baseada no poema de Aleksandr Pushkin; Piano Sonata in G Major, Opus 37 (1878); o trabalho para orquestra Suite N.º 1 in D Minor, Opus 43 (1878-79); The Maid of Orleans (1878-79); Violin Concerto in D Major, Opus 35 (1878); Serenade For Strings in C Major, Opus 48 (1880); Capriccio Italien, Opus 45 (1880); 1812 Overture, Opus 49 (1880); Manfred Symphony, Opus 58 (1885); a ópera A Rainha de Espadas (1888); o bailado A Bela Adormecida (1890) e Symphony N.º 5 in E Minor, Opus 64 (1888).
Tchaikovski morreu depois de a apresentação da Symphony N.º 6 in B Minor, Opus 74 (1893), que considerou a sua obra-prima, ser um verdadeiro fracasso. Na altura, pensou-se que a sua morte teria sido causada pela cólera, mas, na segunda metade do século XX, segundo várias investigações, concluiu-se que ele se teria suicidado, devido ao fracasso da sua última obra.
Petr Ilitch Tchaikovski. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012.
wikipedia (Imagens)

File:Tchaikovsky 1906 Evans.PNG

Petr Ilitch Tchaikovski em 1863

File:Sleeping beauty cast.jpg

O elenco original de "A Bela Adormecida"1890 https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2019/05/07-de-maio-de-1840-nasce-em-sao.html?spref=fb&fbclid=IwAR36boi6soerDuTnQOuhb8ygJ3Euc0zzmXT2NAi5xZNIs1wUisFcnqAHk2I
***