02/02/2018

2.264.(2feVEReiro2018.7.7') Ammaia - cidade romana perto de Marvão

***
mus_0206.jpg
mus_0204.jpg
Estrada da Calçadinha 4, 
7300-328 Marvão - Marvão
https://www.visitalentejo.pt/pt/catalogo/o-que-fazer/museus-e-locais-a-visitar/cidade-romana-de-ammaia/
***
A história de Ammaia é contada e explicada à luz dos conhecimentos mais recentes, através da aplicação de uma série de tecnologias não invasivas. A comparação e interpretação dos dados levou à sua visualização e posterior reconstrução 3D, que mostra Ammaia renascida, baseado na evidência arqueológica que ainda está enterrada no subsolo.
https://1001topvideos.com/ammaia-uma-cidade-romana-no-alentejo-em-3d/
***

Ammaia - radiografia de uma cidade romana (documentário)

A cidade romana de Ammaia, ficou perdida no vale da Aramanha, no Alentejo e só foi redescoberta no século passado. Desde então está a ser escavada e investigada por cientistas de todo o mundo.

Entre a população local os vestígios romanos são conhecidos desde sempre, mas só no princípio do século passado se começou a perceber que aquilo que estava enterrado no Vale da Aramanha era uma cidade Romana.
Construída de raiz no século I DC alcançou o seu esplendor nos trezentos anos seguintes. A partir do século IX desaparecem as referências à cidade como urbe habitada. As suas pedras serviram para construir outros lugares e monumentos.
Da antiga cidade sobrava um mito, até que no princípio do século XX surgiram indícios fortes que indiciavam a existência de uma cidade de grande dimensão naquela zona. A meio do século concretizaram-se as primeiras escavações e na última década intensificaram-se os trabalhos que recorrem também a novas tecnologias.
Os arqueólogos conhecem hoje o desenho e a arquitetura de Ammaia, graças a uma tecnologia que permitiu radiografar toda a área.
Os trabalhos de exploração, geridos por uma fundação privada, prometem trazer mais revelações sobre esta cidade que conta a história do poder romano e da sua decadência na Península Ibérica.
http://ensina.rtp.pt/artigo/ammaia-radiografia-de-uma-cidade-romana-documentario/
***