04/12/2017

4.526.(4dez2017.7.7') Francisco Sá Carneiro...Caso Camarate...

***
Francisco Manuel Lumbrales Sá Carneiro
nasceu a 19jul1934
morreu a 4dez1980
no acidente aéreo de Camarate...Este acidente já teve 10 Comissões de inquérito e a verdade está por apurar...
Com ele, morreu a companheira, Snu Abecassis, Amaro da Costa do CDS além do piloto do Cessna...
***
A memória mais longínqua, que tenho dele, estão nas suas intervenções da Assembleia Nacional
em pleno fascismo...
1971
e o citador releva 9 frases:

"A liberdade consiste em depender de leis justas."
"Eu considero que uma liberdade dependente de poder discricionário do Governo não é uma verdadeira liberdade; fica à mercê do poder."
"O valor essencial da liberdade sem a igualdade torna-se aristocrático privilégio de uns quantos."
"O fim principal do poder político é o serviço da pessoa. O Estado está ao serviço da pessoa."
"É certo que somos muito propensos a personalizar as questões, o que inibe que elas sejam postas com a independência e a objectividade necessárias."
"O bem comum é aquele que respeita ao conjunto das pessoas em relação, ou seja, aquilo que a todas é indispensável assegurar para que dada pessoa possa realizar-se na liberdade."
"Pouco importa às pessoas saber que têm os direitos reconhecidos em princípio, se o exercício deles lhes é negado na prática."
"Com medo do abuso, limita-se o uso, limitação que pode ir à supressão, para tranquilidade do poder, já que, onde liberdade não há, abuso dela não pode haver."
"O desenvolvimento do económico e a aplicação crescente da técnica a todos os ramos geram a obsessão da eficiência."
http://www.citador.pt/frases/citacoes/s/assembleia-nacional-1971-francisco-sa-carneiro
***
biografia
http://www.historiadeportugal.info/sa-carneiro/
***
23jun2015
José Moreira, testemunha central, foi assassinado...

http://observador.pt/2015/06/23/camarate-testemunha-central-assassinada-conclui-comissao-inquerito/
***
25jan2011
 A IX comissão de inquérito ao caso Camarate toma hoje posse na Assembleia da República para dar continuidade às investigações sobre a queda ... Rodrigues vai presidir à comissão de inquérito, composta por oito deputados socialistas efectivos, seis do PSD, um do CDS-PP, um doPCP e um do BE.
***
20mar2013
Audição do jornalista Frederico Duarte Carvalho, autor do livro "Sá Carneiro e as Armas para o Irão", na Assembleia da República, durante os trabalhos da Xª Comissão Parlamentar de Inquérito de Camarate, a 20 de Março de 2013. O jornalista explicou como a morte do primeiro-ministro
https://www.youtube.com/watch?v=eRZlClmh7JM
***
4dez2015
Escrito em jeito de crónica jornalística, “Camarate - Acidente”, foi apresentado esta quinta-feira por Joaquim Vieira. O jornalista André Barreiros, o autor do livro, decidiu escrevê-lo em abril deste ano... depois de ter fotografado um encontro que o fez reler tudo o que tinha colecionado sobre o caso ao longo de três décadas

http://expresso.sapo.pt/sociedade/2015-12-04-Camarate-35-anos-depois-um-novo-livro-defende-a-tese-de-acidente
***
3jul2015
A X Comissão de Inquérito sobre o desastre que vitimou Sá Carneiro e Amaro da Costa sublinha a falta de colaboração das autoridades americanas

