13/12/2017

3.909.(13dez2017.7.7') Mário Cerol

***
nasceu a 28jul1975
foi dirigente da Fundação Maria e Oliveira
foi comandante dos BV de Alcobaça até ir para a responsabilidade distrital da Protecção Civil
***
13dez2017
bELO texto do
Mário CerolUm abraço!!!
Custa acreditar, mas parece que a justiça republicana é assim: age por impulsos, sob a influência de agendas, venham elas de onde vierem, surjam elas quando surgirem - desde que venham com caráter de urgência, reclamada por quem não se pode ignorar.
Pode ser que tenha havido erros; melhor, houve erros, em todo o lado e em todas as dimensões. A "estrada da morte" estava lá; o calor extremo em junho é uma banalidade culpável; as "trovoadas secas", a terem existido, fazem o que terão feito...
Perante tudo isto, perante uma florestação insensata, perante alterações climáticas imparáveis, perante décadas e décadas de "eucaliptalização" - tão natural que teve um apoio ministerial / governamental há cerca de 5 anos... - perante isto tudo, quem é constituído arguido? Pois claro: o Mário Cerol, no dia seguinte ao da sua tomada de posse...
Na antiga Grécia, o "phármakos", o bode expiatório, era escolhido de modo mais previsível e, por isso mesmo, mais racional também.
Habituado a conhecer-te, desde que foste meu aluno, como uma pessoa íntegra e trabalhadora, custa-me verificar estes dislates, esta mania que alguns poderes teimam em perpetuar, escolhendo alvos óbvios, sempre que Alguém acima (ou um grande clamor abaixo...) clama por justiça.
Um abraço, Marinho!
Foto de Gaspar Vaz.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1545087675576492&set=a.539999246085345.1073741826.100002258247195&type=3&theater
***
12.12.2017...escreVIVI eu de supeTÃO:
Mário Cerol, ex-comandante dos BV Alcobaça que vos abRRaça, prestigiado pelo serviço público, é o 1.º arguido da tragédia de Pedrógão...Já se previa: os grandes culpados (os que fizeram más políticas florestais e de abandono do interior) vão ficar incóLUMEs...máRIO Força na tua defesa!!!
https://www.publico.pt/2017/12/12/politica/noticia/mario-cerol-e-o-primeiro-arguido-no-caso-dos-incendios-de-pedrogao-1795674
*

O segundo comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, Mário Cerol, é o primeiro arguido conhecido na investigação ao grande incêndio de Pedrógão Grande. A notícia da constituição deste arguido foi avançada pelo “Diário de Leiria”.
O alcobacense Mário Cerol era o terceiro operacional a liderar as operação de socorro no grande incêndio de Pedrógão Grande, que ocorreu a 17 de junho, foi ouvido pelo Ministério Público na semana passada.
O incêndio de Pedrógão Grande foi o mais mortal da história do país. Segundo os dados oficiais, morreram 64 pessoas e mais de 250 ficaram feridas.
Na sequência da tragédia foi pedido um relatório. O texto de Domingos Xavier Viegas foi entregue ao Governo a 16 de Outubro e foi divulgado à excepção do capítulo seis, que faz uma descrição detalhada sobre as últimas horas de vida das vítimas mortais, bem como o que sucedeu ou terá sucedido com os sobreviventes durante os fogos.
O autor do documento considera que algumas das pessoas que acabaram por morrer teriam sobrevivido se não tivesse havido atraso dos meios de socorro.

http://www.beneditafm.pt/?p=36592
*
Via Marta Luís
Mário Cerol não está a ter apoio jurídico por parte da Autoridade Nacional de Proteção Civil, mas tem todo o apoio dos alcobacenses que o respeitam. Quero acreditar que sim. Ao "bode expiatório" muita força para respirar fundo mais uns meses. E para não sufocar, resta-me dizer-te que, também eu, às vezes tenho vergonha deste país, que é o eleito o melhor do "mundo" em tanto, e é tão injusto quanto todo o resto do mundo...Luz e Muita serenidade, é o que te desejo...
http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/pedrogao-grande-segundo-comandante-de-operacoes-de-socorro-de-leiria-constituido-arguido#_swa_cname=sapo24_share&_swa_cmedium=web&_swa_csource=facebook&utm_source=facebook&utm_medium=web&utm_campaign=sapo24_share&_swa_cname=sapo24_share&_swa_cmedium=web&_swa_csource=facebook&utm_source=facebook&utm_medium=web&utm_campaign=sapo24_share
***
16ouTU2017
http://radiocomercial.iol.pt/noticias/72826/adamastor-sobre-vieira-de-leiria

É muito mais fácil fazer comentários... A TODOS e em especial aos incríveis e fantásticos Bombeiros, aos nossos Operadores de Vcoc e de Cdos, ao meu Codis, as entidades que nos apoiaram na organização e sustentação logística da aos camaradas comandantes e a minha família e amigos, muito obrigado, porque Juntos Somos Mais fortes.