http://www.sabado.pt/portugal/politica/detalhe/cds-pp-e-pcp-de-acordo-na-falta-de-colaboracao-dos-eua
***
2jul2015
+1x inconclusivo...venda de armas ao Irão...EUA/Israel...financiamento da UNITA...
https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=LAUuESyU49o
intervenção de Jorge Machado na Assembleia da República sobre as conclusões da X Comissão de Inquérito ao caso de Camarate, onde o PCP denuncia as omissões feitas por PSD e CDS no Relatório final da Comissão.
http://www.pcp.pt/pcp-denuncia-conclusoes-da-x-comissao-de-inquerito-ao-caso-camarate
***
23jun2015
Comunistas justificam o voto por o documento conter determinadas críticas à atuação das autoridades na década de 1980 e por referir os serviços secretos da antiga RDA, omitindo outros.
O relatório final da X Comissão Parlamentar de Inquérito à Tragédia de Camarate, que aponta "lacunas" às investigações da época, foi hoje aprovado na especialidade, com a abstenção do PCP, acolhendo a maioria das alterações sugeridas pelas partes.
O deputado comunista Miguel Tiago justificou o seu voto devido às críticas no documento à atuação da Polícia Judiciária e do Ministério Público nas diversas diligências da década de 1980, nomeadamente a ausência de "total justificação", com "grau de certeza suficiente", de que as mortes do empresário José Moreira e sua companheira "terem constituído um crime".
José Moreira era dono do avião utilizado na campanha presidencial e foi encontrado morto no seu apartamento, em Carnaxide, vítima de inalação de monóxido de carbono em 05 de janeiro de 1983, dias antes de testemunhar também em comissão parlamentar de inquérito sobre a queda do bimotor norte-americano e após afirmar possuir informações relevantes.
O parlamentar comunista criticou ainda uma referência efetuada no texto sobre inexistência de documentação nos arquivos dos serviços secretos da antiga República Democrática Alemã (RDA), Stasi, sem que outras entidades, designadamente britânicas e norte-americanas, como o MI6 ou a CIA, fossem citadas, por motivos similares.
O inquérito, que adotou as conclusões anteriores da tese de atentado, voltou a debruçar-se sobre a noite de 04 de dezembro de 1980, quando a Aliança Democrática (PPD/PSD, CDS e PPM) apoiava Soares Carneiro, derrotado posteriormente por Ramalho Eanes.
Há 35 anos, o então primeiro-ministro e o seu ministro da Defesa, respetivamente Francisco Sá Carneiro (PPD) e Adelino Amaro da Costa (CDS), morreram, tal como a tripulação e restante comitiva, a bordo de um Cessna 421 A, despenhado pouco depois de levantar voo de Lisboa, rumo ao Porto, para um comício.
"Não somos tão perentórios em relação às mortes de José Moreira e companheira, mas, de facto, verificaram-se deficiências, sim, nas investigações", concordou a deputada socialista Isabel Oneto, que foi também sugerindo diversas reformulações de pormenor, tal como o democrata-cristão Ribeiro e Castro e os representantes das famílias das vítimas.
O deputado-relator, o social-democrata Pedro do Ó Ramos, e o seu colega de bancada Miguel Santos lamentaram que os trabalhos da comissão não tenham permitido comprovar um nexo de causalidade específico e inequívoco entre o atentado e o alegado tráfico de armas para o Irão, assim como as outras mortes referidas, mas congratularam-se com o trabalho desenvolvido, em termos "de aprofundamento" e reunião de "mais pistas" e documentação, a qual será disponibilizada na página do parlamento na Internet.
A redação final incorporou a falta de diligências dos governos dirigidos por Francisco Pinto Balsemão e Diogo Freitas do Amaral para seguirem as preocupações do anterior ministro da Defesa, Amaro da Costa, quanto ao Fundo de Defesa Militar do Ultramar e sua utilização, bem como o alegado tráfico de armas para o Irão e as mortes de José Moreira e sua companheira.
Foi ainda aprovada uma recomendação ao Governo para abrir um inquérito para apurar o suposto desaparecimento de documentos dos arquivos do Ministério da Defesa, do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Estado-Maior General das Forças Armadas, assim como da Embaixada dos Estados Unidos da América, relativos à exportação de material de guerra para o Irão.
A versão final do documento de 52 páginas, já emendada, página a página, durante cinco horas, vai ser ainda votada na sessão plenária de sexta-feira.
https://www.dn.pt/politica/interior/relatorio-final-do-caso-camarate-aprovado-na-especialidade-com-abstencao-do-pcp-4641246.html